Usuário(a):Andreas Herzog/Arquivo 2006

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Arquivo
2000 | 2001 | 2002 | 2003 | 2004 | 2005 | 2006 | 2007 | 2008 | 2009
2010 | 2011 | 2012 | 2013 | 2014 | 2015 | 2016 | 2017 | 2018 | 2019
2020 | 2021 | 2022 | 2023

Ossos

Boas, André colocaste os ossos e esqueces-te da carne(licenças). É melhor alterares antes que eles a apagem. Um abraço e bom ano 2006 Rei-artur ? 19:21, 1 Janeiro 2006 (UTC)

Bandeiras

Sim, era de fontes que eu me referia. Em relação à bandeira, foi corrigido. Bom olho :) E bom ano!! :) --Nuno Tavares 23:06, 1 Janeiro 2006 (UTC)

Ditadura militar

Caro Brian, reverti sua edição em Ditadura militar, posto que essa terminologia também tem uso bastante difundido no Brasil. --Patrick msg 13:55, 2 Janeiro 2006 (UTC)

1032

Uma nota de optimismo para começar bem o ano: 1032 :) Muriel 16:41, 3 Janeiro 2006 (UTC)

Historiografia sobre a batalha de Ourique

Prezado André, A sua explicação serviu-me como uma verdadeira aula, tomando-me tempo para assimilá-la. Creio que seria valioso e útil à comunidade aproveitar essas notas no verbete sobre a batalha de Ourique. Me permite uma tentativa? Grato, Carlos Luis M C da Cruz 23:58, 5 Janeiro 2006 (UTC)

Também gostei da explicação e eu não sabia nada disso... claro que não diria o mesmo se constasse no artigo essa informação, quase sem tirar nem por :))) --Nuno Tavares 08:10, 7 Janeiro 2006 (UTC)

(Des)Ambiguações

André, vi que me ajudaste com a página de ambiguações. Na Coordenação Robótica estamos a planear uma mega-desambiguação. A ideia é mesmo deixar a pt.wikipedia sem ligações para páginas de desambiguação. Quem não tem bot também pode participar. Vão ser criados mais scripts, mas para já podes contar com este. Achas necessário um texto de ajuda? --Nuno Tavares 08:10, 7 Janeiro 2006 (UTC)

Condes de Castela

André, dá aqui uma vista de olhos. Parece que fez o mesmo na en:... isto dos anónimos é uma chatice, remove conteúdo sem qualquer justificação.... --Nuno Tavares 10:29, 8 Janeiro 2006 (UTC)

I WikiSampa

Convite

Olá, Andreas Herzog/Arquivo 2006, venha para o I WikiSampa.


Você foi convidado para o I WikiSampa - O encontro dos Wikipedistas na cidade de São Paulo.

Sua presença é fundamental. Traga quem quiser Alegre.
Um grande abraço,
Daniel Indech

Informações

  • Sábado | 14 Jan 06
  • 20 horas
  • Prainha Bar
  • Al. Joaquim Eugênio de Lima, esquina com a Av. Paulista

{{Info/Castelo}}

Olá. Estou a enviar esta mensagem a todos os que participaram na discussão sobre a predefinição dos Castelos de Portugal. Agora o tema é outro. Achei interessante disponibilizar um mapa que assinalasse a localização do castelo em Portugal, e cheguei a isto. Mais uma infobox. Inicialmente tentei utilizar a nossa (brilhantemente conseguida, obrigado a todos!) predefinição dos castelos, mas depois pensei: bom, que interessa ao leitor saber (finalmente) onde fica o castelo, depois de ler todo o artigo?.

Então surgiu a infobox. E com a infobox, já que a vamos criar, alguns dados de consulta rápida: vejam este exemplo. Se reparerem, o pontinho vermelho deslocou-se (comparando com a predefinição) para aproximadamente a localização do Alandroal. O interessante é que com apenas 2 valores podemos deslocar o pontinho para outro sítio qualquer, o que torna a predefinição perfeita, NMO! As minhas perguntas são: gostam? Que acham de equipar todos os castelos (não o façam vocês, eu posso varrer tudo com o bot, mas se alguém o fizer pode dar conflitos!)? Comentem aqui! Bom trabalho! --Nuno Tavares 03:42, 9 Janeiro 2006 (UTC)

Apelo contra a discriminação. Por uma Wikipédia LIVRE!

Caro colega da wikipédia Brian Boru, entro em contacto contigo para te apelar contra exemplos de discriminação que contrariam a liberdade na wikipédia.

Antes de mais agradeço o tempo que dediques a este assunto.

Em dezembro coloquei artigos sobre Arquitectura, Cultura, Ensino e Desporto que estão sendo alvo de descriminação e que alguns administradores votam a favor da sua eliminação. Acho que nada fiz de diferente do que existe em milhares de artigos por aqui. Confunde-se o facto de obras de arquitectura serem obras autor e por esse motivo classifica-las como vaidade do autor, o que não é correcto.

Por favor vê se encontras diferenças entre estes dois artigos, que são identicos, e que justifiquem a eliminação do segundo:

Por favor vê também se encontras diferenças entre estes dois artigos, que são idênticos, e que justifiquem a eliminação do segundo:

Lê por favor as seguintes opiniões sobre a situação descrita:

  • Glum 20:24, 8 Janeiro 2006 (UTC) - minha mãe e minha prima são arquitetas e validam estes artigos.. este voto deveria valer por 3.
  • CapadocioJT 17:51, 7 de Janeiro de 2006 (UTC) Acho que estão de marcação com o Filipe Oliveira Dias, ele ja tem repercussão suficiente para ter um artigo com seu nome na wikipedia, se a Britney tem porque ele não pode ter? E além disso, todos os artigos não estão exaltando ele em nada, nem fazendo propaganda de si. Artigo bem imparcial. Pelos outros pedidos de exclusão de outros artigos dele, acho que estão sendo nem um pingo democraticos e dessa maneira vão acabar com a credibilidade da wikipedia.
  • algumacoisaqq 13:13, 6 Janeiro 2006 (UTC) - Gente, eu sei que vocês estão bravos com o cidadão, mas artigo mal-escrito é caso de corrigir, não de apagar!
  • Pelo que vi, as entradas estão bem completas, mas acho que, pelo jeito, o artigo sobre seu nome vai ser deletado mesmo, não sei sobre os outros. algumacoisaqq 19:44, 5 Janeiro 2006 (UTC)
  • Votei no que achei mais justo, foi a favor de seu artigo. Agradeço a seus elogios, mas acho que eles devem vir para você também, e para todos que colaboram de bom grato para a Wikipédia. SallesNeto_BR Torpedo 20:28, Janeiro 4, 2006 (UTC)
  • O artigo foi totalmente reformulado. Merece ainda uma leve revisão, mas não há mais motivos para ser eliminado (e sim, ele possui conteúdo enciclopédico, como qualquer outro edifício público de sua magnitude).--g a f msg 18:38, 2 Janeiro 2006 (UTC)

Pelo exposto apelo que votes contra a eliminação dos seguintes artigos:

Obrigado, Filipe Oliveira Dias 17:24, 9 Janeiro 2006 (UTC)

Exército

Essa era perfeita para este artigo :) E o Exército? --Nuno Tavares 17:51, 29 Janeiro 2006 (UTC)

A e O

Um Abraço e Obrigado,--Filipe Oliveira Dias 22:17, 29 Janeiro 2006 (UTC)

WikiSampa

Bom ver te novamente, André. Da próxima vez, te convido com mais antecedência! rs Indech::alô? 22:54, 29 Janeiro 2006 (UTC)

S. Teotónio

É muito difícil saber a relação entre São Teotónio e a vila com o mesmo nome no concelho de Odemira, mas parece-me demasiado forçado o que foi posto no artigo da vila de São Teotónio. Forcadíssimo e difícil de fundamentar historicamente. Porquê ali? Que outro fundamento existe? Conta-se a história (disparatada) de que São teotónio teria ali convertido uns infiéis após a batalha de Ourique. Mas afinal a batalha de Ourique, segundo investigações mais recentes, até terá tido lugar noutro Ourique. Seria bom que alterasse, de algum modo, o texto existente naquele site.(pessoalmente tendo para a existência de um nome diferente que foi incorrectamente grafado do ponto de vista cristão)

Saint Joseph's farma

Ora, claro. Ando eu aqui mortinho por dar trabalho à minha maquineta nova. Deixa lá vir uns dias de mais solito e eu faço isso e já agora tiro tb aos seis azulejos, porque como está (5) fica coxo, o artigo. abraço. Paulo Juntas 00:41, 5 Fevereiro 2006 (UTC)

Brasões

André, queria-te pedir um favor: assim que acabares isso dos brasões das freguesias (também vais colocar as bandeiras?) avisa-me, por curiosidade. Um abraço, --Nuno Tavares 05:07, 5 Fevereiro 2006 (UTC)

Bot

Txi, pois é. Passou-se-me por completo. Vou colocar na agenda do bot, logo te aviso quando terminar. --Nuno Tavares 05:51, 5 Fevereiro 2006 (UTC)
Assim fiz, e encontrei lá outra pendência por ti sugerida: [1]. Se não te importas, movias essa questão (das comunas italianas) para qualquer outro lugar. Por mim tanto faz, mas vamos precisar do bot para recategorizar. Eu só não sei para onde. Entretanto, creio que foi o Dantadd que sugeriu manter o nome de comune alegando que é algo distinto da comuna (embora eu ache que o problema esteja no texto e não na tradução). Aproveitava-se e discutia-se tudo. Amanhã :) --Nuno Tavares 05:55, 5 Fevereiro 2006 (UTC)

Fusões

Outra coisa... aqui há tempos surgiu a ideia de fundir os artigos que são sobre freguesias e municípios num só. I mean: Castelo Branco (freguesia), e Castelo Branco. Embora faça todo o sentido existirem em separado, duvido que alguém vá escrever no mínimo... eu, pelo menos, ataquei o artigo do município (creio que nem reparei que havia outro para a freguesia, lol. Que dizes? --Nuno Tavares 06:09, 5 Fevereiro 2006 (UTC)

eheheheh

essa ampola do estressado ficou 10 na sua pagina de discussao/usuario. to arrumando a minha mas to numa preguiça! Ahhh vc é ajudante do tipo administrador (apaga corrije elimina e adedda)? beleza! prazer Goruccio... entendido! abraços to na area! Goruccio 03:31, 6 Fevereiro 2006 (UTC)

Latim

André, se tiveres um tempinho, podias-me traduzir isto?

Ne irascaris Domine,
ne ultra memineris iniquitatis:
ecce civitas Sancti facta est deserta:
Sion deserta facta est:
Ierusalem desolata est:
domus sanctificationis tuae et gloriae tuae

Se não tiveres, também ninguém se chateia :) --Nuno Tavares 15:02, 7 Fevereiro 2006 (UTC)

Prometes que me traduzes outras coisas (se eu precisar e se tu puderes) ainda que não gostes da resposta? Haha? --Nuno Tavares 02:07, 8 Fevereiro 2006 (UTC)

É simples. Não te rias: ouve Enigma, a música [Beyond the Invisible] :) Não, não vou pedir para traduzires todas as músicas deles EH EH EH, era só essa passagem... Abraço e obrigado! --Nuno Tavares 02:14, 8 Fevereiro 2006 (UTC)

Olha, nem a propósito... o que quer dizer isto? LOL --Nuno Tavares 13:17, 8 Fevereiro 2006 (UTC)

Quinta de São José

http://commons.wikimedia.org/wiki/Sacav%C3%A9m#The_city. Paulo Juntas 01:42, 8 Fevereiro 2006 (UTC)

Aquela treta anda sempre em obras, quando acabarem,tiro outras. Paulo Juntas 01:43, 8 Fevereiro 2006 (UTC)
E já que está em obras vou substituir os azulejos mas vai demorar um pouco a limar-lhes as arestas. Paulo Juntas 01:56, 8 Fevereiro 2006 (UTC)

Oi André. Vê aqui, os novos azulejos e diz algo. Paulo Juntas 17:03, 8 Fevereiro 2006 (UTC)

Fixe, queres substituir na História de Sacavém para eu pedir para apagar as outras? Paulo Juntas 17:20, 8 Fevereiro 2006 (UTC)

Não está muito mau, lol. Paulo Juntas 18:00, 8 Fevereiro 2006 (UTC)

Roma

André, voltou o chato de serviço: estou a ler sobre a história de Roma e encontrei uma data de nomes romanos, estatutos, e essas coisas, que não sei onde colocar. Não me ocorre mesmo nenhum título (é daquelas brancas...). Estive a olhar para a Predefinição:Governo da Roma Antiga e ainda fiquei mais confuso, porque não sei separar o que é política do que é magistratura, do que é direito. Estou a referir-me a expressões do tipo:

E por aí fora. Já pensei ir ao wikcionário e ir lá deixar um a um... mas: em qual? No de latim? Ou no de português? LOL E que tal um Glossário de termos da Roma Antiga? Ou Glossário de estatutos da Roma Antiga, ou do Império Romano. Bah, são dois problemas. Se tiveres alguma ideia, manda vir. Até podes inaugurar o artigo com estes 4, que depois eu vou colocando :) help. --Nuno Tavares 06:50, 9 Fevereiro 2006 (UTC)

Mas confirma-me lá uma coisa: Roma Antiga é historiograficamente distinto de (prévio ao) Império Romano, n'é? Mas bem, seja Glossário da Roma Antiga. Pode ser que entretanto alguém arranje um título melhor. --Nuno Tavares 22:37, 9 Fevereiro 2006 (UTC)

Pois. É que estou aqui num impasse. Muitos livros tratam a "História de Roma" considerando Roma como uma entidade. Nesses livros é explorado o Império (quiçá a componente menos centrada sobre Roma, a cidade). Entretanto, há tanto a dizer sobre a "história da Roma como uma entidade" que fiquei sem saber onde colocar. Então vê lá se estou a pensar bem:

  • O artigo história de Roma deve focar a história dessa entidade (os Romanos) unicamente no que respeita às transformações sócio-económico-[endless list]-políticas que afectaram a cidade;
  • O artigo Império Romano deve focar a história desse período: desde o primeiro imperador até à queda do I.R.Ocidente;
  • O artigo Roma Antiga será esse tal hub de história sobre "Roma-entidade".

