Lince Negra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.


Lince Negra
200px

Kitty Pryde com Lockheed
Arte de Paul Smith.
Dados da publicação
Publicado por Marvel Comics
Primeira aparição Uncanny X-Men #129 (Jan. de 1980)
Criado por Chris Claremont
John Byrne
Características do personagem
Alter ego Katherine "Kitty" Anne Pryde
Espécie Humano Mutante
Afiliações X-Men
Excalibur
S.H.I.E.L.D.
Novos Mutantes
Parceria Lockheed
Parentesco Carmen Pryde (pai, falecido)
Teresa Pryde (mãe)
Samuel Prydeman (avô, falecido)
Lockheed (mascote)
Situação presente Ativa
Codinomes conhecidos
  • Lince Negra
  • Ariel
  • Sprite
  • Ninfa
Habilidades Intangibilidade

Capacidade de andar no ar

Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Kitty Pryde, ou Lince Negra (em inglês, Shadowcat) é uma personagem fictícia das histórias em quadrinhos do Universo Marvel, publicadas pela Marvel Comics. Originalmente denominada Ninfa, ela integrou a quarta formação dos X-Men, utilizando ao máximo sua habilidade de atravessar objetos sólidos e andar no ar. Seu grande amor é Colossus. Sua primeira aparição foi em Uncanny X-Men #129 (Janeiro de 1980).

Criação[editar | editar código-fonte]

Em 1978, o canadense John Byrne fez o primeiro rascunho de Kitty Pryde. Não teve nenhuma mudança significativa em sua aparência e nem em seus poderes até sua publicação. Byrne pensou nos codinomes Sparrowhawk, Kittyhawk, Sprite, Spirit e Ariel; sendo escolhidos os codinomes em negrito.

Sua aparência foi levemente inspirada na atriz Sigourney Weaver (a estrela da série cinematográfica Alien) e em uma vizinha judia que ele teve nos tempos em que ainda morava no Canadá.

História[editar | editar código-fonte]

Katherine foi batizada com esse nome em homenagem à sua avó. Seus pais, os judeus Carmen e Terri Pryde estavam próximos de se separar justo quando surgiram grandes dores de cabeça na garota: eram seus poderes começando a aflorar aproximadamente aos 13 anos e meio.

Um dia, Kitty subiu para seu quarto, sentindo a pior dor de cabeça de sua vida. Deitada na cama, fechou os olhos, desejando que ela passasse. E passou. Para sua surpresa, quando abriu os olhos, encontrava-se na sala de estar. Sem saber, a jovem havia usado, pela primeira vez, seu poder de atravessar objetos sólidos.

O professor Charles Xavier a localizou com o Cérebro e enviou Colossus, Tempestade e Wolverine para encontrá-la, sem saber que o Clube do Inferno, liderado por Emma Frost (que na época era vilã), também monitorava as atividades do supercomputador e estava de olho nela.

Os X-Men levaram Kitty a uma sorveteria, onde de repente, mercenários do Clube do Inferno atacaram os pupilos de Xavier. Kitty recuou assustada e se viu atravessando a parede. No final, os três X-Men acabam presos pelo Clube e ela, que não estava disposta a abandonar seus novos amigos, se escondeu a bordo da nave do Clube do Inferno. A adolescente conseguiu se aproximar de Ororo sem ser vista, pegou o número dos X-Men e pediu ajuda.

A mutante havia demonstrado uma coragem fora do comum para alguém de sua idade e sem experiência, resgatando a equipe.

X-Men[editar | editar código-fonte]

Com isso, Kitty ficou muito próxima dos três X-Men que a recrutaram; adotou Tempestade como uma grande amiga, considerando-a como uma irmã mais velha; Wolverine passou a ser seu grande professor e tinha uma atração por Colossus. Mas nem todos os X-Men possuíam a simpatia de Kitty; a jovem tinha pavor da aparência demoníaca de Noturno. Mas depois de uma aventura no tempo, acaba com seu pavor por Noturno, que estava morto na época onde foi enviada, e os dois se tornam grandes amigos.

Apesar de toda a preocupação que os X-Men tinham com a jovem, a mutante sempre passou pelas missões da sala de perigo com bastante facilidade, atravessando tudo sem problema algum. Em diversas missões provou o seu valor na equipe, principalmente na véspera de Natal, que, quando todos saíram da Mansão, a garota combateu sozinha um demônio N’garai (criatura mística de uma raça que dominou a Terra no passado e já havia enfrentado os mutantes anteriormente) que havia invadido a mansão.

