Henrique, Duque de Sussex: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 36: Linha 36:


== Controvérsias ==
== Controvérsias ==
=== Consumo de álcool e uso de drogas ===
=== Maus comportamentos ===


Em Janeiro de [[2002]], foi revelado que o príncipe havia admitido que fumava [[maconha]] e de que tinha bebedeiras constantes, a possibilidade de ele ser punido criminalmente foi grande no verão de [[2001]].{{Carece de fontes}}
Em Janeiro de [[2002]], foi revelado que o príncipe havia admitido que fumava [[maconha]] e de que tinha bebedeiras constantes, a possibilidade de ele ser punido criminalmente foi grande no verão de [[2001]].{{Carece de fontes}}

Revisão das 20h41min de 24 de julho de 2013


Harry
Príncipe do Reino Unido
Henrique, Duque de Sussex
Nascimento 15 de setembro de 1984 (39 anos)
  Londres, Inglaterra
Nome completo Henry Charles Albert David
Casa Windsor
Pai Carlos, Príncipe de Gales
Mãe Diana, Princesa de Gales
Religião Anglicanismo

Harry de Gales (nascido Henry Charles Albert David;[1] 15 de Setembro de 1984), popularmente conhecido como príncipe Harry,[2][3][4] é um militar, membro da Casa de Windsor, neto da rainha Elizabeth II do Reino Unido. Harry detém o sobrenome Mountbatten-Windsor, embora como um membro titulado da realeza britânica, não tenha oficialmente um apelido de família, e é o quarto na linha de sucessão para o trono britânico, atrás de seu pai, o atual príncipe de Gales, de seu irmão, o príncipe William o atual Duque de Cambridge e de Jorge de Cambridge, o príncipe de Cambridge e filho de William.

Nascimento

O Príncipe Henrique na companhia de Kate Middleton.
Monograma do Príncipe Henrique.

Henry nasceu no dia 15 de Setembro de 1984 no Hospital de St. Mary, Paddington, em Londres. Seu pai é Sua Alteza Real Charles, Príncipe de Gales, filho mais velho da rainha Elizabeth II do Reino Unido. Sua mãe é a falecida Lady Diana, Princesa de Gales, ex-mulher do príncipe de Gales, que morreu em 1997 e descendente de casas reais e de famílias nobres europeias. Seu irmão mais velho é Príncipe William, Duque de Cambridge. Havia rumores, na época do nascimento de Henry, que seu pai, Charles, queria uma menina que e ficou muito desapontado quando soube que o bebê era do sexo masculino. Biógrafos concordam que o casamento já estava decadente, e que após o nascimento do segundo filho, só tendeu a piorar.

Educação

Henry estudou numa escola em West London, a mesma de William. Ele acompanhou o irmão na escola Wetherby e depois estudou em Ludgrove School, em Berkshire. Depois disso, entrou no prestigiado Eton College. Em Junho de 2003, completou os estudos em Eton com altas notas em artes e geografia. Na escola, praticou seus espodesportos preferidos: pólo e rugby. Também participou nos conceituados Jogos Eton Wall.

Morte de Diana, princesa de Gales

Ver artigo principal: Morte de Diana, Princesa de Gales

Em 31 de Agosto de 1997, Diana, Princesa de Gales sofreu um trágico acidente de carro e morreu em Paris com o seu namorado, Dodi Al-Fayed, e o motorista Henri Paul. Charles foi quem acordou os príncipe Henry e William, para lhes comunicar a morte de Diana, no Castelo de Balmoral. No funeral, o príncipe Henry, seu irmão, seu pai, seu avô paterno e seu tio materno caminharam atrás do caixão de Diana, do Palácio de Buckingham até a Abadia de Westminster. Tanto Henry como William têm sido vistos poucas vezes junto aos membros da família de Diana, que prometeram que iriam proteger os príncipes para sempre.

Controvérsias

Maus comportamentos

Em Janeiro de 2002, foi revelado que o príncipe havia admitido que fumava maconha e de que tinha bebedeiras constantes, a possibilidade de ele ser punido criminalmente foi grande no verão de 2001.[carece de fontes?]

Uma investigação da polícia apontou o seu mau comportamento e seu pai, Charles, achou melhor tomar conta da situação levando Henry a instituições de reabilitação de drogados em Londres. [carece de fontes?]

O porão de Highgrove House é apontado como possível clube privado onde Henry e seus amigos se divertiam sem os holofotes dos tabloides.[carece de fontes?]

Foram divulgadas, em 2012, fotos numa festa particular em Las Vegas, nas quais o príncipe se encontrava nu.[5]

Roupa Nazi

Em Janeiro de 2005, Henry foi a uma festa a fantasia cujo tema era "Colônias e Nativos".

Escolhendo não usar um traje de referência britânica, Henry apareceu usando uma jaqueta militar com a bandeira da Alemanha no braço; quando ele tirou a jaqueta, ficou à mostra uma faixa no braço em vermelho com uma suástica.

Um repórter do tablóide The Sun que foi expulso, tirou uma fotografia de Henry que também o mostrava segurando um cigarro e uma bebida alcóolica. A foto foi publicada em 13 de Janeiro de 2005. Príncipe Henry desculpou-se com uma carta a dizer que "sentia muito se tinha causado qualquer ofensa" pela "pobre escolha" que havia feito.