Está certo? Pergunto-te isto porque parece-me um pouco confuso podermos encher a wikipédia com o máximo de informação e, no entanto, ela ficar dispersa por três ou quatro artigos. Por exemplo (desconsiderando que os artigos estão ambos em construção), durante a tradução de história de Roma encontrei algumas passagens decisivas na história da "Roma-entidade" que não deram muita importância no Império Romano. Basicamente, procuro "O" artigo que faça de hub para a história da "Roma-entidade", tal como História de Portugal faz de hub para as várias épocas de Portugal-nação independente. Confirma-me lá: estou a pensar bem? --Nuno Tavares 18:52, 11 Fevereiro 2006 (UTC)

Podes pois! Podes começar desfazendo o redireccionamento de Dominium. Apesar de me ter partido a rir, se tu dizes que é uma fase da HdR, bem podes começar por dizer isso mesmo hihihi. Eu não faço ideia do que seja, senão.... abraço. --Nuno Tavares 02:39, 12 Fevereiro 2006 (UTC)

Citação: Tu escreveu: «tenho que investigar melhor a ver se há correspondência na tradução» Faxavor! Já dizia o slogan da funerária de Canas de Senhorim, nos isqueiros promocionais: «Cá te espero» lolol --Nuno Tavares 02:50, 12 Fevereiro 2006 (UTC)

São Pedro de Rates

Acho que te enganaste... meteste o artigo do santo para eliminação rápida... refereste a São Pedro de Rates (Vila) ?? vi agora que meti v maiusculo abrç--Pedro 14:17, 10 Fevereiro 2006 (UTC) ha... tá bom... -Pedro 14:22, 10 Fevereiro 2006 (UTC)

  • Percebi, já me aconteceu várias vezes carregar numa discussão e ir ter a outra, já apaguei. -Pedro 14:32, 10 Fevereiro 2006 (UTC)
    • interessante e estranho. Por ter sido o primeiro bispo e onde nasceu... (que ainda não vi nenhum sitio a dizer onde nasceu) E, o corpo que o São Félix encontrou dificilmente era desse bispo, penso eu. Nas histórias que o povo conta tem smp um fundo de razão. E, o arcebispado é mesmo antigo O.O Não fazia ideia, isso é 30 anos depois da morte de cristo (apenas)... E, pelo que me lembro o norte foi das ultimas regioes a ser convertida. Vou ver se encontro mais alguma coisa. Eu sempre pensei que São Pedro de Rates fosse contemporaneo de São Félix... depois é que vi que não, têm diferenças de séculos. Se descobrires algo mais, mete no artigo sff. --Pedro 20:16, 10 Fevereiro 2006 (UTC)
  • Mas o estranho é que estes dados encaixam (tipo o de ser bispo, a relação com Santiago e a vindaa deste da palestina, será isto tudo criado na idade média, e depois criando pequenos mitos ali e acolá?), não encontrei nada em papel. :S vou ver se no portal da Póvoa tem lá alguma coisa mais, ele tem acesso a coisas fornecidas pela camara e pela radio mar/povoa semanario.unca ouvi falar que ele tinha sido o primeiro bispo. --Pedro 21:39, 10 Fevereiro 2006 (UTC)
  • Mas repara que tb há esse mito na Galiza (que andou por lá na mesma altura), que fica muito perto desta zona. Outra coisa é que o orago de Amorim é Santiago, para ir para os montes tens que passar Amorim que é o caminho mais perto, e Amorim dantes incluia Aver-o-Mar. A pé demoras à volta de 2 horas certas em passo normal desde a marginal aos principais montes. Vir um apostolo da palestina para tão longe... eles deveriam andar pelo mediterraneo oriental. De qq maneira é engraçado. --Pedro 22:47, 10 Fevereiro 2006 (UTC)
  • Bom, ao menos confirma, engraçado é que é só mitos. Eu acho que poderá ter vindo alguém que não terá sido o verdadeiro Santiago (se calhar algum cristão chamado Tiago), e que São Pedro de Rates terá mesmo existido, e que o São Félix (que já andaram a pesquisar era um pescador real) e este terá encontrado um corpo qualquer e que pensou que era do santo. A minha lógica diz-me isto. E, claro que a Sé de Braga ia querer o corpo do santo que deveria ter sido um pobre coitado. Será que a Sé de braga ainda tem o corpo, poderiam datá-lo. Se tiver 1000 bate mal e confirma que será uma pessoa daquela época, se tiver 2000 bate certo com o santo. Mas não sei se a ciencia consegue fazer prever isto. Mas nós podemos fazer muito pouco. Apenas sempre soube que aquele monte em particular sempre foi sagrado. E eu sempre pensei que estava associado a mitos pagãos de adoração a montes, mas pelo que vejo (leio) são mesmo do inicio da cristandade, mas como te disse numa zona que se converteu tão tarde e tão afastada da Palestina, é no mínimo estranho. De qualquer maneira, fica fixe pró artigo da Póvoa, a cena das fontes. lol. Acho que em pequeno visitei uma dessas fontes quando fui ver a santa de balasar, mas não sabia que havia relação. --Pedro 17:54, 12 Fevereiro 2006 (UTC)

olha isto: http://www.catholic-forum.com/saints/saintp3j.htm Peter of Braga, as datas e a informação coincide com São Pedro de Rates. olha mais: http://www.catholic.org/printer_friendly.php?id=5379&section=Saints+%26+Angels --Pedro 19:10, 12 Fevereiro 2006 (UTC)

Copyright de fotos

Realmente parece bem complicado esse sistema de fotos em relação ao copyright. Como saber se uma foto é ou não permitida?

Favor

Por favor me dia em que fere meus textos o direito do autor? Meu texto não é igual a dissertação! ME mostre quais são as frases iguais?? --Irrael Cordeiro de Melo Junior 03:56, 12 Fevereiro 2006 (UTC)

Qual o motivo de ter excluído meu texto por má formatação?? --Irrael Cordeiro de Melo Junior 03:56, 12 Fevereiro 2006 (UTC)

Ajuda

Já me deparei com caso idêntico e já vi também outras pessoas. Talvez alguns usuários não reparem no retângulo de mensagens, ou o ignoram pensando que é igual aquelas propagandas que vemos em alguns websites. O jeito em tais casos é dar uma bloqueada mínima, que force a pessoa a ler a página de discussão (que, se for também alguém que tenha lido mas feito pouco caso, também chama bem a atenção). Cachorrinho está latindo lá no fundo do quntalmsg 04:41, 12 Fevereiro 2006 (UTC)

Batalha de Ourique

Prezado André, Por acaso (se é que ele existe), estive trabalhando com ela hoje pela manhã, ainda em função do pedido que lhe fiz. Em que pese a excelente explicação que me deu (e que creio compreendi bem), ainda não consegui expressá-la para o meu eu não-português. Sei que isso parece meio Pessoa, mas realmente necessito de mais alguns dias para amadurecê-la na Caixa de Areia. Abraço, Carlos Luis M C da Cruz 23:59, 12 Fevereiro 2006 (UTC)

Wikiconcurso

Estão abertas as inscrições para o 4º WikiConcurso!!

Escolha um esboço, mínimo ou VDA sobre história e habilite-se a uma medalha!

Veja como inscrever artigos.

Boa sorte! Lusitana

Nota: também serão aceites esboços ou mínimos que não estejam marcados como tal e que tenham até 150 palavras (aproximadamente).

Wikipédia em tétum

Agradecimento.

Obrigada por enriquecer a minha contribuição sobre a Biblioteca Nacional de Lisboa. Um abraço.

Usuário vândalo

Eu pergunto-me até quando teremos de aturar o usuário Gui cps, Kazak, IP 201.12.75.140 e também 201.12.77.245 ?? Ele diariamente vandaliza os artigos Cazaquistão, Arménia, Geórgia, Astana, Lago Niassa, Malauí entre muitos outros. Eu não entendo porque tanta condescendência com ele, o que pode ser feito? Dantadd 16:08, 15 Fevereiro 2006 (UTC)

Nope ;-) Dantadd 17:25, 15 Fevereiro 2006 (UTC)

Termópilas

Está à vontade. Eu e a Lusitana já tínhamos falado do assunto e concordámos que não há problema. A margem é tão pequena que nem quisemos fazer nenhum alarido nem apresentar nenhuma decisão formal. Manuel Anastácio 20:31, 15 Fevereiro 2006 (UTC)

Ops foste mais rápido! Lusitana 20:44, 15 Fevereiro 2006 (UTC)
Cheguei atrasado!! rs. Mas acho que a questão jã estã resolvida... Até mais.--g a f msg 01:42, 16 Fevereiro 2006 (UTC)

MSN

Brian, tu por acaso dos acasos não tens MSN? Creio que tivemos uma ligação telepática há momentos LOL --Nuno Tavares 02:20, 17 Fevereiro 2006 (UTC)

Procurei, procurei, e não encontrei na tua página. Acho que o mesmo muito burro sou eu lol --Nuno Tavares 02:29, 17 Fevereiro 2006 (UTC)

Ora, liga o MSN que eu explico-te LOL --Nuno Tavares 02:44, 17 Fevereiro 2006 (UTC)

Admin

André, fico realmente muito contente pela tua lembrança! Bom, eu gostaria sim de ser um administrador e poder contribuir mais diretamente com o projeto da Wikipédia. Contudo, creio difícil que minha indicação seja aprovada por dois motivos: colaboro como usuário registrado há pouco tempo (desde 4/12/2005) e já tive algumas pequenas discussões com alguns administradores (mas, pelo que vejo, isto é razoavelmente comum). Talvez fosse melhor esperar mais dois ou três meses, assim as chances seriam maiores. Que achas? Desde já, obrigado pela lembrança. Um abraço, Dantadd 11:43, 17 Fevereiro 2006 (UTC)

Então...vamos fazer o seguinte; eu monto uma página de usuário minimamente decente aí acho que dá pra ser indicado, que achas? Obrigado de novo pelo apoio! Dantadd 10:19, 18 Fevereiro 2006 (UTC)
André (Brian Boru da família Kennedy, hehehe), queria me desculpar pelo atraso, mas queria te dizer que assim que quiser, podes me indicar. Fiz uma página pessoalmente mínima, só para não passar vergonha... Bom, é isso, qualquer coisa, avisa... Abraços, Dantadd 00:35, 24 Fevereiro 2006 (UTC)

Edições

Citação: tu escreveu: «...e pelas regras, bastam 3000 para se ser proposto.» Tantas? A última vez que eu ouvi falar nisso (e já foi há MUITO) tempo), tenho a impressão que o exigível eram 500, e isto após se ter considerado que 1000 era demasiado. Paulo Juntas 17:02, 17 Fevereiro 2006 (UTC)

Era era, Eu nem 1000 tinha quando fui proposto, lembro-me perfeitamente de alguém comentar que tinha sido ultrapassado pelo Marcelo Reis que me propôs porque estava à espera que eu fizesse as mil. Paulo Juntas 17:08, 17 Fevereiro 2006 (UTC)
Já agora: foi aqui

Pera sempre contra sus!

Olá Brian Boru,
Em relação às seguintes edições [2] [3]. Será que poderias utilizar antes o método da «campanha»?
Vê como exemplo o código utilizado no artigo Ataque a Pearl Harbor.

Cumprimentos, Get_It 17:45, 18 Fevereiro 2006 (UTC)

  • Estou contente que tenhas gostado da ideia. Se precisares de ajuda para utilizar o Campanha Info é só apitares - vou estar agora atento à página de discussão, prometo. --Get_It 18:00, 18 Fevereiro 2006 (UTC)
    • Fixe
      Abraço, Get_It 18:04, 18 Fevereiro 2006 (UTC)

Ampelos

Ampelos deve ir para eliminação normal - a não ser que consideres o conteúdo impróprio (e alguém concorde contigo)... Manuel Anastácio 16:23, 19 Fevereiro 2006 (UTC)

VOTAÇÃO

PODERIA DAR SUA OPINIÃO EM FORMA DE VOTO AQUI Wikipedia:Vota%C3%A7%C3%B5es/Relat%C3%B3rio_de_acessos_ao_CheckUser. SUA PARTICIPAÇÃO É IMPORTANTÍSSIMA. OBRIGADO.

Finalização de votações em WP:PE

IMPORTANTE: A partir de 20 de Fevereiro de 2006 encontram-se implementadas as NOVAS CONDICIONANTES para a eliminação ou manutenção de uma página. Antes de eliminar uma página em votação, por favor leia as regras de como finalizar uma votação em procedimento de eliminação de páginas.

Lusitana 09:55, 20 Fevereiro 2006 (UTC)

Invasões bárbaras

Espelho, espelho meu, diz-me se invasões bárbaras é menos bonito que Período das migrações ("eu", para rimar). É que pelos vistos, os bárbaros, não eram tão bárbaros assim, como disse a minha professora de História.... que dizes? --Nuno Tavares 22:28, 21 Fevereiro 2006 (UTC)

Não gostei... que estranho, migrações bárbaras soa-me pior que invasões bárbaras por parecer que as migrações é que foram bárbaras, não os povos LOL deve ser cansaço. Bárbaros não pode ter maiúscula (pois não eram um povo), e como o título é parcial, seria migrações dos bárbaros. Então, e que tal migrações dos povos bárbaros (acho que incluir povos ajuda a imparcializar a conotação bárbara, já que eram bárbaros apenas porque não eram romanos, não necessariamente que fossem uns malandrecos). Estou à espera da luz verde? --Nuno Tavares 23:54, 21 Fevereiro 2006 (UTC)

Assim que carreguei no botão mover, fez-se luz. Período das migrações deve ter sido a forma que a en: encontrou para imparcializar ao máximo. É que usar "povo bárbaro" é mesmo tomar partido numa facção ocidentalista... quando algum eslavo, escandinavo ou asiático vir aquilo, voltaremos a discutir hehehe. Para já, vou deixar assim, pode ser que ele tenha outra opção.. um abraço, e desculpa lá a chatice. --Nuno Tavares 00:07, 22 Fevereiro 2006 (UTC)

  • Blush* Pois... é a única coisa de que me envergonho na wikipédia.... mas sim, é isso mesmo. Digamos q a wikipédia serve simultaneamente de manual didáctico (quando pesquiso) e de "exame" para a minha WikiLicenciatura em História eheheh :) Como vês, sou mero aprendiz... --Nuno Tavares 00:45, 22 Fevereiro 2006 (UTC)

Bom, na verdade é um jogo com a minha própria cabecinha. Quando estou com sono sem razão, basta ler um livro de história, quando estou sem sono por alguma razão, basta pegar num manual técnico LOL. Mas o engraçado foi falar aqui há tempos com uma arqueóloga e... conseguir falar de coisas técnicas :) Eu parvo por saber dar resposta, e ela parva como é que um engenheiro informático sabe alguns detalhes que ela marrou pa enfiar na cabeça eh eh eh. É fixe! Só não te aconselho a fazeres o oposto, porque toda a gente conhece o efeito soporífero dos manuais de informática kkkkkkkkkkk grande abraço, vou ver se me deito que é para entretanto a cama aquecer e ver se não tenho que pegar num manual LOL.. --Nuno Tavares 00:57, 22 Fevereiro 2006 (UTC)

Benavente

Tenho reparado que alterou pagina de Benavente de Wikipedia, para por esse conselho no Alentejo. Eu sou de Benavente, e sei muito bem que Benavente e no Ribatejo, nao no alentejo. Ja por varias vezes tentei alterar essa informação, e de vez em quando e alterado para alentejo, sem justificação nenhuma.

Atenciosamente,

Pedro Semeano

Wikiconcurso

Tempus fugit...!

