Missão Velha: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Calle19 (discussão | contribs)
Calle19 (discussão | contribs)
Linha 116: Linha 116:
Aglomerados Rurais 0
Aglomerados Rurais 0
[[Fonte]]: [[IBGE]], Contagem da População 1996<ref> http://www.ceara.com.br/m/missaovelha/</ref>.
[[Fonte]]: [[IBGE]], Contagem da População 1996<ref> http://www.ceara.com.br/m/missaovelha/</ref>.

==Histórias que o povo conta==


== Empresas Registradas ==
== Empresas Registradas ==

Revisão das 16h48min de 12 de novembro de 2008


Missão Velha
  Município do Brasil  
Hino
Gentílico missaovelhense
Localização
Localização de Missão Velha no Ceará
Localização de Missão Velha no Ceará
Localização de Missão Velha no Ceará
Missão Velha está localizado em: Brasil
Missão Velha
Localização de Missão Velha no Brasil
Mapa
Mapa de Missão Velha
Coordenadas 7° 15' S 39° 08' 34" O
País Brasil
Unidade federativa Ceará
Municípios limítrofes Norte: Aurora, Caririaçu, Leste: Milagres, Abaiara, Sul: Brejo Santo, Porteiras, Jardim Oeste: Juazeiro do Norte, Barbalha
Distância até a capital 521km por Rodovia e 392km em linha reta km
História
Fundação 28 de janeiro de 1748
Administração
Prefeito(a) Francisco Gidalberto Rodrigues Pinheiro (PSDB)
Características geográficas
Área total 651,108 km²
População total (est. IBGE/2008 [1]) 34,926 hab.
Densidade 53,9 hab./km²
Clima Tropical Humido
Altitude 360 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000 [2]) 0,631 médio
PIB (IBGE/2005 [3]) R$ 63.208 mil
PIB per capita (IBGE/2005 [3]) R$ 1 822,00

Missão Velha é um município brasileiro do estado do Ceará. Localiza-se a uma latitude 07º14'59" sul e a uma longitude 39º08'35" oeste, estando a uma altitude de 360 metros. Sua população estimada em 2004 era de 34.309 habitantes. Possui uma área de 533,95 km². Missão Velha possui patrimonios naturais como a cachoeira de Missão Velha e pontos onde há uma grande concentração de fósseis.Por esses e outros motivos, Missão Velha faz parte do único Geopark da América Latina, que foi criado recentemente pelo governo do estado do Ceará.

História

Suas origens remontam aos precedentes mineralógicos do Século XVIII, os quais têm no comando superior o Sargento-Mor Jerônimo Mendes da Paz e como referencial de tempo o ano de 1752. Essa expedição mineradora e administrada diretamente pelo Governo de Pernambuco assentou suas bases na antiga Missão dos Cariris Novos, povoado fundado pelos frades do Recife, então denominados de Capuchinos da Penha. Segundo registros, este povoado foi atingido por uma grande seca no ano 1725 a qual inviabilizou as construções, por falta de água. Intuitivamente, os colonizadores procuraram as proximidades da sanefa esverdeada da Chapada do Araripe e lá encontraram um riacho de águas constantes, onde hoje se localiza a vila de Missão Nova. Ali, ao lado esquerdo do riacho (ainda perene nos dias atuais), construíram, em louvor a Santo Antônio, a primeira igreja católica do Cariri. Presume-se que a capela primitiva foi concluída por volta de 1735. De 1928 a 1933, Joaquim Felix Rolim (Joaca Rolim), misto de senhor de engenho e pedreiro, reconstruiu – sobre os escombros do primitivo templo – a atual e ampla Capela de Missão Nova[4].

Esses frades, posteriormente transferidos para o sítio Santo Antônio, fundaram segundo núcleo, dando-se a este o nome de Missão Nova. Com o fluir dos anos, Missão Velha e Missão Nova, depois de catequeticamente abandonadas, passaram ao domínio do remanescente inativo dos trabalhos de mineração, constando de desertores, escravos fugitivos e assassinos de aluguel, formando a pior casta cuja erradicação somente através de pulso forte e decidido poderia se concretizar.

Em termos de colonização, constam como pioneiros e fundadores do povoado o Coronel João Corrêa Arnaud e sua numerosa prole, o que obviamente terá ocorrido no ano após 1758, referência segundo a qual deixaram a região visionários mineradores, ficando o remanescente patrimonial da Companhia sob a responsabilidade do Capitão Alexandre Corrêa Arnaud, filho do primitivo clã. Com o falecimento deste, ocorrência que tem registro em 1771 (82 anos de idade) assumiu o gerenciamento patriarcal o próprio Alexandre, consolidando-se com isso o domínio familiar.[5].

