Banco BBM

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde agosto de 2010). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Banco BBM
Razão social Banco BBM S.A.
Empresa de capital fechado
Atividade Serviços financeiros
Gênero Privada
Fundação 1858 (161 anos) como Banco da Bahia
Sede  Salvador, Bahia Bahia,  Brasil
Proprietário(s) Bank of Communications
Produtos Bancos
Antecessora(s) Banco da Bahia
Website oficial www.bancobbm.com.br

Fundado em 1858, o Banco BBM é o grupo financeiro mais antigo do Brasil. Originou-se do Banco da Bahia, tendo no início foco em financiamento agrícola para produtores da região daquele estado. Rapidamente ganhou importância sendo um dos únicos bancos autorizados a emitir papel-moeda.

Logo do Banco da Bahia.

Hoje o Banco BBM destaca-se nas áreas de crédito para médias e grandes empresas, gestão de recursos de terceiros, tesouraria e mercado de capitais.

O banco, controlado pela família Mariani, é o 65º maior banco no Brasil por total de ativos (R$ 3,1 bilhões - Março 2013). Sediado na cidade de Salvador na Bahia, o banco possui filiais nas cidades de São Paulo e Nassau, nas Bahamas.

Em 2016, o Bank of Communications (BoCom) concluiu o processo de aquisição de 80% do capital do banco BBM após ter passado pela aprovação das autoridades regulatórias no Brasil e na China. 20% do capital permanece com o Grupo Mariani.

O BOCOM BBM tornou-se a primeira joint venture do BoCom fora da China.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]