O 4º WikiConcurso encerra no domingo dia 26 de Fevereiro às 23:59 UTC!! Qualquer edição no artigo concorrente feita a partir desta data não será mais avaliada! Por isso... não percam tempo Alegre! Boa sorte! Lusitana

Fotos

Oi André: Image:Legenda.jpg + image:Casa da Cultura de Sacavém.jpg. Interessa? Antes que perguntes: Sim vou arranjar uma foto do cabeçudo e do Museu e da FLS, acho que tb tenho qq. Paulo Juntas 02:08, 26 Fevereiro 2006 (UTC)

Maomé

André, também concordo que exageramos (eu e JLCA) na discussão num lugar inadequado, a parte sobre Maomé poderia ser tranferida para o artigo sobre Fátima. Aproveito para pedir como poderíamos votar esta questão para uniformizar artigos, pois o que ele fez com o artigo sobre Fátima (ele que mudou originalmente) não é correto. Acho que a comunidade deve decidir. O mesmo vale para língua escocesa, sobre a qual debati com E2m. Penso que nenhuma das visões deva prevalecer à força, deveríamos argumentar e votar. É possível? --Dantadd 14:55, 26 Fevereiro 2006 (UTC)

Θερμοπύλαι

André, queria-te agradecer pelo Termópilas (que raio de nome). Ainda não li, mas já ganhou mais um afluente eheheh. Se tivesses máquina do tempo, talvez ainda conseguisse lincar a tua batalha também eh eh eh. Pelo menos a da Muriel já está, e a do Kurtz também EH EH EH --Nuno Tavares 15:03, 26 Fevereiro 2006 (UTC)

Θερμοπύλαι também para ti. Direito cívico? Quem? Onde? Como? --Nuno Tavares 15:19, 26 Fevereiro 2006 (UTC)
Thermopýlai também para ti. Eu.. ermm.. evito esses lados. Já lá fui, mas larguei só uma posta de pescada (estava a ir tão bem.. :/). Enfim. Só intervenho aí quando a coisa dá para o torto =). Já agora, bem podes contribuir aqui, acabei de me lembrar agora, e já lá vou colocar as minhas. --Nuno Tavares 15:25, 26 Fevereiro 2006 (UTC)

Luta desleal: LOL, se aí tens TV, liga aí na TVI lolololol... vou já tirar notas kkkkkkkkkkk --Nuno Tavares 17:23, 26 Fevereiro 2006 (UTC)

Deixa lá.. já acabou :(```` que cena triste. Estava a dar um filme sobre as invasões bárbaras. Só que só apanhei o princípio... do fim. Xuif foi mesmo azar.. --Nuno Tavares 17:36, 26 Fevereiro 2006 (UTC)

LOL Eu não percebo porque é que fazem isto. Que ajuda ter um quadro branco?! Mas 'tá bem... --Nuno Tavares 17:45, 26 Fevereiro 2006 (UTC)

ER

Vejo que marcas para ER imagens sem utilização, que tenham sido substituídas por outras, diferentes... A minha questão é: onde é que essa regra de eliminação rápida está definida??? Manuel Anastácio 22:49, 26 Fevereiro 2006 (UTC)

É como este argumento para ER: " que utilidade para esta imagem?" - isto é argumento a levar a uma votação normal de eliminação - não para ER!!! Manuel Anastácio 22:51, 26 Fevereiro 2006 (UTC)

A questão é que não sei qual é a nossa política para imagens não usadas... Aliás: nem sei se existe alguma política? Vamos iniciar a discussão na esplanada? Ou essa política já existe e eu não sei onde? Manuel Anastácio 23:07, 26 Fevereiro 2006 (UTC)

Imagens

Olá André! Claro que se pode colocar as imagens (imagem:Vista da penha de frança lisboa.jpg e imagem:Vista de Amora.jpg) no commons! Já nem me lembro de onde as tirei, mas também penso que pela idade já estão em DM. Um abraço João C. 23:21, 26 Fevereiro 2006 (UTC)

Wikiconcurso

WikiConcurso encerrado!

Encontra-se terminado o prazo para inscrições e edições nos artigos participantes no 4º WikiConcurso!! Os concorrentes serão informados pelos coordenadores sobre a data, método e local onde se processará a avaliação dos artigos! Lembramos que todos os concorrentes com artigo desenvolvido deverão participar na avaliação. Boa sorte! Coordenadores do Wikiconcurso 00:30, 27 Fevereiro 2006 (UTC)

Fábrica de Loiça

Presentinho: Image:Azulejo da Fábrica de Loiça de Sacavém.jpg + Image:Fábrica de Loiça de Sacavém - Entrada.jpg e abraço. Paulo Juntas 10:15, 27 Fevereiro 2006 (UTC)

Wikiconcurso

Começaram as votações!

Temos o prazer de anunciar que iniciou o período para a avaliação dos artigos do Wikiconcurso. Como candidato com artigo desenvolvido, convidamo-lo a ler as versões dos artigos (listadas em Wikipedia:WikiConcurso/Quarto WikiConcurso/Avaliação – atenção: não avalie versões mais recentes!!!) e a votar nas respectivas listas. Relembramos que se não votar, os seus artigos serão desclassificados (não são permitidas abstenções). Obrigado pela participação e boas leituras!!!... Boa Sorte! Coordenadores do Wikiconcurso 16:39, 27 Fevereiro 2006 (UTC)

Imagem

Obrigado pela correção em relação a Beltraneja. as imagems são realmente as mesmas, mas a formatação é diferente, o objectivo é uniformizar o tamanho das imagens das rainhas portuguesas, para seguir um padrão

Reforma de Diocleciano

André, ainda não li muito sobre o assunto, mas parece que o tipo restruturou as províncias em 298 d.C., certo? Não sei é se foram todas ao mesmo tempo. Creio também que foi quando surgiram as dioceses e prefeituras pretorianas, certo?

Encontrei uma imagem fixe, embora parcial. Encontrei outra imagem que dá mais alguns detalhes.

Agora, a minha dúvida é, onde desenvolver isto? Os ingleses enfiaram tudo em en:Roman province, mas não me agrada. E há outra coisa que não compreendo: a Hispânia passou para a diocese prefeitura das Galliae, diocese Hispaniae, mas o artigo diocese refere: Na Península Ibérica, no tempo de Augusto, a Hispânia Citerior tinha três dioceses; com Diocleciano a Península passou a ter uma única diocese, subdividida em cinco províncias. Entretanto, já tenho aqui 3 ou 4 artigos da en: para cruzar, mas pode ser que consigas orientar isto primeiro. Deixei as minhas notas em Reforma de Diocleciano, mas se calhar não era mau mandar isto para diocese romana ou prefeitura pretoriana... como não sei latim, toma lá em inglês: completely nadeiting. --Nuno Tavares 13:37, 28 Fevereiro 2006 (UTC)

Proposta

Predefinição:ApagarAviso

Licenças

André, esqueceste de colocar a licença, nas seguinte imagens: Imagem:Aerosmith.jpg, Imagem:Bandeira de Sacavém.png. Um abraço  Rei-artur  18:11, 28 Fevereiro 2006 (UTC)

OK... Mas querem que eu ponha lá uma informação de licença... O que é que eu ponho lá? Creio que o texto indica claramente que a imagem pode ser utilizada para todos os fins, apesar de ter copyright... Manuel Anastácio 03:08, 1 Março 2006 (UTC)

Cabeçudo!

Well, aí tens o Cabeçudo. By the way, conheces a história que diz que o Saldanha mandou retirar as estátuas por achar que eram parecidas com ele (feias)? abraço. Paulo Juntas 17:20, 1 Março 2006 (UTC)

Bom, estas têm mais qualidade (acho, máquina nova e melhor) a do rio pensei em substituir a que está no artigo; A da igreja como foi tirada lá de cima do forte, vê-se a igreja toda, enquanto a outra semelhante apanha uma grande parte do muro, a ideia era tb substituir ou pelo menos numa das páginas, já que está a mesma no artigo Sacavém e no artigo da igreja. do your best. Ah, tenho impressão que ainda tenho mais qualquer coisa, vou ver. Ah, numa tabela, referes uma lápide na rua almirante reis; onde está isso exactamente, sabes? abraço. Paulo Juntas 21:33, 2 Março 2006 (UTC)

Pedido

Podias opinar aqui? Abraço, Martiniano_Hilário 19:49, 1 Março 2006 (UTC)

Mudança do termo "vaidade"

Convido-o para esta discussão. --Fernando Ф 16:33, 2 Março 2006 (UTC)

Salvador Correia de Sá

Prezado André, Estou dando uma achegas na Fortaleza de Santa Cruz da barra do Rio de Janeiro (uma pendência pessoal minha com o Exército brasileiro), e constatei que passaste pelo Salvador Correia de Sá, levando-o para Salvador Correia de Sá e Benevides. A minha tabela de Governadores do Rio de Janeiro (a duras penas copiada do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro), indica que o primeiro, de cognome "O Velho", governou de 1568 a 1572, e novamente de 1577 a 1599. Se bem me lembro das minhas aulas de História do Estado do Rio de Janeiro, com o falecido mestre Nilo, de saudosa memória, este vinha a ser tio do segundo, o (re)conquistador de Angola (família poderosíssima). Dá-me lá uma olhada nisso e, se acreditares de valia, copia esta mal-traçada nota para o campo de discussão do verbete. Boas férias, Carlos Luis M C da Cruz 19:02, 3 Março 2006 (UTC)

  • Todo o mundo tira férias igual ao Nuno por aqui? Preciso aprender isso também... De qualquer modo, valeu! Abraço, Carlos Luis M C da Cruz 19:30, 3 Março 2006 (UTC)
A velha geração, localmente, definiría-as como Mandrake (que ele não nos leia... LOL!) Sds,

Agradecimento

André, quero te agradecer pela indicação e pela confiança! Obrigado mesmo! --Dantadd 21:06, 4 Março 2006 (UTC)

Aproveito e pergunto...como faço para fundir Guido d'Arezzo e Guido D'Arezzo? Vou aproveitar o conteúdo de um no outro, mas não sei como recuperar o historial daquele que eu eliminar. Queria apagar Guido d'Arezzo, para depois mover Guido D'Arezzo para o nome correto com 'd' minúsculo. Qual a melhor forma? --Dantadd 21:14, 4 Março 2006 (UTC)
Obrigado pelas dicas...com o tempo vou acertando! Espero...e não repara se eu sumir justamente nos próximos dias, mas vou ter de viajar a trabalho. Um abraço! --Dantadd 16:32, 6 Março 2006 (UTC)

Ajuda na edição

Obrigado pela ajuda com as ligações de Nossa Senhora do Ó,me atrapalho com estas coisas.Sabes me ensinar como justificar o texto ?Deixar bem certo nas laterais.O meu só alinha pela esquerda.Abraço desde São Paulo-BrJo Lorib

MSN

Entra aí no MSN. --Nuno Tavares 17:23, 5 Março 2006 (UTC)

Antonino

André, já ouviste falar no Itinerarium de Antonino, não? Quem é o homem? Não é o Antonino Pio, ou é? Hein? --Nuno Tavares 12:21, 7 Março 2006 (UTC)

Chahada

Alterei o artigo Chahada, no sentido das observações que apresentei. A Arábia Saudita persegue os muçulmanos xiitas [4], da mesma forma que o Iraque de Saddam também os perseguia. Portanto, em nome da imparcialidade que deve existir na wikipédia e para não ofender um muçulmano xiita que consultasse o artigo e visse ali a bandeira daquele país, retirei-a dali, embora a referência continue no texto. Entretanto, reparei que mudou a introdução do artigo islão, e que agora há uma diferença entre o texto da página principal e o texto do artigo. Isso fica bem? Se quiser, visto que é administrador, altere o texto na página principal para o tornar igual ao das suas edições. --JLCA 12:54, 7 Março 2006 (UTC)

Pois

não obstante, lol. Já agora, dá-me lá outro nome para a Quinta de S. Luís e S. José, se souberes. Paulo Juntas 17:50, 7 Março 2006 (UTC) Ah, tu (ou alguém) diz que a data é 1632. a mim parece-me 1652, até dei o nome ao ficheiro.

Ganda lata, então eu quero fotografar tudo? Não, eu só quero fotografar o que tu escreves mas podemos fazer ao contrário, eu fotografo e tu escreves sobre o que eu fotografar, lol. Parece que o pessoal chama 'aquilo' Quinta do Alexandre; hoje houve lá um incêndio e eu fui ver; adivinha: aproveitei e tirei umas fotos eheh. Paulo Juntas 21:29, 7 Março 2006 (UTC)

Podes adicionar quando quiseres. Paulo Juntas 21:51, 7 Março 2006 (UTC)

Predefinição:PR

LOL ainda agora entraste, já estás a precisar de férias (sic)??? :DD Queria comentar algo contigo, que acho que não merece entrada na discussão:Batalha das Termópilas: o meu voto relativamente baixo no critério "melhor conseguido esteticamente" deve-se unicamente pelo facto de teres escolhido grandes dimensões para as fotos. Estou com um monitor 17" e mesmo assim as imagens estão demasiado grandes, NMO. Quando puderes, se quiseres, reduz isso. Abraço. --Nuno Tavares 22:01, 9 Março 2006 (UTC)
Sim vi, e respondi logo depois. Entretanto, não era uma justificação, era um subtil pedido para reduzires as imagens lol :))) Ando aqui às aranhas com "melhor organização"... depois de votar no "melhor conseguido esteticamente" estou um pouco à nora... --Nuno Tavares 22:09, 9 Março 2006 (UTC)

Mail

Oi. Mandei-te um mail anteontem para a caixa do hotmail mas voltou para trás; devia estar cheia ou quase e como levava uma gravura com 1 mega, não coube. esvazia lá essa coisa que daqui a 15 minutos eu reenvio. Paulo Juntas 16:07, 10 Março 2006 (UTC)

Nowcommons

André marcaste esta com nowcommons, mas a img commons é diferente da wiki:pt. Um abraço  Rei-artur  23:28, 10 Março 2006 (UTC)

História de Sacavém

Notável.

--Lampiao 16:58, 11 Março 2006 (UTC)

Álbuns por ano

Creio que seja melhor colocar [[Álbuns por ano| ]] .. pois assim aparecerá na ordem de anos. 94 por exemplo fica depois de 2004.. por exemplo.. Gabriel:ahn? 17:23, 11 Março 2006 (UTC)

) Gabriel
ahn? 17:25, 11 Março 2006 (UTC)

Mesmo assim ficou bagunçado ainda.. Vou pensar em algo. Gabriel:ahn? 17:29, 11 Março 2006 (UTC)

Wikiconcurso

Avaliação encerrada!

Encontra-se encerrada a fase de avaliação dos artigos concorrentes do 4º WikiConcurso, que terminou às 23:59 UTC do dia 14 de Março! Os vencedores serão revelados pelos coordenadores após a verificação do processo de avaliação! Coordenadores do Wikiconcurso 07:24, 15 Março 2006 (UTC)

Vencedor

Medalha de Ouro!

Parabéns!! Haha O artigo Batalha das Termópilas recebeu o 1º lugar do 4º WikiConcurso! A tabela de resultados pode ser vista aqui. As medalhas foram colocadas na tua página de usuário. Podes arranjá-las ao teu gosto.Coordenadores do Wikiconcurso 15:33, 15 Março 2006 (UTC)

Parabéns

Parabéns, o artigo ficou muito bom e é sobre um dos temas que mais gosto em história. Aliás, era o que eu estava apostando que iria vencer. --Fernando Ф 16:50, 15 Março 2006 (UTC)

Parabéns!

Parabéns Brian pela medalha de ouro! Lipe oi? 17:28, 15 Março 2006 (UTC)

Parabéns!

