Miss Brasil 1988

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Miss Brasil 1988
Data: 9 de abril de 1988
Local: Teatro Silvio Santos, São Paulo
Candidatas: 27
Vencedora: Isabel Cristina Beduschi
Representou: Santa Catarina Santa Catarina

O Miss Brasil 1988, a 35ª edição do concurso, foi realizada no dia 9 de abril de 1988 no Teatro Silvio Santos em São Paulo. O mestre de cerimônias foi o apresentador Murillo Néri da então TV Corcovado do Rio de Janeiro, que teve de substituir Silvio Santos que não pôde apresentar o concurso por problemas nas cordas vocais. [1] Miss Brasil 1987 Jacqueline Meirelles do Distrito Federal coroou Isabel Cristina Beduschi. A vencedora representou o Brasil no Miss Universo 1988. A emissora reapresentou o evento no dia seguinte dentro do Programa Silvio Santos.

Isabel foi a única Miss Brasil da "era Silvio Santos" eleita por voto de Minerva (no desempate entre as candidatas da Bahia e de Minas Gerais ela venceu com o voto da então coreógrafa do evento Joyce Kermann).

Resultados[editar | editar código-fonte]

Colocação Candidata
Miss Brasil 1988
2º. Lugar
  • Bahia Bahia - Vanessa Blumefeld Magalhães
3º. Lugar
Semifinalistas
(TOP 12)

Premiação Especial[editar | editar código-fonte]

  • Novamente só houve a premiação de Miss Simpatia:
Premiação Candidata
Miss Simpatia
  • Paraná também levou o premio de melhor cabelo com premiação da noite

Desempenho Internacional[editar | editar código-fonte]

  • A terceira catarinense a vencer o cobiçado título nacional de Miss Brasil, Isabel Cristina Beduschi foi a Taiwan disputar o Miss Universo que seria realizado naquele ano. A loira natural de Gaspar não conseguiu se classificar entre as dez finalistas. Ficou na 23.ª posição nas preliminares. Dezessete anos mais tarde, sua prima Carina Beduschi ganhava o título nacional, em 2005, porém repetiu o fracasso da prima, não se classificando.

Trívia[editar | editar código-fonte]

  • Pela única vez, o SBT permitiu que todas as 27 misses estaduais e do Distrito Federal pudessem desfilar em trajes de gala e de banho (maiô). O excesso de desfiles (três no total) fez com que a Miss Brasil do ano anterior, Jacqueline Meirelles abreviasse sua despedida do reinado, sem direito a número musical como era de praxe.
  • As mudanças de última hora, foram consequências da ausência do antigo diretor do evento, Homero Salles, que neste ano foi morar no Rio Grande do Norte e estava casado com a ex-Miss Fernando de Noronha Déborah Proença de Moura. A direção artística do evento ficou a cargo de Hélio Vargas. Uma dessas mudanças foi justamente a escolha de apenas três finalistas ao invés de cinco, como era de costume.
  • Para conter os altos custos de produção e enxugar gastos, o Palácio das Convenções do Anhembi foi substituído pelo Teatro Silvio Santos na realização do Miss Brasil 1988. O concurso foi gravado à tarde do mesmo dia, às 14 horas, para ser exibido em horário nobre. O evento foi transmitido para o exterior para apenas três países da América Latina: Honduras (Canal 5 ), Venezuela (Venevisión) e El Salvador (Canal 2)
  • Parte das afiliadas que exibia concursos estaduais teve problemas para realizar seus concursos. No Piauí, por exemplo, a coordenação foi trocada duas vezes antes do concurso nacional.
  • Nesse mesmo ano, o território de Fernando de Noronha fez sua última participação no Miss Brasil antes de sua reincorporação ao Estado de Pernambuco. Desde 2007, o arquipélago participa apenas do Miss Mundo Brasil.
  • Eleita Miss Simpatia, a candidata do Paraná, Karla Cristina Kwiatkowski, seria eleita dois anos mais tarde Miss Brasil Mundo em concurso não televisionado.
  • A bancada que elegeria Isabel Beduschi como Miss Brasil 1988 foi formada por nomes como a coreógrafa do certame, Joyce Kermann, pelo cabeleireiro Jassa, pela Miss Brasil 1986, Deise Nunes, pelo publicitário e dono da boate paulista Gallery José Victor Oliva, pelo empresário da noite Chico Recarey e pelo apresentador César Filho.
  • O prêmio para a vencedora do Miss Brasil 1988 foi: um automóvel Gol zero quilômetro, uma joia exclusiva da M. Korn Joalheiros, um guarda-roupa completo, US$ 1.000 e ida para o Miss Universo 1988,em Taiwan

Atrações Musicais[editar | editar código-fonte]

Ao contrário do ano anterior, nenhuma banda de rock esteve entre os convidados do Miss Brasil 1988. Nesse ano, a produção abriu espaço para nomes mais identificados com o público infanto-juvenil, apesar de ser um evento de horário nobre (foi ao ar às 21h30).

  • Abertura: Leo Jaime entrou no palco após a abertura cantando o hit Conquistador Barato, tema de abertura da novela Bambolê.
  • Trajes de Gala: Recém desligada do grupo Trem da Alegria, a cantora Patrícia Marx apresentou seu primeiro sucesso, Festa do Amor.
  • Trajes de Banho: Após o encerramento, a então dupla Jairzinho & Simony apresentava a música Coração de Papelão.

Candidatas[editar | editar código-fonte]

Miss Brasil 1988
Numeração Estado Candidata
01 Acre Acre Norma Cristina Costa
02 Alagoas Alagoas Girleide Costa Campelo
03 Amapá Amapá Fabíola Souza Bordalo
04 Amazonas Amazonas Eliana Marques da Silva
05 Bahia Bahia Vanessa Magalhães
06 Ceará Ceará Joana D'Arc da Silva Maia
07 Distrito Federal (Brasil) Distrito Federal Ana Cláudia Maranhão de Brito
08 Espírito Santo (estado) Espírito Santo Joseane Duarte Godoy
09 Bandeira-fernandodenoronha.png Fernando de Noronha Eva Márcia de Carvalho Raja
10 Goiás Goiás Cristiane Corrales Ferreira
11 Maranhão Maranhão Alessandra Cunha Lima
12 Mato Grosso Mato Grosso Miriam Barreto Gouveia
13 Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul Annelisy Faria da Cunha
14 Minas Gerais Minas Gerais Lara Lúcia Fonseca de Mattos
15 Pará Pará Kátia Cilene Oliveira Velentim
16 Paraíba Paraíba Madeleine de Vasconcelos
17 Paraná Paraná Karla Cristina Kwiatkowski
18 Pernambuco Pernambuco Ana Maria Guimarães
19 Piauí Piauí Lucenir Dantas de França
20 Rio de Janeiro Rio de Janeiro Simone Martins Bork
21 Rio Grande do Norte Rio Grande do Norte Maria Josineide Bernardes
22 Rio Grande do Sul Rio Grande do Sul Denise Schmitz São João
23 Rondônia Rondônia Sandra Luiza Rodrigues
24 Roraima Roraima Eliza Lira de Magalhães
25 Santa Catarina Santa Catarina Isabel Cristina Beduschi
26 São Paulo São Paulo Dalcilene Aparecida Galani
27 Sergipe Sergipe Ângela Maria Mendonça Costa

Referências

  1. «Com problemas nas cordas vocais, Silvio Santos se afasta e substituto vai apresentar Miss Brasil». Folha de S. Paulo. 8 de abril de 1988. p. D-4