XuChá - O Chá da Xuxa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
XuChá
Turnê de Xuxa
Locais Brasil
Álbum associado Vários
Data de início 22 de outubro de 2016
Brasil Rio de Janeiro
Data de fim 14 de outubro de 2017
N.º de apresentações 7
Cronologia de turnês de Xuxa
Natal Mágico Tour
(2009 - 2014)

XuChá - O Chá da Xuxa é a décima sétima turnê de Xuxa feita em parceria com a festa Chá da Alice.[1] O show reúne os maiores sucessos da apresentadora e estreou no dia 22 de outubro de 2016 no Vivo Rio, Rio de Janeiro.[2] O lucro de cada apresentação é revertido para a Fundação Xuxa Meneghel.[3]

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

Em 2012, a produção da festa Chá da Alice convidou Xuxa para fazer uma edição do evento, porém ela recusou a proposta. Em 2016, surgiu o convite para uma participação na edição que teve como atração Ivete Sangalo, o Chá da Veveta que foi realizado no dia 1 de julho de 2016, no Barra Music, uma casa de shows no Rio de Janeiro.[4] No show, Xuxa foi homenageada pelos 30 anos do programa Xou da Xuxa e a partir daí surgiram os primeiros boatos sobre uma edição da festa com a "Rainha dos Baixinhos".

Sobre o show[editar | editar código-fonte]

A icônica nave espacial de Xuxa, durante apresentação da turnê nacional XuChá no Metropolitan, no Rio de Janeiro.

Segundo a própria Xuxa, o show foi baseado nos pedidos da maioria dos fãs. A começar pela seleção de repertório que contou com um grande apanhado de hits lançados do Xou da Xuxa. Além disso, todas as músicas foram todas executadas em suas versões originais, algo que era cobrado pelos fãs há muito tempo. Porém, com exceção de Planeta Xuxa, as músicas foram editadas para que coubesse o máximo de hits possíveis na setlist.

Para cada apresentação, Xuxa selecionou um grupo de drag queens para performar 2 hits das Paquitas: Fada Madrinha (É Tão Bom) e Sonho De Verão. O número costuma acontecer no intervalo entre as músicas Hoje É Dia De Folia e Planeta Xuxa.

Cenário[editar | editar código-fonte]

Boa parte dos elementos utilizados no show são reciclados das turnês anteriores de Xuxa. Pouquíssimos objetos cenográficos foram criados para essa turnê. A produção criou uma réplica da nave espacial branca do Xou da Xuxa 1992 e da escada colorida utilizada pelo mesmo programa em 1990. No fundo, diversos telões onde são exibidas animações que fazem referências as músicas que fazem parte da turnê. Em destaque, a animação usada em Amiguinha Xuxa que recria o ambiente do programa em 1992.[5] Para a performance de Giro do Planeta, Xuxa e o cantor Abdullah gravaram backdrops com direito a apresentadora usando aplique e figurino parecido com os que usava no Planeta Xuxa, além de usar o mesmo recurso na música Hey DJ com outra caracterização.

Figurinos[editar | editar código-fonte]

Xuxa no Metropolitan, em 28 de abril de 2017.

Diferentes figurinistas contribuíram para o show com roupas completamente diferentes porém sempre remetendo aos figurinos clássicos da anos 80 e 90. Na primeira parte do show, Xuxa sai da nave com um vestido branco de penas, botas e uma coroa com "xucas" gigantes. Em Planeta Xuxa e Libera Geral, ela usa um sobretudo e um chapéu cheio de LEDs, logo após tirar o sobretudo revela um macacão preto e branco semelhante ao que usou no Xuxa Park especial de 10 anos.

Após um intervalo, Xuxa volta ao palco com um macacão preto brilhoso com uma saia preta por cima e pulseiras coloridas para cantar Xuxaxé. A partir daí, ela usa diferentes perucas para cada música que canta. Em Giro Do Planeta, Xuxa tira a saia e se cobre com um pano preto transparente. Na última parte do show, ela volta com uma capa colorida, lembrando a bandeira da comunidade LGBT para cantar Arco-Íris.

