Usuário(a):Alchimista/Politica de conteudos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Wikipédia é uma enciclopédia multilingue online livre colaborativa, ou seja, escrita internacionalmente por várias pessoas comuns de diversas regiões do mundo, todas elas voluntárias. Por ser livre, entende-se que qualquer artigo dessa obra pode ser transcrito, modificado e ampliado, desde que preservados os direitos de cópia e modificações, visto que o conteúdo da Wikipédia está sob a licença GNU/FDL (ou GFDL). Para ser introduzido material na Wikipédia, deve obedecer a um conjunto de critérios, normas e politicas, como qualquer outra publicação similar. Um dos pressupostos para se escrever bons artigos enciclopédicos é perceber que eles deverão referir apenas factos, asserções, teorias, afirmações, opiniões e argumentos que tenham sido já publicadas por fontes reputadas. Sendo o objetivo da Wikipédia tornar-se uma enciclopédia completa e fiável, os editores deverão citar fontes fiáveis para que as suas edições possam ser verificadas pelos leitores e por outros editores.

Existem três directrizes que determinam o tipo e a qualidade do material que é passível de publicação no domínio principal da Wikipédia, são eles o principio da verificabilidade, o princípio da imparcialidade e o princípio de não-incorporação de pesquisas inéditas. Conjuntamente, estas diretrizes determinam o tipo e a qualidade do material que é passível de publicação no domínio principal da Wikipédia. Considerando que estas três diretrizes são mutuamente complementares, elas não devem ser interpretadas isoladamente e os editores devem, portanto, familiarizar-se com todas as três. Os princípios em que estas três diretrizes estão fundamentadas não são negociáveis ao nível da Wikipédia lusófona e não podem ser alterados por outras recomendações, votações ou consenso da comunidade de editores. Apenas são negociáveis ao nível da Wikimedia Foundation.


O que a Wikipédia não é | Verificabilidade | Cite as fontes | fonte primária | Nada de pesquisa inédita
Princípio da imparcialidade | Conflito de interesse | Wikipedia:Biografias de pessoas vivas


O que a Wikipédia não é[editar | editar código-fonte]

A Wikipédia é uma enciclopédia que compreende elementos de enciclopédias generalistas, de enciclopédias especializadas e de almanaques. A Wikipédia não é um repositório de informação indiscriminada. A Wikipédia não é um dicionário, não é uma página onde se coloca o currículo, um fórum de discussão, um diretório de links ou uma experiência política. A Wikipédia não é local apropriado para inserir opiniões, teorias ou experiências pessoais. Todos os editores da Wikipédia devem seguir as políticas que não permitem a pesquisa inédita e procurar ser o mais rigorosos possível nas informações que inserem.


Verificabilidade[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Verificabilidade

O limiar mínimo para inclusão de material na Wikipédia rege-se pelo conceito da verificabilidade e não pelo conceito de veracidade.

Material verificável, neste contexto, significa que qualquer leitor deverá poder aferir que tal material foi já publicado por uma fonte fiável, isto porque a Wikipédia não publica pesquisas inéditas. O princípio da verificabilidade é uma das três diretrizes de conteúdo da Wikipédia.

Política de verificabilidade[editar | editar código-fonte]

  1. Os artigos deverão conter somente material que tenha sido publicado em fonte reputada.
  2. Os usuários que adicionem novo material deverão citar uma fonte reputada. Se tal não acontecer, qualquer editor poderá remover o material introduzido.
  3. A obrigação de providenciar uma fonte reputada cabe ao editor que deseje introduzir novo material e não aos editores que desejem remover esse mesmo material.

Fonte primária[editar | editar código-fonte]

Fonte primária é um termo genérico que se refere a qualquer material (escrito, visual, etc.) que possa servir como objeto de estudo (livros consultados para algo estudado costumam ser chamados de fontes secundárias).

A Wikipédia lusófona aceita fontes primárias apenas de tamanho médio ou pequeno inseridas em espaços de verbetes desde que:

  1. Juntamente com a transcrição do material estejam disponíveis informações enciclopédicas (ou seja, que falem sobre o material) que correspondam às definições de mínimo ou esboço do projeto.
  2. Não constitua violação de direitos de autor e esteja indiscutível e comprovadamente sob domínio público ou sob GFDL (as duas únicas licenças para textos autorizadas serem inseridas em qualquer das versões da Wikipédia).

A comunidade, se considerar que se trata de um conteúdo não relevante para a Wikipédia lusófona, poderá indicar a página para votação de eliminação, como em qualquer caso.

Nada de pesquisa inédita[editar | editar código-fonte]

Uma das diretrizes da Wikipédia baseia-se na impossibilidade de usar a enciclopédia como plataforma para a publicação de pesquisas inéditas, ou seja, os artigos não devem conter conceitos, recolha de dados, pesquisas ou teorias que não tenham sido anteriormente publicados em veículos adequados e reconhecidos para o efeito. Esta política pode ser identificada pelas siglas NPI ou NOR (do inglês No Original Research).

Ademais, os artigos não devem conter análises ou interpretações inéditas de temas, conceitos, dados, ideias já publicados. Artigos deste tipo não devem ser criados na Wikipédia, pois a finalidade da enciclopédia não é defender uma posição ou visão sobre determinado tema.

Portanto, a Wikipédia não é lugar para hospedar e lançar pesquisas inéditas. Citar fontes e evitar a publicação de pesquisas inéditas são atividades indissociáveis, pois a única forma de demonstrar que não se está criando um artigo com pesquisa inédita é citar fontes fiáveis que ofereçam informações que são diretamente relacionadas com o tema tratado no artigo e que possam sustentar-se no que as fontes indicam.

