Helena da Roménia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para a filha de Miguel I da Romênia, veja Helena da Romênia.
Helena
Princesa da Romênia
Arquiduquesa da Áustria
Helena da Roménia
Nascimento 5 de janeiro de 1909
  Palácio Cotroceni, Bucareste, Romênia
Morte 21 de janeiro de 1991 (82 anos)
  Youngstown, Ohio, Estados Unidos
Sepultado em Mosteiro Ortodoxo da Transfiguração, Ellwood City, Pensilvânia
Maridos Antônio da Áustria (1931–1954)
Stefan Nikolas Issarescu (1954–1965)
Descendência Estevão da Áustria
Maria Helena da Áustria
Alexandra da Áustria
Domênico da Áustria
Maria Madalena da Áustria
Isabel Helena da Áustria
Casa Hohenzollern-Sigmaringen (nascimento)
Habsburgo-Lorena (casamento)
Pai Fernando I da Romênia
Mãe Maria de Saxe-Coburgo-Gota
Assinatura Assinatura de Helena

Helena da Romênia (Bucareste, 5 de janeiro de 1909Youngstown, 21 de janeiro de 1991), foi uma Princesa da Romênia, filha mais nova do rei Fernando I da Romênia e de sua esposa, a princesa Maria de Saxe-Coburgo-Gota. Ela era bisneta da rainha Vitória do Reino Unido, da rainha Maria II de Portugal e do czar Alexandre II da Rússia. Pelo seu primeiro casamento foi Arquiduquesa da Áustria, Princesa Real da Hungria, Boémia, Croacia e da Toscana.

Helena é o aportuguesamento de seu nome original em romeno "Ileana".

Nascimento e Primeiros Anos[editar | editar código-fonte]

Helena com o irmão mais novo Mircea.

Helena nasceu em Bucareste a 5 de janeiro de 1909.

Escuteiras[editar | editar código-fonte]

Antes de se casar, Helena era a organizadora e Chefe das Escuteiras Romenas.

Mais tarde a princesa Helena envolveu-se na mesma organização, mas desta vez na Áustria onde foi presidente das escuteiras de 1935 até a organização ser banida em 1938 devido ao Anschluss.

Outras Conquistas[editar | editar código-fonte]

Helena foi a organizadora das reservas femininas da Cruz Vermelha e da primeira escola de trabalho social da Roménia.

Era também uma ávida marinheira, tendo obtido a sua licença de navegação. Possuía um iate, o "Isprava" que navegou por muitos anos.

Antes da Abdicação do Rei Miguel[editar | editar código-fonte]

Casamento[editar | editar código-fonte]

Helena e Antônio no dia de casamento.

Helena casou-se com o arquiduque Antônio da Áustria, Príncipe da Toscana, a 26 de Julho de 1931. Esta união foi encorajada pelo irmão de Helena, o rei Carlos II da Romênia, que tinha inveja da popularidade da irmã no país e queria-a fora dele. Após o casamento, Carlos afirmou que a população romena nunca aceitaria uma Habsburgo a viver em solo romeno e, nesses termos, recusou deixar Helena e Antônio viver na Romênia.

Depois de ver o seu marido consignado ao Luftwaffe, Helena abriu um hospital para soldados romenos feridos no castelo que servia de residência à família, o Sonneburg, nos arredores de Viena na Áustria. Em 1944, juntamente com os seus filhos, regressou à Romênia, onde a família viveu no Castelo de Bran, perto de Brasov. O arquiduque Antônio juntou-se a eles, mas foi condenado a prisão domiciliária pelo Exército Vermelho. A princesa Helena abriu outro hospital na aldeia de Bran, ao qual deu o nome de Hospital do Coração da Rainha em memória da sua adorada mãe, a rainha Maria da Romênia.

Exílio[editar | editar código-fonte]

Após a abdicação do rei Miguel I da Romênia, Helena e a família foram exilados do país recentemente tomado pelos comunistas. Fugiram de comboio até ao sector russo da Romênia, na altura dividida em três partes. Depois ficaram a viver na Suíça, mais tarde na Argentina e, finalmente, em 1950, mudaram-se para os Estados Unidos onde Helena comprou uma casa em Newton, Massachusetts.

Entre 1950 e 1961, Helena promoveu várias palestras contra o comunismo, trabalhando de perto com a Igreja Ortodoxa Romena dos Estados Unidos, e escreveu dois livros: "Eu Vivo Outra Vez", uma memória dos seus últimos anos na Romênia, e "Hospital do Coração da Rainha", uma descrição sobre o estabelecimento e organização do hospital.

A 29 de Maio de 1954 Helena e Antônio divorciaram-se oficialmente e ela casou-se com o seu segundo marido, o Doutor Stefan Nikolas Issarescu (1906 - 2002) em Newton, Massachusetts, a 20 de Junho de 1954. Do casamento não nasceram filhos.

Em 1961, a princesa Helena entrou para o Mosteiro Ortodoxo da Protecção da Mãe de Deus em Bussy, na França. O seu segundo casamento acabou em divórcio em 1965. Ao entrar para o Mosteiro, Helena recebeu o nome de Mãe Alexandra.[1] Depois mudou-se novamente para os Estados Unidos e fundou o Mosteiro Ortodoxo da Transfiguração em Ellwood City, Pennsylvania, sendo uma das suas abadessas até à sua reforma em 1981. Permaneceu no mosteiro até à sua morte.

Voltou a visitar a Romênia em 1990, aos 81 anos, na companhia da sua filha Alexandra.

Em janeiro de 1991 partiu a anca ao cair na noite antes do seu 82º aniversário e, já no hospital, sofreu dois ataques cardíacos graves. Morreu quatro dias depois e foi sepultada nos jardins do seu mosteiro.

Família[editar | editar código-fonte]

Dúvidas Sobre a Paternidade[editar | editar código-fonte]

Existem algumas duvidas sobre a verdadeira paternidade de Helena. Foi sugerido que o pai biológico de Helena seria o príncipe Barbu Ştirbey, mas isto, de acordo com a biografia de Hannah Pakula sobre a mãe de Helena, a rainha Maria, parece não ter passado de um rumor.

Filhos[editar | editar código-fonte]

Helena e Antônio tiveram os seguintes filhos:

Acontecimentos mais importantes da família[editar | editar código-fonte]

  • O filho mais velho, Estevão, sofreu uma doença debilitante em 1959 que necessitou cuidados constantes fornecidos pela sua mãe e esposa.
  • A sua segunda filha mais velha, Maria Helena, e o marido morreram num acidente de avião no Brasil, quando ela esperava o seu segundo filho. Deixaram uma filha órfã.
  • Em maio de 2006, as autoridades romenas entregaram alguns direitos do Castelo de Bran ao filho de Helena, Domênico, como parte da herança da mãe.

Ancestrais[editar | editar código-fonte]

Notas[editar | editar código-fonte]

Referências

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Helena da Roménia