Caro Brian,

Meus parabéns pelo artigo da Batalha das Termópilas, que está excelente, muito embora existessem outros artigos também de grande competência. O teu artigo, no entanto, foi na minha humilde opinião o que mais me chamou atenção. Meus parabéns!

Muito Obrigado,

JP Watrin discussão 17:35, 15 Março 2006 (UTC)

congratulations!

Em inglês só pra ser diferente. Mas a diferença termina aí! Você mereceu vencer, o artigo ficou espetacular! Martiniano_Hilário disc 17:52, 15 Março 2006 (UTC)

Freixo

Brian, aliàs André Herzog, aliàs Andreas Boru,
Não sei se será Freixo de Espada à Cinta ou Freixo de Espada Cinta. Quem pôs inicialmente essa infomação foi um tal de Joaopais que eu não conheço. [5]Pus-lhe a pergunta. Vamos ver se temos uma resposta.

  • e claro parabéns. Brindo a esse teu sucesso.

Um abraço,--Lampiao 21:22, 15 Março 2006 (UTC)

Parabéns/Freixo

Parabéns. Vê lá se isto ajuda. Paulo Juntas 17:47, 16 Março 2006 (UTC)

Não tens este livro na prateleira? não

  • 1612 - Rolo, Raul de Almeida - Ordenações gerais na paroquial igreja de S. Miguel da vila de Freixo de Espada Cinta, em 8 de Junho de 1560, por D. Frei Bartolomeu dos Mártires. "Brigantia", Bragança, 10 (3) Jul.-Set. 1990, p. 3-26
Descobri essa referência aqui. Só falta saber se estará correcta. Paulo Juntas 18:07, 16 Março 2006 (UTC)

Parabéns!

Obrigado, e mais uma vez parabéns pelo excelente artigo Alegre! --Lusitana 18:50, 16 Março 2006 (UTC)

Obrigado pelos parabéns. E parabéns pelo óptimo trabalho no Wikiconcurso ( e não só). Um feito histórico, diria eu. Abraço grande. Manuel Anastácio 23:18, 16 Março 2006 (UTC)

Troféu

O quê é isso, Brian. Você fez por merecer!

Nota: Apesar de o troféu aqui mostrado aparentar ser de prata (a melhor imagem que encontrei foi essa), acredito que você mereça algo muito melhor do que ouro (seria diamante?).

Muito Obrigado,

Haha JP Watrin discussão 16:33, 17 Março 2006 (UTC)

Lista de vice-reis espanhóis de Portugal

Ola'. Ouvi a tua conversa com o NT. Sugiro Lista de vice-reis durante a dinastia filipina. Ao mencionar dinastia filipina já está implícito que se trata dessa vossa minha antiga pátria. Viva  Angola--Lampiao 16:10, 18 Março 2006 (UTC)

Pacto de Família

Prezado André, Lancei um esboço para o Pacto de Família, matéria de Relações Internacionais, importante aqui para os meus lados para a compreensão das questões em torno da Colônia do Sacramento. Ficaria grato caso pudesses lhe dar as tuas achegas na medida da tua disponibilidade. Grato, Carlos Luis M C da Cruz 14:16, 19 Março 2006 (UTC)

  • É tanto a fazer por aqui, que qualquer ajuda é bem-vinda! Bem hajas! Carlos Luis M C da Cruz 16:40, 19 Março 2006 (UTC)

Rainhas de Portugal

olá! acho que somos os dois os maiores contribuídores das páginas ligadas à Casa Real Portuguesa, por isso gostava de passar-te a minha opinião sobre a lista de Rainhas. Penso que a introdução de Constança Manuel na lista das rainhas seja incorrecta, pois a mesma faleceu antes de Pedro I ascender ao Trono, e o próprio rei nunca lhe dispensou o título. Apesar de incluir-se Inês de Castro, que de facto também morreu antes da sua subida ao Trono, mas é de conhecimento geral que Pedro declarou ter casado com ela em segredo (o que não se pode confirmar), tendo-a declarado e sepultado como rainha (coroada), como bem de pode ver ainda hoje no seu túmulo em Alcobaça, pela sua jacente. (logo deve figurar na lista)

O que não altera, penso eu, que se mantenham os nomes de Adelaide e Augusta Victória (sempre com a observação que já consta na lista), uma vez que as senhoras recebiam informalmente o tratamento de rainha. Adelaide pelos absolutistas partidários de Miguel I, e Augusta Victória pelos monárquicos fiéis ao soberano Manuel II, mesmo depois do Golpe Repúblicano.

O mesmo ocorre com as esposas de Filipe I de Portugal, que não casou só com Ana de Áustria, mas também com Maria Manuela de Portugal, Maria Tudor e Isabel de Valois. Porém quando Filipe II de Espanha torna-se Filipe I de Portugal, ele já era viúvo três vezes e não voltou a casar até sua morte, motivo, pelo qual não existe uma rainha em Portugal deste rei.

A minha sugestão é que se ponha o nome de Constança Manuel, e das espopsas de Filipe I de Portugal, em notas a seguir ao quadro, explicando a sua não inclusão na lista.

Qualquer dúvida estou sempre disponível. cumprimentos L Gonçalves.

Termópilas

Olá, boa noite. Não tens que agradecer os meus comentários, eu é que fico na dúvida se as pessoas gostam destas minhas observações. Ponho-me a pensar se as pessoas pensam que eu só me dedico a falar mal. Geralmente não faço edições no artigo em questão porque por vezes algumas pessoas reagem mal; prefiro por isso fazer os comentários antes de eventualmente alterar algo, sempre a pessoa em questão se pode manifestar.

τόποι (topoi) quer dizer lugares-comuns, não é? É que não está explicado no texto. Surge nesta frase: "Porém, deve-se ter em conta que a própria construção narrativa de Heródoto retoma certos τόποι literários". Temos que ter presente que nem todos sabem grego. Gostava de ter a tua confirmação sobre isto. Vou ver se depois altero alguns adjectivos. Mas de qualquer forma lembro-te que eu próprio escrevi que o islão foi erradicado da península ibérica! ---> como mostraste se calhar foi um pouco excessivo o uso de erradicar, embora também seja verdade que eles não sairam daqui num cruzeiro 5 estrelas em direcção ao norte de África.

Já agora, não gostarias de te manifestar sobre a eliminação da página Lista de judeus de Portugal?. Está a gerar alguma controvérsia. As alegações podem ser lidas aqui. Wikipedia:P%C3%A1ginas_para_eliminar#Lista_de_judeus_de_Portugal. Uma boa noite e um bom fim-de-semana. --JLCA 23:45, 24 Março 2006 (UTC)

Couto Misto

Prezado André, Descobri um tal de Couto Misto na Wiki em Galego, referindo um Tratado de Limites de Lisboa em 1864 que não conhecia. Fala-se alguma coisa no mundo acadêmico português sobre isso que valha um verbete? Achei o assunto curioso e se liga ao Castelo da Piconha, ora na minha caixa de areia. Abraço, Carlos Luis M C da Cruz 11:56, 26 Março 2006 (UTC)

Destaque

André, você achou que o texto da {{em destaque}} ficou pequeno? É que seu artigo não tem uma introdução muito grande, então preferi retirar alguma coisa das consequências. Abraço. -- Slade 17:31, 26 Março 2006 (UTC)

Couto Misto II

Andreas, Rascunhei o Couto Misto, mas não faço a mínima idéia de como categorizá-lo. Agradeceria a ajuda e revisão do amigo. Abraço, Carlos Luis M C da Cruz 20:14, 26 Março 2006 (UTC)

Imagem

Acho que está ocorrendo algum engano. Eu não carreguei a imagem aqui, eu só editei a página dela colocando informações em português, assim o arquivo se encontra somente no Commons e a página da pt contém somente informações escritas, pertinentes aos luso falantes. Sds SOF 20:58, 26 Março 2006 (UTC)

Impeachment

Ver por gentileza: Wikipedia:Pedidos de administração#Cassação do estatuto de administrador.
Os melhores cumprimentos--JP 20:19, 28 Março 2006 (UTC)

Veja

Discussão:Página principal#Batalha das Termópilas. --Fernando Ф 21:22, 29 Março 2006 (UTC)

Modificações no artigo "Rio Grande do Norte"

Desbravando o Brasil

Olá Brian Boru,

Eu reparei que você está contribuindo para o artigo Rio Grande do Norte e gostaria de convidá-lo para participar do Projeto Subdivisões do Brasil, uma tentativa de construir artigos detalhados sobre as subdivisões brasileiras na Wikipédia. Nele se reúnem todos que podem e querem falar um pouco sobre o seu município ou região. Se gostar do projeto registre-se como membro, mesmo que tenha pouco tempo para contribuir. Sua ajuda será muito bem vinda.

A propósito, existem algumas recomendações que eu acho que você deveria ler antes de efetuar grandes modificações, elas foram compiladas pelos membros do projeto para que todos os artigos sigam um mesmo padrão visual, de qualidade e de organização.

Se por acaso tiver algum problema ou dúvida deixe uma mensagem na minha página de discussão.

Continue com esse bom trabalho,

Raphael Lorenzetomsg 16:30, 2 Abril 2006 (UTC)

Votação de proteção ao nome

Wikipedia:Votações/Proteção ao nome - essa votação é para proteger nomes de artigos que vão para a eliminação e aparecem no google no nome da pessoa assim: wikipédia:páginas para eliminar/e o nome da pessoa. a votação é para o arquivamento, isto é, ficará visível só internamente e não extra-wikipédia como o google. qualquer artigo aqui que vai para eliminar irá para a página de busca do nome da pessoa, como no google, e isso é difamação suficiente. afinal, nós sabemos o que é uma página para eliminar aqui,mas lá fora, se alguém deve ser eliminado de algum lugar, ele não deve ser bom. e essa conotação difamatória pública não poderia continuar. é isso a votação. que questões internas que entendemos muito bem aqui difamam o nome de alguém no google já que lá ninguém sabe do que se trata. se pudesse votar a favor pelo nome de todos nós, agradeço, BMel 10:46, 7 Abril 2006 (UTC)

Maomé

Brian,
Boa noite.
Preciso da sua ajuda.
O usuário JLCA tem repetidamente apagado uma imagem de Maomé no artigo do mesmo nome [6]. Já mudei de legenda para lhe agradar; mudei de imagem, acrescentei uma declaração a firmar ausência de intenção de ofender, mas ele sempre apaga.
Se as imagens estão na Commons devem poder ser utilizadas.
Que fazer?
Cumprimentos, --Lampiao 19:54, 8 Abril 2006 (UTC)

Resposta

Olá, boa noite, tudo bem? Peço desculpa por ter feito isso, não sabia de outra forma possível ou da melhor forma que se devia fazer. Entretanto confesso que fiz o mesmo em relação a Pré-História que estava em Pré-história. Em relação aos comentários sobre o artigo Al-Andalus, agradeço, procurarei mais informações sobre o assunto.

Entretanto, agradeço que te pronuncies a respeito do que se passa em torno do artigo Maomé, na página de discussão respectiva. Um abraço, --JLCA 20:04, 8 Abril 2006 (UTC)

Pirescoxe

Prezado Andreas, Agradeço a cortesia, mas confesso que alcançou o limite do meu conhecimento... A pesquisa preliminar indicava-o nessa qualificação, e o Andreas agiu de maneira corretíssima ao proceder a retificação com base na sua pesquisa. A bibliografia que pude apurar para o castelo é:

  • AZEVEDO, Carlos de. Solares Portugueses - Introdução ao Estudo da Casa Nobre. Lisboa, 1969.
  • AZEVEDO, Carlos de; FERRÃO, Julieta; GUSMÃO, Adriano de. Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de Lisboa, vol. III (Mafra, Loures e Vila Franca de Xira). Lisboa, 1963.
  • BARBOSA, Pedro; MATALOTO, Rui; SILVA, Ana Raquel. Castelo de Periscouxe. Loures, 2001.
  • ESTÊVÃO, Florbela; OLIVEIRA, Ana Cristina Correia Farinha Bernardino de; SILVA, Ana Raquel. Património arqueológico: uma gestão integrada. Loures. Um território com História, catálogo de exposição, pp.21-32. Loures, 2000.
  • FREIRE, Anselmo Braancamp. Brasões da sala de Sintra. Lisboa, 1930.
  • RAPOSO, Jorge. 300 Sítios arqueológicos visitáveis em Portugal. Al-madan. Almada, 2001.
  • STOOP, Anne de. Quintas e palácios nos arredores de Lisboa. Lisboa, 1986.

Não é possível, entretanto, consultá-la aqui no Brasil, o que imagino conseguir fazer numa próxima viagem à terrinha. Um possível fio da meada talvez esteja em FREIRE, 1930. Grato, Carlos Luis M C da Cruz 21:02, 8 Abril 2006 (UTC)

Nem tens que me chatear muito; está na minha agenda há bué. Paulo Juntas 23:51, 8 Abril 2006 (UTC)

Cemitérios

Prezado Andreas, Estou editando o Castelo de Ranhados, passei uma vista de olhos na Lista de cemitérios, e não consta nenhum cemitério português... É possível hastear a bandeira pátria naquele verbete em caráter emergencial? Percebi, de súbito, que os meus mortos estão aqui e não me lembro mais dos de lá (pânico...)! Grato, Carlos Luis M C da Cruz 11:40, 14 Abril 2006 (UTC)

Press Contact

Surgiu um convite para que haja um Press Contact da Wiki.pt. Veja aqui. Peço a sua opinião. -GADmsg 16:25, 15 Abril 2006 (UTC)

Angola Governadores, Colónias

Meu caro amigo. Procedi à leitura atenta da sua listagem de Governadores de Angola e creio que se encontram lá praticamente todos os nomeados para essas funções. No entanto gostaria de levantar algumas questões que na minha humilde condição de angolano e de investigador de história. Quer a palavra Donataria quer a do seu titular ou capitão do donatário tem a mesma raiz , mas tem alcançes diferentes. Neste caso os território das Donatarias (e não Donatária) pertenciam à Coroa, Novais apenas era o capitão das Donatarias cuja posse do cargo lhe foi concedido em certo prazo. Assim se passava com as capitanias do donatário da Madeira e dos Açores e de Cabo Verde. As donatarias concedido a Paulo Dias de Novais eram de dois territórios. (Vide, Prof. Ilídio do Amaral, A Ilamba). A sua base de operações foi a Ilamba, onde os sobas tinham o estatuto de fidalgos(estatuto de nobreza). O reino do N'dongo, terra dos N'Gola era de Cambambe para montante do rio Quanza, bastante longe da costa; ele sim foi alvo de Conquista, por ter aprisionado Paulo Dias durante sete anos; a ilha de Loanda pertenceu sempre ao Rei do Congo, e o próprio Mussulo ao Sul tinha um Marquês, absolutamente independente e só dominado em meados do século XIX. Até fins do Século XIX só um território Português teve a denominação reconhecida de Colónia. Foi ele a Colónia do Santíssimo Sacramento na embocadura do Rio da Prata, frente a Buenos Aires e causa frequente de conflitos entre os dois reinos Ibéricos. Nenhum outro território português foi chamado de Colónia. Portanto, só no fim do século XIX, com a invasão dos interesses europeus provocada pela procura das matérias primas, é que o amigo, vai encontrar essa designação administrativa. Assim sendo o Alentejo, o Algarve d'Aquém Mar e D'Além Mar também deveriam ser consideradas colónias(e olhe que o Alentejo ainda hoje o é). Desejava acrescentar que os Territórios ultramarinos portugueses baseavam-se também no sistema municipal(urbano) de poder local, numa rede de protecção social proporcionada pelas Misericórdias, em tudo semelhante ao que se encontrava no Reino (designação do actual Portugal continental europeu. Assim o Ministro que diria os territórios ultramarinos tinha a designação de Ministro da Marinha e do Ultramar). Importante para o conhecimento e distinção dos restantes poderes europeus esses sim coloniais, era a capacidade de representatividade, que estava assegurada no período constitucional (a partir de 1820)com a eleição e participação de deputados para as Cortes. Basta ler os textos constituçionais para se aperceber dessa diferença. Angola elegia pelo menos quatro deputados, o Brasil um terço da Câmara etc. Durante dez anos a sede do governo foi na América Portuguesa. Aí seguindo a lógica a colónia seria no Reino?? Em Timor, em caso de morte do Governador o estatuto designava uma comissão de governo formada pelo padre prior, pelo escrivão do Tribunal e incrivel pelo mais antigo dos próprios Regulos...dos colonizados...!