Em uma aventura espacial no planeta da Ninhada, um pequeno dragãozinho salva a vida de Kitty e escapa do planeta junto com ela antes deste explodir. Ela gosta tanto do dragão que o chama de Lockheed (Kitty escolheu o nome do dragão com base no Pássaro Negro, pois o nome da contrutora da nave era Corporação Lockheed) e ele acaba virando seu animalzinho de estimação, passando a acompanhá-la em todas as suas aventuras.

Mesmo com a sua boa atuação nos X-Men, Xavier decide transferi-la para os Novos Mutantes, a equipe recém-criada por ele com integrantes da idade dela. Kitty se revolta com a decisão. Apesar disso, a mesma já havia provado várias vezes ser capaz de se manter na equipe. Depois, Charles acaba mantendo-a nos X-Men.

Kitty promete a Caliban que se ele ajudasse os X-Men a salvar Anjo, ela ficaria com ele para sempre nos esgotos dos Morlocks. O inocente Caliban aceita e os X-Men recebem a ajuda do pobre mutante. Um tempo depois, os Morlocks capturam a jovem e criam uma festa de casamento para ela e Caliban. Os X-Men chegam para salvá-la, porém, mesmo contra sua vontade aceita casar com o feioso Caliban por sua antiga promessa. Mas a generosidade e amor que Caliban tem por Kitty a libera da dívida, esperando que ela volte algum dia por vontade própria. Mas Lince Negra inicia um namoro com Colossus.

Lince Negra[editar | editar código-fonte]

O sensei de Wolverine, Ogun, sequestrou Kitty Pryde e através de magia alterou sua personalidade transformando-a numa grande ninja contra Wolverine. Ele consegue recuperar a consciência dela, mas muito do aprendizado ninja que Ogun lhe passou permaneceu. A partir de então Kitty passou a ser conhecida como Lince Negra.

Apesar de ser alguns anos mais velho, Colossus se sentia inseguro por ser um inocente garoto do campo e Kitty muito mais inteligente. Ficava inseguro também com a amizade de Kitty com Doug Ramsey (o Cifra), que tinha a mesma idade e mesmos gostos. Colossus,confuso sobre o que sente, termina com Kitty, que ficou arrasada.

Durante o Massacre de Mutantes, Kitty salva Vampira de um ataque do carrasco Arpão, mas é atingida. O ataque como efeito colateral a impedia de voltar da forma intangível para a humana, e em pouco tempo, as moléculas de seu corpo se distanciariam cada vez mais até se dissipar por completo. Foi salva por uma máquina criada pelo Reed Richards, que conseguiu estabilizar seu corpo. Entretanto, seus poderes ainda não estavam em perfeitas condições. Agora, seu estado natural era intangível e tinha que se concentrar para condensar. Quando os X-Men supostamente morreram em Dallas, Kitty ainda estava se recuperando na Ilha Muir.

Excalibur[editar | editar código-fonte]

Pouco depois, ela entrou para o Excalibur, a equipe mutante britânica formada por ela, Noturno, Meggan, Capitão Britânia e Rachel Summers.

Ao fazer 15 anos decide entrar para a faculdade e passa para Oxbridge, na Inglaterra. Porém a universidade preocupada com a adaptação da garota por ser muito mais nova e não frequentar colégios, ter apenas aulas particulares durante anos, resolveu enviá-la durante seis meses para um colégio preparatório.

Kitty acompanha Peter Wisdom em uma missão pessoal. Ela, aos poucos, vai percebendo que Wisdom tem um bom coração apesar de não admitir e vai se apaixonando por ele. Wisdom é capturado e salvo pela jovem, que se beijam. Katherine começa a namorar com Wisdom.

Após a morte de Illyana, a Espada espiritual ressurge em Kitty e tenta dominá-la. Além disso, o ressurgimento da espada chamou o interesse de alguns seres, como Gravemoss que pretendia roubá-la para possuir mais poder e Lancina que queria destruí-la. Amanda Sefton é convocada por sua mãe Margali para salvar Kitty e não deixar a espada cair em mãos erradas. Amanda ajuda Kitty a derrotar o perigo e entrega a espada a Margali, sem saber que ela também tinha interesses malígnos pela espada.

Tempos depois, Kitty termina o namoro com Wisdom por eles serem muito diferentes. O Excalibur termina depois que Capitão Britânia e Meggan se casam e Lince Negra, Colossus e Noturno retornam aos X-Men.

