Duque de Iorque

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Coat of Arms of Andrew, Duke of York.svg
Duque de Iorque
Príncipe André do Reino Unido.jpg
Pariato  Inglaterra
Criação Eduardo III de Inglaterra
1385
Ordem Nobreza Titulada
Tipo Hereditário
1.º Titular Edmundo de Langley
Linhagem Casa Plantageneta
Actual Titular Príncipe André
Títulos Subsidiários Barão de Killyleagh
Conde de Inverness

Duque de Iorque é um título de nobreza do Pariato do Reino Unido, sendo usualmente atribuído ao segundo filho do monarca britânico.[1] A primeira criação do título remonta ao século XIV, quando o rei Eduardo III de Inglaterra distribuiu ducados pelos seus filhos, cabendo o ducado de Iorque a Edmundo de Langley. Os descendentes de Langley fundaram a Casa de Iorque, que disputou o trono de Inglaterra com os Lencastres durante a Guerra das Rosas (14551485). Depois da subida ao trono de Eduardo IV de Inglaterra, o título foi criado mais sete vezes. Atualmente, duque de Iorque é o título do príncipe príncipe André, filho da rainha Isabel II do Reino Unido.

Duques de Iorque[editar | editar código-fonte]

Nota: As datas devem ler–se como nascimento–acesso–morte; uma linha em branco significa nova criação do título

Futuro do ducado[editar | editar código-fonte]

Segundo a atual lei, a oitava criação do ducado de Iorque será extinta após a morte do príncipe André (a não ser que ele case novamente e tenha um filho). É possível que o príncipe Henrique seja estilizado como Duque de Iorque caso ele tenha matrimônio e o príncipe André morra jovem.

Os ducados de Iorque, Cornualha, Lencastre, Clarence e Gloucester compõem o grupo original criado entre 1337 e 1385.

Atualmente, o príncipe Carlos é o Duque da Cornualha; a rainha Isabel II é o Duque de Lencastre; seu primo Ricardo é o Duque de Gloucester. O único desses títulos ainda diponivel é o Clarence, usado pelo neto da rainha Vitória, Alberto Vitor, Duque de Clarence e Avondale, que morreu em 1892.

Referências

  1. Desconhecido. «The Dukes of the Peerage of the United Kingdom» (em inglês). UK Dukes. Consultado em 23 de fevereiro de 2012.