Veja quando é que essa oportunidade surge em relação aos podere coloniais europeus. Aliás por falar nisso vai sendo preciso dar outra dimensão ao fenómeno colonial, percebendo-se na relação de domínio de um povo por outro. A Noruega foi colónia da Dinamarca, da Suécia, a Polónia foi dividida e servida no prato por autênticas potências coloniais, etc, etc. Nesta ocasião a maior parte dos alemães eram súbitos em regime de servidão..., a Irlanda uma colónia da Inglaterra, a futura Bélgica sufocava oprimida pela Holanda...

Só mais um pequeno reparo. Aos comerciantes da Companhia Comercial dos Paises Baixos não se reconhecia(e) estatuto nem qualidade de dirigentes de territórios. Eram apenas comerciantes em busca da peça (escravo). Eles compreenderam isso quando no Brasil procuraram a participação no Governo dum Príncipe da Casa de Orange. Como lhes responderam mais ou menos os conselheiros contemporâneos do Grão-Mogol, não lhes reconhecerem sequer a dignidade de embaixadores, coisa que concediam ao Rei de Portugal, apesar da inimizade, do estado de guerra então existente. Faça, portanto, o favor de os tirar de lá, sem apelo nem agravo, porque também citando o Senhor D. Afonso Ilustre Rei do Congo o Maniputo, meu irmão, é só um.

Diocese de Viseu

André, podes tratar disto? Vê o forum da Genea, eu só li por alto. Se calhar o melhor é responder na minha discussão, eu não tenho conta no sapo. Grande abraço. --Nuno Tavares 13:17, 18 Abril 2006 (UTC)

Leomil/Nave

Oi André. Fizeste o esboço Serra de Leomil. Encontro fontes que dizem que os rios Paiva e Varosa nascem nessa serra mas também encontro fontes que dizem que nasce na Serra da Nave. Serão a mesma serra? consegues saber? abraço. Paulo Juntas 23:39, 20 Abril 2006 (UTC)

Pois parece que sim, e algo me diz que não é caso único. Tão pequeninos e tantas invejas, lol. Thanks. Paulo Juntas 08:55, 21 Abril 2006 (UTC)

Batalha de Ourique

Prezado Andreas, Mexe daqui, tira dali, a minha dívida com você ficou assim (veja lá qual a melhor maneira de passá-la ou para o verbete ou para a página de discussão, após os seus comentários):

Não há consenso entre os estudiosos acerca do local exato onde se travou a batalha de Ourique (25 de julho de 1139), evento histórico que marcou de tal forma o imaginário português, que se encontra retratado no brasão de armas da nação: cinco escudetes (cada qual com cinco besantes), representando os cinco reis mouros vencidos na batalha. A lenda narra que, naquele dia, consagrado a Santiago, o soberano português teve uma visão de Jesus Cristo e dos anjos, garantindo-lhe a vitória em combate. De concreto, além da data, sabe-se que as forças muçulmanas eram numericamente superiores e que a vitória coube às de D. Afonso Henriques (1112-1185). A partir dela, Afonso Henriques transformou-se em rei, de fato e de direito, de Portugal. A mais antiga descrição da batalha figura na Crónica dos Godos sob a entrada dos acontecimentos da Era Hispânica de 1177 (1139 da Era Cristã). Séculos mais tarde, um dos primeiros autores a abrir a polêmica sobre a autenticidade das narrativas foi Alexandre Herculano quando, ao afirmar que “Ourique não passa de uma lenda”, foi acusado de anti-clericalismo. Contemporâneamente, outros historiadores, entre eles José Hermano Saraiva, também abordaram essa questão. Entre as teorias consideradas, relacionam-se: a) Hipótese de Ourique (Baixo-Alentejo): mais ou menos equidistante entre Évora e Silves, é a que é tradicionalmente sustentada. À época, o poder Almoáda estava em fragmentação na península Ibérica, e o território correspondente ao moderno Portugal, ainda em mãos muçulmanas, encontrava-se repartido em, pelo menos, quatro taifas, sediadas respectivamente em Santarém, Évora, Silves (Portugal), e Badajoz. Neste cenário, uma razia do infante D. Afonso Henriques que incidisse numa zona tão a sul como o Baixo Alentejo, não seria, de todo, improvável, uma vez que era durante os períodos de maior discórdia entre os muçulmanos que as fronteiras cristãs mais progrediam para o Sul. Nesse sentido, a razia que seu filho, o infante D. Sancho, fez em 1178 a Sevilha, acha-se bem documentada, demonstrando na prática, a possibilidade de se percorrer uma distância tão significativa em território hostil. b) Hipótese de Vila Chã de Ourique (c. 15 km do Cartaxo), na Extremadura; a sua localização era ocidental demais para atrair o interesse e as forças do emir de Badajoz, o mais forte dos quatro, e o que mais próximo se encontrava de Aurélia; c) Hipótese de Campo de Ourique (c. 7 km de Leiria), na Extremadura: a sua localização era próxima demais ao litoral para atrair da mesma forma o interesse e as forças do emir de Badajoz; d) Hipótese de Aurélia (possivelmente, a moderna Colmenar de Oreja, próxima a Madrid e Toledo): Há quem defenda uma confusão entre Ourique (Aurik) e Aurélia (Aureja, com o "j" pronunciado como em castelhano), aumentando a dúvida sobre a localização da batalha. É possível que esta hipótese fizesse parte de um plano acordado entre este e o rei Afonso VII. Embora inimistados dois anos antes em na batalha de Cerneja, a guerra ao inimigo comum uma razão forte o suficiente para suscitar um entendimento entre ambos os soberanos cristãos, no sentido de este último poder atacar Aurélia. Para evitar ser cercado pelo inimigo muçulmano, Afonso VII teria pedido ao primo D. Afonso Henriques que providenciasse uma manobra diversionista, que passaria por esta incursão portuguesa no Alentejo, e que forçaria os emires das taifas do Gharb al-Andaluz a combatê-la em autodefesa. Com isso, Afonso VII esperava ter a sua retaguarda livre para atacar Aurélia, confiante em uma rendição rápida, dada a impossibilidade de resposta do inimigo, ocupado com a manobra diversionista portuguesa. e) Hipótese de Campo de Ourique (Lisboa): Presente no imaginário popular, sem fundamentação. De qualquer modo, como consequência, quando o Cardeal Guido de Vico, emissário do Papa, reuniu D. Afonso Henriques e Afonso VII em Zamora (1143), para tentar convencê-los que a animosidade entre ambos favorecia os infiéis, o soberano português escreveu ao Papa Inocêncio II, reclamando para si e para os seus descendentes, o status de “censual”, isto é, dependente apenas de Roma, invocando para esse fim o “milagre de Ourique”, o que ocorrerá apenas em 1179. Entretanto, naquele encontro, tácitamente, Afonso VII considerou D. Afonso Henriques como igual: afirmava-se a independência de Portugal. Abraço forte, Carlos Luis M C da Cruz 15:43, 29 Abril 2006 (UTC)

Casa faraónica do Egito

Olá, solicito a tua participação na Categoria Discussão:Antigo Egito sobre a pertinência ou não da Categoria:Casa faraónica do Egito. --JLCA 18:16, 29 Abril 2006 (UTC)

Latim

Caro Brian,

Entendi a sua posição quando sugeriu a fusão entre os artigos de provérbios e sentenças em latim e inscrições e lemas em latim entretanto pode notar que são assuntos diferentes sendo, os primeiros, frases famosas e os segundos, frases que constam em bandeiras, hinos, brasões. Do ponto de vista heráldico o segundo tem mais relevância e o primeiro tem mais relevância histórica.

Saudações

Nero 00:29, 30 Abril 2006 (UTC)

Parabéns

Parabéns! Que contes muitos (e essas coisas todas que se costumam dizer!)... Manuel Anastácio 01:47, 1 Maio 2006 (UTC)

Lista de viajantes do Brasil quinhentista

Prezado Andreas, Necessito iniciar algumas listas de viajantes no Brasil, a começar pelo Brasil quinhentista, com as seguintes informações (Viajante/aventureiro. Obra. Data de publicação):

Podes me ajudar a montar essa tabela e a categorizá-la, uma vez que penso que possa ser considerada como parte de uma série sobre a historiografia em História do Brasil? Com base nessa primeira, penso em desenvolver listas semelhantes até ao século XX. Abraço forte, Carlos Luis M C da Cruz 12:17, 1 Maio 2006 (UTC)

  • Em tempo: caso estejamos comemorando o seu aniversário, esteja felicitado por mim também! Carlos Luis M C da Cruz 12:18, 1 Maio 2006 (UTC)
Eu também não sei: será que uma lista na forma de tabela simples, com três colunas, seria adequado? Sds, Carlos Luis M C da Cruz 22:09, 2 Maio 2006 (UTC)

Aniversário

Caríssimo Brian Boru, meus parabéns pela data de ontem! Grande abraço! Mschlindwein msg 13:17, 2 Maio 2006 (UTC)

Lol, pra próxima avisa sff. Parabéns. Paulo Juntas 13:54, 2 Maio 2006 (UTC)
Hey! Eu também não sabia :S... já vou a caminho de Sacavém, vai preparando os confetis :)) Abraço, e parabéns!! --Nuno Tavares 16:46, 2 Maio 2006 (UTC)
Meus parabéns. --Slade talk 17:48, 2 Maio 2006 (Terça-feira)
Parabéns atrasado também!! Lipeoi? 18:44, 2 Maio 2006 (UTC)

Juiz de fora

Obrigado pela correções! Agora fiquei em dúvida: estará errada a data ou realmente não foi um cargo criado pelas Ordenações Afonsinas? --Dantadd 16:48, 2 Maio 2006 (UTC)

Qualquer contribuição seria excepcional! Abraços, --Dantadd 16:57, 2 Maio 2006 (UTC)

Feliz Aniversário!

...Aniversário!
Feliz...

Caro Brian,

Tudo bem? Primeiramente, gostaria de me desculpar pelo meu atraso de três dias, mas independentemente disso, eu venho aqui lhe desejar um Feliz Aniversário! Meus parabéns e tudo de bom! Um abraço! Haha - JP Watrin Discussão 00:37, 5 Maio 2006 (UTC)

Castelo de São Jorge

Prezado Andreas, Lancei mais algumas linhas sobre os antecedentes do Castelo de São Jorge, mas deixei uns links a vermelho para trás. Seria possível contar com uma passada de olhos sua por ali? Duas cabeças pensam melhor do que uma... Forte abraço, Carlos Luis M C da Cruz 20:57, 6 Maio 2006 (UTC)

Mais uma aula de História da península Ibérica...

Prezado Andreas, Venho solicitar mais uma aula de História, caso esteja ao seu alcance: existe alguma conexão entre Abril Pérez Peláez à frente do Bispado de Urgel entre 1257 e 1278 e o Abril Peres, alcaide do Castelo de Numão, do Castelo de Lamego e do Castelo de São Martinho de Mouros, em Portugal, sob o reinado de D. Sancho II (1223-1248)? Esse personagem me persegue... Mais uma vez agradeço a sua paciência, Carlos Luis M C da Cruz 12:03, 7 Maio 2006 (UTC)

  • Ele é sempre descrito como um rico-homem, o que se me afigura como algum membro da pequena nobreza ou mesmo algum burguês que enriqueceu e de algum modo teve acesso aos domínios citados por graça real. É referido como uma pessoa hostil/violenta, o que pode traduzir que se encontrava nobre pela sua fortuna, mas não de origem nobre pelo sangue (talvez um tipo noveaux riche, como se diria mais tarde). Insere-se sempre, em Portugal, no contexto da deposição de D. Sancho II (Regência do Infante D. Afonso). Sds, Carlos Luis M C da Cruz 14:53, 7 Maio 2006 (UTC)
Ficou excelente! Parabéns e muito obrigado. Carlos Luis M C da Cruz 16:29, 7 Maio 2006 (UTC)

Projecto História Militar

Convite para o WikiProjecto:História militar
Notámos o seu interesse em história militar. O recém-criado WikiProjecto:História militar precisa de ajuda, pelo que deixamos-lhe aqui o convite para participar. Visite a página do projecto, onde poderá inscrever-se e colaborar na lista de tarefas em aberto. Bom trabalho!

