Usuário(a):HunterBrenndon/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Brendon William
HunterBrenndon/Testes
Brendon em 2019
Nascimento Brendon Hughes Williams
12 de abril de 1991 (33 anos)
Cuiabá, MT, Brasil
Residência Rio de Janeiro, RJ
Nacionalidade Brasileira
Ocupação
Período de atividade 2012–presente
Prêmios Lista completa
Carreira musical
Gênero(s)
Instrumento(s)
Gravadora(s) Hales Universe
Página oficial
brendonlliam

Brendon Hughes Williams (Cuiabá, 12 de abril de 1991) é um cantor, compositor, produtor e percussionista brasileiro mais conhecido por seu nome artístico Brendon William.

Começo de vida[editar | editar código-fonte]

Nascido em Cuiabá, no Mato Grosso, Brendon é filho do médico cirurgião José Williams e da dentista Líria Hughes. Ainda aos dois anos de idade, sua família mudou-se para o Rio de Janeiro, onde o restante de sua família morava. Ainda durante a infância, Brendon começou a interessar-se por música, aprendendo a tocar guitarra e piano em aulas particulares. Acompanhando seu tio, Marcos Augusto, Brendon foi ao show de diversos artistas internacionais durante sua infância e adolescência, como Guns N' Roses, INXS, George Michael, Iron Maiden, Britney Spears, Michael Jackson, A-ha, R.E.M., Billy Idol, *NSYNC, Foo Fighters, Nirvana, Green Day, Madonna, Red Hot Chili Peppers e Aerosmith.

Carreira[editar | editar código-fonte]

2012–2013: PrettyUgly, Dó Central e outros projetos[editar | editar código-fonte]

Em 8 de abril de 2012, Brendon fez uma audição para a gravadora Deckdisc para conseguir um contrato com a mesma. Em 12 de abril, no seu aniversário, a gravadora entrou em contrato com Brendon dizendo que o mesmo havia passado no teste e que estaria assinando com ele o contrato de um ano. Brendon começou as gravações de seu material ainda naquela semana, onde foi lançado em 16 de junho o seu primeiro single, a canção "Rosas Com Espinhos". Em 4 de julho, o vídeo clipe da canção foi lançado em preto e branco sobre one shot. Entretanto, a música veio a tornar-se um sleeper hit, vindo a ganhar atenção após a cantora Rita Lee divulgar em suas redes sociais.

Brendon apresentando-se em um show durante 2012.

Em 11 de julho, Brendon fez sua primeira aparição televisionada, no programa Cante se Puder, do SBT; em sua apresentação, Brendon cantou a canção "Cadê Dalila?" de Ivete Sangalo, onde sua equipe vermelha venceu contra a equipe azul. Durante a prova de Brendon, o mesmo recebeu choques enquanto cantava. Com Brendon ganhando fama de forma considerável durante esse momento, sua apresentação no programa fez com que seu disco "Sangue Doce" fosse lançado semanas antes do dia planejado para impulsionar as vendas, onde foi lançado em 29 de julho, sob o título de PrettyUgly; em 5 de setembro de 2019, as vendas do álbum foram atualizadas, fazendo com que o disco recebesse certificado de 7x diamante pelas vendas de 1,1 milhões.. Durante esse tempo, "Rosas Com Espinhos" se tornou uma das dez músicas mais pedidas nas rádios do Rio de Janeiro, alcançando a 3ª colocação na Brasil Hot 100 Airplay. Para promover seu material, Brendon iniciou shows pelo Brasil, no qual incluía festivais como João Rock, Festival Calango, MIMO Festival, Rio ArtRock Festival, etc. Em 19 de agosto, Brendon causou polêmica ao apresentar-se no Domingão do Faustão, cantando seu segundo single, "Coração de Pedra", seguido por "Rosas com Espinhos" na qual usou uma coroa feita de espinhos, ferindo-se durante a apresentação. Sua performance causou grandes críticas por blasfémia. Entretanto, Brendon mais tarde explicou-se dizendo que aquilo não passava de uma homenagem e arte para complementar sua apresentação, e que sua fé por Deus era mais forte que qualquer crítica. O vídeo clipe da canção "Coração de Pedra" foi lançado em 28 de agosto, fazendo alusão ao folclore brasileiro, com Brendon apaixonando-se por Iara, contando também com outros personagens, como Mula Sem Cabeça, Caipora, Curupira e Saci, além de alusão a Araés. A música acabou tornando-se popular devido ao vídeo clipe que foi bastante elogiado, não só pelo enredo como pela qualidade visual, no qual foi eleito pela revista Billboard Brasil com o melhor clipe brasileiro do ano. Em novembro, Brendon começou a promover a canção "Me Defenda", na qual mais tarde, no dia 18 daquele mês, foi anunciada como seu terceiro single de seu álbum de estreia, lançando mais tarde em 11 de dezembro o vídeo clipe da canção, gravado nos desertos de Marrocos, na qual mais tarde atingiu a 1ª posição do iTunes Brasil.