Serviço Militar

Combatente no Afeganistão

O príncipe Henry esteve durante dois meses no Afeganistão a combater os talibãs, informou o Ministério da Defesa do Reino Unido. O príncipe pertencente ao regimento Household Cavalry, esteve em segredo nos últimos dois meses na província de Helmand, onde se encontra a grande maioria das tropas britânicas. O noody tem sida.

Príncipe Harry vestindo as suas medalhas, 9 de maio de 2013.

A notícia tornou-se do conhecimento público após um site norte-americano quebrar o embargo que pesava sobre esta informação.

Henry já manifestou o seu desejo de combater no Iraque, ainda que o Ministério da Defesa já tenha tomado a decisão de não o enviar por razões de segurança. O alto comandante assinalou que a conduta do príncipe foi exemplar e que esteve completamente envolvido nas operações, correndo os mesmos riscos que qualquer outro militar do seu batalhão.

Medalha de honra pelo serviço militar

No dia 5 de Maio de 2008, o príncipe Henry, segundo-tenente Henry Gales, para efeitos militares, recebeu, juntamente com os outros 159 membros do seu regimento de cavalaria, uma medalha pelo seu serviço militar no Afeganistão.

A cerimônia de entrega decorreu em Windsor e o então terceiro na linha de sucessão ao trono britânico recebeu o prêmio das mãos da tia Ana, Princesa Real. Após o ato, foi celebrada na igreja de Windsor, um serviço religioso em memória aos soldados da sua unidade, que foram mortos nos seis meses de serviço na província de Helmand.

Numa cerimônia militar, o príncipe prestou homenagem aos soldados ingleses mortos no Afeganistão, cerimônia que decorreu na manhã do dia 18 de junho de 2008 em Edimburgo, na Escócia.

Obras de caridade

O príncipe Henry, em 2006, fundou no reino do Lesoto uma ONG para crianças órfãs, continuando o trabalho da mãe, segundo o escritório de seu pai, o Príncipe Charles. Em homenagem a Lady Diana, a organização chama-se "Sentebale", que significa "Não se esqueça de mim" no idioma local.

Declaração do Príncipe Henry: "Eu gostaria de continuar o trabalho dela o melhor possível e não haveria lugar melhor", afirmando que sua mãe se sentiria orgulhosa se pudesse ver a sua iniciativa.

Henry fez a sua quarta viagem ao reino do Lesoto para assistir à fundação da ONG. Ele encontrou-se com a amiga Mutsu Potsane, uma menina de seis anos que conheceu há dois anos no próprio orfanato. O príncipe Henry é co-fundador da Sentebale, ao lado do Príncipe Seeiso, do Lesoto, irmão mais novo do Rei Letsie III, também órfão de mãe desde 2003.[6]

Títulos, honras e armas

Brasão de armas do príncipe Henrique. Na parte superior do brasão, uma homenagem à sua mãe, Lady Diana: as conchas do brasão do Conde Spencer.
  • 1984-presente: Sua Alteza Real o Príncipe Henrique de Gales.

Como um príncipe britânico, Henry não tem sobrenome, mas, como os outros homens netos da Rainha Isabel II, ele usa o nome da área em que o seu pai detém título, ou seja, País de Gales (como as princesas Beatriz de Iorque e Eugénia de Iorque utilizam Iorque, devido ao seu pai, André, Duque de Iorque).

Em últimos precedentes é que tais sobrenomes são deixados de usar na vida adulta, usando só o título, ou Mountbatten-Windsor, que é utilizado quando necessário. Se o seu pai suceder ao trono, vai ser conhecido como Sua Alteza Real o Príncipe Henry.

Títulos militares

  • 13 de Abril de 2006-13 de Abril de 2008: Coronel (Segundo Tenente), The Blues and Royals.
  • 13 de Abril de 2008-presente: Tenente, The Blues and Royals.

Honras

Nomeações militares honorárias

Reino Unido.

  • Comandante de Ar da RAF Wittering.
  • Comandante de Ar da RAF Honington.
  • Comandante-chefe dos Pequenos Navios e Mergulho da Royal Navy.
  • Canadá.
  • Canadian Rangers.

Ascendência


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikiquote Citações no Wikiquote
Commons Categoria no Commons


Notas

  1. Como um membro da realeza britânica titulado, Harry não tem amigos sobrenome; mas quando este é usado, é Mountbatten-Windsor
  2. Príncipe Harry joga vôlei de praia e rugby com jovens do Rio de Janeiro
  3. Príncipe Harry quebra protocolo em visita ao Complexo do Alemão
  4. «Prince Harry». www.royal.gov.uk. The Royal Household, site oficial da Monarquia Britânica. Consultado em 30=6=2010  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  5. http://www.tmz.com/2012/08/21/prince-harry-naked-photos-nude-vegas-hotel-party/
  6. O Príncipe Henrique na criação a ONG Sentebale. (em português)


Precedido por
Príncipe Jorge de Cambridge
Linha de sucessão ao trono britânico
Sucedido por
André, Duque de Iorque