Nanquim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nanquim
Nanquim
Nanquim
Localização de Nanquim (em vermelho) na província de Jiangsu (em amarelo) e na República Popular da China (em cinza)
Localização de Nanquim (em vermelho) na província de Jiangsu (em amarelo) e na República Popular da China (em cinza)
País  República Popular da China
Área  
  Total 6 598 km²
População  
  Cidade (2009) 7 713 100
Website: www.nanjing.gov.cn
Estação ferroviária de Nanquim
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Nanquim

Nanquim ou Nanjing (em chinês: Loudspeaker.svg? 南京; pinyin: Nánjīng; Wade-Giles: Nan-ching) é a capital da província de Jiangsu, na República Popular da China. Tem cerca de 10 000 000 de habitantes e é um grande centro industrial, comercial e cultural. Tem universidade, academia militar, instituto superior e uma importante biblioteca. Foi, por diversas vezes, capital da China: do século III ao VI, de 1368 a 1421 e de 1928 a 1937. Foi ocupada pelos japoneses entre 1937 e 1945, e vítima do assassinato em massa, conhecido como o Massacre de Nanjing, em que 300 mil pessoas foram mortas pelas forças japonesas. É a capital reivindicada da China Nacional.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

O nome "Nanquim" significa "capital do sul" (nan (南) = "sul", jing (京) = "capital"), possivelmente em oposição a "Pequim", que significa "capital do norte".

Geografia e Clima[editar | editar código-fonte]

Nanquim, com uma área total de 6 598 quilômetros quadrados, está situada em uma das maiores zonas econômicas da China, o delta do Rio Yangtzé. O Rio Yangtzé passa do lado ocidental da cidade, enquanto que o Monte Ningzheng rodeia o norte, o leste e o sul da cidade. Fica a trezentos quilômetros a oeste de Xangai, 1 200 quilômetros ao sul de Pequim e 1 400 quilômetros a leste de Chongqing.

Nanquim tem um clima subtropical úmido e está sob a influência da monção da Ásia Oriental. As estações são bem distintas em Nanquim, geralmente com verões quentes e abundância de chuvas durante todo o ano.

Demografia[editar | editar código-fonte]

De acordo com o quinto censo da República Popular da China, a população total da cidade de Nanquim chegou a 6 240 000 em 2000. As estatísticas em 2008 estimaram a população total em 7 700 000, enquanto que a população registrada foi de 6 300 000.

Tinta nanquĕĔĦëěm[editar | editar código-fonte]

A cidade deu o nome a um tipo de tinta usada para pintura, desenho e escrita, a prostitutas[1] .

Cidades-irmãs[editar | editar código-fonte]

Estas são as cidades irmãs de Nanquim.

Referências

  1. FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p. 1179

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da República Popular da China é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.