MercadoPago

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
MercadoPago
MercadoPago.png
Slogan Processamos pagamentos online
Tipo Empresa de capital aberto
Cotação NASDAQ:MELI [1]
Indústria Facilitador de pagamentos
Fundação 1999 MercadoLivre e 2004 MercadoPago
Sede Buenos Aires,  Argentina
Locais Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Venezuela
Página oficial mercadopago.com

O MercadoPago.com[1] é o maior facilitador de pagamentos pela Internet de origem latino-americana com mais de 115 milhões de usuários certificados, cadastrados e ativos em sua plataforma. - Com dez anos de trajetória na América Latina, é uma empresa do Grupo MercadoLivre, com ações negociadas na Nasdaq (NASDAQ:MELI). A plataforma foi desenvolvida com a tecnologia mais avançada em segurança na Internet por uma equipe de especialistas em finanças, tecnologia e segurança da informação, com ampla experiência no desenvolvimento de serviços financeiros online.

O MercadoPago.com está presente em seis países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Venezuela. Durante todo o ano de 2013, foram realizadas 31,5 milhões de transações pelo MercadoPago.com, o que movimentou um volume superior a US$ 2,5 bilhões.

No terceiro trimestre de 2014 o total de transações realizadas via MercadoPago cresceu 48,8% em relação ao ano anterior, totalizando 12,5 milhões.

Soluções[editar | editar código-fonte]

O MercadoPago.com possui diversas soluções. Conheça algumas delas:

- Ferramentas:[editar | editar código-fonte]

Marketplace[editar | editar código-fonte]

A ferramenta possui uma funcionalidade chamada B2B2C, que divide automaticamente o saldo das transações entre o marketplace e o vendedor, gerando mais agilidade nas vendas.

Pagamento recorrente[editar | editar código-fonte]

Os clientes poderão pagar assinaturas e mensalidades, com débito automático diretamente do saldo do e-wallet (sua carteira virtual) ou cartão de crédito cadastrado. Devido a certificação PCI, os dados do cartão são criptografados e armazenados de forma segura.

Televendas[editar | editar código-fonte]

Ferramenta preparada para processar compras realizadas pelo canal de televendas do lojista.

Solicitação de dinheiro[editar | editar código-fonte]

Ferramenta para o usuário pedir uma quantidade de dinheiro a outra pessoa por meio do MercadoPago. Ela pode ser utilizada para o vendedor solicitar uma nova forma de pagamento de uma compra que foi recusada via cartão de crédito, para dividir valores pendentes de pagamento entre amigos e familiares, para pagar um profissional liberal, completar ou pagar o frete de um produto, dentre diversas outras formas.


- Telas de pagamento (checkout) e boleto:[editar | editar código-fonte]

Standard[editar | editar código-fonte]

O vendedor poder disponibilizar três tipos de telas de pagamento no modelo standard:

  • Redirect: dentro do site do vendedor, quando o cliente seleciona o MercadoPago como facilitador de pagamento ele é direcionado para uma nova página no site do MercadoPago para efetuar o pagamento.
  • iFrame: Neste caso o cliente quando seleciona o MercadoPago, uma janela abre dentro da página do vendedor.
  • Lightbox: Com esta opção, o vendedor opta por abrir um modal, como uma nova janela em cima do site.
Transparente[editar | editar código-fonte]

O cliente paga as suas compras sem ser direcionado a uma nova página - basta preencher seus dados na tela de pagamento do próprio site em que está comprando. Além de garantir a consistência da navegação, aumenta a conversão do vendedor.

Responsivo[editar | editar código-fonte]

Não importa por onde o cliente está finalizando a compra - seja via celular, tablet ou video game, a tela de pagamento do MercadoPago adapta sua navegação automaticamente.

Boleto transparente[editar | editar código-fonte]

O boleto é integrado ao site do vendedor fora da plataforma do MercadoPago, direto no site, e por uma taxa mais atrativa.


- Soluções[editar | editar código-fonte]

Aplicativo[2] [editar | editar código-fonte]

É possível pagar e enviar dinheiro pelo celular. O aplicativo está disponível para ser baixado em smartphones com sistema operacional Android.

