Ferrocianeto de sódio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ferrocianeto de sódio
Alerta sobre risco à saúde
Sodium ferrocyanide.png
Nome IUPAC tetrasodium [hexacyanoferrate(II)]
Outros nomes prussiato de soda amarelo (Yellow Prussiate of soda - YPS), hexacianoferrato tetrasódico, Gelbnatron, Ferrocyannatrium
Identificadores
Número CAS 13601-19-9
Número EINECS 237-081-9
Propriedades
Fórmula molecular Na4Fe(CN)6
Massa molar 303.91
Aparência cristais amarelos
Densidade 1.458
Ponto de fusão

435 °C (decompõe-se)

Solubilidade em água solúvel (18 g/100 mL)
Estrutura
Estrutura cristalina monoclínico
Compostos relacionados
Outros aniões/ânions ferricianeto de sódio (prussiato de soda vermelho)
Exceto onde denotado, os dados referem-se a
materiais sob condições normais de temperatura e pressão

Referências e avisos gerais sobre esta caixa.
Alerta sobre risco à saúde.

Ferrocianeto de sódio, também conhecido como hexacianoferrato tetrassódico or hexacianoferrato (II) de sódio, é um composto de coordenação de fórmula Na4Fe(CN)6 o qual forma cristais semi-transparentes amarelos a temperatura ambiente, os quais se decompõe no seu ponto de ebulição. É solúvel em água e insolúvel em álcool, e a solução pode reagir com ácido ou fotodecompor-se liberando gás cianeto de hidrogênio.

Na sua forma hidratada, Na4Fe(CN)6•10H2O (ferrocianeto de sódio decahidrato), ele é genericamente conhecido como prussiato de soda amarelo

Usos[editar | editar código-fonte]

Como prussiato de soda amarelo, é adicionado ao sal, tanto bruto quanto alimentício, como um agente antiaglomerante de alimentos comercializados na forma de pó (como pré-formulações para bolos), com o número E E535, juntamente com o ferrocianeto de cálcio (hexacianoferrato de cálcio) (E 536) e é aprovado para o uso em sal de cozinha e substituição de sal de cozinha com uma restrição de quantidade máxima no máximo de 20 mg/Kg. É usado também na indústria de vinho, para o clareamento e a harmonização de vinhos, quanto ao seu teor de tanino e outros, no que é chamado em alemão de Schönung, cuja melhor tradução seria "embelezamento".

Quando combinado com ferro, ele converte-se num pigmento azul profundo o qual é o principal componente do azul da Prússia. Em fotografia é usado para descoloração, tonalização e fixação. É usado como estabilizador para o revestimento em hastes de solda. Na indústria do petróleo é usado para a remoção de mercaptanos.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um composto inorgânico é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.