Cambozola

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Queijo Cambozola

Cambozola é um queijo de leite de vaca que é uma combinação do Camembert francês com o Gorgonzola italiano. Este queijo foi patenteado e produzido industrialmente para o mercado mundial pela companhia alemã Champignon nos anos 70. O mesmo (originalmente chamado Baviera Blu), foi inventado por volta de 1900 e é ainda produzido pela família Bergader na região de Chiemgau na Baviera.

É feito com o mesmo fungo azul Penicillium roqueforti usado na produção do Gorgonzola, do Roquefort e do Stilton. Creme é adicionado ao leite, dando ao Cambozola uma consistência rica. A capa deste queijo é similar ao Camembert. Cambozola é mais suave que tanto o Gorgonzola quanto o Camembert.

O nome do queijo parece ser um híbrido entre Camembert e Gorgonzola, já que seu perfil combina a característica cremosa e húmida do Camembert com a força do Gorgonzola.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Cambozola