Igreja Universal do Reino de Deus: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Desfeita a edição 13044281 de Kpinheiro (discussão | contribs) - proselitismo não
Paulocsm (discussão | contribs)
Linha 125: Linha 125:
* [http://www.iurdangola.com/ IURD Angola]
* [http://www.iurdangola.com/ IURD Angola]
* [http://www.iurdportugal.com/ IURD Portugal]
* [http://www.iurdportugal.com/ IURD Portugal]
* [http://www.conteudouniversal.com/ Conteúdo Universal]


{{Protestantismo}}
{{Protestantismo}}

Revisão das 20h22min de 19 de novembro de 2008

Predefinição:Infobox igreja

A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) é uma igreja cristã protestante de tendência neopentecostal fundada no Brasil, onde sua atuação é mais conhecida. Ela é presente em vários países, tanto nos de língua portuguesa quanto nos demais. Trata-se de uma instituição polêmica, devido ao fato de sua teologia, seus atos, posições sociais e morais, bem como métodos de trabalho serem duramente criticados, tanto por leigos quanto por adeptos de outras linhas religiosas, inclusive católicos e outros grupos cristãos. A sua sede mundial, o Templo da Glória do Novo Israel, está localizada no bairro de Del Castilho, no Rio de Janeiro. Outra sede da igreja é o Templo Maior de São Paulo, localizado no bairro paulistano de Santo Amaro. Atualmente, a Igreja Universal do Reino de Deus está presente em mais de 172 países pelo mundo (até 2007, de acordo com a IURD).

História

A Igreja Universal do Reino de Deus foi fundada em 1977, quando Edir Macedo, com o apoio de Romildo Soares, decidiu criar sua própria igreja. Após a criação da igreja, Soares desligou-se da IURD e fundou a Igreja Internacional da Graça de Deus. A origem de ambas seria, a Igreja Pentecostal de Nova Vida. A separação das três teria ocorrido pela diferença do foco de seus três dirigentes, como afirma o livro O Bispo - A história Revelada de Edir Macedo.

Fundação da Igreja

Interior do Templo Maior

A igeja foi criada a partir de reuniões ao ar livre feitas por Edir Macedo, (eram chamadas de Cruzada para o Caminho Eterno), mais tarde, as reuniões passaram a acontecer em um antigo cinema (Bruni Méier), e após, em outro cinema (Ridan). Em 9 de julho de 1977, nasceu oficialmente a igreja, a princípio sob o nome de Igreja da Bênção, (a essa época o a igreja estava sediada em um galpão na Avenida Suburbana, norte da cidade do Rio de Janeiro). Três anos depois foi aberto o primeiro templo nos EUA.

Atualmente, a Sede da IURD é a Catedral Mundial da Fé, localizada na Zona Norte do Rio de Janeiro, também conhecida como Templo da Glória do Novo Israel.

Crescimento

O crescimento da IURD está ligado à expansão dos chamados "movimentos neo-pentecostais" a partir anos 70, quando também foram criadas outras igrejas, tais como Igreja Internacional da Graça de Deus, Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra e a Igreja Renascer em Cristo.

Em oito anos de existência, a IURD já dispunha de 195 templos em 14 estados brasileiros e no Distrito Federal, número que quase dobrou dois anos depois. As últimas estimativas apontam para um contingente superior a 10 milhões de fiéis, dados mais recentes apontam 15 milhões, com presença em todos os estados do Brasil.

Símbolos

A IURD tem seus símbolos nas fachadas e nos interiores dos templos. Anteriormente usava a imagem de duas mãos juntas em oração, atualmente usa alternativamente algumas outras imagens, como um coração vermelho com uma pomba branca no interior, ou um candelabro judaico (menorá), ou ainda uma cruz. Faz uso de dois slogans: Jesus Cristo é o Senhor e Pare de Sofrer.

Doutrinas

Organização eclesiástica

Quanto à organização eclesiástica, a IURD segue um modelo episcopal, que pode ser rudimentarmente comparado ao modelo empregado pela Igreja Católica.

Cada congregação local da IURD conta com vários obreiros, que são subordinados aos pastores e encarregados de trabalhos menores, como o convite de pessoas à participação nos cultos, recepção das pessoas que chegam aos templos, visitas aos lares de enfermos e a hospitais, e auxílio aos pastores, durante os cultos ou não. Aos pastores cabe o serviço religioso do culto, a orientação dos obreiros e a administração da igreja local. Acima dos pastores estão os bispos, que regulam as linhas doutrinárias e supervisionam o trabalho dos pastores.

