Miguel Luís Rocuant

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Miguel Luís Rocuant
Nascimento 1877
Valparaíso
Morte 2 de fevereiro de 1948 (71 anos)
Cidadania Chile
Ocupação diplomata

Miguel Luís Rocuant (Valparaíso (Chile), outubro de 1877Santiago (Chile), 2 de fevereiro de 1948) foi um diplomata e poeta chileno. Foi embaixador do seu país no México (1927-1928), Bolívia (1928), Cuba, Venezuela, Panamá e República Dominicana (1929-1930).

Filho de Toribio Rocuant e Isabel Figueroa, Miguel Luis Rocuant nasceu em Valparaíso em outubro de 1877. Estudou em Santiago sob custódia do político e orador Isidoro Errázuriz, que colocou à disposição do jovem Miguel Luis a sua enorme biblioteca.

Rocuant logo demonstrou preocupações literárias: em 1902 publicou o livro Brumas, com um prólogo de Marcial Cabrera Guerra, em 1905 Poesías e, três anos depois, o volume intitulado Impresiones de la vida militar. Em 1917, o nome ocupou o quinto lugar na antologia poética Selva Lírica e, no ano seguinte, fundou a Revista de Artes y Letras junto com Fernando Santiván, onde publicou ensaios sobre arte que foram posteriormente reunidos no livro Tierras y Cromos, publicado em 1921. Mais tarde publicou uma série de obras estéticas: o lírico e o épico, dedicado ao estudo da poesia, os Las Blancuras Sagradas, à escultura e Los ritmos anunciadores, à música.

Também publicou algumas novelas, como El crepúsculo de las catedrales (1935) e Con los ojos de los muertos (1940), e livros de impressões de viagens, como San Sebastián de Río de Janeiro (1921) e En la barca de Ulises (1933).

Tal como no caso de muitos outros jovens escritores da sua geração, Miguel Luis Rocuant prosseguiu uma carreira diplomática, tornando-se o Subsecretário de Relações Exteriores do governo de Emiliano Figueroa Larraín e foi embaixador em vários países latino-americanos.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

Precedido por
Javier de Viana
Olivenkranz.png Sócio correspondente da ABL - cadeira 11
19261948
Sucedido por
Eduardo Barrios
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.