Incompleto

Deixaste Pintores de águeda pela metade: não criaste a entrada em Wikipedia:Páginas para eliminar/Pintores de águeda. Ou era para ser ER e te enganaste? --Mschlindwein msg 22:42, 16 Maio 2006 (UTC)

socialdemocracia

Eu mudei porque o artigo começou como social democracia e depois o Jonas Tommasini mudou para Social Democracia, ambas as formas não são corretas. Creio que tanto "socialdemocracia", como registra o Houaiss, como "social-democracia", como regista o Priberam, são válidas. A questão é pensar qual seria o melhor título. --Dantadd 17:44, 18 Maio 2006 (UTC)

Esta dos PSDs eu não imaginava...menudo lío...Mudamos então para "social-democracia", assim ficamos a meio caminho? --Dantadd 17:52, 18 Maio 2006 (UTC)

Topónimos árabes

André, por mim podes mover Nomes árabes de povoações portuguesas para Topónimos árabes em Portugal, à semelhança de Topónimos romanos em Portugal.... e idem aspas para a lista que aí vem eheheh --Nuno Tavares 14:49, 20 Maio 2006 (UTC)

Que moca! Como é que sacas estas coisas? Haha --Nuno Tavares 15:14, 20 Maio 2006 (UTC)
Txi nem vi que fizeste anos... 15 dias depois... PARABÉNS :))) ! --Nuno Tavares 15:14, 20 Maio 2006 (UTC)

Parabéns: ufa, fiquei a remoer-me 25 minutos :D Isso dos nomes árabes está altamente :) --Nuno Tavares 15:54, 20 Maio 2006 (UTC)

Couto Misto III

Prezado Andreas, E as tuas aulas? Não me valeram de nada? O mérito não é meu: é nosso enquanto trabalho em equipe! E tenho fé que vai melhorar ainda mais: ainda falta ali uma imagem que alguém há de suprir. Forte abraço, Carlos Luis M C da Cruz 10:21, 21 Maio 2006 (UTC)

Moldávia vs. Moldova

Por favor, seria interessante saber sua opinião sobre este tema aqui. Obrigado, --Dantadd 11:11, 23 Maio 2006 (UTC)

Montenegro

Bom, eu digo e escrevo sem artigo definido, parece-me inicialmente natural. Não sei se a melhor forma seria "o Montenegro", mas em italiano e castelhano - que poderiam ter processos semelhantes - não se usa o artigo. Bom, mas também isto não quer dizer nada, afinal em italiano se usa artigo definido para Portugal. De qualquer forma, de uma coisa não tenho dúvida: o uso corrente, e diria que praticamente único, no Brasil é "Montenegro" sem artigo. --Dantadd 21:28, 27 Maio 2006 (UTC)

Abril Peres II

Prezado Andreas, Caso tenhas uma recaída do teu retiro (lol!), o Abril Peres de Lumiares aparece de novo no hoje desaparecido Castelo de Tarouca. Se tiver algum valor, podes ver como incorporá-la à biografia do nosso amigo? Carlos Luis M C da Cruz 21:55, 28 Maio 2006 (UTC)

Imperador

Olá Herzog, obrigado pela resposta. Realmente a mim me intriga e coloquei meu parecer sobre a questão. Eu realmente gostaria que esclarecêssemos esse detalhe para precisar os dados. Tonyjeff 17:15, 31 Maio 2006 (UTC)

Opinião

Olá, meu nome é Beatriz e escrevi um artigo sobre a Justine, - uma nova banda brasileira formada somente por mulheres, em sua maioria bem jovens -, que está sendo votada para a eliminação. Gostaria muito de saber a sua opinião sobre o assunto (se deve ou não ser eliminada), pois acredito que a banda é uma excelente referência para difundir a música, no caso o rock, entre as mulheres, que raramente optam por tocar um instrumento popular (como guitarra, baixo ou bateria), ou expor suas idéias neste cenário da música e da cultura brasileira. Não temos grandes bandas totalmente femininas de expressão, acredito que esta seja, senão a primeira da nova geração, uma das pioneiras do estilo. Muito obrigada. Abs, --Beatriz pinheiro 21:32, 31 Maio 2006 (UTC)

Maníaco de NowCommons (hehe)

André, notei agora que marcou duas páginas que já estão no commons como imagens a serem apagadas. Repare no histórico de Imagem:Exemplo.jpg e Imagem:Pamukkale 10RB.jpg. Não acha estranho que IPs tenham feito o upload? Pois então, nos dois casos IPs criaram páginas locais de descrição com conteúdo "lixo". A primeira optei por esvaziar a página e proteger, já que novatos poderiam re-criar a qualquer momento. Já, a segunda, marquei como lixo, na espera de outro por ela passar e apagar a descrição local da imagem. Cachorrinho está latindo lá no fundo do quntalmsg 20:52, 1 Junho 2006 (UTC)

Freguesias de Portugal

Olá Brian, mas eu não fiz nada. Os artigos já estavam com "categorias virtuais" colocadas na predefinição {{Info/Freguesia}}, eu só incluí a categoria diretamente nos artigos, aparentemente não mudou nada. leonardo 17:51, 3 Junho 2006 (UTC)

É uma pena, porque estes artigos estão no artigo Lista de freguesias portuguesas. leonardo 22:07, 3 Junho 2006 (UTC)

Sérvia e Montenegro

Ontem foi declarada a independência, mas a existência de facto ainda não foi completada, ainda está por vir... --Dantadd 13:30, 4 Junho 2006 (UTC)

Bom, acho que tudo é questão de pouco tempo, todavia penso que a independência só se formaliza com o reconhecimento internacional. Quanto ao "de facto" referia-me à existência da entidade nacional, que já tem suas bases "de jure", mas ainda não existe "de facto". --Dantadd 13:54, 4 Junho 2006 (UTC)

Assinatura

Qual o problema em reportar a tua assinatura aqui? Respeitarei a tua decisão, mas não consegui entender a razão... --Clara C. 05:11, 8 Junho 2006 (UTC)

Ok, ok... Sem problemas!--Clara C. 09:25, 12 Junho 2006 (UTC)

D. João VI

Ainda bem que estás cá. Dá lá uma vista de olhos em Guerra Civil Portuguesa (1828-1834)... Joao VI, envenenado por arsénico? Muriel 13:05, 9 Junho 2006 (UTC)

Página Principal

oi André, como ninguém fez nada, eu deu o primeiro passo. Eu não queria deixar mensagens nas paginas de discussão, mas não encontrei outra solução, foi "obrigado" porque ninguém respondia nem comentava. Uma boa PP é essencial para a wikipedia e estamos nisto à mais de um ano. Um abraço  Rei-artur  ? 14:48, 11 Junho 2006 (UTC)

Amir al-Mu'minin

Olá, tudo bem? Só estou a responder hoje porque queria primeiro consultar várias coisas para encontrar uma resposta. Sobre os reis sauditas usarem esse título não encontrei nada nas fontes aos quais tenho acesso. Como sabemos o califado foi abolido em 1917; entretanto, se os sauditas tomaram esse título em 1916, não sei. Na wikipédia em inglês diz "Saudi Arabia, on 10 June 1916 the Grand Sharif of Mecca assumed the title of King of the Hejaz; from 29 October 1916 "King of the Arabs and Commander of the Faithful" Malik, não sei se isto ajuda. Muita gente já entendeu tomar esse título, até mesmo um lider talibã. Mas não se esqueça de usar Muhammad (Maomé) conforme recomendado. Entretanto, se quiser se pronunciar na página de discussão do artigo Amarna, esteja à vontade. Já pedi uma moderação na Esplanda, mas ninguém respondeu. O usuário Pegado diz que Akhenaton fundou lá a Grande Fraternidade Branca, onde estudaram Salomão e Pitágoras... - será isto correcto do ponto de vista histórico? Cumprimentos, --JLCA 16:43, 12 Junho 2006 (UTC)

Afonso Sanches

Estava eu verificando coisas pelo Wikisource quando encontro s:Amostra da poesia de Afonso Sanches. Essas amostras tem título ou vai no costume de se adotar o primeiro verso como título? Pergunto porque queria dividir em mais de uma página. Cachorrinho está latindo lá no fundo do quntalmsg 00:07, 13 Junho 2006 (UTC)

Antão Vasques

Prezado Andreas, Estou a quebrar a cabeça com o Antão Vasques ou Antão Vasques de Almada, herói da crise de 1383-1385 e da batalha de Aljubarrota, para entender se ele foi Alcaide do Castelo de Torres Novas ou do de Torres Velhas. Porventura saberias algo que possa ajudar a clarear o assunto? Grato, Carlos Luis M C da Cruz 00:36, 15 Junho 2006 (UTC)

  • Em tempo: Acerca do envenamento por arsênico de D. João VI, o assunto foi ventilado aqui pela imprensa à época da exumação dos restos mortais: tinha esse recorte da Revista Veja, salvo erro, guardado aqui em alguma pasta. Alguém esqueceu aparentemente, entretanto, a nota (1) no verbete Guerra Civil Portuguesa (1828-1834) (desculpa me meter na conversa dos outros...)
    • Não há pressa: eu doei os meus exemplares das crónicas medievais portuguesas para a Biblioteca da Universidade há uns três anos pensando que não ia usá-las mais. Se arrependimento matasse... Carlos Luis M C da Cruz 23:01, 24 Junho 2006 (UTC)

Wikipedia:Opinião de terceiro

Venho por meio dessa pedir o apoio ao colega, para o caso da pagina Wikipedia:Opinião de terceiro, proposta para ser apagada, a mesma tem a finalidade de diminuir as disputas e aumentar a camaradagem na wikipédia, através da prática de discussão, em vez dos dispositivos arbitrários utilizados na mesma até a presente data. Agradeço desde já a boa vontade do colega para o fato em questão. --EJC 11:08, 17 Junho 2006 (UTC)

Egípcios

Pois então desejo-te a maior felicidade nos teus resultados! De preferência de 18 para cima! Entretanto quando tiveres tempo gostava de saber a tua opinião sobre isto: que tal mudar Império Novo do Egito para Império Novo egípcio e aplicar o mesmo em outros casos (Época Baixa egípcia, Primeiro Período Intermediário egípcio, etc)? A questão tem a ver com os conflitos pt europeu e pt brasileiro. Quando tiveres tempo diz qualquer coisa. --JLCA 18:39, 27 Junho 2006 (UTC)

Opinião

Gostaria de pedir sua opinião, seja contra ou a favor naturalmente, nesta votação. --Dantadd 16:30, 30 Junho 2006 (UTC)

Lista de faraós

Cá estou eu aqui outra vez. Por acaso não conheces um livro onde se encontre uma lista de faraós completa com os nomes em português e com datas? Estive a reformular a nossa lista de faraós. Em primeiro lugar, os nomes estavam ali todos em inglês, pois as pessoas limitaram-se a fazer um copy+paste da Wikipédia em inglês. E isso não dá, pois os sons da nossa língua são outros. Havia ali uns erros, como afirmar que a "Terra Negra" (Kemet) era o Baixo Egito ("Terra Negra" eram as terras junto ao rio Nilo por oposição à Decheret, os desertos). É muito complicado elaborar este tipo de listas, nem os próprios investigadores sabem, quanto mais eu. Consultei o Dicionário do Antigo Egito, mas lá não aparece uma lista, só no artigo "Onomástica real" é que surgem os nomes. Quanto às datas é também outro problema, de modo que acabei por colocar diferentes datas dadas por diferentes investigadores entre parênteses. Aquilo estava em forma de quadros, mas dado que não sei fazer quadros, deixei assim, podemos sempre acrescentar algum nome que falte mais facilmente. Por favor, se não for incomodar dá-me a tua opinião sobre a reformulação. Obrigado e boa sorte. --JLCA 19:31, 1 Julho 2006 (UTC)

Lista de cidades

Olá, sou editor na Wikipedia inglesa e gostava de saber que referências usaram na Lista de cidades em Portugal, as 134 cidades existentes em Portugal em 2002 estão numa lista do INE, mas não econtro uma lista das restantes 17, criadas posteriormente. Podes ajudar? en:User:Mário

Convite

Eles voltaram

Você foi convidado.


Nome de Hórus

Olá! Então como correram os exames? Já terminaram? No que diz respeito à tua ideia de incluir o nome de Hórus, não sei, aquilo ali já está um pouco carregado de informações, como datas, talvez ainda se tornaria mais confuso. Afinal, o artigo só pretende ser uma lista de faraós. Penso que talvez num artigo Nome de Hórus (a criar) se poderia listar os nomes de Hórus. Esse artigo já existe em outras wikipédias fr:Nom d'Horus e es:Nombre de Horus. De qualquer forma ainda necessito voltar à lista, foi uma trabalheira, puff. Bem, cumprimentos! --JLCA 18:39, 20 Julho 2006 (UTC)

Demografia de Sacavém

Brian, como você tem sido o principal autor do ecelente texto sobre Sacavém, espero que goste do gráfico que acrescentei:

Uma abraço, --Lampiao 19:38, 20 Julho 2006 (UTC).

Aluísio

Por que "Aloísio"? --Dantadd 12:12, 13 Agosto 2006 (UTC)

Convite

WikiOlissipo


Lisboa será palco do mais esperado evento do ano: WikiOlissipo, o encontro... Participa!

Aquémenes

Olá. Vi que mudaste Aquémenes para Aqueménes. Porquê? Manuel Anastácio 21:58, 20 Agosto 2006 (UTC)

Sim... De facto eu tenho preferência pelas formas mais divulgadas - e não pelas formas "eruditas" - por isso estranhei o nome do artigo, quando no próprio texto aparece de outra forma... Manuel Anastácio 21:12, 21 Agosto 2006 (UTC)

Interwikis

Eu ia faze-los, mas aí naum deu tempo obrigado--Tiberti 17:04, 24 Agosto 2006 (UTC)

Participação/opinião

Gostaria da sua opinião/participação aqui. Obrigado, Dantadd 16:09, 3 Setembro 2006 (UTC)

Voto

Por favor, se quiser e puder expresse seu voto aqui. Obrigado, Dantadd 12:49, 10 Setembro 2006 (UTC)

WikiOlissipo

WikiOlissipo


.................................O local foi decidido!!..........................................................

Lusitana 15:58, 12 Setembro 2006 (UTC)

Sacavém

Bõm dia ! I think that it was you who entered tr:Sacavém in Turkish Wikipedia. I corrected that sentence to more understandable Turkish. Since a week I think, I'm trying to enter all the Portuguese concelhos to TR wikipedia and i entered alone more than 200. I plan to continue and pass to freguesias. For now they are only stubs, but for the ones i find information on other wikis I try to enlarge. For Sacavém, I'll see to translate it to Turkish. Sorry, I don't speak Portuguese but I understand a little bit when it is written. Mskyrider 17:42, 12 Setembro 2006 (UTC)

Igreja em Loures

Olá! Como já fizeste alguns artigos relacionados com Loures, podes deitar um olhinho neste artigo? Já procurei em todo lado por referências à igreja, mas no google só aparece a Wikipédia e um site com cópia do nosso artigo. Também já procurei no IPPAR e na DGEMN, mas não têm nenhuma igreja com esta descrição. Sabes se tem outro nome? Ou se existe? Obrigado Lusitana 09:42, 13 Setembro 2006 (UTC)

Muchas gracias! Entretanto o Juntas encontrou um site que contém parte do texto do artigo [7]... Vou ver também o que fazer com os outros 2 artigos. Beijinhos Lusitana 17:01, 13 Setembro 2006 (UTC)

Loures

  • For your information: I have just added Loures stub article to Turkish Wikipedia, as it was Lisboas concelhos turn today. --Mskyrider 18:22, 13 Setembro 2006 (UTC)

Opinião

Pedem-se opiniões! Obrigado Lusitana 07:00, 16 Setembro 2006 (UTC)

Tábua

  • Hello again. I remarked that Tábua and Penela have the same area and population numbers inside the infobox. I think that Tábua's numbers are wrong. As you are the only person I know from Portugal, I write to you. Could you fix it with right numbers? Obrigado ! --Mskyrider 06:18, 18 Setembro 2006 (UTC)

Bispo de Aveiro

Obrigado pela correcção. O que se passa é que o senhor foi agora nomeado, mas só toma posse em 8 de Dezembro... Assim penso que devemos pôr a data em que realmente passa a ser Bispo de Aveiro. Ou seja 8 de Dezembro.Joseolgon 18:03, 23 Setembro 2006 (UTC)

Brasões

Tudo como dantes no Quartel de Abrantes. Manuel Anastácio 22:45, 29 Setembro 2006 (UTC)

Descobrimentos vs. Expansão

que cena... eu estava mesmo para usar a expressão "expansão [ultramarina] portuguesa" mas... bem, logo mudo :) --Nuno Tavares 14:00, 30 Setembro 2006 (UTC)

Prelazias

Será que você poderia fazer a gentileza de criar uma pré-definição para prelazias (territoriais e pessoais) ?

