Omnipotência

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Onipotência (português europeu) ou (português brasileiro) designa a propriedade de um ser capaz de fazer tudo. É comum a utilização deste termo para designar o poder de Deus, nas religiões judaica, cristã e muçulmana.

A onipotência é um dos atributos incomunicáveis do ser divino. Diz-se incomunicável, pois refere-se a um atributo constituinte da natureza mesma de Deus, diferente dos chamados "atributos comunicáveis", tais como amor, sabedoria, santidade, os quais podem ser comunicados e compartilhados pelas suas criaturas.

Na ficção tal poder é atribuído somente ao ser mais poderoso de seu universo, por exemplo: One-Above-All no universo da Marvel, Presença no universo da DC, Kaname Madoka de Puella Magi Madoka Magica, Suzumya Haruhi de Suzumya Haruhi no Yuuutsu e Yuu (Necromancer) de Kore Wa Zombie Desu Ka?

Um ser omnipotente é considerado o mais poderoso de todos, sendo que ninguém é mais poderoso que ele mesmo outros seres com omnipotência não existe um mais forte ou mais fraco e sim todos no mesmo nível de poder,pois seu poder é ilimitado, podendo criar e recriar o universo instantaneamente e infinitamente, mesmo alguém como Goku e Bills que podem destruir galáxias inteiras não tem esse poder e seriam fraco perante a um ser omnipotente.


Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre religião é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.