Em 14 de janeiro de 2013, foi lançada a canção avulsa "Você Quer Ser" com Detonautas, na qual tornou-se um sucesso moderado entre o público geral, atingindo a 7ª posição da Brasil Hot 100 Airplay. Brendon passou assim, a divulgar a canção em diversos locais, com a banda aparecendo em seus shows e vice-versa. Em 17 de janeiro, Brendon apresentou-se na 15ª edição do Festival de Verão Salvador, no qual sua performance recebeu bastante elogios pelo público e por outros artistas, com o ponto alto sendo o entusiamos do público devido a presença de palco de Brendon. Durante o dia de sua apresentação, Brendon conheceu a banda Capital Inicial, onde mais tarde lançaram em parceria a canção "Sem Pensar Duas Vezes".

Em 24 de abril de 2013, a canção "Chuva" foi lançada como single avulso de Brendon; mais tarde o mesmo anunciou que essa era uma canção que ele escreveu aos 11 anos e foi barrada de seu álbum de estreia e a estava lançando como uma forma de realização pessoal e profissional. A canção obteve um bom desempenho, atingindo a 1ª posição da Brasil Hot 100 Airplay, tornando-se a primeira canção de Brendon a atingir tal posição. Durante esse tempo, Brendon veio a trabalhar como compositor para Ivete Sangalo na canção "Na Sua", além das canções "Não Adianta Mais" e "Meu Aviso" para Luan Santana, na qual serviu como backing vocal para a última. Em 29 de julho, Brendon apareceu no álbum Zeski de Tiago Iorc na canção "Tempo Perdido". Em 17 de setembro, Brendon lançou seu primeiro extended play, intitulado Dó Central, contendo seis canções, incluindo a canção "Chuva" e o segundo single do EP, "Todas As Pessoas" em parceria com Silva. O extended pla alcançou a décima segunda posição do ABPD Top Álbuns, vendendo cerca de 300 mil cópias até 5 de setembro de 2019.

2014–2015: Hibrido, Pecados & Tragédias[editar | editar código-fonte]

Em 16 de maio de 2014, Brendon anunciou em entrevista para a Rádio FM estar trabalhando em seu segundo álbum de estúdio, no qual estava mais focado em ampliar seu público, trazendo um material um pouco mais ousado e comercial, sem perder suas origens. Nas semanas seguintes, Brendon trabalhou com artistas como Nando Reis, Pitty, Seu Jorge, e Di Ferrero. Em 19 de julho, a primeira canção de seu segundo álbum de estúdio foi lançada nas plataformas digitais e enviada para as rádios, sob o título de "Falando Sozinho" que tornou-se um grande sucesso, alcançando o topo do iTunes em duas horas, onde tornou-se capa da revista Veja mais tarde naquele mesmo mês, falando sobre seu novo disco: "É algo que eu estou muito animado de lançar, é uma onde totalmente diferente do primeiro". Com a canção alcançando a 1ª posição da Brasil Hot 100 Airplay, Brendon passou a começar a divulgar seu segundo single "Invisível" em setembro em apresentações mistas de ambas canções, como forma de familiarizar o som de ambas. O vídeo clipe da canção foi lançado em versão point of view, fazendo analogia a forma de Brendon ver o mundo, causando impacto positivo no desempenho da canção.

Brendon apresentando-se durante a turnê "Hibrido".

Em 25 de setembro, Brendon lançou seu segundo álbum de estúdio intitulado Hibrido; o disco estreou com 27 mil cópias vendidas apenas na primeira semana, alcançando a 1ª posição da ABPD Top Álbuns mais tarde naquele ano. O disco foi bem recebido pela crítica em geral, classificando Brendon como o "último rockeiro de pé". Brendon recebeu divulgação massiva do disco por sua gravadora, divulgando-o em programas televisionados e em campanhas publicitárias, incluindo a marca Coca-Cola, na qual o mesmo aparecia em comerciais durante horários nobres promovendo a marca e seu disco. Em 16 de outubro, Brendon entrou em turnê para suportar o álbum, "Hibrido Tour" que veio a encerar-se em 7 de julho de 2015 com um total de 216 shows, 314 mil ingressos vendidos e 14 milhões lucrados, tornando-se sua maior turnê até o momento. Em 20 de dezembro, Brendon apresentou-se na 19ª edição do Melhores do Ano no qual havia sido indicado na categoria "Melhor Cantor" ao lado de Mason Hale e do então campeão Luan Santana, no qual os três apresentaram-se juntos no final do programa. Sua apresentação foi bem recebida, na qual conteve elementos de truques de mágica por outros profissionais enquanto Brendon cantava. No dia seguinte, Brendon estreou no filme Didi e o Segredo dos Anjos. A faixa tema do filme, "A Festa é Nossa" é cantada por Brendon em parceria com a cantora Anitta, também presente no filme. Durante as produções do filme, Brendon havia respondido um fan em seu Twitter dizendo ter gravado a canção e que "foi uma experiência estranha cantar com alguém como ela".

