Pernambués

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Pernambués (Salvador))
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde abril de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Pernambués
—  Bairro do Brasil  —
Vista aérea do bairro (à esquerda), junto à Avenida Paralela, à Ligação Iguatemi-Paralela e ao Hospital Sarah
Vista aérea do bairro (à esquerda), junto à Avenida Paralela, à Ligação Iguatemi-Paralela e ao Hospital Sarah
Unidade federativa  Bahia
Região administrativa Região Cabula, RA XI
Município Bandeira de Salvador.svg Salvador
Limites Cabula, Avenida Luís Eduardo Magalhães, 19º Batalhão de Caçadores, Saramandaia e Avenida Paralela
Fonte: Não disponível

Pernambués é um bairro de Salvador, na Bahia, no Brasil[1] . É o bairro com maior população negra[2] e um dos bairros mais populosos da cidade. Segundo estatísticas[vago], possui pouco mais de 100000 habitantes.

Pernambués pertence à região administrativa do Cabula (RA XI)[3] e tem ligações para avenidas importantes da cidade, como Paralela e a ACM. Próximo à Estação Rodoviária, limita-se com o bairro do Cabula ao norte, a Avenida Paralela ao sul. Ao leste, a Avenida Luís Eduardo Magalhães e a área federal do 19º Batalhão de Caçadores e ao oeste, o bairro de Saramandaia.

A origem do nome do bairro é indígena e o significado é "mar feito à parte" ou "tanque de água".

O local é composto basicamente por moradias populares e pequenos comércios. A área, por possuir uma densa aglomeração humana, enfrenta muitos problemas de estrutura que as associações de moradores tentam solucionar, junto ao poder público, a exemplo do Grupo Alerta Pernambués e da Sociedade Beneficente 10 de Julho. O bairro também apresenta áreas mais urbanizadas, onde reside a classe média e a classe média alta, como na localidade do Jardim Brasília e nas áreas do bairro mais próximas ao Cabula.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]