Trabalho social

Catedral da Igreja Universal em Brasília

Além do trabalho religioso, a IURD realiza trabalhos de cunho social e assistencial nos países onde atua, principalmente no Brasil. Alguns dos trabalhos são enumerados abaixo.

  • Associação Beneficente Cristã (ABC), fundada em 1994, é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos que realiza sob o lema "Caridade não tem Religião", distribuição de alimentos e atividades de serviço social, saúde e cidadania, e é sustentada sobretudo pela contribuição de membros da IURD.
  • Projeto Nordeste, financiado pela IURD, em parceria com empresas privadas, que mantém a Fazenda Nova Canaã, localizada no município de Irecê, estado da Bahia, Brasil.
  • É feito um grande trabalho contra as drogas, com acompanhamento e recuperação de viciados, principalmente na cidade de São Paulo.
  • Também é feito um trabalho de capelania nos presídios e hospitais.
  • O Sule: Supletivo Universal Ler e Escrever, criado em 1998, tem a missão de alfabetizar menores carentes a partir de 14 anos, jovens, adultos e idosos.

Publicações e veículos

A Igreja Universal é proprietária da Rede Record de rádio e TV e do canal televisivo jornalístico Record News. Na Internet, há o Portal Arca Universal. Na mídia escrita, há o Jornal Folha Universal que, segundo o próprio jornal, com tiragem de 2.300.000 exemplares por semana e a Revista Plenitude, de tiragem mensal. Há também o jornal Hoje em Dia, de Minas Gerais, que não tem cunho religioso. A Editora Gráfica Universal é responsável pela publicação de livros escritos ligados à IURD.

No Brasil, a IURD possui uma rede nacional de rádios em FM, a Rede Aleluia, com programação musical gospel e várias emissoras locais, em AM e FM, com programação apenas evangélica. Possui ainda o controle da segunda maior associação brasileira de emissoras de rádios e TVs (ABRATEL). Também possui redes de radio e TV pelo mundo. A empresa que engloba todos os meios de comunicação é a Universal Produções.

A IURD também é dona da gravadora "Line Records". Uma boa parte dos músicos e cantores desta gravadora são bispos ou pastores da IURD.

Polêmicas e Escândalos

Interior de um dos templos na Inglaterra

A IURD tem sido alvo de diversas polêmicas e também tem entrado em atritos com outros grupos religiosos, bem como com outros setores sociais. Contribui também para o surgimento de polêmicas em torno da IURD o fato de ser ela detentora de veículos de mídia em todo o Brasil e utilizar tais meios para falar abertamente daquilo em que crê e daquilo que faz, incluindo atacar outras religiões (principalmente as de origem afro) misturando-as em uma só, denominandas como "espiritismo". Dentre as acusações que se lhe fazem, há um leque que vai desde questões de hermenêutica até acusações de crimes graves, como charlatanismo e extorsão, alguns já julgados procedentes pela Justiça.

Dízimo e ofertas

A alegação de que a IURD "exige" de seus membros contribuição financeira descabidamente elevada é uma das acusações mais comuns dirigidas a esta. Os críticos da IURD fazem acusação de que o percentual mínimo de 10% é muito alto e alegam que tal dízimo seria exigido, contudo seus defensores afirmam ser um pagamento voluntário.

A forma como a IURD pede dinheiro costuma chocar aqueles que não são seus membros. Mesmo entre estes há quem concorde com a afirmação de que ela possivelmente provoque em algumas pessoas um constrangimento que induza a contribuição. Entretanto, não há formalmente exigência ou cobrança de valores por parte da igreja, nem há concordância de que membros que supostamente contribuam com menos do que a igreja espere sejam preteridos na congregação ou excomungados.

Os críticos da IURD também costumam questionar a motivação para a contribuição. É comum que a IURD, tanto em seus templos quanto em programas de difusão aberta por rádio e televisão, associe o dízimo e ofertas voluntárias adicionais a retribuições e graças materiais da parte de Deus para com aquele que contribuiu. Para os críticos, em especial os religiosos, as passagens bíblicas que garantem que Deus abençoa aqueles que voluntariamente contribuem não especificam a natureza material ou imaterial de tais bênçãos.