Em 11 de janeiro de 2015, a canção "Sem Perspectivas" foi lançada como o terceiro single do álbum, recebendo uma versão remix mais tarde naquele mês com Lulu Santos e Caetano Veloso, na qual recebeu bastante críticas positivas, obtendo também um desempenho melhor nas paradas de sucesso. Em 19 de março, Brendon lançou um extended play de forma independente no SoundCloud, intitulado Pecados & Tragédias, no qual conteve 6 faixas. Sua atitude foi mais tarde revelada como mal vista por sua gravadora, que recuou-se a promover o restante de seu segundo álbum de estúdio. Entretanto, a canção "Reza Pelos Pobres" acabou tornando-se um viral mediano, fazendo com que a situação de Brendon e sua gravadora ganha-se uma proporção maior, com seus fans criando protestos, subindo em nível internacional a hashtag "#JustiçaPorBrendon" no Twitter.

2015–2018: Aqui[editar | editar código-fonte]

Em setembro de 2015, Brendon apareceu trabalhando em um projeto pela primeira vez, ajudando a produzir o álbum Bang! de Anitta. Mais tarde, ao ser questionado sobre um fan de quando estaria trabalhando em um projeto próprio, Brendon respondeu que ainda tinha mais um álbum para lançar com sua gravadora, antes que seu contrato de 3 anos acabasse. Nos próximos meses, Brendon também trabalhou para Jota Quest, MC Guimê, Claudia Leitte, Gustavo Lima, Matheus & Kauan, Luiza Possi, Babado Novo, Banda Uó, Michel Teló, Sandy, Biel, Fábio Júnior, Henrique & Diego, Lulu Santos, Malta, e Ferrugem como compositor, produtor e instrumentista de algumas canções.

Durante junho de 2016, Brendon revelou que estava trabalhando em seu próximo álbum. Entretanto, em agosto, foi revelado que o mesmo havia parado as gravações do álbum devido problemas de interesse com a gravadora; mais tarde, Brendon disse que ele estava infeliz com a forma como o tratavam, com pouco investimento e o fato de estarem tirando sua liberdade artística. Em uma postagem no Twitter, Brendon declarou "Estou cansado de trabalhar para os outros e nunca ganhar meu reconhecimento que mereço. Eu estou pronto para fazer tudo para todos, não importa o que, mas ninguém nunca está pronto para me deixar fazer o que eu quero". Em 25 de outubro, Brendon apresentou-se no Prêmio Multishow de Música Brasileira com a canção "Bohemian Rhapsody" da banda britânica Queen.

Em 7 de janeiro de 2017, a canção "Se Afastar" foi lançada repentinamente como single de seu terceiro álbum de estúdio, na qual foi anunciado para ser lançado em 25 de fevereiro. Brendon mais tarde deu entrevistas dizendo que seu disco estava pronto, entretanto, não totalmente da forma como esperava. A canção recebeu o vídeo-clipe dirigido totalmente por Brendon, no qual foi lançado em 15 de janeiro. A canção obteve um bom desempenho, atingindo a 3ª posição da Brasil Hot 100 Airplay e 2 milhões de visualizações no Youtube no primeiro dia de lançamento. Em 25 de fevereiro, o disco Aqui, no qual estreou com 55 mil cópias na semana de lançamento pela ABPD Top Álbuns. O disco seguiu sendo promovido por singles posteriores, como "Sem Explicações", "Cuiabá", "Bartender" e "Como Desaparecer?". As canções obtiveram um desempenho moderado nas rádios e nas plataformas de streaming. Em 18 de julho, Brendon fez um show independente na Avenida Paulista sem o consentimento de sua equipe, que segundo ele, havia negado seu pedido de iniciar uma turnê para divulgar seu material, assim como qualquer aparição televisionada. Com esse episódio, essa era da carreira de Brendon acabou sendo congelada, com nenhum outro single sendo lançado posteriormente.

2019–presente: Reputação[editar | editar código-fonte]

Em 18 de março de 2019, Jensen Hale ofereceu uma oferta de 8 milhões para a liberação de Brendon de seu contrato com sua gravadora, na qual foi aceita. Em seguida, Brendon fechou contrato com a gravadora "Total Hales", pertencida a Jensen Hale. Após seu contrato, Brendon escreveu "finalmente estar livre de um pesadelo" em seu Twitter. Em 11 de junho, Brendon concedeu uma entrevista ao Conversa com Bial, no qual comentou sobre os últimos anos de sua carreira e sua pouca liberdade artística que tinha, além de receber quase nada pelo seu trabalho. Durante a entrevista, ele também anunciou estar trabalhando em música nova e que pretendia lançar um álbum ainda naquele ano. Em 15 de julho, a canção "Cabeça Erguida" e em 12 de agosto a canção "Lute" foram lançadas como singles promocionais de seu quarto álbum de estúdio, onde ambas atingiram o topo do Spotify Brasil, além de entrarem na Brasil Hot 100 Airplay nas 12ª e 8ª posição, respectivamente.

Artisticamente[editar | editar código-fonte]

Voz[editar | editar código-fonte]

Filantropia[editar | editar código-fonte]

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Brendon Williams discografia

Turnês[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]