Evolução Política

A povoação, já sacralizada com o nome de Missão Velha, tem como registro de elevação à categoria de Distrito a Lei nº 1.120, de 8 de novembro de 1864. Sua elevação à categoria de Município provém da resolução Provincial nº 262, de 28 de junho de 1931.[6].

Geografia

Área: 533,9km². Área(% em relação ao Estado): 0,38. Altitude: 360,95m. Latitude: 7°15’. Longitude: 39°08’. Mesorregião: Sul Cearense. Microrregião: Cariri. Limites: Norte: Caririaçú e Aurora; Sul: Brejo Santo e Porteiras; Leste: Milagres e Abaiara; Oeste: Barbalha e Juazeiro do Norte. Distritos: Missão Nova, Aleixo, Jamacaru, Gemeleira de São Sebastião. Acidentes Geográficos: Rios Salgado e Seco, Riachos Lameirão, Salamança, da Vargem e Jenipapeiro de Cima. Recursos Hídricos: Pluviometria ( a média anual é de 944,6mm). Atrativos Naturais: Balneário Dr. João de Catro, Cachoeira de Missão Velha, Bica de Jamacaru, Gameleira do Pau, Fonte da Pendência,[7].

Missão Nova é um povoado que é distrito de Missão Velha, o surgimento de Missão Nova aconteceu primeiramente com a criação de uma pequena igreja e, posteriormente, em seu desenvolvimento, o surgimento de uma vila ou povoado. Na época a maioria das cidades e povoados do Cariri nascia e crescia à sombra das igrejas católicas, sob o signo da cruz dos colonizadores que aqui chegavam pregando o catolicismo. Uma igreja e uma praça era regra geral nas povoações antigas. Os templos, seculares ou regulares, raramente eram sobrepujados em importância por qualquer outro edifício. Em torno da capela foram se construindo casas, a Prefeitura, a Câmara. Seguindo o exemplo da maioria das cidades e mesmo dos povoados brasileiros, de uma maneira geral, se caracterizava pela irregularidade, por um desenho muitas vezes linear e limites indefinidos. Os desvios e as conformações dessas cidades e povoados nos remetem a uma origem ibérica e, inevitavelmente, a influências lusitanas que chegaram à bagagem dos colonizadores, Com o desenvolvimento do povoado, a arquitetura antiga foi substituída por prédios modernos. Sobreviveram os templos religiosos por uma razão óbvia: a casa de Deus não foi influenciada pela especulação imobiliária. Os padres, donos de uma cultura elitizada, não permitiram mudanças significativas em sua arquitetura.[8].

Depois do Concílio Vaticano II, em 1962, que abriu as janelas do Vaticano para o mundo, a igreja se modernizou. O padre tirou a batina, a missa deixou ser de celebrada em latim. Mais recentemente, no Cariri, a igreja quebrou o silêncio em torno do Padre Cícero e pediu a sua reabilitação. Mas os velhos templos, construídos na época da colonização, não sofreram alterações. Estão aí, de pé, contando a história do Cariri. Igrejas como a de Porteiras e Jamacaru, que foram construídas em regime de mutirão pelo Padre Ibiapina, são testemunhas do seu trabalho missionário que, no século XVIII, percorreu o Nordeste, construindo hospitais, cemitérios, casas de caridade e igrejas. O primeiro templo católico do Cariri foi construído no povoado de Missão Nova, distrito de Missão Velha, pelos frades capuchinhos e depois reformado pelo profeta de chuvas, Joaca Rolim, que construiu o altar com armações de cipós. Em projeto arquitetônico por ele concebido, baseando-se na Basílica de São Pedro, do Vaticano, Rolim trabalhou tenazmente, até o fim da imponente construção, ao lado esquerdo do riacho Missão Nova. Hoje, a Capela de Santo Antônio, de Missão Nova, tem como continuador de Joaca, seu filho, médico Antônio Rolim.[9].

Educação

N° de Escolas na rede estadual pré-escolar 1° e 2° Graus - 4. N° de Escolas na rede municipal pré-escolar e 1° Grau - 2. N° de Alunos Matriculados na rede estadual pré-escolar - 346. N° de Alunos Matriculados na rede estadual 1° Grau - 1.374. N° de Alunos Matriculados na rede estadual 2° Grau - 468. N° de Alunos Matriculados na rede municipal pré-escolar - 5. N° de Alunos Matriculados na rede municipal 1° Grau-978.[10].