Rede social[editar | editar código-fonte]

E possível criar botões de pagamento dentro das redes sociais do vendedor, assim ele terá mais um canal de venda recebendo pelo mesmo facilitador.


Histórico[editar | editar código-fonte]

O MercadoPago iniciou sua operação em 2004 dentro do MercadoLivre, como uma ferramenta que oferece segurança máxima nos diversos formatos de transações comerciais e financeiras entre compradores e vendedores. O seu escritório matriz é localizado em Buenos Aires, na Argentina e atualmente está presente em 6 países.

No Brasil o escritório é em Santana de Parnaíba, São Paulo.


Processamento de pagamentos online[editar | editar código-fonte]

As transações podem ser feitas para pagamentos ou recebimentos. Enquanto compradores optam pelo MercadoPago para pagar suas compras, vendedores disponibilizam a solução em seus sites.

- Para pagamentos de compras[editar | editar código-fonte]

Um comprador pode pagar suas compras através do MercadoPago dentro do site do MercadoLivre ou em milhares de outros sites parceiros.

É possível pagar em até 24 parcelas com cartão de crédito ou à vista com boleto bancário. Mais de 90 milhões de pessoas na América Latina já usam.

O MercadoPago possui um Programa de Proteção ao Comprador, que deve ser acionado caso ele não receba o que comprou. A certificação PCI, concedida a pouquíssimas empresas, garante a proteção dos dados e a segurança das transações - ninguém terá qualquer acesso aos dados do cartão de crédito do comprador, cuja compra acontece com privacidade absoluta.

- Para receber pagamentos online[editar | editar código-fonte]

Não importa se o vendedor tem um site, um aplicativo para celular ou recebe por redes sociais. O processo de pagamento do MercadoPago se adapta ao dispositivo do cliente e oferece uma maneira muito mais simples para pagar com estes meios de pagamento.

Os pagamentos são monitorados 24 horas por dia para que o vendedor não se preocupe com fraudes.

Se um cliente faz uma contestação de débito do pagamento em seu cartão de crédito e inicia um processo de operação contestada, o MercadoPago cobrirá o dinheiro do vendedor.

O dinheiro recebido via MercadoPago pode ser transferido para a conta bancária do vendedor, como crédito de recargas para celular ou em compras feitas por meio do MercadoPago no MercadoLivre ou outros sites parceiros.

Após 14 dias o vendedor pode retirar o dinheiro, sempre à vista, mesmo se as compras forem parceladas. O vendedor ainda pode se tornar um Usuário profissional, ou um lojista certificado do MercadoPago, com retiradas de dinheiro feitas em 2 dias.

- Um facilitador de pagamentos integrado[editar | editar código-fonte]

Desenvolvedores de todo o país podem usar o SDK do MercadoPago para criar integração com outros sites por meio de PHP, Java, Microsoft.net, Python, Ruby, NodeJS e pelos módulos de e-commerce Magento, Opencart, Prestashop, WordPress, OsCommerce.

O MercadoPago disponibiliza uma API para criar preferências, receber notificações (IPN) e consultar pagamentos. Em um ambiente de teste (sandbox), é possível simular pagamentos fictícios em um ambiente de teste do fluxo de pagamento sem usar um cartão de crédito real.


Proteção ao vendedor e comprador[editar | editar código-fonte]

O MercadoPago oferece segurança para quem compra e para quem vende.

É realizado um monitoramento dos pagamentos 24h por dia para que os pagamentos sejam aprovados, os produtos entregues aos compradores e o depósito do valor na conta MercadoPago do vendedor seja feito com sucesso.

A empresa se responsabiliza pela mediação entre as partes, compradores e vendedores, para que qualquer problema que surja seja resolvido o mais rápido possível.

É feita a proteção da venda em casos de contestações de pagamentos. E se encarrega de proteger o dinheiro até o comprador receber a sua compra.

Há comprometimento com a proteção da informação, e o cumprimento dos mais altos padrões de segurança online (VeriSign e PCI monitoram e certificam).

  1. MercadoPago.com.
  2. http://noticias.r7.com/pr-newswire/economia/mercadopago-lanca-aplicativo-que-transforma-celular-em-carteira-digital-20141010.html