Ferrovia Litorânea Sul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Out of date clock icon.svg
Este artigo ou seção pode conter informações desatualizadas.

Se sabe algo sobre o tema abordado, edite a página e inclua informações mais recentes, citando fontes válidas. Utilize o campo de resumo para uma breve explicação das alterações e, se achar necessário, apresente mais detalhes na página de discussão.

Ferrovia Litorânea Sul (EF-485, EF-451)
Abreviações EF-485, EF-451
Área de operação Santa Catarina
Tempo de operação em projeto–em projeto
Bitola 1,000 m

A Ferrovia Litorânea foi incluída no Plano Nacional de Viação no dia 5 de Maio de 2008[1] com as identificações de EF-451 e EF-485. A parte dela denominada EF-485 ligará as cidades de Porto União e São Francisco do Sul, enquanto que a EF-451 ligará as cidades de São Francisco do Sul (SC) e Imbituba (SC).

Trecho litorâneo (EF-451)[editar | editar código-fonte]

Até 26 de Junho de 2009 deve ser concluída uma licitação para a elaboração do Estudo de Impacto Ambiental deste trecho.[2] O consórcio vencedor terá então 540 dias para realizar o estudo.

Trecho do interior (EF-485)[editar | editar código-fonte]

Este trecho da ferrovia ligará as cidades de Porto União, Mafra e São Francisco do Sul, todas no estado de Santa Catarina, totalizando 460 km.

Trecho vetado (EF-488)[editar | editar código-fonte]

Um outro trecho da Ferrovia Litorânea Sul de Santa Catarina, denominado, EF-488 foi vetado do Plano Nacional de Viação por ser coincidente com a Ferrovia Tereza Cristina.[3]

Trecho vetado (EF-140)[editar | editar código-fonte]

Um trecho identico ao da EF-451 já foi proposto para ser incluso no Plano Nacional de Viação com a identificação de EF-140, mas este foi vetado.[4] Para licitações que usem a referência EF-140 deve-se considerar que na verdade elas se referem a EF-451.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre transporte ferroviário é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre o Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.