Distribuição de Maxwell-Boltzmann

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Devido a colisões, uma determinada partícula vai variando a sua velocidade

A distribuição de Maxwell-Boltzmann é uma distribuição de probabilidade com aplicações em física e química. A aplicação mais comum dá-se no campo da mecânica estatística. A temperatura de qualquer sistema físico é o resultado do movimento das moléculas e átomos que compõem o sistema. Estas partículas possuem um intervalo de diferentes velocidades, e a velocidade de uma determinada partícula varia constantemente devido a colisões com outras partículas. No entanto, para uma fracção de um número grande de partículas, dentro de um determinado intervalo de velocidades, as velocidades são quase constantes. A distribuição Maxwell relativa às velocidades especifica esta fracção, para cada intervalo de velocidades, como função da temperatura do sistema. Esta distribuição leva o nome de James Clerk Maxwell e de Ludwig Boltzmann.

A distribuição pode ser vista como a magnitude de um vector tridimensional, se os seus componentes estiverem distribuidos como uma distribuição normal com desvio padrão a. Se X_i estiverem distribuidos como X \sim N(0, a^2), então

Z = \sqrt{X_1^2+X_2^2+X_3^2}

está distribuido como uma distribuição de Maxwell–Boltzmann com parâmetro a.

Ícone de esboço Este artigo sobre física é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.