Críticas ao dízimo, no entanto, são subjetivas. Para a Igreja Universal, a fidelidade nos dízimos e nas ofertas traria bênção material (com base em Malaquias 3.6-12 e Gênesis 13.2). Segundo eles, o dízimo pode ser um ato de culto (Mateus 23.23). E mesmo a posição de que a promessa de retribuição de Deus à contribuição não seria necessariamente material dá espaço à possibilidade de ser material, porque haveriam passagens bíblicas que assim o afirmariam (Provérbios 3.9,10).

A IURD considera o "sacrifício financeiro" como algo sagrado. Costuma usar o livro de Atos capítulo 5 para fundamentar sua postura.

O chute na santa

Ver artigo principal: Chute na santa

A maior polêmica envolvendo a IURD o episódio que ficou conhecido como o chute na santa. Nele, o bispo da IURD Sérgio von Helde, em 1995, durante programa televisivo ao lado de uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, argumentou com veemência que era um erro do povo brasileiro depositar suas esperanças em santos, ídolos ou imagens pois, segundo a Bíblia, tais ídolos não têm poder algum. Para demonstrar sua tese, o bispo deu repetidos golpes com os pés na imagem da santa, como a indicar que aquilo seria um objeto inerte, sem presença, poder ou vontade, incapaz de ajudar ou abalar servos do verdadeiro Deus.

Houve um comoção do país de maioria católica, quando a imprensa nacional retransmitiu a cena nos telejornais, dando-lhe caráter de ultraje. A cena foi tomada como ofensiva e acendeu a ira de quase a totalidade dos católicos no Brasil, contra a IURD e, em certo grau, contra várias outras igrejas e grupos evangélicos.

A comoção inicial do incidente encontrou apoio do poder público. Queixas na polícia e na justiça contra o bispo von Helde e contra a IURD foram movidas em vários foros, tanto por pessoas comuns quanto pelos próprios delegados e promotores de justiça, sob alegação de crimes como vilipêndio contra objeto de culto. Vândalos apedrejaram templos evangélicos em várias partes do país.

Depois de apedrejamento de templos evangélicos, houve correntes evangélicas solidárias à IURD, como o pastor Silas Malafaia da Assembléia de Deus. Para os evangélicos, as notícias tinham um caráter de sensacionalismo e era apenas uma desculpa para incitar ódios contra os evangélicos, às custas da imagem pública de uma instituição que emitiu suas opiniões. Outras correntes assimilaram a idéia do desrespeito gratuito e desnecessário.

Maletas contendo 10 milhões de reais

Em 2005 o deputado João Batista (PFL de São Paulo), que respondia como presidente da igreja, e mais seis pessoas foram detidas pela Polícia Federal com dez milhões de reais em dinheiro transportado em sete malas. O deputado disse que "o dinheiro é resultado de doações dos fiéis" e a IURD manteve a posição de que o dinheiro é fruto de doações.

A IURD esclareceu que não é crime transportar altas somas de dinheiro nacional, o dinheiro foi devolvido após requerimento judicial. Porém, em acordos internacionais como na lei brasileira levar quantidades altas de dinheiro pode ser uma indicação a lavagem de dinheiro; para meios comuns uma transferência bancária seria mais confortável e seguro. A justificativa para o transporte em espécie, em nota aberta, a Igreja Universal afirmou que centraliza o pagamento de despesas (impostos, aluguéis, empregados e contas de consumo) de todos os seus templos em sua sede nacional, no bairro paulista de Santo Amaro. A matriz também centralizaria os controles contábeis e financeiros da igreja.

Reportagem da Rede Globo

Em 1995, a Rede Globo apresentou críticas e filmagens que mostram o que Edir Macedo e outros chefes da igreja Universal do Reino de Deus. Nessas filmagens o bispo Edir Macedo, depois de um jogo de futebol com outros componentes de sua cúpula, ensina os mesmos uma forma arrecadar dinheiro.

A Igreja Universal do Reino de Deus em Moçambique

Ligada à Igreja Universal do Reino de Deus, foi fundada no dia 27 de Novembro de 1992, tem sua sede no no bairro do Alto-Maé, na capital Maputo.

A IURD neste país conta com programas diários de rádio e televisão, na Rede Miramar, um portal de internet, o Arca Moçambique e o jornal impresso semanário Folha Universal Moçambique, com tiragem facial de 25.000 exemplares, é distribuído para todo o país. Os veículos de comunicação ajudam no trabalho intenso de cooptação de fiéis.

Ver também

Predefinição:Páginas Externas