Quando Colossus sacrificou a sua vida para salvar a humanidade do vírus legado, Kitty foi até a Rússia, onde espalhou suas cinzas.

Mekanix[editar | editar código-fonte]

Depois da morte de seu pai, vitima de uma grande tragédia em Genosha onde tiveram 16.000 mortos. Kitty não aguentou, sua vida estava cercada de mortes (Cifra, Illyanna, Colossus.) Resolveu desistir da vida de heroína e foi para a faculdade de Chicago para se dedicar aos estudos e tentar viver uma vida próxima do normal.

Suposta Morte[editar | editar código-fonte]

Depois, Lince Negra é convidada a retornar aos X-Men para participar da equipe principal, os Surpreendentes X-Men. Tem sérios problemas em aceitar Emma Frost na equipe, antiga inimiga dos X-Men, e vive desconfiada dela, querendo desmascará-la. E assim passa a dividir a mesma equipe com quem mais odeia, sempre com muita rivalidade entre as duas.

Fica em choque quando, em uma missão, reencontra Colossus que não estava morto. As cinzas que ela jogou na Rússia não eram dele. Os dois passam a trabalhar novamente na mesma equipe e logo voltam a namorar.

Em um planeta chamado grimamundo, Kitty entra no Retaliador, um suposto míssil com 16 Km de comprimento apontado para a Terra. Ela pretendia desativá-lo mas percebe que o projétil não possui circuitos internos, apenas quilômetros de espesso metal alienígena, o que a exaure severamente. Quando chega à ponta, Kitty desmaia com o esforço e o lançamento se inicia, percebendo-se que não é um missil, e sim uma bala.

Os principais heróis da Terra se mobilizam para impedir a bala que destruirá seu planeta mas são afetados pela magia que protege a bala. Kitty está fraca pelo metal alienigena que a afeta e se sente mesclada a ele. Frost entra em contato telepático com Kitty tentando fazê-la sair da bala, mas Kitty estava fraca demais e o momento de trégua acaba com a rivalidade entre elas, Kitty se sentia doente e presa como se o metal a quisesse lá dentro. Sem ver mais opção de sobreviver, Pryde utiliza seu poder ao máximo transformando a gigantesca bala em estado intangível que atravessa o planeta Terra inteiro e parte a esmo e em grande velocidade pelo espaço sideral.

Cada um de seu jeito sente a perda de Kitty: Wolverine enche a cara, Colossus contempla o espaço com muita tristeza imaginando Kitty e Emma não consegue se segurar e cai em prantos.

Retorno[editar | editar código-fonte]

Em Uncanny X-Men #522, Kitty é salva por Magneto, que num ato altruísta utiliza grande parte de seus poderes magnéticos para atrair a bala para a Terra, na esperança de conquistar a confiança dos X-Men. Magneto consegue trazer Lince Negra em segurança à Terra, mas fica em estado muito grave pelo esforço.

Entretanto, quando Kitty tenta tocar em Colossus, fica evidente que ela se encontra presa em seu estado intangível e está incapaz de falar. Imediatamente, os X-Men começam estudar as causas do estado de Kitty, enquanto ela é mantida em uma câmara para sua segurança.

Regenesis[editar | editar código-fonte]

Atualmente, Kitty se recuperou, e, por causa da dissolução dos X-Men em duas equipes diferentes (alguns ficaram com Ciclope e alguns ficaram com Wolverine), Pryde volta para Westchester com Wolverine. Lá, eles fundam a “Escola Jean Grey de Ensino Superior”.

Poderes e habilidades[editar | editar código-fonte]

Poderes:

  • Intangibilidade: Capacidade de atravessar objetos sólidos e corpos

Limitações:

  • Precisa respirar em sua forma tangível, impedindo-a de ficar muito tempo escondida em um objeto sólido.
  • Materiais muito densos como adamantium podem causar dor ao atravessar. Metal do Grimamundo pode adoecê-la e mesclar-se a ela.