Bilheteria[editar | editar código-fonte]

No dia 8 de setembro de 2016, a equipe do Chá da Alice divulgou um vídeo promocional com imagens do show Natal Mágico anunciando a data do nova turnê de Xuxa. Quatro dias após o anúncio, foi aberta oficialmente a venda de ingressos para o show no Rio de Janeiro. A procura pelos ingressos foi tão grande que o site responsável pela venda ficou fora do ar por alguns instantes. Em menos de 6 horas, a maior parte dos ingressos já havia sido vendida, quebrando um recorde de vendas de uma edição do Chá da Alice.[6]

No dia 1 de novembro de 2016, Xuxa confirmou no seu perfil no Instagram, data e local para o XuChá em São Paulo.[7] O evento aconteceu em 2 de dezembro, no Citibank Hall. A pré-venda dos ingressos começou em 8 de novembro apenas para os clientes dos cartões Citi e Diners. Vendas para o público em geral começam a partir do dia 15 de novembro de 2016 pela internet através do site Tickets For Fun.[8]

Em março de 2017, Xuxa anunciou o primeiro show da sua turnê nacional XuChá, que pretende percorrer diversas cidades brasileiras, o evento foi realizado na tradicional casa de shows Metropolitan, no Rio de Janeiro em 28 de abril de 2017.

Setlist[editar | editar código-fonte]

Xuxa durante a performance da canção Lua de Cristal.
  • Mundo Da Xuxa (Introdução)
  • Doce Mel (Bom Estar Com Você) (Orquestral)
  • Amiguinha Xuxa
  • O Xou Da Xuxa Começou
  • Tindolelê
  • Eu Tô Feliz
  • Hoje É Dia De Folia
  • Fada Madrinha (Paquidrags)
  • Sonho De Verão (Paquidrags)
  • Máquina Do Tempo (Interlude)
  • Planeta Xuxa
  • Libera Geral
  • Tô De Bem Com A Vida
  • Brincar De Índio
  • Xuxaxé
  • Festa Do Estica E Puxa
  • Nosso Canto De Paz
  • Pinel Por Você
  • Xuxalelê
  • Para Não (Tem Alguém Cansado Aí?)
  • Marquei Um X
  • Giro Do Planeta
  • Xuxa Hits/End Of Time (Beyoncé) (Interlude)
  • Hey DJ (Vídeo Interlude)
  • Tempos Modernos/Toda Forma De Amor (Lulu Santos) (Interlude)
  • Arco-Íris
  • Ilariê
  • Lua De Cristal
  • Doce Mel (Bom Estar Com Você) (Apoteótico)
  • Beijinho, Beijinho (Encerramento)

Transmissão[editar | editar código-fonte]

O primeiro show, realizado em 22 de outubro de 2016 no Rio de Janeiro, foi transmitido na íntegra no Canal X no YouTube. O anúncio da transmissão foi feito horas antes da apresentação. A gravação ficou disponível por apenas um dia no canal e logo depois removida. Mas, muitos fãs salvaram a apresentação e disponibilizaram na internet.

No dia 19 de dezembro de 2016, o show realizado em São Paulo foi exibido como especial de Natal na Rede Record no lugar do programa Xuxa Meneghel.[9] Exibido das 22h44 à 0h06, o programa registrou 6 pontos de média com pico de 11 e 10% de share (quantidade de televisores ligados).[10] Nas redes sociais, a hashtag #XuCháNaRecord foi rapidamente para os Trending Topics do Twitter.

No fim do ano, um DVD triplo não oficial (bootleg) contendo os shows do Rio, de São Paulo e um CD ao vivo, foi editado por fãs e disponibilizado para download gratuito.[11]

Recepção[editar | editar código-fonte]

Mabi Barros escrevendo para a revista Veja, disse que "a nostalgia era unânime entre as centenas de fãs da Rainha dos (não tão mais) baixinhos durante o XuChá, que trouxe de volta aos anos 1990 um Citibank Hall lotado de adultos fantasiados de paquitas, em busca da glória da infância tardia" e que "entre chuvas de serpentinas, balões coloridos e papel picado, Xuxa passeou por sucessos que embalaram a infância de uma geração". [12]

O portal R7.com disse que "Xuxa fez um monte de marmanjo voltar a ser baixinho" e que "cada detalhe do show remetia a uma fase da apresentadora".[13]

A revista Quem escreveu que o XuChá foi "uma noite de nostalgia e animação" com Xuxa cantando grandes sucessos de sua carreira.[14]

Datas[editar | editar código-fonte]

Xuxa confirmou em uma transmissão ao vivo em seu canal no YouTube em 27 de março, a primeira data do XuChá como uma turnê nacional. O concerto foi realizado na casa de shows Metropolitan, no Rio de Janeiro, em 28 de abril de 2017.

