Skoob

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde janeiro de 2013). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
skoob-books
URL www.skoob.com.br
Comercial? Sim
Tipo de site Rede social
Registro Aberto a todos
Idiomas disponíveis Português
Criado por Lindenberg Moreira
Usuários 2.300.000
Lançamento Janeiro de 2009
Posição no Alexa Aumento 9,599[1]
Slogan O que você está lendo?

Skoob é uma rede social colaborativa brasileira para leitores, lançada em janeiro de 2009 pelo desenvolvedor Lindenberg Moreira. O site tornou-se um ponto de encontro para leitores e novos escritores, que trocam sugestões de leitura e organizam reuniões em livrarias.[2] Seu nome deriva da palavra books ("livros", em inglês), ao contrário.[3]

O sucesso foi tão grande que nos primeiros três meses de existência o Skoob já contava 10 mil leitores — ou skoobers, como são chamados os que são cadastrados no site. Algum tempo depois Lindenberg associou-se à Viviane Lordello, profissional de Marketing e também uma leitora apaixonada por livros.

Atualmente permite interatividade com outras redes sociais, como o Twitter e o Facebook, bem como com lojas de comércio eletrônico, por exemplo: Saraiva, Americanas.com e Submarino.[4] Através de cadastro, é possível listar o que você está lendo, o que já leu, o que pretende ler, o que está relendo e quais leituras foram abandonadas, formando assim uma "estante" virtual. O sistema tem um "paginômetro", que soma as páginas dos livros marcados como já lidos, além de uma média de páginas.[5] Títulos ainda ausentes no banco de dados podem ser adicionados pelos próprios usuários, que podem compartilhar suas opiniões sobre as obras através de avaliações com estrelas, de uma a cinco, e resenhas.[3] Possui também a opção de participar de grupos com temas diversos, desde Livros Viajantes (um usuário se dispõe a emprestar um livro de acordo com a lista de participantes definida) à Colecionadores de Marcadores de Texto. Atualmente o Skoob tem mais de 2,3 milhões de usuários cadastrados e disponibilizou gratuitamente App para iOS e Android.

Possui também a funcionalidade denominada "PLUS", onde os usuários podem disponibilizar seus livros para troca com outros usuários da rede social.

Referências

  1. «Traffic details from Alexa». Alexa Internet. 20-01-2014. Consultado em 09-12-2013. 
  2. «Redes sociais trazem a literatura para a internet». Época. 02-10-2009. Consultado em 29-05-2011. 
  3. a b «SKOOB - Socializando o ato da leitura». Secretaria de Educação do Rio de Janeiro. Consultado em 03-02-2010.  Erro de citação: Código <ref> inválido; o nome "conex.C3.A3o" é definido mais de uma vez com conteúdos diferentes
  4. «Skoob - redes sociais». Info Exame. Consultado em 29-05-2011. 
  5. «Info-Abril - Dez sites para os fanáticos por livros». Consultado em 01-06-2013. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]