Saltar para o conteúdo

Paraná Soccer Technical Center: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Hhgygg (discussão | contribs)
m Desfeita(s) uma ou mais edições de 201.63.11.9, com Reversão e avisos.
Linha 11: Linha 11:
|estádio = Ubirajara Medeiros
|estádio = Ubirajara Medeiros
|capacidade =
|capacidade =
|local = [[Londrina]] e [[Cornélio Procópio]]
|local = [[Cornélio Procópio]]
|mando =
|mando =
|presidente = {{BRAb}} Mário Iramina
|presidente = {{BRAb}} Mário Iramina

Revisão das 19h39min de 24 de abril de 2016

PSTC
Nome Paraná Soccer Technical Center - Centro de Treinamento de Futebol do Paraná
Fundação 15 de agosto de 1994 (29 anos)
Estádio Ubirajara Medeiros
Localização Cornélio Procópio
Presidente Brasil Mário Iramina
Treinador(a) Brasil Reginaldo Vital
Patrocinador(a) Brasil Employer
Material (d)esportivo Inglaterra Umbro
Competição Paraná Campeonato Paranaense
Website www.pstc.com.br
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Temporada atual

O Paraná Soccer Technical Center (Centro de Treinamento de Futebol do Paraná), conhecido pela sigla PSTC, é um clube de futebol com sede em Cornélio Procópio[carece de fontes?], Paraná. O PSTC participa da 1ª Divisão Paranaense com o nome de PSTC Procopense e manda seu jogos no Estádio Municipal Ubirajara Medeiros, na cidade de Cornélio Procópio.

O clube é reconhecido no cenário brasileiro de futebol por ser uma equipe que revelou vários jogadores de qualidade, entre eles Abner, Alan Bahia, Dagoberto, Edigar Junio, Guilherme, Jádson e Rafinha. Entre todos os jogadores revelados pelo PSTC, destacam-se dois, que defenderam à seleção brasileira em Copas do Mundo. Na última edição da competição realizada em 2014 no Brasil, o volante Fernandinho foi o representante do clube procopense. Já em 2002 quem levou o nome do PSTC a nível internacional foi Kléberson, que ao final da Copa sagrou-se pentacampeão.

História

O PSTC surgiu em 1994, a partir de uma proposta de um grupo de empresários, de criar em Londrina, um centro para o desenvolvimento técnico da prática do futebol, objetivando a formação de atletas profissionais. Em 1995 o clube começou à disputar competições e logo de cara foi vice-campeão paranaense na categoria Sub-20. Os resultados na formação de atletas também surgiram rápido, e sua primeira grande revelação que foi o meia Reginaldo Vital, que foi negociado com o Paraná Clube e posteriormente com o Gamba Osaka do Japão.

Em 1999, o PSTC inaugurou seu Centro de Treinamento, o CT do Limoeiro, local onde até hoje funcionam as instalações do clube. O CT possui alojamento para mais de 50 atletas, 4 campos, academia, refeitório e vários departamentos que auxiliam os futuro jogadores no desenvolvimento de suas capacidades.

No mesmo ano o PSTC conquistou seu primeiro título internacional ao sagra-se campeão da 4ª Internacional Boys Cup, realizada no Japão. O título foi conquistado na categoria Sub-13.

O primeiro título paranaense do PSTC só veio no ano 2000. Com uma equipe extremamente qualificada, que contava com nomes como Alan Bahia, Dagoberto e Jádson, o clube tornou-se Campeão Paranaense Sub-17, título que voltou a ser conquistado em 2002 e 2003 com o destaque para Fernandinho, e 2008, ano em que o clube conquistou também o Campeonato Paranaense Sub-15, sendo destaque o atacante Lucão, artilheiro da competição.

Desde 2010, o PSTC vem disputando competições como equipe profissional. Nas suas duas primeiras participações no Campeonato Paranaense da 3ª Divisão, o clube não consegui o acesso. Já em 2012, o clube ficou com à 3ª posição, qualificando-se para à 2ª Divisão. No ano de estreia, o PSTC firmou uma parceria com o município de Cornélio Procópio, tornando-se assim o PSTC Procopense, equipe que terminou sua participação na 6ª colocação em 2013 e 4ª colocação em 2014.

