Lago Verde

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Município de Lago Verde
Bandeira desconhecida
Brasão desconhecido
Bandeira desconhecida Brasão desconhecido
Hino
Fundação 29 de novembro de 1961
Gentílico lago-verdense
Prefeito(a) Raimundo Almeida (PP)
(2009–2012)
Localização
Localização de Lago Verde
Localização de Lago Verde no Maranhão
Lago Verde está localizado em: Brasil
Lago Verde
Localização de Lago Verde no Brasil
03° 57' 25" S 44° 49' 19" O03° 57' 25" S 44° 49' 19" O
Unidade federativa  Maranhão
Mesorregião Centro Maranhense IBGE/2008 [1]
Microrregião Médio Mearim IBGE/2008 [1]
Distância até a capital Não disponível
Características geográficas
Área 460,218 km² [2]
População 15 407 hab. IBGE/2010[3]
Densidade 33,48 hab./km²
Clima Não disponível
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH-M 0,533 baixo PNUD/2000 [4]
PIB R$ 59 057,178 mil IBGE/2008[5]
PIB per capita R$ 3 933,47 IBGE/2008[5]
Página oficial

Lago Verde é um município brasileiro do estado do Maranhão.

História[editar | editar código-fonte]

No século XX muitos migrantes da seca vieram para o maranhão encontrando terras disponíveis e desenvolvendo culturas de arroz e algodão. Com o arroz aqui no maranhão ,a terra se valorizou a concentração da produção se organizou nos centros, o arroz atraiu o caminhão que,utilizando os caminhos abertos pelos migrantes , motivou a abertura de estradas.

No espaço rural dos antigos municípios, surgiram povoados que mais tarde, transformaram – se em sede de novos municípios como Lago verde, lago do junco, pio XII... E graças ao arroz surgiu em 29 de novembro de 1961 Lago Verde que inicialmente teve o nome de Santo Antonio das Laranjeira, idealizado pelo seu primeiro morador, sr. Teodoro Sobral de Araújo, e mais tarde Centro dos Gomes que perdurou ate a emancipação do então município. O nome de Lago Verde foi dado ao município em razão da existência de um lago na região, com essa denominação. Foi elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Lago Verde, por lei estadual de 29 de dezembro de 1961, desmembrado de Bacabal e Vitória do Mearim em 31 de dezembro de 1963. Sede no atual distrito do Lago Verde ex-povoado.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Vegetação[editar | editar código-fonte]

O tipo de vegetação de Lago Verde é a floresta ombrófila densa maracante da floresta Amazônia.Esse tipo de vegetação subdivide-se em : aluvial,platôs e sub montanhosa. A aluvial ocupa a porção noroeste do estado e ocupa áreas úmidas destacando-se palmáceas como o açaí, buriti e buritirana.A dos platôs corresponde á formações mais exuberantes com espécies podendo chegar a até 50m e a montanhosa possui plantas arbóreas que apresentam-se em torno de 20m.entres as espécies mais comuns estão a seringueira e a andiroba.

Solo[editar | editar código-fonte]

O tipo de solo de lago verde é o podzóico vermelho - amarelo concrecionário esse tipo de solo ocupa a 2º maior área do estado concentrando – se na região oeste do estado e por ser um solo muito profundo, argiloso e bem drenados são predominantes de chapadas e topos.esse solo é um solo de fertilidade natural sendo muito usado para agricultura de subsistência destacando-se mandioca, milho, feijão, arroz e algumas culturas frutíferas. Outro tipo de solo existente em lago verde é o gleissolo um solo muito argiloso de textura média, mineral hidromórfico, sujeito a alagamentos periódicos aproveitado para pecuária extensiva de bovinos, caprinos, bufalinos e de uso agrícola limitado de corrente do excesso de água.Esse solo é pouco desenvolvido e com pouca fertilidade natural .

Clima[editar | editar código-fonte]

O tipo de clima do município Lago Verde é o clima sub úmido. Este tipo de clima ocupa a região centro–oriental do estado caracterizado por altas temperaturas médias anuais, moderada amplitude térmica e moderada deficiência hídrica. Seu clima é o Tropical úmido com período chuvoso de janeiro a maio e período mais seco de julho a setembro. Esse clima é de transição entre o úmido e seco sua precipitação pluviométrica é entre 1.600 e 2.000 mm Umidade relativa do ar: entre 76% e 79% temperatura superior a 27°C.

Sua população estimada em 2004 era de 14.053 habitantes.

Relevo[editar | editar código-fonte]

Planície Fluvial

Lago Verde localiza-se na unidade geoambiental planície fluvial caracterizada por terrenos aluviais são formados por sedimentos vindos de regiões próximas e mais altas. Em Lago Verde predominam aluviões fluviais com influencia eólica. Essas áreas aluviais são exploradas intensamente através da agricultura de subsistência de planta de ciclo curto.

Economia[editar | editar código-fonte]

Agropecuária é a atividade primária que se concentra na região. Ela é desenvolvida de duas formas: a tradicional itinerante, concentrada nas pequenas produções rurais e a agricultura familiar voltar para produção de alimentos cujos vegetais são cultivados em terra de terceiros. Esses tipos de atividade são desenvolvidas no município em áreas de solos mais pobres. O arroz é o principal produto cultivado em Lago Verde, depois dele vem à mandioca um beneficiamento artesanal em farinha d’água, farinha seca, tapioca. Na pecuária o municio costuma criar rebanho bovino, suíno, eqüino e de aves, não como uma atividade para exportação e sim para subsistência.

Extrativismo[editar | editar código-fonte]

Com uma cobertura vegetal diversificada representada por grande extensão da floresta Amazônia. Lago Verde apresenta um grande potencial extrativo vegetal. Entre produtos extraídos estão à juçara e a amêndoa de babaçu. Lago Verde apesar de ser um município pouco conhecido possui uma grande diversidade de vegetal e animal devido ter influência Amazônica.

Referências

  1. a b Divisão Territorial do Brasil Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  2. IBGE (10 de outubro de 2002). Área territorial oficial Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Página visitada em 5 de dezembro de 2010.
  3. Censo Populacional 2010 Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de novembro de 2010). Página visitada em 11 de dezembro de 2010.
  4. Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  5. a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Página visitada em 11 de dezembro de 2010.
Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado do Maranhão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.