Hormônio estimulante da tiroide

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Hormônio tireoestimulante)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

O hormônio estimulante da tiroide (português brasileiro) ou hormona estimulante da tiroide (português europeu)}, tirotrofina ou simplesmente TSH (do inglês, thyroid-stimulating hormone) é um hormônio que induz a maior ou menor atividade da tiroide. O TSH é produzido e liberado pela adenoipófise e age nas células produtoras dos hormônios tireoidianos, tiroxina (T4) e triiodotironina (T3).

Ação do TSH na tireóide[editar | editar código-fonte]

A glândula tiroide é constituida por folículos tireoidianos, que são preenchidos por uma substância aquosa chamada colóide que contém um complexo proteico iodado, a tireoglobulina que é produzida pelas células foliculares. Então a estimulação do TSH na tireóide vai induzir a endocitose da tireoglobulina pelas células foliculares, a tireoglobulina irá sofrer a ação de enzimas lisossomais para formar os hormônios Tiroxina (T4) e Triiodotironina (T3)que são liberados na corrente sanguínea.

Regulação do nível de hormônio da tiróide[editar | editar código-fonte]

O TSH estimula a tiróide a secretar o hormônio tiroxina (T4), que é convertido em triiodotironina (T3), o hormônio ativo que estimula o metabolismo. O [hipotálamo], na base do cérebro, produz o hormônio tirotropina-estimulante (TRH), que estimula a hipófise a produzir TSH. O hipotálamo também produz somatostatina, que tem efeito oposto sobre a produção de TSH pela hipófise, inibindo a liberação deste.

A concentração dos hormônios da tiróide (T3 e T4) no sangue regula a liberação de TSH pela hipófise; este é um exemplo de retroalimentação (feedback) negativa.

Ver também[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre Fisiologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.