Estádio Heriberto Hülse

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Estádio Heriberto Hulse)
Estádio Heriberto Hülse

Sisbrace: [1]

Nomes
Nome Estádio Heriberto Hülse
Apelido Majestoso
Antigos nomes Comerciário
Características
Local Criciúma, Santa Catarina, Brasil
Gramado Grama Esmeralda natural (105 x 68 m[2])
Capacidade 19.225 espectadores[3][4]
Construção
Data 1955
Inauguração
Data 16 de Outubro de 1955
Partida inaugural Comerciário 0 x 1 Imbituba
Primeiro gol Valdo (Imbituba)
Recordes
Público recorde 31.123 pessoas[carece de fontes?]
Data recorde 6 de agosto de 1995
Partida com mais público Criciúma 1 x 0 Chapecoense
Outras informações
Remodelado 1992 - para disputa da Copa Libertadores da América de 1992
Expandido 1992 - 25.000 espectadores
Proprietário Criciúma
Administrador Criciúma

O Estádio Heriberto Hülse, apelidado de "Majestoso", é um estádio de futebol localizado na cidade de Criciúma, estado de Santa Catarina, Brasil.

O proprietário do estádio é o Criciúma Esporte Clube.

É o único estádio de futebol de Santa Catarina com completa cobertura para os torcedores.[5] Atualmente, tem capacidade para 19.225 torcedores[6], em decorrência de uma adequação as normas do estatuto do torcedor.[5]

História[editar | editar código-fonte]

Foi inaugurado em 16 de outubro de 1955, com uma partida entre Comerciário e Imbituba, onde a equipe imbitubense venceu por 1 a 0.[5][6]

O nome do estádio é uma homenagem ao ex-governador do estado de Santa Catarina, Heriberto Hülse, por ser uma figura política que representou o sul Catarinense, onde se situa a cidade de Criciúma e por vez o Majestoso.

No início, o gramado foi projetado ao contrário do que é hoje, sendo uma das goleiras voltadas para o portão principal. Foi o goleiro do Comerciário, Mário, que alertou a diretoria. Naquela posição o sol atrapalharia os zagueiros e o goleiro a qualquer hora do dia.[5]

O estádio do Criciúma Esporte Clube, um dos principais do estado de Santa Catarina, já abrigou competições de nível internacional como a Copa Libertadores da América de 1992, época na qual foi completamente adaptado para competição.[5]

O maior publico em um estádio de futebol em Santa Catarina registrado, foi em 6 de agosto de 1995 no jogo Criciúma 1 x 0 Chapecoense pelo Campeonato Catarinense. O jogo teve um público de 31.123 presentes e uma renda de R$ 1.499.815,00.[5] O jogo foi para a prorrogação e no final com o placar de 1x0 para o Tigre que assim se tornou campeão mais uma vez dentro do Majestoso.

O segundo maior publico, foi em 1992 com o Grêmio, onde mais de 25.000 torcedores pagaram para assistir o jogo

A estrutura[editar | editar código-fonte]

Atualmente o estádio Heriberto Hülse conta com:

  • 100% das arquibancadas cobertas.
  • Sistema de câmeras de vigilância.
  • Duas ambulâncias de pronto atendimento.
  • Camarotes e área de cobertura da imprensa recém construidos com padrões modernos a nível de grandes estádios brasileiros.
  • Bares e banheiros masculinos e femininos inclusive no setor visitante.
  • Placar eletrônico.
  • Fosso de proteção para evitar invasão ao gramado.
  • Academia e piscina para utilização dos jogadores do clube.
  • Alojamento para a concentração do elenco e para abrigar as categorias de base.
  • Sala de troféus com vitrine.
  • Seis torres de iluminação mais quatro estruturas de iluminação abaixo delas.
  • Elevador panorâmico de acesso à tribuna de honra e camarotes.
  • Salas e dependências da diretoria.
  • Restaurante.
  • Estacionamento.
  • Acoplado ao Heriberto Hülse encontra-se o Ginásio Colombo Machado Salles, que já foi utilizado para jogos de futsal. Com a extinção da categoria de futsal no clube, foi instalado grama sintética, para treino do elenco em dias chuvosos.

