Queijo coalho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Queijo coalho
Queijo coalho
Outros nomes Queijo de coalho
País de origem Brasil
Região Nordeste
Origem do leite Bovino
Pasteurizado Sim[1]
Textura Macio
Gordura láctea Gordo[2]
Dimensões Variável
Certificado Sim[2]

O Queijo coalho ou queijo de coalho é um tipo de queijo, produzido por fermentação e coagulação, tradicionalmente fabricado na região Nordeste do Brasil. Uma das características esperadas do queijo de coalho é a resistência ao calor (o que faz com que este possa ser assado e tostado). O queijo de coalho é muito popular e tradicional no Nordeste do Brasil. Consiste de um queijo de massa branca, pouco salgado e levemente ácido, casca quase uniforme com a massa interna, dependendo do tempo de maturação.

Processo de fabricação[editar | editar código-fonte]

Resumidamente, é adicionado para a coagulação do leite o "coalho", enzima digestiva proteolítica de mamíferos lactantes, a renina. O "coalho" (renina) atua na estrutura do leite proporcionando a precipitação de um gel (coalhada) que retém a gordura. A coalhada é então cortada, coada e previamente prensada. Em seguida é adicionado sal na massa que ultimamente é prensada, em processos tradicionais, à mão com ajuda da própria fôrma onde é deixada para maturação.

Culinária[editar | editar código-fonte]

O queijo de coalho, além de consumido puro, é consumido moido em forma de petiscos, em espetinhos e utilizados em inúmeros pratos tradicionais no Nordeste do Brasil, como no Baião-de-dois.

Referências

  1. EMBRAPA. Diagnóstico das Condições de Processamento e Caracterização Físico-Química de Queijos Regionais e Manteiga no Rio Grande do Norte. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento. Fortaleza, 2003. ISBN 1679-6543.[1]
  2. a b Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Instrução Normativa Nº 30, Anexo II - Regulamento técnico de identidade e qualidade de queijo de coalho, de 26 de junho de 2001. Publicado no Diário Oficial da União de 16/07/2001 , Seção 1 , Página 13.[2]
Ícone de esboço Este artigo sobre culinária é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Veja também[editar | editar código-fonte]