Festivali i Këngës

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Festivali i Këngës é um concurso anual de música na Albânia, organizado pela emissora nacional Radio Televizioni Shqiptar (RTSH). Ele determina o representante do país para o Eurovision Song Contest e transmite quase todos os anos desde a sua inauguração em 1962.

Várias canções foram usadas ao longo de sua história, começando com apresentações apenas de rádio nos primeiros anos, interpretação ao vivo, reprodução, remakes e até duetos com outros cantores. Os vencedores são tradicionalmente selecionados por um júri. No entanto, outros métodos de votação também foram aplicados, como televisões ou júris regionais. Às vezes, o jurado principal tem o dobro do poder de voto de outros jurados.

Vaçe Zela detém o recorde de mais vitórias na competição com onze vitórias, seguido por Tonin Tërshana com quatro vitórias e Aurela Gaçe e Manjola Nallbani com três vitórias, respectivamente. O vencedor mais recente é Arilena Ara, que venceu a 58ª edição do concurso. Ela representaria a Albânia no Eurovision Song Contest 2020 em Roterdão, na Holanda, se a Eurovisão não tivesse sido cancelada devido ao COVID-19.

Origem[editar | editar código-fonte]

Vaçe Zela se apresentando na 11ª edição do Festivali i Këngës em 1972.

A primeira edição do Festivali i Këngës ocorreu em 21 de dezembro de 1962 na Academia de Artes de Tirana e foi ganha por Vaçe Zela tocando a música intitulada " Fëmija i parë ".[1][2] A música dos festivais era, sob o comunismo, estritamente centrada na música leve .[3] Ele se desenvolveu com o tempo, começando com entradas com temas neutros para se tornar uma ferramenta para o Partido Comunista da Albânia na promoção de seus ideais.

A edição de 1972 foi um momento decisivo para o concurso, no qual o ditador Enver Hoxha processou os organizadores do Festivali i Këngës 11 depois de os declarar "inimigos do público". Eles foram acusados de colocar em risco o país com "aspectos imorais" em suas canções e performances. Após esse desenvolvimento, o Partido Comunista, no poder, impôs inúmeras sanções à criatividade do concurso, com uma rigorosa censura a qualquer coisa considerada inadequada pelo governo. Isso variava desde limitar o tipo de roupa que os artistas podiam usar, até restringir sua amplitude de movimento durante a apresentação. Os principais organizadores do show foram acusados de conspirar contra o país e corromper sua juventude.[4][5]

Após a edição de 1972, o concurso passou por um período de extrema pressão e censura. As músicas foram altamente monitoradas e os tópicos estavam geralmente relacionados ao desenvolvimento do país ou ao governo e suas principais figuras. Essa opressão continuou até 1984, quando o ditador morreu. No ano seguinte, a mudança nas letras foi muito abrupta e a censura começou a relaxar. Nertila Koka e Anita Bitri rapidamente se tornaram os novos cantores favoritos de músicas sobre amor, enquanto Parashqevi Simaku, Irma Libohova e Morena Reka também motivaram os jovens com entradas políticas progressivamente mais liberais ano após ano. Grupos de rock como Tingulli i Zjarrtë tiveram um impacto considerável com a mensagem de suas músicas e com a introdução da música rock no cenário musical albanês, um gênero que perdurou até hoje e pode ser facilmente visto até nas entradas modernas do FIK, grande parte dos quais possui guitarras elétricas. Essa foi uma liberalização planejada que teve o consentimento silencioso da liderança do Partido Comunista o tempo todo, principalmente como resultado da percepção de que os dias do comunismo na Europa Oriental estavam chegando ao fim. O público em geral, porém, estava menos consciente da iminência de tais mudanças na ordem política, tornando as performances um efeito intrigante que provocou indignação e esperança. Embora a Albânia tenha sido o último país da Europa Oriental a se separar do regime comunista em 1992, as inscrições no FIK já estavam tocando os sinos da mudança em 1988.

Com a queda do comunismo no início dos anos 90, o Festivali i Këngës teve um aumento temporário na qualidade e na diversidade. As canções vencedoras refletiram o período de transição que o país estava passando. O vencedor de 1991, Ardit Gjebrea - "Jon" ( Jon ), e o vencedor de 1992, a entrada de Osman Mula cantada por Aleksandër Gjoka, Manjola Nallbani e Viktor Tahiraj intitulada "Pesha e fatit" ( O peso do destino ) tiveram uma imigração e tema da liberdade, que coincidia com a situação da Albânia na época. Durante esse período, o concurso também foi apresentado à palavra Deus pela primeira vez. Antes disso, a religião era ilegal e a palavra Deus não podia ser pronunciada em público. A participação de cantores albaneses de fora das fronteiras do país também foi uma adição à história do festival durante esta década. Antes disso, o país estava em um período de isolamento. As roupas e performances dos cantores se tornaram mais extravagantes com o passar do tempo, com cantores como Bleona Qereti, Ledina Çelo e Adelina Ismajli, entre os mais notáveis criadores de tendências da nova era.

Em 1996, o palco do Festivali i Këngës recebeu a recém-chegada Elsa Lila em uma performance que tocou profundamente os corações do público com a clareza de sua voz. Ela venceu o concurso com "Pyes lotin" ( peço a lágrima ) em 1996 e conseguiu outra vitória no ano seguinte com "Larg urrejtjes" ( Longe do ódio ) em 1997. Essas músicas espelhavam a difícil realidade do país após o colapso dos esquemas das pirâmides, um evento que causou estragos por toda a Albânia . Apesar dos tempos difíceis, o Festivali i Këngës nunca interrompeu sua transmissão e prosseguiu conforme o programado nas últimas semanas de dezembro, como acontece todos os anos desde o seu início.

Em 1998, Albërie Hadërgjonaj se tornou o primeiro cantor kosovar-albanês a vencer o concurso com a balada "Mirësia dhe e vërteta" ( Bondade e verdade ). A música tinha uma mensagem humanitária anti-guerra e é frequentemente referida localmente como uma música para o Kosovo, relacionada à guerra de 1998-1999.

Até 1999, o Festivali i Këngës era o maior evento de música da Albânia. Sua popularidade começou a vacilar após a introdução de outras competições, como Top Fest e Kënga Magjike, que eram mais liberais com suas entradas e seleções de cantores, e finalmente começaram a produzir classificações mais altas. No entanto, com a introdução da Albânia ao Eurovision Song Contest, em 2004, o Festivali i Këngës rapidamente começou a produzir um maior grau de interesse nacional e internacional. Além disso, outros competidores foram perdidos no Top Fest, um festival que começou alguns anos depois como um reality show no Top Channel, levando a um final da primavera. O festival recebeu um aumento de público quando outro talentoso recém-chegado tocou no palco do FIK em 2003, o vencedor ídolo Anjeza Shahini . Ela havia ganhado recentemente o show de talentos " Ethet e së Premtes Mbrëma " ( ídolo da Albânia ) alguns meses antes de competir no FIK e o público ficou impressionado com sua voz e sua presença encantadora no palco.

2004-presente[editar | editar código-fonte]

Anjeza Shahini venceu a 42ª edição do Festivali i Këngës, colocando a esperançosa cantora profissional Mariza Ikonomi em segundo lugar. Mariza boicotou o palco quando os resultados foram anunciados em sinal de decepção. Muito estava em jogo nesta edição, pois o vencedor seria o primeiro representante da Albânia na Eurovisão .[6] Anjeza passou a cantar no Eurovision Song Contest 2004, ficando em um respeitável 7º lugar com a música " The Image Of You ". Desde então, um interesse mais internacional em torno do festival surgiu, com os fãs do Eurovision da Europa e além disso cada vez mais acompanhando o concurso através de transmissões ao vivo pela Internet e feeds de satélite. Ano após ano, as tags FIK são destaque nos principais lugares de muitos países europeus no Twitter durante o show final ao vivo. O Festivali i Këngës é geralmente o primeiro processo de seleção nacional a iniciar a temporada do Eurovision Song Contest, onde os países revelam suas entradas concorrentes para o show em maio. Devido ao fato de ser realizada na semana de Natal, os fãs do Eurovision se referem a esse período como "FIKmas".[7][8][9]