A proibição de se publicar pesquisas inéditas é uma das três diretrizes de conteúdo da Wikipédia, assim como o princípio da imparcialidade e a verificabilidade. Conjuntamente, esses fundamentos determinam o tipo e a qualidade do material que é passível de publicação no domínio principal desta enciclopédia. Eles não devem ser interpretados isoladamente, uma vez que são mutuamente complementares e os editores devem, portanto, familiarizar-se com todos.

Pesquisas inéditas criadas a partir de fontes primárias, transcrevendo-as ou interpretando-as não são permitidas. Pesquisas baseadas predominantemente em fontes primárias são desencorajadas, enquanto que análises baseadas em fontes secundárias são aceitas.

Sucintamente, uma pesquisa inédita é todo aquele material inserido nos artigos por usuários da Wikipédia que não foi previamente publicado por uma fonte fiável.

Princípio da imparcialidade[editar | editar código-fonte]


O princípio da imparcialidade é um princípio adotado pela Wikipédia para lidar com assuntos controversos. Segundo este princípio, os artigos da Wikipédia devem ser imparciais, ou seja, devem ser escritos em uma forma com a qual ambos (ou todos) os lados envolvidos possam concordar com ele. Por exemplo, ao lidar com temas religiosos, o artigo deve estar escrito de forma a que seguidores da religião em questão, seguidores de outras religiões, ateus e agnósticos possam aceitá-lo.

O termo Princípio da imparcialidade é por vezes representado pela sigla NPOV que é a sigla da expressão em inglês para Neutral point of view.


Conflito de interesse[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Wikipedia:Conflito de interesse

Na Wikipédia um conflito de interesse (COI) é uma incompatibilidade entre o objetivo da Wikipedia — que é produzir uma enciclopédia imparcial com fontes verificáveis — e a intenção de um editor individual.

Uma edição de COI inclui contribuições para a Wikipédia com a finalidade de promover interesses próprios ou de outros indivíduos, companhias ou grupos. Quando um editor se esquece do objetivo da Wikipédia em função de buscar interesses próprios, este editor produz um conflito de interesse.

Edições de COI são extremamente desencorajadas. Quando elas causam perturbação da enciclopédia na opinião de um administrador não envolvido, podem levar ao bloqueio das contas e embaraços para os indivíduos ou grupos que foram promovidos. Edições no interesse de relações públicas são particularmente malvistas. Isto inclui, mas não é limitado, a edições feitas por departamentos de relações públicas de corporações; ou de outras entidades públicas ou privadas com ou sem fins lucrativos; ou por editores profissionais pagos para editar um artigo da Wikipédia com a única intenção de melhorar a imagem da organização.

Biografias de pessoas vivas[editar | editar código-fonte]


Os editores devem tomar um cuidado especial ao adicionar material biográfico sobre uma pessoa viva em qualquer página da Wikipédia. Tal material requer uma sensibilidade adicional e deve aderir de forma estrita às leis do estado da Flórida (Estados Unidos da América, onde se encontra sediada a Wikimedia Foundation) e às nossas políticas de conteúdo:

Nós devemos acertar quando escrevermos o artigo.[1] Seja bem firme sobre o uso de fontes de alta qualidade. Material contencioso sem fontes ou com fontes inadequadas, seja ele positivo, negativo ou apenas questionável, sobre pessoas vivas devia ser removido imediatamente dos artigos da Wikipédia,[2] assim como de páginas de discussão, páginas de usuário e páginas do projecto.

As biografias de pessoas vivas (BPVs) devem ser escritas de forma conservadora no que diz respeito à privacidade do sujeito. A Wikipédia é uma enciclopédia, não um tablóide; não é nossa função ser sensacionalista ou ser o veículo primário para a divulgação de afirmações excitantes sobre a vida das pessoas.

Uma orientação geral importante a se considerar quando escrever material bibliográfico de pessoas vivas é "não denegrir", em que se recomenda a análise dos seguintes fatores: "especulação ou fato", "apresentação desproporcional de informação controversa em relação àquelas outras que tornam a pessoa notável" e "citação nominal ou biografia completa de pessoas pouco significativas".

Esta política aplica-se não só a biografias de pessoas vivas mas também a qualquer material biográfico sobre pessoas vivas noutros artigos. Em qualquer edição na Wikipédia, mas em especial nas edições sobre pessoas vivas, o ônus da prova encontra-se no editor que adiciona ou restaura tal informação. Apesar desta política ser escrita no contexto de artigos sobre pessoas vivas, ela se aplica e pode ter seu cumprimento garantido em qualquer página da Wikipédia.

Estilo de escrita[editar | editar código-fonte]

As biografias de pessoas vivas deviam ser escritas de forma responsável, conservadora, e em um tom neutro e enciclopédico. Embora uma estratégia de eventualismo possa ser aplicada noutras áreas, as biografias de pessoas vivas mal escritas deviam ser reduzidas a esboços ou simplesmente eliminadas.

O artigo devia documentar, sem tomar partido, o que fontes fiáveis de terceiros publicaram sobre o assunto e, em algumas circunstâncias, o que o próprio sujeito possa ter publicado sobre si. O estilo de escrita deve ser neutro e factual, evitando tanto a deficiência quanto o exagero. Biografias de pessoas vivas, não deviam conter secções de curiosidades, ao invés disso afirmações com fontes deviam ser o fundamento do artigo.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências