Queijo coalho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Queijo coalho
Queijo coalho
Outros nomes Queijo de coalho
País de origem Brasil
Região Nordeste
Origem do leite Bovino
Pasteurizado Sim1
Textura Macio
Gordura láctea Gordo2
Dimensões Variável
Certificado Sim2

O Queijo coalho ou queijo de coalho é um tipo de queijo, produzido por fermentação e coagulação, tradicionalmente fabricado na região Nordeste do Brasil. Uma das características esperadas do queijo de coalho é a resistência ao calor (o que faz com que este possa ser assado e tostado). O queijo de coalho é muito popular e tradicional no Nordeste do Brasil. Consiste de um queijo de massa branca, pouco salgado e levemente ácido, casca quase uniforme com a massa interna, dependendo do tempo de maturação.

Processo de fabricação[editar | editar código-fonte]

Resumidamente, é adicionado para a coagulação do leite o "coalho", enzima digestiva proteolítica de mamíferos lactantes, a renina. O "coalho" (renina) atua na estrutura do leite proporcionando a precipitação de um gel (coalhada) que retém a gordura. A coalhada é então cortada, coada e previamente prensada. Em seguida é adicionado sal na massa que ultimamente é prensada, em processos tradicionais, à mão com ajuda da própria fôrma onde é deixada para maturação.

Culinária[editar | editar código-fonte]

O queijo de coalho, além de consumido puro, é consumido moido em forma de petiscos, em espetinhos e utilizados em inúmeros pratos tradicionais no Nordeste do Brasil, como no Baião-de-dois.

Referências

  1. EMBRAPA. Diagnóstico das Condições de Processamento e Caracterização Físico-Química de Queijos Regionais e Manteiga no Rio Grande do Norte. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento. Fortaleza, 2003. ISBN 1679-6543.[1]
  2. a b Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Instrução Normativa Nº 30, Anexo II - Regulamento técnico de identidade e qualidade de queijo de coalho, de 26 de junho de 2001. Publicado no Diário Oficial da União de 16/07/2001 , Seção 1 , Página 13.[2]
Ícone de esboço Este artigo sobre culinária é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.