A jornada da Eurovisão na Albânia produziu muitas entradas e performances memoráveis de músicos estabelecidos e recentemente descobertos, às vezes conseguindo se classificar para as finais. Seu melhor resultado até o momento foi da cantora albanesa-kosovar Rona Nishliu, com a performance altamente apreciada de sua música " Suus ", classificada em segundo lugar nas semifinais e em quinto nas finais do Eurovision Song Contest.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Nas primeiras edições do Festivali i Këngës, cada música seria interpretada duas ou três vezes por diferentes cantores. No entanto, apenas uma das versões cantadas seria declarada vencedora.
  • Em 1980, há rumores de que o governo interveio na seleção do vencedor, dando a vitória a "Shoqet tona ilegale" ( Nossos amigos ilegais ) por Vaçe Zela em vez de "Njerëzit e agimeve" ( Povo da manhã ) por Alida Hisku . Enquanto a primeira é uma música que honra amizades secretas entre os partidários durante o tempo da libertação nacional da Albânia das forças nazistas, a última faz fortes referências a idéias de despertar e iluminação intelectuais, como evidenciado por suas letras: "As gerações há muito sonham com um despertando assim, com o sol em seus corações, com a luz em seus olhos, entre as manhãs de fogo, novas gerações crescem, plantam como o trigo, novos dias para vir "; conceitos considerados fortemente em contraste com a filosofia da ditadura de Enver Hoxha.
  • Em 1987, foi dito que Kozma Dushi com a música "Lot me ty o djalë" ( Hey, garoto, choramos com você ) foi declarado vencedor, no entanto, minutos antes do júri tomar sua decisão, a esposa do governante do país, Nexhmije Hoxha, declarou que não queria que essa música vencesse, então outra música foi escolhida para vencer.
  • Em 1994, Mariza Ikonomi se tornou a cantora mais jovem a competir no festival aos 12 anos, em dueto com Françesk Radi e sua música "Telefonatë zemrash" ( telefonema de corações ).
  • Em 1995, a música "E Doni Dashurinë" ( Você quer amar ), de Luan Zhegu & Ledina Çelo, foi relatada como a música mais aplaudida na história do Festivali i Këngë até hoje, um tempo total de aplausos de 7 minutos e 11 segundos.
  • Em 1997, Alma Bektashi teve um problema no guarda-roupa no palco quando seu vestido caiu, revelando seu peito. As câmeras conseguiram evitar o incidente, no entanto, o público recebeu uma visão completa do incidente.
  • Em 1998, o primeiro cantor kosovar-albanês, Albërie Hadërgjonaj, com a música "Mirësia dhe e vërteta" ( Bondade e verdade ), foi declarado vencedor.
  • Em 1999, a música "Apokalipsi" ( The Apocalypse ) de Irma & Eranda Libohova foi inicialmente declarada vencedora, em vez de "S'jam tribu" de Aurela Gaçe ( não sou um tributo ) devido a um erro de cálculo nos votos do júri.
  • Em 2016, a tecnologia de holograma foi usada para trazer de volta uma performance de Vaçe Zela como uma homenagem, quase três anos após a morte do icônico cantor.

Vencedores[editar | editar código-fonte]

A partir de 2019, Vaçe Zela detém o recorde de maior número de vitórias, tendo vencido o concurso onze vezes, seguido por Tonin Tërshana com quatro vitórias, Aurela Gaçe e Manjola Nallbani com três vitórias, respectivamente. Desde 2003, o vencedor da competição é diretamente o representante do país no Eurovision Song Contest .[10]

Festival Eurovisão da Canção[editar | editar código-fonte]

Todos os vencedores desde a 43ª edição do Festivali i Këngës passaram a representar a Albânia no Eurovision Song Contest .[11]

Anjeza Shahini representou a Albânia no Eurovision Song Contest 2004 em Istambul .[12][13]
Eugent Bushpepa representou a Albânia no Eurovision Song Contest 2018 em Lisboa .[14][15]
Legenda
     Vencedor
     2.º lugar
     3.º lugar
     Pontuação Nula ("Null Points")/Último Lugar
     Melhor classificação (fora do top 3)
     Qualificação para a final (fora do top 3)
     País-anfitrião