Em 2015, foi campeão da Segunda Divisão do Campeonato Paranaense [1] e conseguiu o acesso inédito à Primeira Divisão.

Revelações

O trabalho do PSTC sempre teve como objetivo revelar atletas para grandes clubes do futebol brasileiro. Os resultados começaram logo cedo com à negociação do meia Reginaldo Vital para o Paraná Clube e posteriormente para o Gamba Osaka. Além dele, vários outros atletas foram formados pelo clube, e ganharam destaque no cenário do futebol mundial.

A primeira dupla a despontar no cenário nacional após Vital foi composta por Dagoberto e Jádson, que foram campeões paranaense na categoria Sub-17 com o PSTC no ano 2000, e posteriormente foram negociados com o Atlético Paranaense. o atacante Dagoberto permaneceu no clube rubro negro até 2007, depois jogou no São Paulo, Internacional, Cruzeiro e Vasco e atualmente defende o Vitória. Já o meia Jadson foi embora mais cedo do CAP, sendo negociado com o Shaktar Donetsk da Ucrânia em 2005, equipe pela qual jogou até 2012 quando foi negociado com o São Paulo. Após uma passagem destacada pelo Corinthians, joga atualmente no Tianjin Quanjian.

Na conquista do Bi-campeonato paranaense Sub-17 em 2002, o grande destaque ficou por conta do capitão Fernandinho, que também foi negociado como o Atlético-PR, seguindo os passos de Dagoberto e Jadson. Já jogando pela equipe curitibana, Fernandinho representou o Brasil no mundial Sub-20 em 2003, marcando o gol do título na final contra a Espanha. Em 2005, o volante foi jogar no Shaktar Donetsk, onde ficou até 2013, ano em que foi negociado com o Manchester City. No clube inglês, Fernandinho destacou-se logo no primeiro ano. As boas atuações lhe rendeu uma convocação para representar o Brasil na Copa do Mundo de 2014.

O nome de maior destaque entre os atletas revelados pelo PSTC é o do volante Kléberson, que deixou o clube em 1999 em direção ao Atlético-PR. No rubro-negro o atleta ganhou destaque na conquista do Campeonato Brasileiro de 2001, suas atuações lhe renderam uma convocação para fazer parte do elenco que foi à Copa do Mundo de 2002. No torneio, Kléberson iniciou entre os reservas, mas ganhou uma oportunidade no decorrer da competição, tornou-se titular, não saiu mais do time e no final sagrou-se pentacampeão com o Brasil. Após o sucesso pela seleção, Kléberson foi negociado com o Manchester United, onde ficou por duas temporadas. Posteriormente o volante teve passagens por Beşiktaş, Flamengo, Atlético-PR (segunda passagem), Bahia, Philadelphia Union e hoje defende o Indy Eleven, time de uma liga secundária dos EUA.

Além destes outros atletas de destaque que foram revelados pelo PSTC são o goleiro Guilherme (Lokomotiv Moscou) e os laterais Abner (Real Madrid Castilla) e Rafinha (Bayern de Munique).

Elenco atual

Goleiros
Jogador
Brasil Lucas Alves
Brasil Renan
Brasil Diego
Defensores
Jogador Pos.
Brasil Tayron Z
Brasil Thiago Spice Z
Brasil Max Z
Brasil Lorran LD
Brasil Índio LE
Brasil Igor LE
Japão Itsuki Urata LE
Meio-campistas
Jogador Pos.
Brasil Rafael Lemes V
Brasil Júlio César V
Brasil Neto V
Brasil Makelele V
Brasil Arthur V
Brasil Gustavo V
Brasil Fauver V
Brasil Caxambú M
Brasil Japão Alex M
Brasil Rodolfo M
Brasil Wellington Baroni M
Brasil Carrer M
Atacantes
Jogador
Brasil Afonso
Brasil Lucão
Brasil Chimba
Brasil Jenison
Brasil Roberto Júnior
Brasil Derickson
Comissão técnica
Nome Pos.
Brasil Reginaldo Vital T
Brasil Flávio Elias AS

Principais revelações do clube

Predefinição:Ligações Externas

Referências

  1. «Futebol: PSTC vence o Toledo e é campeão da Divisão de Acesso do Paranaense». globoesporte.com. 14 de junho de 2015. Consultado em 14 de junho de 2015 


Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.