Astérix et Obélix contre César

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Astérix et Obélix contre César
Astérix & Obélix Contra César (PT)
Asterix e Obelix contra César (BR)
França/Dinamarca
1999 •  cor •  106 min 
Direção Claude Zidi
Produção Claude Berri
Roteiro Gérard Lauzier e Claude Zidi
Elenco Christian Clavier
Gérard Depardieu
Roberto Benigni
Michel Galabru
Claude Piéplu
Daniel Prévost
Pierre Palmade
Laetitia Casta
Gottfried John
Género Comédia/Aventura
Idioma Francês
Página no IMDb (em inglês)

Astérix e Obélix contra César é um filme francês de 1999, baseado nos personagens de René Goscinny e Albert Uderzo, Astérix e Obélix. Foi um grande sucesso de público, com 9 milhões de espectadores na França [1] , e levou às continuações Astérix e Obélix: Missão Cleópatra e Astérix nos Jogos Olímpicos.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

O governador romano Detritus (Roberto Benigni) tinha a seguinte missão: obrigar os gauleses a pagar impostos a Júlio César. Mas uma aldeia resiste ao pagamento dos impostos: a aldeia onde vivem Astérix e Obélix. E os soldados romanos que o tentavam fazer eram devolvidos em "velocidade expresso" pela força sobre-humana dos gauleses.

Detritus descobre que a força dos gauleses advém de uma poção mágica - e pensa em apoderar-se dela para tomar o lugar de César. Numa reunião de druidas, Detritus consegue raptar Panoramix, o druida da aldeia. Astérix e Obélix vão ao acampamento romano e conseguem libertar o druida e um outro prisioneiro, mas Panoramix já tinha sido obrigado a preparar a poção mágica para Detritus. Os romanos, com a poção mágica, preparam-se para arrasar a aldeia e o druida vai ter que criar uma nova e mais potente poção mágica. A festa vai começar...tanto mais que os gauleses descobrem que o prisioneiro libertado que trouxeram para a aldeia é ninguém menos que Júlio César.

Diante da situação, Panoramix, Obélix e Astérix recorrem a um druida bastante idoso que tem em seu poder leite de unicórnio de duas cabeças, com o poder de duplicar a pessoa que o beber ou seja, caso alguém o beba será criado um "clone" da sua imagem psicológica e física. Porém o druida só fornecerá o frasco se os três gauleses responderem a 2 enigmas em determinado tempo. Depois de alcançarem tal façanha o druida permitiu-lhes que levassem o frasco com o leite de unicórnio.

Astérix e Obélix então tomam a poção enriquecida e diante de seus olhos viram dezenas de pessoas iguais a eles literalmente nascerem e posteriormente derrotarem o exército romano e consequentemente Detritus. Os gauleses devolvem o poder à César que anteriormente havia lhes revelado a estratégia romana para conquistar a vila gaulesa e este isentou-os dos impostos.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Inspirações[editar | editar código-fonte]

  • Lucius Detritus é inspirado em Tulius Detritus, um romano especializado em discórdia do livro A Cizânia.
  • O falso adivinho Prolix vem de O Adivinho.
  • Os gauleses roubando impostos romanos vem de Astérix e o Caldeirão.
  • A paixão de Obélix por Falbalá e a revelação de seu noivo vem de Astérix Legionário.
  • A reunião de druidas na floresta dos Carnutes é baseada em Astérix e os Godos. Nesse mesmo livro Obélix também se passa pelo legionário romano Obelus.
  • O sequestro de Panoramix em busca da poção mágica, e o subsequente de Astérix vem de Astérix, o Gaulês.
  • A celebração do aniversário de Obélix "dando-lhe" romanos de presente vem de Obélix e Companhia.

Referências[editar | editar código-fonte]