# Ano Sede Artista Língua Canção Tradução Final[16] Pontos Semi Pontos
2004 (49º) Turquia Istambul Anjeza Shahini Inglês "The Image Of You" A Imagem de Ti 106 167
2005 (50º) Ucrânia Kiev Ledina Çelo Inglês "Tomorrow I Go" Amanhã Eu Vou 16º 53 Top 12 no ano anterior
2006 (51º) Grécia Atenas Luiz Ejlli Albanês "Zjarr e ftohtë" Quente e Frio Não se classificou 14º 58
2007 (52º) Finlândia Helsínquia Frederik Ndoci Inglês & Albanês "Hear My Plea" Ouve o meu apelo 17º 49
2008 (53º) Sérvia Belgrado Olta Boka Albanês "Zemrën e lamë peng" Apostamos o Coração 17º 55 67
2009 (54º) Rússia Moscovo Kejsi Tola Inglês "Carry Me in Your Dreams" Leva-me para os teus sonhos 17º 48 73
2010 (55º) Noruega Oslo Juliana Pasha Inglês "It's all about you" É tudo sobre ti 16º 62 76
2011 (56º) Alemanha Düsseldorf Aurela Gaçe Inglês & Albanês "Feel the Passion" Sente a paixão Não se classificou 13º 47
2012 (57º) Azerbaijão Baku Rona Nishliu Albanês "Suus" Pessoal 146 146
10º 2013 (58º) Suécia Malmö Adrian Lulgjuraj e Bledar Sejko Albanês "Identitet" Identidade Não se classificou 15º 31
11º 2014 (59º) Dinamarca Copenhaga Herciana Matmuja Inglês "One Night's Anger" Uma Noite de Raiva 15º 22
12º 2015 (60º) Áustria Viena Elhaida Dani Inglês "I'm Alive" Estou viva 17º 34 10º 62
13º 2016 (61º) Suécia Estocolmo Eneda Tarifa Inglês "Fairytale" Conto de fadas Não se classificou 16º 45
14º 2017 (62º) Ucrânia Kiev Linda Halimi Inglês "World" Mundo 14º 76
15º 2018 (63º) Portugal Lisboa Eugent Bushpepa Albanês "Mall" Anseio 11º 184 162
16º 2019 (64º) Israel Tel Aviv Jonida Maliqi Albanês "Ktheju tokës" Regresso à Terra 18º 90 96
17º 2020 (65º) Países Baixos Roterdão Arilena Ara "Inglês" Fall From the Sky A cair do céu Cancelado devido ao COVID-19
2021 (65º) Anxhela Peristeri Albanês "Karma" Karma

Referências

  1. Vatra e kulturës. Shtëpija Qëndrore e Krijimtarisë Popullore, 1962 (em albanês). [S.l.: s.n.] pp. 11–12 
  2. Marash Hajati. Dera e prapme e shtypit: kujtime. Logoreci, 1998 (em albanês). [S.l.: s.n.] ISBN 9789992760307 
  3. Nicholas Tochka (1 de novembro de 2016). Audible States: Socialist Politics and Popular Music in Albania. Oxford University Press. [S.l.: s.n.] pp. 227–. ISBN 978-0-19-046783-8 
  4. «Të gjithë të ndëshkuarit e Festivalit të 11-të.(All the prosecuted after the 11th festival)». Transcribed article by Skifter Këlliçi (em albanês) 
  5. «Ja "kokat e prera" në art e kulturë, pas Festivalit të 11-të». Transcribed article by Skifter Këlliçi (em albanês) 
  6. «All about Albania». eurovision.tv (em inglês). Eurovision.tv. Anjeza Shahini carried her nations debut hopes, and ended up delivering a very respectable 7th place in the Final. 
  7. «It's FiKmas time! RTSH reveals running order of Festivali i Këngës 2018». wiwibloggs.com (em inglês). Wiwibloggs 
  8. «Festivali i Këngës 58 artists revealed». escxtra.com (em inglês) 
  9. «Albania kicks off the 2019 season with "Ktheju tokës"». escgo.com (em inglês) 
  10. «Countries: Albania at Eurovision.tv». eurovision.tv (em inglês). European Broadcasting Union. The Albanian national broadcaster Radio Televizioni Shqiptar (RTSH) uses the long-standing Albanian song contest, Festivali i Këngës, to select the Albanian Eurovision Song Contest entry. 
  11. «Countries–Albania». eurovision.tv (em inglês). European Broadcasting Union 
  12. «Festivali 42 i Këngës në Radio». festivali.rtsh.al (em albanês). Radio Televizioni Shqiptar 
  13. «Istanbul 2004: Participants–Anjeza Shahini». eurovision.tv (em inglês). European Broadcasting Union 
  14. «Eugent Bushpepa me "Mall" shpallet fitues i Fest '56». rtsh.al (em albanês). Radio Televizioni Shqiptar 
  15. «Lisbon 2018: Participants–Eugent Bushpepa». eurovision.tv (em inglês). European Broadcasting Union 
  16. http://www.eurovision.tv/page/history/by-country/country?country=39

Ligações externas[editar | editar código-fonte]