Jaboticabal Atlético

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jaboticabal
Nome Jaboticabal Atlético
Alcunhas Esquadrão de Aço
Jotão
Tigre de Atenas
Alvinegro
Time da Marechal
Mascote Tigre de Atenas
Fundação 30 de abril de 1911 (103 anos)
Estádio Todd Locke
Capacidade 10.159 pessoas[1]
Presidente Brasil Leandro Fonseca
Treinador Brasil Rodrigo Fonseca
Material esportivo Brasil Nizan
Competição São Paulo Campeonato Paulista - Segunda Divisão
Website Jaboticabalatletico.com.br
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

O Jaboticabal Atlético é um clube brasileiro de futebol sediado na cidade de Jaboticabal, interior do estado de São Paulo. Fundado em 30 de abril de 1911, suas cores são branca e preta. Foi campeão da Quarta Divisão (atual Série B), em 1989 e 1996; e da Terceira Divisão (atual A3), em 1990. O clube é proprietário do Estádio Dr. Robert Todd Locke. Atualmente disputa a Série B (Quarta Divisão) do Campeonato Paulista.

História[editar | editar código-fonte]

Fundação[editar | editar código-fonte]

Segundo uma pesquisa realizada, e transformada em livro, a idéia da fundação do "Tigre de Atenas" surgiu uma semana antes. Está escrito no livro “Jaboticabal Atlético 1911-1961”, de autoria do Clóvis Capalbo, que no dia 23 de abril, alguns rapazes da cidade se reuniram na sede do jornal “O Combate” para tratar da fundação de uma entidade esportiva. No dia 27 de abril, alguns moradores da cidade se empolgaram e acharam oportuno animá-los na empreitada.

Havia um movimento na Capital de São Paulo que à época era muito difundido nos jornais: o Football que, muitos anos depois, viraria futebol. A idéia era corrente na Inglaterra e chega ao país se tornando uma mania. O século XIX pode ser considerado o século do imperialismo inglês pelo mundo. Assim como o comércio inglês se expandiu pelo mundo, os seus aspectos culturais também. E com o futebol não foi diferente.

Muito se discute, principalmente, na historiografia atual, sobre o surgimento do futebol no Brasil. A tese "oficial" é aquela que coloca o filho de ingleses Charles Willian Miller como o patriarca do futebol brasileiro. Em 1894, Miller teria trazido da Inglaterra, onde passara 10 anos estudando, uma bola de futebol, e algumas camisas, e ensinou os sócios do São Paulo Athletic Club (SPAC) a praticarem tal jogo tão difundido na Bretanha. Outras fontes dizem que chegou ao Brasil com marinheiros ingleses em 1872, no Rio de Janeiro. Outros dizem que foram os trabalhadores ingleses das fábricas de São Paulo que trouxeram o futebol.

Segundo o historiador Nicolau Sevcenko, no século XIX, o futebol se difundiu por dois caminhos: "um foi dos trabalhadores das estradas de ferro, que deram origem às várzeas, o outro foi através dos clubes ingleses que introduziram o esporte dentre os grupos de elite."

Essa nova modalidade, e prática de exercícios, animou os senhores: Alcides Cunha, Prof. Emydio Lino Moreira Junior e José Alampary Palhares que tiveram a feliz idéia de fazer a preparação estatutária do clube que pretendiam fundar e, enquanto elaboravam os nomes a serem visitados para ajudar na elaboração da diretoria, tinham a difícil missão de achar um nome de consenso social.

No dia 28 de abril de 1911, Antonio Martins Bastos foi procurado e pediram que ajudasse na fundação. A intenção era dar a direção do clube ao Alcebíades Fontes Leite. Entretanto, por sugestão do Moreira Junior, a pessoa indicada para ajudar na fundação do clube seria o Dr. Robert Todd Locke, um engenheiro canadense, residente na cidade.

Foi Bastos que indicou o Dr. Locke para tomar a frente na direção. Todavia, alguns cidadãos que iriam participar de reunião do dia 30, indicavam o Dr. Leite, mas foi também por indicação deste para que se procurasse o Dr. Locke, sendo essa, definitivamente, a alternativa inevitável. No dia 29 de abril por volta das 19h30, uma comissão composta por Carlos Buck, Bastos, Dr. Leite, Cosme Mendes e Antonio Severo, foi até a chácara do Dr. Locke e fizeram o convite.

No dia 30 de abril por volta das 10h30, o Dr. Locke foi até a redação de “O Combate” e conversou longamente com o jornalista Buck, à época proprietário e fundador, do jornal. A imposição para aceitar o cargo de presidente fundador do clube seria o de transformar essa associação para participar o Football, mas também dar profunda atenção ao Lawn Tennis, querendo como seu vice presidente o Sr. Antonio Severo, com o qual mantinha profunda e sincera amizade.

Por volta das 20h, nos escritórios de “O Combate”, teve início a reunião que constituiu a 1º diretoria do Jaboticabal Atlético: Presidente - Dr. Robert Todd Locke Vice Presidente- Antonio Severo 1º Secretário – Dr. Alcebíades Fontes Leite 2º Secretário – Prof. Emydio Lino Moreira Junior Tesoureiro – Gomes Mendes Diretor Esportivo – José de Alamdary Pallares Membros da Comissão de Sindicância: Antonio Martins Basso, Carlos Buck e Alcides Cunha.

O Esquadrão de Aço[editar | editar código-fonte]

Em 1938, depois de uma série de 34 jogos, com 24 vitórias, 4 empates e 4 derrotas, a equipe do Jaboticabal Atlético passou a ser conhecida como "Esquadrão de Aço".

Fato histórico[editar | editar código-fonte]

O Jaboticabal Atlético é uma das equipes de futebol do estado de São Paulo que possui o maior número de títulos das séries de acesso do Campeonato Paulista de Futebol.[carece de fontes?]

Elenco Atual[editar | editar código-fonte]

Goleiros
Jogador
1 Juninho
12 Oswaldo
Defensores
Jogador Pos.
2 Diego Z
3 André Z
4 Thiago Moura Z
6 Lucas Silvério Z
13 Luizão Z
15 Elder Z
Meio-campistas
Jogador Pos.
5 Lucas Moreira M
7 Nene M
8 Erico Matão M
10 Marcelo M
14 Vitor Gava M
16 Woshington M
Atacantes
Jogador
9 Vinícius
11 Fernando
17 Samuel
18 Asprilla
19 Leandro Fonseca
Comissão técnica
Nome Pos.
Rodrigo Fonseca T

Títulos[editar | editar código-fonte]

Estaduais[editar | editar código-fonte]

Outras Conquistas[editar | editar código-fonte]

  • Campeonato do Oeste Paulista: 1915
  • 11ª Região: 1944
  • 6ª Região do Interior: 1947.
  • Jubileu de Ouro: 1961.
  • Vice-Campeonato Torneio Mateus Marinelli: 1992.
  • Campeão Torneio Jardim das Rosas: 2000.

Categorias de Base[editar | editar código-fonte]

  • Campeonato Regional Juvenil: 1979.
  • Campeonato Regional Dente de Leite: 1970.

Conquistas em outros esportes[editar | editar código-fonte]

1948 - Campeão Interestadual de Basketball
1957 - Campeão Individual 9ª São Silvestre
1990 - Campeão em Equipe 42º São Silvestre
1993 - Campeão Regional Basketball Masculino

Referências

Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.