Serviços Gerais

O Governo Estadual tem no município os seguintes postos: Missão Velha, Jamacuru, de Sítio Aleixo, Riacho Seco e o Centro de Saúde dra. Raimunda Alves de Oliveira. A Prefeitura Municipal Mantém: Órgão Municipal de Saúde de Missão Velha. Há ainda o Ambulatório mantido pêlos servidores do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.[11].

Estatísticas

Distância da Capital: Em Linha Reta: 392km. Distância da Capital: Por Rodovia: 521km. Vias de Acesso à Capital: Ce-293, Br-116. Abastecimento D’água: 1.837 ligações. Energia Elétrica: N° de consumidores – 4.112. Total consumo-469.761.[12].

Produção

Produção: Sua economia baseia-se na cultura de algodão arbóreo e herbáceo, cana-de-açúcar, milho e feijão. Na pecuária: bovinos, suínos e aves. Em suas terras foram registradas a ocorrência de Gipsita, minério onde se obtém Gesso Indústrias: 08.[13].

Eventos

Festa de São José (19 de março), Festival de Quadrilhas Juninas (junho), Festival Regional de Música Popular (novembro), Vaquejada (julho), Dia do Município (11 de junho),[14].

Habitação

Domicílios 6421 Domicílios Urbanos 2798 Domicílios Rurais 3601 Aglomerados Rurais 0 Fonte: IBGE, Contagem da População 1996[15].

Histórias que o povo conta

Empresas Registradas

Nº de Empresas Registradas 138 Nº de Indústrias Agropecuárias 2 Nº de Indústrias de Pesca 0 Nº de Indústrias Extrativas 1 Nº de Indústrias de Transformação 8 Nº de Empresas de Energia Gás Água 1 Nº de de Empresas de Contrução 1 Nº de Comércio e Similares 93 Nº de Alojamento e Alimentação 4 Nº de Empresas de Transporte, Armazenagem e Comunicação 3 Nº de Empresas Financeiras 2 Nº de Empresas Imobiliárias e Serviços 5 Nº de Empresas de Administração e Segurança Pública 1 Nº de Empresas Educação 3 Nº de Empresas de Saúde e Serviços Sociais 6 Outras 8 Fonte: IBGE, Cadastro Central de Empresas 1996. [16].

Trabalhadores das Empresas Registradas

Nº Total de Trabalhadores 661 Nº de Trabalhadores no setor de Pesca 0 Nº de Trabalhadores nas Indústrias Extrativas 3 Nº de Trabalhadores nas Indústrias de Transformação 62 Nº de Trabalhadores no setor de Energia, Gás e Água 7 Nº de Trabalhadores no setor de Construção 2 Nº de Trabalhadores no Comércio e Similares 133 Nº de Trabalhadores nos setores de Alojamento e Alimentação 4 Nº de Trabalhadores nos setores de Transporte, Armazenagem e Comunicações 7 Nº de Trabalhadores no setor de Intermediação Financeira 12 Nº de Trabalhadores no setor Imobiliário 8 Nº de Trabalhadores na Administração e Segurança Pública 269 Nº de Trabalhadores no setor de Educação 7 Nº de Trabalhadores nos setores de Saúde e Serviços Sociais 119 Nº de Trabalhadores em outros setores 26 Fonte: IBGE, Cadastro Central de Empresas 1996 [17].

Agropecuária

Nº de Estabelecimentos Agropecuários 2900 Nº de Área dos Estabelecimentos 34241ha Nº de Ocupação com Lavouras 8457ha Nº de Ocupação com Pastagens 8038ha Nº de Ocupação com Matas 6923ha Números de Bovinos 15419 Números de Suínos 5149 Números de Galináceos 69347 Fonte: IBGE, Censo Agropecuário 1995-1996 [18].

Instituições Finaceiras

Agências 2 Valores de Depósitos Não Disponível Valores da Aplicações Não Disponível Media dos Depósitos Não Disponível Media das Aplicações Não Disponível Fonte: Ministério da Fazenda 1996 - 1998 [19].

Vida

Nº de Nascimentos 638 Nº de Óbitos 150 Nº de Casamentos 103 Nº de Separacões 0 Nº de Divórcios 139 Fonte: IBGE, Estatísticas do Registro Civil 1995 [20].