Shows também foram confirmados nas cidades de Vitória, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Salvador e São Paulo. Xuxa explicou que a agenda das apresentações pelo Brasil ainda não foi definida.[15]

Data Cidade País Local
América do Sul
22 de outubro de 2016 [16] Rio de Janeiro  Brasil Vivo Rio
2 de dezembro de 2016 [17] São Paulo Citibank Hall
28 de abril de 2017 [18] Rio de Janeiro Metropolitan
27 de maio de 2017 [19] Belo Horizonte BH Hall
7 de outubro de 2017 [20][21] Recife Chevrolet Hall
11 de outubro de 2017 Salvador Arena Fonte Nova
14 de outubro de 2017 [22][23] Brasília Arena Lounge [nota 1]

Aplicativo #TôNoXuChá[editar | editar código-fonte]

Em outubro de 2017, foi lançado[24] o aplicativo #TôNoXuChá, para apoiar a divulgação dos três últimos shows da turnê. Desenvolvido pela agência Fonte Criativa, em Salvador, o aplicativo é baseado na tecnologia PWA (Progressive Web App) e consiste num editor de imagens com enfeites do universo Xuxa, como chapéus de diferentes gerações de Paquitas, botas, perucas, e layouts das capas dos discos. A ideia sugerida pelo aplicativo é de compartilhar a foto com a hashtag #TôNoXuChá no Instagram ou Twitter.


Notas

  1. Iniciantemente o show estava programado para acontecer no Net Live Brasília, porém a rápida procura por ingressos fez com que a festa fosse realocada para a arena Lounge do Estádio Mané Garrincha.

Referências

  1. «Xuxa fará turnê de despedida dos palcos pelo Brasil». CNEWS - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA CIDADE. Consultado em 19 de dezembro de 2016. 
  2. «Xuxa volta aos palcos em show que terá 'paquidrags'». O Globo. Consultado em 19 de dezembro de 2016. 
  3. «Xuxa Meneghel celebra êxito do Xuchá em SP: "Muito feliz"». Revista Caras. Consultado em 22 de dezembro de 2016. 
  4. «Xuxa ganha coroa ao ser homenageada por Ivete Sangalo no Rio». Revista Quem. Consultado em 19 de dezembro de 2016. 
  5. «Xuxa leva 4 mil pessoas ao "XuChá"». TV & Cia. Consultado em 19 de dezembro de 2016. 
  6. «Xuxa comanda a festa 'XuChá', edição especial da badalada 'Chá da Alice'». O Dia Online. Consultado em 19 de dezembro de 2016. 
  7. «Xuxa confirma data para 'XuChá' em São Paulo». O Estado de S. Paulo. Consultado em 19 de dezembro de 2016. 
  8. «Venda de ingressos para o XuChá em SP começarão nesta terça». Acesso Cultural. Consultado em 19 de dezembro de 2016. 
  9. «Rainha empolga em Especial de Natal do programa Xuxa Meneghel». R7.com. Consultado em 19 de dezembro de 2016. 
  10. «Audiência da TV (19/12): Em especial da Record, Xuxa desce da nave e audiência vai junto». rd1.com.br/. Consultado em 20 de dezembro de 2016. 
  11. «Baixe o Chá da Xuxa - Ao Vivo!». Chá da Xuxa - Ao Vivo. Consultado em 31 de dezembro de 2016. 
  12. «XuChá é embalado por nostalgia e infância tardia». Veja.com. Consultado em 1 de maio de 2017. 
  13. «Xuxa pinta um arco-íris de energia e leva fãs ao delírio no Xuchá, em São Paulo». R7.com. Consultado em 1 de maio de 2017. 
  14. «Noite de nostalgia! Xuxa emociona fãs na primeira edição do Xuchá, no Rio». Revista Quem. Consultado em 1 de maio de 2017. 
  15. «Xuxa confirma vinda a Fortaleza com a turnê "XuChá"». O Povo online. Consultado em 31 de março de 2017. 
  16. «Xuchá vem para São Paulo». O Estado de S. Paulo. Consultado em 19 de dezembro de 2016. 
  17. «Xuxa já está a caminho de São Paulo para o XuChá». Contigo!. Consultado em 19 de dezembro de 2016. 
  18. «Xuxa sai do palco durante homenagem em seu show». Veja São Paulo. Consultado em 29 de abril de 2017. 
  19. «XuChá, o show da Xuxa em BH: veja como comprar o ingresso». Hora Brasil. Consultado em 7 de abril de 2017. 
  20. Xuxa anuncia show da turnê XuChá em Pernambuco
  21. «Xuxa Meneghel emociona eternos baixinhos no Classic Hall». JC Online. Consultado em 8 de outubro de 2017. 
  22. Baixinhos, preparem-se: Xuxa fará show em Brasília em outubro
  23. Show da Xuxa em Brasília muda de local
  24. «Aplicativo #TôNoXuChá». Pequena Notável Eventos 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]