Saudações cordiais,

--Arouck 22:59, 3 Outubro 2006 (UTC)

Obrigado!
--Arouck 00:55, 4 Outubro 2006 (UTC)

Dioceses

Por mim não há problema algum, eu fiz modificações pois a "DioceseBR" já existia. Creio que nas arquidioceses também há predefinições específicas. Dantaddσυζήτηση 00:56, 4 Outubro 2006 (UTC)

Bandeiras e escudos de Portugal

Brian, o que fazer com Imagem:Bandeira fanzeres1.PNG? Apaga-se ou pode ser usado aqui? Abraço, Mschlindwein msg 20:37, 6 Outubro 2006 (UTC)

E Imagem:Brasao d cachoeira.jpg... Mschlindwein msg 20:39, 6 Outubro 2006 (UTC)

Predefinição:Info/Freguesia

Olá Brian! Teve algum problema com a predefinição das freguesias? Eu fiz aquelas mudanças utilizando as novas funções do mediawiki para poder eliminar as subpredefinições (Info/Freguesia/campo1, Info/Freguesia/extra, Info/Freguesia/imagens, Info/Freguesia/img-localizacao, Info/Freguesia/imgs-tipo e Info/Freguesia/topo) e deixar isso mais organizado. Abraços. Giro720 21:36, 7 Outubro 2006 (UTC)

Ah está certo. Vou recriar a prefeinição e corrigi-la em uma página de teste (assim que possível), antes de passá-la para a oficial. Obrigado pela ajuda. =) Giro720 22:05, 7 Outubro 2006 (UTC)
Eu revisei a predefinião e acredito que agora esteja tudo certinho =D. Em relação a versão original, apenas alterei a legenda da figura da bandeira e do brasão (que aparece ao passar o rato sobre a imagem), que antes aparecia, por exemplo, Bandeira da Sacavém, e agora aparece Bandeira da freguesia de Sacavem, que para mim soa bem melhor. Qualquer problema é só reverter as edições. Obrigado novamente. Giro720 02:05, 8 Outubro 2006 (UTC)

Ré, Rá e Artaxerxes

Olá! Eu gostava de perguntar de onde é que tiraste isto [8] porque por exemplo o Dicionário do Antigo Egito usa a forma . Eu até achava melhor mudar para essa forma, o que te parece? Em relação a Artaxerxes I da Pérsia, não seria suficiente só Artaxerxes I, tendo em conta que este nome já é persa (para além de que "persa" é um termo que não é lá muito correcto, pois refere-se à província do Fars). Diga algo depois. --JLCA 23:11, 12 Outubro 2006 (UTC)

Boa tarde! Bem, eu só estava a fazer uma pequena revisão do artigo, acrescentado algumas informações. Ainda estou para voltar lá, para falar na questão da barca solar. Quanto ao Ré/Rá pareceu-me um pouco "radical" afirmar que Rá é completamente errado... Mas de facto parece ser uma influência inglesa; os professores José das Candeias Sales e Augusto Tavares usam Ré. Não entendi o redirect Setepenré - atenção que houve vários faraós que tomaram este prenome. Bom fim-de-semana!--JLCA 16:53, 14 Outubro 2006 (UTC)

Setepenré --->>> gostei bastante! Obrigado e cheerio--JLCA 22:48, 14 Outubro 2006 (UTC).

Acho muito bem. Tenho me entretido a criar esses artigos (desambiguações). Também fiz o Takelot e o Osorkon, mas não sei o que significam os nomes, logo se podem ir para essa categoria. Tenho procurado escrever os artigos sobre alguns faraós, que infelizmente já existem em tantas Wikipédias (como mostra os interwikis), mas aqui não. Já tenho a V, VI, XVIII dinastias completas e a XXV está quase. Entretanto estou a rever o artigo Antigo Egito para apresentar a votação nos Wikipedia:Melhores artigos. Se quiser rever, editar, comentar está à vontade. Votos de uma boa semana!--JLCA 16:25, 15 Outubro 2006 (UTC)

Florianópolis

Olá, Brian preciso de ajuda no artigo Florianópolis há um IP vandalizando. Já reverti, mas ele continua. Podes ajudar? Obrigado. Fabianopires 00:54, 15 Outubro 2006 (UTC)

Desculpa incomodar novamente, mas um outro IP que também estava vandalizando o artigo anterior já atacou os artigos Rio de Janeiro, Jundiaí e Itaberá. Acho que ele não tem mais o que fazer na vida e achou a Wikipédia para incomodar. Um abraço. Fabianopires 01:22, 15 Outubro 2006 (UTC)

Antuzede

Olá Brian, in Antuzede article numbers for area and population in text and infobox do not match, besides the numbers in infobox are really strange (50 000 for population). I didn't check the whole history of the article but I see there are some robot interventions. Could you fix the numbers ? Obrigado! --Mskyrider 07:55, 16 Outubro 2006 (UTC)

Lixa do Alvão

I disturb you again cause you are the only portuguese i know. I saw that at Lixa do Alvão article there is no data on infobox. As the freguesia has been created in 2004, there should be no 2001 population data but I think at least area superficie data could be reached. As I don't have any acces on Portuguese data, if you could find it , it will be great. Thanks again Brian. --Mskyrider 12:15, 19 Outubro 2006 (UTC)

Claudia Schiffer

http://pt.wikipedia.org/wiki/Discuss%C3%A3o:Claudia_Schiffer

Why delete my message, if is in "discussao" Porque elimisao? Can help me, Write in: http://pt.wikipedia.org/wiki/Discuss%C3%A3o:Claudia_Schiffer

Dom João IV

Poderia verificar a validade desse artigo "A aclamação de D. João, Duque de Bragança"? Abraços, Dantaddσυζήτηση 22:41, 20 Outubro 2006 (UTC)

Teoria Gellneriana da Sociedade Islâmica

Por favor peço a sua intervenção aqui : Teoria Gellneriana da Sociedade Islâmica. O usuário recriou uma página votada para eliminação com título diferente. --JLCA 12:09, 21 Outubro 2006 (UTC)

Isso aconteceu porque um usuário passou o conteúdo de Islão por Ernest Gellner para essa página (Pós-modernismo...). A página Islão por Ernest Gellner foi apagada, mas o usuário recriou dando um novo título Teoria Gellneriana da Sociedade Islâmica --JLCA 15:42, 21 Outubro 2006 (UTC)

Isto também já não foi apagado ontem: A aclamação de D. João IV, Duque de Bragança? Convido-o também a expressar a sua opinião em: Wikipedia:Votações/Regra para títulos --JLCA 15:58, 21 Outubro 2006 (UTC)

Darque

Hello again, in Darque article it says 10.000 population and 9,12 area but in this link] it says 7.798 for population and 6,62 for area. Which one to believe? --Mskyrider 10:16, 26 Outubro 2006 (UTC)

Votação do texto sobre pesquisas inéditas e verificabilidade

Notei que não votaste em Wikipedia:Votações/Nada de pesquisa inédita e em Wikipedia:Votações/Verificabilidade. Envio esta mensagem pois acredito que é importante que as votações tenham a mais ampla participação possível e ambas terminam hoje. Se tua intenção era não expressar opinião, peço desde já desculpas. Dantaddσυζήτηση 14:32, 26 Outubro 2006 (UTC)

Ptolemeus

Olá! Pois estive a ver estas páginas Ptolemeu Filometor, Ptolemeu Filopator, Ptolemeu Neos Dionisos e sobre a sua existência nada tenho a apontar, apenas perguntaria se a referência a elas por exemplo aqui Ptolemeu XII Neos Dionisos não pode confundir o leitor. Os nomes destes reis estavam de início como "Ptolomeu xxx do Egito". O que fiz foi simplesmente mudar para aquela forma com os epítetos (com excepção dos últimos reis), porque acho que não faz sentido "do Egito". Primeiro, porque os Ptolemeus foram todos do Egito e segundo porque eles não governaram apenas o Egito, mas em alguns períodos Chipre, Palestina, costa da Ásia Menor,... Entretanto não sei se sabes mas existe esta página Ptolemeu (desambiguação). Como disse mudei o nome das páginas, mas também se pode adoptar a solução francesa, que é fazer referência apenas ao número. Diz-me o que pensas. Cumprimentos, --JLCA 21:04, 5 Novembro 2006 (UTC)

Elisabeth

Olá; a exemplo da filha (Isabel II do Reino Unido), do neto (Carlos, Príncipe de Gales), e do marido (Jorge VI do Reino Unido), não deveria o artigo sobre Elizabeth Bowes-Lyon ser entitulado Isabel de Bowes-Lyon, principalmente por ser tratar de personalidade já falecida? Abs. --Tonyjeff ¿Uíqui-o-quê? 16:59, 6 Novembro 2006 (UTC)

Olá Brian. Fiquei estarrecido com a discussão em Elizabeth I de Inglaterra, o qual havia sido iniciado com Isabel. Infelizmente devo concordar que, se lá o foi assim, em Elizabeth Bowes-Lyon provavelmente seria igual ou pior. Se um dia a matéria for para votação peço-lhe que em avise. Caso contrário, acho que será apenas motivo para dor-de-cabeça. Abraços. Tristeza --Tonyjeff ¿Uíqui-o-quê? 10:16, 13 Novembro 2006 (UTC)

Projeto de Mestrado - Wikipedia - Voluntários para Entrevista

BoaTarde!

Meu nome é Marli, sou aluna regular do mestrado em educação da Univali – SC Tenho como objeto da minha pesquisa a Wikipédia e como objetivo geral do projeto do mestrado :

Identificar elementos para legitimar a confiabilidade (no ambiente acadêmico) da Wikipédia como fonte de pesquisa no processo de formação do conhecimento. Bom, na fase metodológica do projeto pretendo aplicar: (como estou no começo do projeto essa fase ainda está sendo elaborada, mas preciso para isto ter definidos a amostra, quer dizer o público que vou pesquisar)

1º)um questionário com alunos e professores universitários para verificar o uso, a indicação do professor para usar essa fonte de pesquisa; a aceitação dos professor de trabalhos com citações da Wikipédia; entre outras perguntas que ainda estou elaborando.... o objetivo dos questionários é fazer uma sondagem para perceber o uso, que áreas percebe-se maior ou menor utilização... entre outros itens...

2º)Também tem uma fase metodológico de Entrevistas com Especialistas e/ou Wikipedistas para aprofundar mais na própria estrutura da wikipédia, filtros, regimes de autoria que possam dar confiabilidade para as informações contidas nesta enciclopédia e para formação do conhecimento. (também não estão elaboradas as perguntas, como disse preciso ter uma população para as entrevistas, que não serão muitas) As entrevistas estão previstas + ou – para o mês de março de 2007. Somente depois do projeto aprovado na comissão de ética acadêmica, porém preciso ter alguns possíveis sujeitos a entrevistar.

Gostaria de poder contar com sua participação como um Wikipedista a ser entrevistado.

Agradeço a atenção e aguardo contato, --marli 19:27, 16 Novembro 2006 (UTC)Marli

marlivickvieira@gmail.com (e-mail e skype)

Mestranda em Educação pela Universidade do Vale de Itajaí Marli Fátima Vick Vieira

Votação

Podes por favor te manifestar aqui? Obrigado. Mschlindwein msg 00:09, 14 Novembro 2006 (UTC)

Mudança de nome

feito Lijealso msg 23:40, 19 Novembro 2006 (UTC)

Convinha era dar um destino à anterior página de usuário e respectiva página de discussão (já que ficaram no domínio principal, segundo julgo).

Também não era má ideia recriar a conta Brian Boru e bloqueá-la em infinito para evitar maus usos (por outrem). Lijealso msg 23:51, 19 Novembro 2006 (UTC)

Eu tentei, mas como a conta "Andreas Herzog" já existe, isso não foi possível. Não sei se é o caso de apagá-la para isso...  Ð. Indech  図   01:32, 20 Novembro 2006 (UTC)

Vejo que já foi resolvido ;) Bjns Lusitana 06:52, 20 Novembro 2006 (UTC)

Andreas, no intuito de dialogar, estou copiando abaixo os fatos ocorridos.

Segue ao final, os comentários acrescentados por outros usuários na Esplanada, antes de certo vandalo travestido de administrador, como podera notar, começar a banir-nos desesperadamente e sem sucesso, revertendo toda e qualquer postagem do fato, sejam os atos de "vandalismos" cometidos (esses nos concordamos plenamente com a reversão, é o papel de vocês), seja o que publicamos na Esplanada (isso impede que chegue ao conhecimento dos demais administradores as molecagens e vandalismos que esse moleque tem realizado, acabando com o projeto e motivando a criação de nosso grupo.)

Peço que leia, de verdade, estude a situação, o ocorrido e considere os fatos.

Só queremos de volta a enciclopédia livre que tinhamos em 2004. Muito mais consistente, com muito menos vandalos e muito menos abuso por parte dos administradores e sem essa máfia que se instaurou.

Peçoi que repasse o manifesto aos seus colegas e qualquer desejo de acabarmos com tudo isso, escrevam-me: luiz_prestes_machado@yahoo.com.br

Aguardo um contato,

Abraços.

Segue:

Aos administradores e usuários, LEIAM!

É com tristeza que nosso grupo anuncia que as tentativas mais civilizadas de comunicação com diversos administradores da Wikipédia foram ignorados.

Apelamos para todos os quais podiamos, escrevemos na esplanada nossas reivindicações, escrevemos sobre os problemas que a Wikipédia vem enfrentando, sobre os "Administradores" que se sentem poderosos frente à diversos colaboradores e ex-colaboradores por terem o maravilhoso poder de BANIR qualquer usuário.

Talvéz não tenhamos deixado isso claro antes, mas o que pretendemos não é simplismente vandalizar a Wikipédia e sim, limpar a administração da mesma desses nerdezinhos entojados e ignorantes que não mais conversam, como outrora, antes de alterar um artigo. Revertem sem explicações, também como outrora, na página de discussões. Quando insistimos em algum artigo que não julgamos incoerente ou indevido, somos então banidos sempre com mensagens do mesmo tipo: "Guerra de edições", "Parcialidade", "Vandalismo".

Para nós, têm sido vandalos, essa pirralhada que por algum motivo se apoderou da Wikipédia e hoje permite apenas que suas creças e opiniões pessoais sejam escritas.

Parcial, todos somos, é difícilimo para qualquer ser humano a imparcialidade. Temos crenças, paixões e afeições. Contudo e a própria política de imparcialidade da Wikipédia fala sobre isso, o confronto entre dois ou mais pontos de vista, deixa ao leitor a liberdade de optar por qual ponto de vista mais lhe agrada e desenvolver suas próprias convicções.

Esse confronto, não tem sido permitido ou debatido.

É exatamente contra essa manipulação de informações que estamos lutando. Estamos cansados disso.

Somos em maioria, ex-colaboradores agredidos, preconceituados, injuriados e BANIDOS por esses "donos" da Wiki.

Nossa paixão é divulgar o saber, por isso dedicamos ou dedicavamos algumas horas de nossas vidas à escrever artigos, a encarar debates, a construir uma enciclopédia livre, de verdade e COM A VERDADE.

Temos sido interpretados como vandalos e por esse motivo preconceituados. Reintero que nossa intenção não é acabar com a Wikipédia, mas voltarmos a construi-la como outrora o fizemos.

