Tupolev Tu-95 Bear
Tupolev Tu-95 - (em russo: Туполев Ту–95) é um bombardeiro estratégico da União Soviética usado durante a Guerra Fria. Ainda está em serviço em algumas forças aéreas.[1][2] Denominado "Bear" (urso) pela OTAN. Antes da queda do Muro de Berlim, a Guerra Fria que opôs os EUA e a URSS dos anos 60 aos anos 80, o TU-95 testou quase todos os dias as defesas inimigas, especialmente ao longo das costas do Atlântico Norte, local de intensa actividade submarina, e no Pacífico, ou então sobrevoava as forças navais quando de operações em águas internacionais, provocando normalmente intercepções dos caças inimigos, uma rotina durante a Guerra Fria.
Índice |
[editar] História
O Tu-95 Bear foi talvez o bombardeiro mais bem sucedido já produzido pela industria aeronáutica soviética, e ainda hoje impressiona por ser o mais rápido avião movido a hélice já posto em serviço, graças as suas características aerodinâmicas avançadas (asas enflechadas) e aos poderosíssimos propfans de contra-rotação.
O desenvolvimento do bombardeiro TU-95 intercontinental começou nos anos 1950, acelerados depois da produção em série do TU-4 de médio alcance. Inicialmente, diversos projetos foram considerados, includindo uma modificação do TU-4 e da produção de um avião novo com motores de pistão. Os protótipos destas aeronaves foram desenvolvidos e testados entre 1949 e 1951. Concluiu-se que os bombardeiros com motores de pistão não poderiam fornecer o desempenho adequado para uma missão intercontinental de ataque.
Em março de 1951 iniciou-se o desenvolvimento do bombardeiro intercontinental a jato T-4. Entretanto conclui-se que os propulsores AM-3 propostos para o modelo T-4 não forneceriam a autonomia requerida de mais de 10.000 quilômetros. Como alternativa, o Tupolev propôs um avião com quatro propulsores que forneceriam uma autonomia de mais de 13.000 quilômetros e velocidades de mais de 800 km/h (0.65 Mach) a uma altitude de até 10.000 metros. O protótipo foi batizado de Tu-95.
O projeto das asas se valeu de toda a experiência da Tupolev e do instituto central de aerodinâmica (TSAGI) adquiridas durante o projeto e desenvolvimento das asas do TU-16. As asas do Tu-95 foram envergadas para trás em um ângulo de 35 graus, permitindo a colocação de uma grande quantidade da bombas atrás da caixa da torsão da unidade central das asas no centro de gravidade da aeronave.
As maiores dificuldades encontradas no projeto do Tu-95 foram os motores. Após exaustivos estudos de combinações e versões diferentes do motor, o projeto final do avião incorporou quatro motores turbo-propulsores com uma pressão de aproximadamente 10,000-shp. Nos anos 1940, o motor turbo-propulsor mais potente já fabricado era o protótipo BK-2 que geravam significativos 4800-shp de pressão. Após a análise do projeto da Tupolev, em 11 de julho de 1951 o governo aprovou oficialmente o desenvolvimento do avião Tu-95: Duas versões foram construídas, uma com os oito motores TV-2F, e uma segunda versão com os quatro motores TV-12.
Em 1952, o primeiro protótipo "95/1", equipado com os 8 motores 2TV-2F, foi construído na planta Nr. 156 e posto em operação no mesmo ano.
Em 1961 um Tu-95 modificado transportou a Tsar Bomba para a ilha de Nova Zembla - foi o teste nuclear mais potente da história.
Do projeto do Tu-95, derivou o Tu-114, aeronave civil para passageiros.
[editar] Ficha Técnica
[editar] Características
[editar] Função Primária
- Aeronave estratégica multi-função. A função deste bombardeio, era a de marcar de forma explícita a sua presença, afinal possuía quatro motores turboélices com duas hélices contra-rotativas, uma girando em cima da outra e com o mesmo sentido de empuxo, que causavam um ruído muito grande onde ele sobrevoava, não possuindo um mínimo sequer de furtividade, característica esta que a antiga URSS deixava para os seus inúmeros submarinos.
[editar] Fabricante
[editar] Tripulação
- 7 tripulantes
[editar] Valor do Aparelho
- 11 milhões de Rublos, equivalênte a 3 milhões e quatrocentos mil Dólares Americanos.
[editar] Dimensões
- Comprimento: 49.5 m
- Envergadura: 51.1 m
- Altura: 12,12 m
[editar] Pesos
[editar] Desempenho
- Velocidade máxima: 575 mph (925 km/h) 0,75 Mach
- Raio de ação: 7 800 milhas (12 550 km)
- Teto de vôo: 39 370 ft (12 000 m)
[editar] Motores
[editar] Armamentos
- Um ou dois canhões AM-23 de 23mm em uma pequena torre na dorsal, até 16 mísseis de cruzeiro, além de vários tipos de bombas convencionais e nucleares, como a Tsar Bomba (Bomba de hidrogênio), que é o artefato nuclear mais poderoso construído pelo homem, com cerca de 50 megatons.
[editar] Operadores
Referências
[editar] Ligações externas
- Military Today (em inglês)
- Areamilitar (em português)
e Туполев Ту95 Bear 1956 to 2040 [ PowerRussia ].