Pedra-pome

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto Ciência.

Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição.

Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde março de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Fragmento de pedra-pomes de Santorini.

Pedra-pomes ou púmice é uma rocha vulcânica de muito baixa densidade. É formada quando gases e lava formam um coloide que, por arrefecimento, solidifica-se sob a forma de uma rocha esponjosa. A pedra-pomes é o menos denso de todos os piroclastos, sendo comum ter densidade inferior à da água, o que a transforma numa rocha que flutua. Nos Açores, onde estes materiais são extremamente comuns, são em geral designados por bagacina.

Formação[editar | editar código-fonte]

A pedra-pomes forma-se durante eventos vulcânicos explosivos, quando lava líquida muito rica em gases é projectada na atmosfera, formando pedaços de espuma constituídos por material lávico recheado por bolhas de gás que aumentam rapidamente de volume com a redução da pressão, aquando da saída da lava para a atmosfera. Estas bolhas são mantidas como que congeladas na rocha formada, pelo rápido arrefecimento da lava, transformando cada fragmento num clasto repleto de milhões de bolhas de dimensão variável, a maior parte das quais sub-microscópica.

Qualquer tipo de rocha ígneaandesito, basalto, dacito ou riólito — pode dar origem a pedras-pomes, desde que a erupção seja suficientemente explosiva para projectar os materiais e a lava seja rica em gás. Quando a quantidade de gases é muito grande, o que normalmente implica grande explosividade, forma-se um pó fino muito leve, denominado pumicite, que sob a forma de cinzas é facilmente transportado pela atmosfera, sendo por vezes depositado a milhares de quilómetros do centro eruptivo.

Por não ter estrutura cristalina, a pedra-pomes é considerada como um vidro vulcânico, a par da obsidiana. A sua cor e densidade variam com as características de composição da lava, a sua riqueza em gás e a velocidade de projecção na atmosfera. A cor das pedras-pomes, dependendo do material e das condições de emissão da lava, vai desde o branco ao negro azulado, passando pelo avermelhado e pelo amarelo vivo.

Como regra, quanto mais félsica a lava, isto é, quanto mais rica em sílica, mais clara e leve é a pedra-pomes formada. Erupções traquíticas tendem a produzir pedra-pomes branca ou amarelada de muito baixa densidade (flutua na água, o que torna as formações deste tipo fortemente susceptíveis à erosão). Pedras-pomes formadas a partir de lavas basálticas são em geral escuras e densas, dada a menor riqueza em gases e a baixa velocidade de emissão das lavas.

Utilização[editar | editar código-fonte]

A pedra-pomes é um importante inerte utilizado em construção civil como material de aterro ou preenchimento (no que tem óptimas condições térmicas e de baixo peso), e como aditivo em betões. Quando utilizado em substituição das britas produz um betão de baixa densidade, embora com baixa resistência à compressão. Quando usado como aditivo ao cimento, sob a forma de uma pozzolana de granulometria muito fina produzida pela trituração da bagacina, produz um cimento leve e plástico, muito utilizado em rebocos e revestimentos. Uma forma de cimento pozolânico (cementizio) já era utilizada pelos romanos há 2 500 anos.

A pedra-pomes é também utilizada como abrasivo em cosméticos para aumentar o poder de limpeza de sabões e detergentes e como material base de produtos esfoliantes da pele. Sem qualquer tratamento industrial, foi muito usada para raspar as calosidades dos pés.

Ícone de esboço Este artigo sobre Geologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre Ciência (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.