Chiquititas (telenovela mexicana)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Chiquititas (México)
Chiquititas (BR)
Chiquititas (telenovela mexicana)
Informação geral
Formato Telenovela
Duração 45 min. (Aprox.)
Criador(es) Cris Morena
Elenco Ana Serradilla
Ver todos
País de origem  México
 Argentina
Idioma original espanhol
Temporadas 1
Episódios 196
Produção
Produtor(es) Cris Morena
Tema de abertura «Rechufas» por Chiquititas
Empresa(s) produtora(s) Telefe
Exibição
Emissora original México TV Azteca
Transmissão original México 5 de janeiro18 de setembro de 1998

Chiquititas foi uma trama mexicana, adaptada por Cris Morena e autores mexicanos, e exibida em 1998 pela TV Azteca. Remake da versão original da Argentina, Chiquititas narra a saga de Belén, a mocinha da história, seguindo fielmente ao texto argentino em sua primeira temporada com 196 capítulos. No México, Chiquititas teve apenas uma temporada que lançou muitos produtos infantis, um CD, e muitos fãs. Teve uma audiência satisfatória na época.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

A versão mexicana de Chiquititas seguiu fielmente o texto argentino, fazendo pequenas alterações em nomes de personagens. A novela conta a história de Martín Morán que depois de viver em Londres durante muitos anos, volta à Cidade do México para tentar ajudar na cura de sua irmã Gabi. Conhece a operária Belén Fraga, por quem se apaixona. Belén é uma jovem trabalhadora determinada e convicta de suas atitudes. Estudando para assistência social, ela é convocada para ser a diretora do lar Rincón de Luz, para fúria da megera Dona Carmen.

No orfanato, Belén conhece as doces chiquititas Mili, Gina, Vivi, Anita, Tati e Jime. Cada uma delas tem sua própria história, seus mistérios, segredos, e sonhos. Belén também leva para viver no orfanato a pequenina Sol, filha de sua falecida amiga Letícia. Além destes, ainda vivem outros personagens no Rincón de Luz, como a inspetora Ernestina, o bondoso cozinheiro Don Nacho, o atrapalhado irmão de Belén, Piojo; além dos meninos Mosca, Cork, Roña, Julio, e Matías. Em Rincon de Luz, os chiquititos e chiquititas do lar encontram a mãe e o pai que não tiveram.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Chiquititas & Chiquititos
Elenco Adulto

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

Trilha sonora (1998)
N.º Título Duração
1. "Rechufas"    
2. "Hasta diez"    
3. "Blue jean baby tatuá"    
4. "Igual a los demas"    
5. "Mentiritas"    
6. "Señales"    
7. "Por que Dios?"    
8. "Habia una vez"    
9. "Todo todo"    
10. "Te Encontre"    

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Foi segunda adaptação de Chiquititas feita por outro país, a primeira sendo Chiquititas Brasil.
  • Alguns integrantes do elenco da versão mexicana de Chiquititas obtiveram notoriedade posteriormente conhecidos por outros trabalhos: Felipe Colombo entrou para Chiquititas na versão argentina em 1999, como Felipe, um garoto mexicano, tornando-se um dos protagonistas das temporadas seguintes. Mais velho, ele entrou para o elenco de Rebelde Way, como um dos quatro membros da banda Erreway.
  • Os cenários tiveram que ser reconstruídos, pois o elenco brasileiro ainda gravava nos cenários originais onde foram gravadas a versão argentina
  • Essa foi a única adaptação de uma obra de Cris Morena fora da Televisa, que adaptou os enredos posteriores da autora: Rebelde Way, Floricienta, Amor mio e Verano de 98.
  • O modelo de produção dessa trama seguiu o mesmo tipo de acordo firmado entre Telefe e SBT para a primeira versão brasileira da novela, em que a produção aconteceu na Argentina, porém, com elenco inteiramente mexicano.
  • Essa foi a única versão da novela em que o Orfanato Rincón de Luz iniciou a trama com seus internos sendo meninos e meninas, nas versões argentina e brasileira, a casa era exclusivamente feminina, até meados da segunda temporada.
  • Um fato curioso é que essa versão possuía influências com a versão brasileira (nomes, características dos personagens)
  • É bastante comum que incluam a atriz Daniela Luján na lista de elenco da novela, porém a mesma nunca participou de Chiquititas, no mesmo ano de 1998 Daniela protagonizava El Diario de Daniela, produzida pela Televisa.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]