Saltar para o conteúdo

União Suzano Atlético Clube: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
atividades realizadas
Linha 20: Linha 20:
|meias1=FFFFFF
|meias1=FFFFFF
|skin2=
|skin2=
|braçoesquerdo2=0000FF
|braçoesquerdo2=FFFFFF
|corpo2=0000FF
|corpo2=0000FF
|braçodireito2=0000FF
|braçodireito2=0000FF

Revisão das 21h25min de 19 de abril de 2016

USAC[1]
Nome União Suzano Atlético Clube
Alcunhas Javali das Palmeiras
Mascote Javali
Fundação 25 de janeiro de 1969 (55 anos)
Estádio Francisco Marques Figueira
Capacidade 3.445 lugares
Presidente Brasil Jorge Firmo de Jesus
Treinador(a) Brasil Josias de Oliveira
Competição São Paulo Campeonato Paulista - Série A4
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

O União Suzano Atlético Clube, conhecido como USAC[1], é um clube brasileiro de futebol do município de Suzano, fundado em 25 de janeiro de 1969.

História

No dia 25 de janeiro de 1969, nascia em Suzano, no bairro das Palmeiras, mais precisamente num campo de barro situado na estrada Keida Harada, no Tijuco Preto, o Clube Atlético Paulista. atividades iniciadas por trabalhadores rurais, que aos finais de semana praticavam o futebol por diversão, fato que logo despertou o interesse de um empresário bem-sucedido que acabara de instalar-se em Suzano, com uma empresa de fabricação de placas de acrílico.

O interesse e a paixão pelo futebol, possibilitou a melhor estruturação da equipe, começando por dar-lhe o nome de Paulista, que era também o nome de sua empresa. Passado pouco tempo, a equipe se filiou à Liga Municipal de Futebol de Suzano, onde logo despontou como um time competitivo, ganhando seu primeiro título em 1974, cinco anos após sua fundação, e logo o mais importante da cidade, o de campeão regional, fato que se repetiu também em 1979, 1980 e 1981. Já em 1975 ganhou a primeira edição da Taça da Cidade, repetindo o feito em 1976, 1979, 1980 e 1981.

Demonstrando total predomínio sobre as equipes locais no final dos anos 70 e inicio dos anos 80, o já renomado Paulista, passou a competir fora do município contra equipes amadoras de muito renome e prestigio no estado de São Paulo. Foi então que iniciou a histórica participação dos torneios amadores ‘Desafio ao Galo’ e ‘De Paula Esporte’ onde o glorioso time suzanense sagrou-se campeão invicto, vencendo todas as partidas que disputou.

A empolgação da diretoria e o reconhecimento do público esportivo local levou os dirigentes a profissionalizar o Paulista no ano de 1983. Utilizando uma área cedida para uso e fruto por prazo indeterminado pela prefeitura municipal, construiu um estádio modesto, mas de muito orgulho para o clube. Nele o clube travou vários confrontos com equipes que hoje integram ou integraram a primeira divisão de profissionais de nosso estado, demonstrando fibra e determinação, competindo a altura sem decepcionar o público suzanense. Já na primeira participação como profissional chegou a fase final do campeonato paulista da terceira divisão.

Os feitos memoráveis, as vitórias inquestionáveis e a admiração dos torcedores cresciam. Com isso a administração municipal em 1989 resolveu aliar-se ao clube, prometendo ajuda para conquistas ainda maiores. Para tarnto foi proposta a mudança do nome do clube para União Suzano Atlético Clube.

No primeiro ano de parceria com a prefeitura, o União Suzano passou a formar equipes em vários esportes, como o vôlei e o basquete. No futebol, manteve-se como antes: uma equipe respeitada e competitiva. Tanto que em 1990, revelou o jogador Carlinhos, que mais tarde defendeu o Corinthians e o Grêmio de Porto Alegre, que também contou com o lateral Xará, outra revelção suzanense e em 1992 conquistou a taça dos invictos pela antiga terceira divisão de profissionais do campeonato paulista de futebol.

Em 1994, após o total rompimento com a prefeitura, o União Suzano ficou totalmente desestruturado, porém não desistiu de manter o objetivo de investir nas categorias infantil e juvenil da cidade de Suzano, como forma de montar futuras equipes competitivas e revelar novos talentos. Para tal, utilizava campos de equipes amadoras da cidade.

Em 1996, o União Suzano mantinha sozinho - como no inicio amador do clube - os custo do time de futebol, porém, frente à nova sistemática do futebol profissional que requer muito investimento, não logrou êxito em formar equipes fortes para a disputa de campeonatos, ficando assim bem enfraquecida diante de grandes potências futebolísticas emergentes, sem poder contar em nenhuma hipótese com o apoio da prefeitura, o clube caiu para a última divisão de profissionais.

O time continuou no profissionalismo até 2001, sempre com campanhas muito ruins, e ao final da disputa da Série B3 - campeonato aonde perdeu 25 dos 26 jogos disputados - se licenciou. De 2002 até 2005 o time não disputou o estadual, voltando em 2006. Sem apoio nenhum da cidade, o time continuou fazendo campanhas fracas até 2012. Nesse período, o USAC jogou 90 vezes e venceu apenas onze, sendo derrotado em 65 oportunidades.

Em 2013 tudo mudou. O time passou a contar com o apoio da prefeitura local e depois de muitos anos fez uma campanha digna da sua história. A equipe chegou até a terceira fase da Segunda Divisão, terminando o certame na 12ª colocação, melhor performance em 22 anos. Em 2014 não repetiu a campanha, mas mesmo assim voltou a passar de fase pelo segundo ano consecutivo por conta da desistência do Taquaritinga.

Em 2015 o time voltará a jogar a última divisão estadual no Grupo 3, junto com Manthiqueira, Portuguesa Santista, São Bernardo, Mauaense, Taboão da Serra, Guarulhos, Jabaquara, CA Diadema e seu maior rival, o ECUS.

Referências

Ligações Externas

Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.