Saúde

Nº de Hospitais 1 Nº de Leitos Hospitalares 72 Nº de Unidades Ambulatóriais 17 Nº de Postos Saúde 4 Nº de Centros Saúde 2 Nº de Clínicas de Fisioterapia 4 Nº de Consultórios Médicos 0 Nº de Consultórios Odontológicos 3 Nº de Unidades Hospitalares Gerais 2 Nº de Postos Assistência Médica 2 Nº de Internações Hospitaláres 1645 Fonte: Ministério da Saúde, DATASUS - 1997 [21].

Estatísticas de Ensino

Nº de Matrículas no Ensino Fundamental 8476 Nº de Matrículas no Ensino Médio 581 Nº de Matrículas no Ensino Pré-Escolar 690 Nº de Docentes no Ensino Fundamental 285 Nº de Docentes no Ensino Medio 27 Nº de Docentes no Ensino Pre-Escolar 42 Nº de Estabelecimentos de Ensino Fundamental 70 Nº de Estabelecimentos de Ensino Médio 2 Nº de Estabelecimentos de Ensino Pre-Escolar 18 Nº de Pessoas com menos de 1 ano de Instrução 12244 Fonte IBGE, Contagem da População 1996 [22].

Histórico

Data de Criação do Município: 28 de janeiro de 1748.(260 anos). Emancipação política: 08 de novembro de 1864. (144 anos). Data da criação da comarca de Missão Velha 11 de julho de 1931(77 anos) Toponímia: Missão Velha é uma alusão ao trabalho de catequese desenvolvido pelos frades Capuchinos de Nossa Senhora da Penha do Recife. Variação Toponímica: Freguesia das Minas dos Cariris Novos, São José da Missão Velha dos Cariris (1748). Desmembrado de Barbalha. Padroeiro: São José. Dia - 29/03. Arquitetura Antiga: Igreja-Matriz de São José [(século XVIII) Rua João Nogueira Jucá com Rua Santos Dumont)], Capela de Santo Antônio (Missão Nova), Praça Francisco Arrais Maia (Centro da Cidade - Avenida Cel. José Dantas, Rua Afonso Ribeiro, Rua Desembargador Juvencio Santana e Rua Padre Fêlix. [23].

Atrativos Turisticos

1 Cachoeira de Missão Velha localizada no Sítio Cachoeira a 6 km da sede da cidade. 2 Praça Nossa Senhora de Fátima localizada nas ruas: Afonso Ribeiro; Padre Fêlix desembargador Juvêncio Santane e a Avenida Cel. José Dantas no centro da cidade. 3 Igreja Matriz de São José localizada na Praça Monsenhor Horácio. 4 Parque de Eventos Pinheirão localizado na nova Avenida por trás do Estádio Valdomiro Dantas 5 Vaquejada anual no parque local 6 Festa de São José, o dia do Santo Padroeiro da cidade e da Igreja é comemorado em 19 de março [24].

Bibliografia

  • Magalhães, Célia de Jesus Silva; Fatos e Curiosidades: Missão Velha; Fortaleza: Casa José de Alencar, 2001

Referências

  1. «Estimativas da população para 1º de julho de 2008» (PDF). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de agosto de 2008. Consultado em 5 de setembro de 2008 
  2. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  3. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005» (PDF). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 19 de dezembro de 2007. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  4. http://www.ferias.tur.br/informacoes/1513/missao-velha-ce.html
  5. http://www.ferias.tur.br/informacoes/1513/missao-velha-ce.html
  6. http://www.ceara.com.br/m/missaovelha/
  7. http://www.ceara.com.br/m/missaovelha/
  8. http://www.ferias.tur.br/informacoes/1513/missao-velha-ce.html
  9. http://www.ferias.tur.br/informacoes/1513/missao-velha-ce.html
  10. http://www.ceara.com.br/m/missaovelha/
  11. http://www.ceara.com.br/m/missaovelha/
  12. http://www.ceara.com.br/m/missaovelha/
  13. http://www.ceara.com.br/m/missaovelha/
  14. http://www.ceara.com.br/m/missaovelha/
  15. http://www.ceara.com.br/m/missaovelha/
  16. http://www.ceara.com.br/m/missaovelha/
  17. http://www.ceara.com.br/m/missaovelha/
  18. http://www.ceara.com.br/m/missaovelha/
  19. http://www.ceara.com.br/m/missaovelha/
  20. http://www.ceara.com.br/m/missaovelha/
  21. http://www.ceara.com.br/m/missaovelha/
  22. http://www.ceara.com.br/m/missaovelha/
  23. http://www.ceara.com.br/m/missaovelha/
  24. http://www.ceara.com.br/m/missaovelha/
Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado do Ceará é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.