TV Serra Dourada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
TV Serra Dourada
TV Serra Dourada Ltda.
TV Serra Dourada
Rua 73, 349 - Jardim Goiás
Tipo Empresa privada
Cidade de concessão Goiânia, GO
Canais
9 analógico
20 digital
Outros canais 17 - NET Goiânia
18 - NET Anápolis
Slogan "Nessa tela só dá você"
Rede SBT
Pertence a Grupo João Alves de Queiroz
Proprietário João Alves de Queiroz Filho
CNPJ 1061837000103
Fundação 14 de maio de 1989 (24 anos)
Prefixo ZYA-576
Cobertura 90% de Goiás
Página oficial TV Serra Dourada

TV Serra Dourada é uma emissora de televisão brasileira com sede em Goiânia, GO. Retransmite a programação do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) além de gerar programação local para 90% do estado de Goiás. Opera no canal 9 VHF e 20 UHF digital.

História[editar | editar código-fonte]

Fundada em 14 de maio de 1989, pertencendo ao grupo Alô Brasil, que havia adquirido a concessão do ex-senador biônico Benedito Vicente Ferreira (Benedito Boa Sorte), posteriormente vendida ao grupo Arisco por conta de dívidas da extinta rede de supermercados, a TV Serra Dourada desde o princípio é afiliada ao SBT em Goiânia, estado de Goiás, transmitindo um misto de programação, entre programas nacionais e locais, mais de 20 horas por dia.

Assim que foi inaugurada, a emissora chegava para cobrir o vazio do SBT, que tinha expulsado a então TV Goyá de sua rede. A Serra Dourada entrou no ar com os programas Informativo Serra Dourada e TJ Goiás, inspirado no TJ Brasil, de Bóris Casoy.

O principal programa da TV Serra Dourada é o Jornal do Meio Dia, criado em 1991 por Cassim Zaidem, recém-saido da TV Anhanguera. Até hoje no ar, é um telejornal comunitário, com a duração de 55 minutos, onde mescla notícias, comentários, música e trabalho social.

Na manhã do dia 13 de março de 1999 a orelha de Wellington Camargo, irmão da dupla Zezé Di Camargo & Luciano, foi colocada nos jardins da emissora, na época de seu sequestro. O ato foi uma resposta dos sequestradores às constantes indagações da família sobre se Wellington estaria ainda vivo ou não.

Já esteve envolvida em escândalos, sendo acusada de ter se enrolado com corrupção nas eleições de 1994.

A primeira sede da TV Serra Dourada, na rua Pouso Alto, em Campinas, sofreu um incêndio em 1999, e com a criação da Rádio Serra Dourada FM, hoje 99,5 FM era necessário ampliar a sede, o que não era possível em Campinas. A nova sede foi construída no Jardim Goiás, perto do Shopping Flamboyant e da rodovia BR-153.

Na sua estreia, o transmissor (Harris) tinha potência de 40 kW, mas com a instalação da retransmissora de Anápolis e outros municípios limítrofes à Região Metropolitana de Goiânia, teve a potência reduzida a 30 kW (agora um NEC). O canal é transmitido via satélite pelo Brasilsat B4Na frequência 3705 Horizontal . Em outubro de 2010 os seus telejornais estreiam novos estúdios.

No dia 15 de fevereiro de 2011 durante a exibição do programa Jornal do Meio Dia, a TV Serra Dourada iniciou a transmissão do seu sinal digital para Goiânia e região metropolitana.

Durante as ondas de manifestações no Brasil, no dia 24 de junho de 2013, os carros de reportagem da TV Anhanguera, TV Serra Dourada e do jornal O Popular, foram destruídos e depredados em frente à sede da prefeitura goiana[1] . Além do carro, a TV Serra Dourada teve a sua sede depredada[2] .

Audiência[editar | editar código-fonte]

Com a programação mais forte seja regional ou nacional com a liderança de audiência com o Jornal do Meio-Dia e a novela Chiquititas e a segunda colocação em outras atrações,a TV Serra Dourada detém a vice-liderança para o SBT no estado de Goiás segundo o IBOPE.

Programação local[editar | editar código-fonte]

Principais programas da TV Serra Dourada.

Telejornais
Variedades
Esporte
Agropecuário
Sorteios

Sinal[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]