Câncer endometrial

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Câncer endometrial refere-se a diversos tipos de câncer que surgem do endométrio, o revestimento do útero. Os cânceres endometriais são os cânceres ginecológicos mais comuns nos Estados Unidos da América, com mais de 35.000 mulheres diagnosticadas a cada ano no país.

O tratamento mais comum é uma histerectomia abdominal total (remoção cirúrgica do útero) com salpingo-oforectomia bilateral.

O câncer endometrial pode ser às vezes chamado simplesmente de câncer do útero. Entretanto, diferentes tipos de câncer podem se desenvolver não só na região endometrial do útero, como também em outras parte, como o câncer cervical, sarcoma do miométrio e doença trofoblástica.

Pesquisas demonstraram que este tipo de câncer é 3 vezes mais frequente em mulheres com a Síndrome do Ovário Policístico (SOP) do que em mulheres sem a referida síndrome [1] ;

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Can PCOS lead to cancer? Last Reviewed Date: 05/23/2013. Eunice Kennedy Shriver National Institute of Child Health and Human Development - NICHD (http://www.nichd.nih.gov/health/topics/PCOS/conditioninfo/Pages/cancer.aspx#f1).