Maria de Belém Roseira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Maria de Belém Roseira
Período de governo XIII Governo Constitucional
  • Ministro da Saúde
Antecessor(a) Arlindo de Carvalho
Sucessor(a) Manuela Arcanjo
Vida
Nascimento 28 de julho de 1949 (65 anos)
Porto
Dados pessoais
Partido Partido Socialista
Profissão Jurista

Maria de Belém Roseira Martins Coelho Henriques de Pina GCC (Porto, 28 de julho de 1949) é uma jurista e política portuguesa.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Licenciada em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em 1972, iniciou a sua carreira profissional como técnica do Ministério das Corporações e Previdência Social, em 1973. Prosseguiu a sua carreira na Administração Pública, sendo actualmente assessora principal no Ministério do Trabalho e Solidariedade Social.

Participou na fundação de várias instituições sociais, como a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, a Associação Portuguesa de Psicogerontologia ou a Liga de Amigos do Hospital de S. Francisco Xavier. Foi vice-provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (1988-1992) e administradora-delegada do Centro Regional de Lisboa do Instituto Português de Oncologia (1992-1995). Foi também administradora da Teledifusão de Macau (1986-1987).

Exerceu funções como ministra da Saúde do XIII Governo Constitucional (1995-1999) e como ministra para a Igualdade, no XIV Governo (1999-2000), ambos presididos por António Guterres. Foi, durante esse período, vice-presidente (1997) e presidente (1999) da Assembleia-Geral da Organização Mundial de Saúde.

A 23 de Fevereiro de 2005, foi agraciada com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo.[1]

Eleita pelo Círculo do Porto, é deputada à Assembleia da República. Ocupa ainda os cargos de Presidente da Assembleia Geral da União das Misericórdias Portuguesas, da União das Mutualidades, do Conselho Consultivo do Instituto de Higiene e Medicina Tropical e da Irmandade de S. Roque e de membro da Direcção da APAV - Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, da Associação Para o Progresso do Direito, Associação Portuguesa de Telemedicina, do Conselho Geral da Universidade de Coimbra, da Fundação do Gil, da Fundação Portuguesa do Pulmão e do Conselho de Administração da Fundação Francis Obikwelu.

Em Setembro de 2011, foi eleita Presidente do Partido Socialista Português, cargo em que foi sucedida por Carlos César em Novembro de 2014.

Foi comentadora regular na SIC Notícias até Março de 2013, no programa Frente-a-Frente, sendo, desde então comentadora regular com presença semanal na CMTV.

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Página Pessoal de Maria de Belém Roseira

Funções governamentais exercidas[editar | editar código-fonte]

Referências

Precedida por:
Arlindo de Carvalho
Ministra da Saúde
XIII Governo Constitucional
Sucedida por:
Manuela Arcanjo