Alguns administradores, dentre eles destaco em especial os seguintes: OS2Warp, Arges,EPinheiro (Eduardo Pinheiro),Adailton, Fernando S. Aldado - formaram uma máfia movida pelas amizadas e laços entre este grupo que se estende por além dos nomes citados. Não cabe a nós julgarmos o mérito desse ódio e preconceito que têm por quem contraria as vontades soberanas e pessoais deles, alguns talvez movidos pela farsa de outros.

Afirmamos convictos que alguns desses administradores têm impedido que chegasse ao conhecimento de outros as informações que aqui estamos divulgando. Um deles, que podemos citar com absoluta certeza é OS2Warp.

Oras, não é de muita perda de tempo observar na esplanada as discuções que envolvem esse vandalo travestido e muitos outros. Talvez, alguns administradores, estejam manipulando os outros, talvez, todos queiram impor apenas suas idéias pessoais, talvez, falte a atenção da comunidade que se dedica a administrar a Wiki em se reunir e debater sobre as milhares de reclamações dos usuários.

Talvez falte coragem de tirar os fabulósos poderes de administrador de algum amigo, talvez até pessoal.

De qualquer forma, queremos informar que é com pezar, que anunciamos o início de ataques massivos e coordenados à Wikipédia.

Este, é o ATO 0. Muitos outros virão.

Estamos preparados com milhares de proxys e muitas outras ferramentas, além de técnicas para podermos divulgar nossa indignação e informar às pessoas de que ao lerem a Wikipédia, estão sendo ENGANADAS! Estão absorvendo informações falsas e manipuladoras, direto de idéias pessoais dessa máfia que se instaurou.

Esse, por mais que vocês digam o contrário, não é um ataque de vandalismo à Wikipédia e sim uma luta para impedir um fiasco do projeto, respeitado e querido pelo nosso movimento. Vamos re-estruturar a mesma, juntos? Através de debates? Democraticamente? Vamos ouvir uns aos outros? Vamos usar as páginas de discussões antes de sair banindo? Vamos nos respeitar?

É só isso que queremos.

Vocês têm meu e-mail e sabem quem sou EU, que aqui estou representando o nosso movimento que já há muito está anunciado. Não.. não eram ameaças.. Eram tantativas de entrarmos em acordos antes de chegarmos a esse ponto.

Depois de cada ATO, iniciaremos as tentativas de contato e "diplomacia" com muitos administradores.

Assim como vocês, queremos acabar com isso o quanto antes, acreditem.

Fica aos usuários um aviso: Cuidado, pelo menos enquanto durar essa crise, com as informações contidas aqui que visam manipular os leitores, que fornecem lixos mentirosos e ludibriosos como sendo verdade imparcial. Enquanto encontrarem algum desses tipos de ataque, saibam que a Wikipédia não está confiável e está sendo usada por essa máfia como isntrumento de manipulação de massas.

Nossas reivindicações seguem resumidamente abaixo:

1 - Fim dos bloqueios de edições que apenas os Administradores possam editar. (Pelo menos do jeito que tem sido onde o Administrador bloqueia e deixa constando o conteudo absurdo dos artigos. Parciais, mentirosos, desrespeitosos, etc.)

2 - Fim dos banimentos injustificados. (Nem toda edição inconsistente ou parcial de um artigo é vandalismo para se sair banindo todo mundo, nem sempre a parcialidade se atinge na primeira edição)

3 - Volta do uso das páginas de discussõessa (Exigimos que as páginas de discussões voltem a ser utilizadas antes da reversão de um artigo, resultado de pesquisas e empenho dos colaboradores. A Tag de revisão ou de reciclagem podem ser colocadas, mas vamos discutir e PERMANECER NAS DISCUSSÕES, ouvir mais do que apenas duas opiniões e abrir votações para casos controversos antes de sair revertendo um artigo de pesquisa por um lixo qualquer ou banir injustificadamente)

4 - Fim das perseguições por parte da máfia dos Administradores (Chega de colaboradores sendo tratados como inferiores por esses moleques! Isso é inadimissivel! Chega das perseguições, chega de pessoalismos e de impor idéias pessoais! Chega de fatos importantes SEM FONTE sendo aceitos nos pouquissimos confrontos de idéias que existem na Wiki)

5 - Valorização do confornto de idéias (Para quem realmente procurou sobre a filosofia da IMPARCIALIDADE, certamente encontrou logo de início o confronto de idéias opostas para assuntos controversos como meio para atingirmos a imparcialidade. Desde que com fontes, esse confronto é ÚTIL e valoriza o conhecimento. Todos os pontos de vista (verídicos), e para isso a necessidade de fontes, devem ser aceitos. Mesmo que não concordemos, a verdade deve predominar!

6 - Apuração dos banimentos abusivos por um ano ou mais, impostos pela máfia dos administradores. (Chega de abusos, esses crápulas precisam ser punidos por seus atos. Quem não têm responsabilidade, não pode administrar NADA!)

7 - Desbanimento imediato de usuários que foram banidos por um ano, quando não mais, pela máfia dos administradores sem motivo realmente sério.

8 - Volta do ambiente colaborativo e amistoso que um dia, alguns (poucos) anos atras, existia na Wiki.

9 - Que após esse periodo conturbado, todos os manifestantes declarados, sejam desbanidos, IP e usuários, e não sejam perseguidos nem preconceituados pela comunidade, desde que então, atendam às regras da Wiki, podendo assim voltar a contribuir e ser responsabilizado pelos seus atos, com justiça e igualdade.

Pessoal, ficam aqui expostas todas as nossas intenções e nossos votos para que isso termine o quanto antes, sem maiores desgastes para nós, para os administradores sérios e principalmente para o PROJETO que começou com uma causa tão nobre e hoje encontra-se nesse estado.

Aguardem, entraremos em contato para discutir as propostas de forma civilizada após cada ataque que serão periódicos e durarão o tempo necessário à chegarmos a um senso comum, democrática e respeitosamente.

ATO 0 - 8 de dezembro de 2006 —o comentário precedente não foi assinado por 85.195.119.14 (discussão • contrib.)


Pois bem, não acredito que ataques massivos à Wikipédia sejam a solução para seu problema, a mesma coisa vale para o bloqueio de usuários. A Wikipédia precisa de políticas oficiais mais democráticas e concisas, e precisa dar menos autoridade aos Administradores. Eu não tenho nada pessoal contra Administradores, mas, considerando-se a Wikipédia uma enciclopédia livre, há uma lacuna muito grande entre os direitos de Usuários e Administradores. Lipemsg 03:59, 8 Dezembro 2006 (UTC)

Lipe.. avisei você por e-mail que isso começaria. Você me disse a mesma coisa que escreveu aqui. Você sabe que não existe dialogo com a máfia.

Não temos escolha. Todas as formas foram tentadas. Um e-mail para toda a lista de administradores foi enviado tentando chegar a uma conciliação e avisando desses atos. Nada resolveu. Estamos cansados. Muitos de nós não têm mais o desejo de voltar a contribuir, mas queremos apenas que as falsas informações sejam retiradas. Outros querem voltar a contribuir e serem respeitados, como outrora foram pela comunidade mas que ao contrariar os pensamentos pessoais dessa máfia, acabaram banidos para sempre.

Será impossível bloquearem todos os proxys de que dispomos. Só queremos conversar e chegar a um acordo. Os ataques estão suspensos até que decidamos algo. Se formos ignorados novamente, eles continuarão. Precisamos pressionar para podermos ser ouvidos. É o único meio. Infelizmete. Abraços.

Entendemos que â Wikipédia deu espaço para um bando de moleques irresponsáveis que tem por finalidade impor suas ideias pessoais. Não acreditamos que todos os administradores façam parte dessa máfia, mas que muitos não saibam a respeito do que têm ocorrido. Alguns dos que citamos mesmo, talvez não façam parte. Talvez estejam sendo enganados por outros. Não cabe a nós porem, avaliar essa questão. O que queremos é que vocês parem, nos escutem, e conversem conosco para podermos parar com essa chatiação, por que É CHATO ficar abrindo milhares de páginas, copiando a mesma mensagem milhares de vezes, enviando, isso demora, é cansativo, mas infelizmente, atualmente precisa ser feito. Senão a situação continua a mesma e agente têm que abaixar a cabeça e aceitar as atitudes dos verdadeiros vândalos que estão na Administração da Wiki.

Entenda: QUEREMOS CONTRIBUIR! E não destruir. Mas se nos impedem de todas as formas de contribuir e negam por completo qualquer forma de comunicação e debate, o que nos resta fazer? Continuar pedindo? Argumentando? Os argumentos ouvidos são sempre dos administradores. Os colaboradores não têm tido vez e, você, LIPE, sabe bem disso!

Isso precisa acabar o quanto antes! As propostas estão feitas, basta vocês também quererem CONTRIBUIR!

Uma investigação dessa máfia é importante e, se necessário, devem ser banidos também. Eu mesmo fui banido por um ano ou eternamente, não sei. Na primeira vez, sem motivos, na segunda, por que realizei ataques massivos. Contudo, a segunda vez não teria ocorrido se a primeira, injustificadamente não o tivesse.

Bom, não estou aqui para falar pessoalmente por mim, então me limitarei ao que realmente importa: Poderiamos continuar os atauqes dessa noite até de manhã com esse proxy, mas não vamos, por que não somos vandalos. Queremos debater. Se conseguirmos, cessam os ataques, senão, piorarão. Esse foi um ato isolado como disse. Somos mais de 60 pessoas revoltadas com essa situação toda e dispostos a lutar e a continuar esses ataques que não vão ser lucrativos para o projeto se não pudermos debater. Pensem um pouco. Não estaria aqui perdendo meu tempo escrevendo essa massa de texto só para brincar ou para "vandalizar". Os verdadeiros vandalos estão entre vocês! Abram os olhos!

Enquanto for preciso, vamos divulgar a verdade para os usuários. A verdade que a Wikipédia não é mais um projeto sério. É uma ferramenta de manipulação na mão da máfia de administradores.

Espero que continuemos debatendo e outros administradores entrem no debate. Até mesmo e creio que principalmente os citados. Para que possamos, civilizadamente, chegar ao senso comum que nosso grupo está defendendo.

É o Usuário:Lmbassman. Ele não gostou das reversões que efetuei sobre as edições dele em Revolução Cubana e em artigos assemelhados. Veja os artigos. que ele utilizou para se manifestar pela primeira vez. Veja o texto do primeiro manifesto dele. Não tenho culpa que ele sempre apaga o texto existente que fala mal de Fidel Castro. Infelizmente ele é bem fraquinho, não tem capacidade de editar, e a única coisa que soube fazer foi se aproveitar do artigo que fala sobre o iate Granma, para colocar um texto sobre o Diário Granma. Não custava nda ele criar um novo artigo. As edições dele no artigo Granma são o IP Usuário:200.179.42.106 o mesmo que vandalizava o artigo sobre Geraldo Alckmin. Veja o texto do segundo manifesto dele.

Em João Goulart ele escreveu:

O impasse estava criado. Enquanto as camadas populares e setores da classe média mais progressista estavam com Jango, as elites, representando as oligarquias nacionais e o imperialismo norte-americano eram contra.

Entendi que era opinativo.

Em Escândalo do dossiê vedoin ele removeu até o Ricardo Berzoini...

Ele edita aos pouquinhos em um monte de artigos. Coloca nos artigos suas opiniões pessoais. Tira o que ele não gosta de José Dirceu e Luiz Inácio Lula da Silva e ataca Geraldo Alckmin e o Embargo dos EUA a Cuba. Não acho agora a edição que ele escreveu que João Goulart teria sido morto pela operação Bandeirantes, ou o que seja. --OS2Warp msg 04:59, 8 Dezembro 2006 (UTC)

Bom, acho que fica claro o tratamento desrespeitoso desse membro (já afirmado) da máfia dos Administradores que vêm acabando com a Wikipédia. Esse manifesto têm o intuito de colaborar com o projeto, e um primeiro bom passo, seria impêdir esse moleque de ficar retirando essa discução daqui. Já protelamos demais, não vou entrar em discussões pessoais.
No entanto, para o entendimento dos demais administradores (os poucos sérios que ainda restam), explico que este moleque apelidado de OS2Warp, usa de artificios mentirosos para difamar a imagem de ex-colaboradores que OUSARAM discordar da opinião pessoal dele.
Como me atacou pessoalmente, me dou ao direito de resposta: Meu usuário lmbassman (tão somente, sem datas) realizou algumas contribuições importantes na Wikipédia. Dentre elas: Revolução Cubana, Fidel Castro, João Goulart, Granma, Movimento 26 de julho, Coalescência, dentre outros. Se citei o fato da existência da tese do assassinato de João Goulart, é por que existem fontes que comprovam a possibilidade. Se não foram citadas no artigo (e não me lembro), muito menos foram reivindicadas. No entanto, o que eu mais gostei no discurso desse vandalo foi o trecho em que diz: "Não tenho culpa que ele sempre apaga o texto existente que fala mal de Fidel Castro" Pois é.. FALAR MAL, sem fontes, atraves de especulações, não é típico de uma enciclopédia. Isso, sem quere, deixa claro o intuito desse vandalo travestido que agride verbal e moralmente ex-colaboradores. Toda e qualquer coisa que desagrade seus conhecimentos limitadissimos sobre historia, são punidos, com seus maravilhosos poderes de Admin com o banimento.
Esse marginal, destorce a realidade dos fatos apontando atos cometidos por mim em outras épocas, porem com o mesmo motivo. Por nunca poder existir debate quando esses mafiosos são contrariados. Pelas ideias deles deverem sempre prevalecer sobre a verdade, sobre as fontes. Confronto de idéias? Pra que? Isso impede a manipulação!
Peço URGENTE que avaliem toda a situação. Poderia nesse momento estar divulgando o manifesto, mas não o estou justamente por que nosso grupo tem como intuito debater e chegar ao senso comum!
Se me banirem, será a última vez antes do ATO I que então, sim, esgotadas absolutamente as tentativas de comunicação e de exposição de um problema grave que vem ocorrendo, será realizado em horários diferentes e coordenadamente por dias seguidos. Servidores proxys é o que não faltam e vocês não vão conseguir banir todos.
Novamente, reintero que não é o desejo do nosso grupo, mas se for preciso, tomaremos tais medidas. Basta permitirem o debate e atraves da discussão chegarmos a um acordo que atenda às necessidades de todos e saneem a Administração da Wikipédia. Os ataques estão cessados durante o debate. Agora, se foram nos proibir de debater na Esplanada, que outra atitude podemos tomar?
AVALIEM! INVESTIGUEM! OUÇAM!
Abraços

Pergunta

O que esta acontecendo que esta forcando varios administradores a abandonar o cargo? Santista1982 13:51, 12 Dezembro 2006 (UTC)

Bandeira de Portugal

Sobre a questão da Bandeira de Portugal. Lamento muito ter de discordar dos pontos de vista de um colaborador que tem feito tanto pelas páginas de História na wikipédia, mas parece-me que, desta vez, está a cair em alguns erros a nível histórico e a nível do que devem ser os critérios de uma enciclopédia. Coloquei o meu ponto de vista na página de discussão. Espero conseguir fazê-lo mudar de ideias neste aspecto. Abraço, Ozalid 22:18, 19 Dezembro 2006 (UTC)