Em 2011 a diretoria do Criciúma Esporte Clube lançou a nova loja Tigre Maníacos, anexo ao estádio, onde será vendido produtos do clube e também projeta lançar um museu contando toda a história do estádio e do clube.

Jogos importantes[editar | editar código-fonte]

Em 1991, o Heriberto Hülse foi palco da decisão da Copa do Brasil, entre Criciúma x Grêmio, onde com o empate de 0x0 o Tigre se consagrou campeão do Brasil dentro do Majestoso.

No ano seguinte, 1992, o estádio foi completamente reformado para atender as exigências da FIFA, pois o Criciúma iria jogar a Taça Libertadores da América daquele ano.

Esse campeonato recebeu o grande confronto brasileiro da competição entre Criciúma x São Paulo, os únicos representantes brasileiros na corrida pelo título das Américas, o Campeão Brasileiro de 1991 x o Campeão da Copa do Brasil de 1991, onde dentro do Majestoso o Tigre venceu o tricolor paulista por 3x0 e na segunda fase da competição foi eliminado pelo mesmo também dentro do Heriberto Hülse pelo empate de 1x1.

Em 2002, novamente o Majestoso foi palco de uma final de campeonato nacional, desta vez a decisão do Brasileiro Série B 2002 entre Criciúma x Fortaleza. Chovia muito no dia, o estádio estava lotado, o jogo foi emocionante e não havia momento melhor para que o Criciúma levantasse a taça de Campeão Brasileiro dentro do Heriberto Hülse vencendo o Fortaleza pelo placar de 4x1.

Este estádio também é palco da maior goleada do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2004, onde o Tigre massacrou de virada o time do Goiás pelo placar de 7x2.

Em 2006, o Criciúma sagrou-se campeão Brasileiro da Série C dentro do Heriberto Hulse com uma goleada de 6 a 0 sobre o Vitória e neste jogo o goleiro Zé Carlos do Criciúma fechou o placar com um gol de falta no gol do Colegião.

No dia 23 de outubro de 2010, o Majestoso vibrou com mais de 19.000 espectadores para prestigiar a promoção do Criciúma Esporte Clube a segunda divisão nacional vencendo o Macaé pelo placar de 2x0.

Em 2012, o estádio esteve lotado durante toda serie B, conquistando o acesso a série A.

Episódios marcantes[editar | editar código-fonte]

Em 2008, em uma partida válida pelo Campeonato Catarinense de Futebol, a torcida do Avaí Futebol Clube conseguiu entrar no estádio com uma bomba caseira. Próximo ao final da partida, ela foi arremessada contra a torcida tricolor, em meio a tantos civis, ela foi parar próxima de um senhor muito debilitado pela idade, o aposentado e fanático torcedor do Tigre, Ivo Costa ou carinhosamente chamado pela torcida de Seu Ivo.[7]. O artefato foi parar próximo de Seu Ivo, que teve como única opção afastar com as próprias mãos, sem tempo suficiente acabou explodindo ao seu lado, ocasionando a perda de sua mão direita. Ivo veio a falecer em 2010, por causas naturais.

Outro episódio que marcou o Heriberto Hülse foi um vendaval que atingiu Criciúma em 2009 e danificou parte da cobertura do estádio. Tempos depois, a área atingida foi reparada e, com isto, o estádio voltou a ser 100% coberto.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Estádio Serra Dourada
Goiânia
Copa do Brasil de Futebol
Final

1991
Sucedido por
Estádio Beira-Rio
Porto Alegre
Ícone de esboço Este artigo sobre estádios de futebol do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.