Habilidades:

  • QI elevadíssimo
  • Grandes conhecimentos de informática e tecnologia
  • Grandes conhecimentos de física
  • Estilo de combate: Ninjutsu (ensinado por Ogun e Wolverine) e Krav Magá
  • Esgrima (ensinada por Wolverine)
  • Treinamento da S.H.I.E.L.D.
  • Conexão intuitiva com seu dragãozinho Lockheed
  • Resistência limitada a ataques psíquicos (graças ao treinamento com Xavier)
  • Conhecimento de tecnologia shi’ar (Xavier implantou em sua cabeça)
  • Conhecimento de tecnologia skrull (um Skrull implantou em sua cabeça)
  • Poliglota: Inglês, japonês, russo, shi'ar, skrull e alemão

Outras Mídias[editar | editar código-fonte]

Ellen Page interpretou a personagem no filme "X-Men: O Confronto Final".


Homem-Aranha e Seus Incríveis Amigos

Série de 1980. Aparece no capítulo The X-Men Adventure, com o codinome de Sprite.


Pryde Of The X-Men

Pryde of the X-Men foi um episódio piloto, criado por volta de 1989. Ela mostra Kitty com 14 anos, recebendo uma carta do Instituto Xavier avisando que ela tinha habilidades mutantes. Kitty vai até a mansão e Xavier apresenta-a aos X-Men e conta tudo sobre os mutantes. No começou, a garota fica triste por ser considerada uma aberração pelos humanos, mas no final, é Kitty quem salva a vida dos X-Men e se torna membro da Equipe X. É a única versão de Kitty nos desenhos que tem o Lockheed. Ela é dublada por Kath Soucie.


X-Men Evolution

X-Men: Evolution foi uma série que lançou em 2000, na qual Kitty é uma das protagonistas. Ela é uma adolescente de 15 anos, que descobre seus poderes em uma noite chuvosa. Ela sonhava que estava voando e, de repente, começa a cair. Quando Kitty acorda, a mutante percebe que atravessou de seu quarto até o porão. A garota se assusta e o Professor Xavier, junto com Jean Grey a detectam com o Cerebro e vão falar com seus pais. Mas eles não a deixam se juntar aos X-Men. Na escola, Kitty conhece Lance (Avalanche), um rapaz que também é mutante. Ele quer obrigá-la a ajudá-lo em seus crimes, mas os X-Men o impedem. Seus pais, depois de verem os X-Men em ação e o pedido de sua filha para se juntar à equipe, eles a deixam se tornar uma X-Men. Seu melhor amigo é Kurt, o Noturno. Ao longo da série, Kitty inicia um romance com Lance, que muitas vezes é atrapalhado pela Irmandade dos Mutantes, grupo que Lance se juntou. Geralmente é alegre e otimista, é uma amiga leal e sempre quer ajudar os outros. É uma ótima aluna, muito inteligente, porém é uma péssima cozinheira e uma péssima motorista. É dublada por Marisa Leal na versão brasileira.


Wolverine and the X-Men

No primeiro episódio da série, Kitty aparece treinando na academia com os X-Men. Mas depois do incidente causado acidentalmente por Jean Grey e Professor Xavier, que separou todos os X-Men, Kitty não via outra saída a não ser ir para Genosha, a cidade dos mutantes. Enquanto isso, Wolverine estava reunindo os X-Men. Ele a recruta novamente e junto com os X-Men, irá impedir que o futuro se torne uma trágedia com a guerra dos humanos contra mutantes. Ela se torna um membro muito valioso para Wolverine e os X-Men e um dos personagens principais. Ao decorrer da série Homem de Gelo e Kitty se aproximam cada vez mais. É dublada por Glaucia Franche na versão brasileira.


Esquadrão de Heróis

O vilão Doutor Destino está em busca da dominação universal e tenta adquirir o poder ilimitado da "Espada do Infinito". Porém, numa batalha contra o Homem de Ferro, a espada se parte em pedacinhos (fractais), e esses chovem na cidade. Então, o Doutor Destino forja alianças com quase todos os supervilões, que formam a Legião Letal, a fim de procurarem os pedacinhos da Espada do Infinito. Em resposta é formado o grupo de super-heróis Esquadrão de Heróis. Kitty Pryde faz parte dos X-Men, grupo de mutantes aliados ao esquadrão.

Cinema[editar | editar código-fonte]

Em relação aos filmes, Kitty aparece apenas em pequenas pontas de "X-Men", sendo interpretada por Sumela Kay e "X-Men 2", interpretada por Katie Stuart. Mas no terceiro filme, "X-Men: O Confronto Final" ela já participa mais, sendo fundamental nas batalhas finais, tendo até uma batalha sozinha contra Fanático. Kitty também demonstra uma forte amizade com o Homem de Gelo. Ela é interpretada por Ellen Page, que volta a interpretá-la em "X-Men: Days Of Future Past".