Sodimac

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Sodimac
Sodimac
Razão social Sodimac S.A.
Subsidiária
Atividade Varejo
Fundação 1952 (72 anos)
Locais
Proprietário(s) Falabella
Produtos Materiais de construção
Website oficial sodimac.com

Sodimac (sigla para Sociedad Distribuidora de Materiales de Construcción) é uma cadeia chilena de comércios da construção, ferramentas e melhoria do lar, pertencente a holding Falabella. Está presente no Chile, Peru, Colômbia, Argentina, Uruguai e Brasil

A Sodimac foi fundada no Chile em 1952 como uma cooperativa abastecedora de empresas de construção, se convertendo em sociedade anônima nos anos 1980. Atualmente é uma empresa da holding Falabella, que possui mais de 100 lojas em cinco países da América Latina. A empresa encontra-se em processo de expansão para novos países, como Brasil e México.[1][2][3]

História[editar | editar código-fonte]

Sodimac Homecenter em Peñalolén, Santiago de Chile.
Sodimac Homecenter em Bogotá, Colômbia.

A origem do Sodimac remonta-se à década de 1940, quando um pequeno grupo de empresários da construção liderado por Walter Sommerhoff formou  a Sogeco; a recém-criada empresa abriu seu primeiro escritório como uma sociedade anônima em Valparaíso, focada principalmente em criar um sistema de distribuição eficiente para as necessidades do grêmio. Em 1952, a Sodimac foi fundada como uma cooperativa abastecedora de empresas de construção chilenas.

A recessão dos anos 1980 golpeou duramente a cooperativa, no ponto de ser declarada sua falência. Resultado de um processo de licitação, em 1982 José Luis Do Rio Rondanelli adquiriu o controle da companhia, passando a chamar Sodimac S.A. Assim a empresa iniciou uma nova etapa, que teve um de suas maiores metas em 1988, quando recolhendo experiências internacionais se introduz o formato de venda através da marca Homecenter Sodimac, destinado a satisfazer as necessidades de melhoria, reparo e decoração do lar. Foi o primeiro negócio do gênero no Chile e na América Latina.

Em 2003, foi anunciada a sua fusão com a varejista Falabella, que já tinha uma filial de construção, Home Store, somando um conjunto de 103 locais no Chile, Peru, Argentina e Colômbia, lhe permitindo uma rápida internacionalização.[4]

No Chile e no Peru, o formato Sodimac tem sido deslocado pelos formatos Homecenter Sodimac, para artigos do lar e ferramentas, e o Sodimac Construtor, destinado para profissionais da construção.

Em setembro de 2014, a Sodimac adquiriu as ações da rede Maestro, uma de suas principais competidoras do ramo no Peru.[5]

Em março de 2015, a Sodimac abriu as portas ao público de sua primeira loja em Uruguai. Em junho do mesmo, ano abre-se sua primeira loja na cidade de São Paulo, Brasil e em abril de 2016, foi anunciada a sua chegada ao México, juntamente com a rede local de supermercados Soriana.

Marketing[editar | editar código-fonte]

Hágalo Usted Mismo (literalmente Faça Você Mesmo) é um programa de televisão patrocinado pela companhia e criado por Alexander Romero, em onde se ensina a realizar tarefas de construção no lar. Estreou-se em 1997 e foi transmitido no Canal 13, na TVN (no Chile) e na Caracol Televisión (em Colômbia).

Também foi emitido pelo canal de televisão por assinatura Casa Club TV. O apresentador do programa até 2007 foi Christian Reinike, que faleceu em 14 de agosto de 2007 por causa de uma trombose coronária. Atualmente, o programa não é mais transmitido pela televisão.

Assim mesmo, é publicada uma revista mensal com o mesmo nome, na qual é vendida nas lojas do Homecenter Sodimac, bem como manuais dirigidos a construtores especialistas.

Locais[editar | editar código-fonte]

Atualmente, a Sodimac está presente a seis países sul-americanos: Chile, Peru, Colômbia, Argentina, Uruguai e Brasil. A empresa opera suas lojas através de cinco formatos: Homecenter Sodimac, Sodimac Constructor, Homy, Dicico e Maestro. A presença destes formatos pode variar de acordo com cada país.

Chile[editar | editar código-fonte]

No Chile, existe um novo formato chamado Homy, que se encarrega de vender em exibições reais alguns produtos tais como muebles, banhos e cozinhas, entre outros.

Colômbia[editar | editar código-fonte]

Na Colômbia, 51% da empresa pertence à Organización Corona e o 49% ao grupo Falabella. Todas as filiais colombianas do Homecenter compartilham o local com Construtor, isto é, são lojas com ambas marcas e serviços. Desde 2014, está sendo implementado o serviço Carcenter (para automóveis) em algumas filiais.

Peru[editar | editar código-fonte]

Inclui os locais da Sodimac e Maestro, este último adquirido pela Falabella em setembro de 2014. A Sodimac Peru mantêm três formatos de lojas, cada uma delas dirigindo-se a um público diferente: Sodimac Homecenter para decoração e artigos para o lar, Sodimac Construtor para os projetos de construção e remodelagem do lar e empresa e a Maestro, especializado em ferramentas e dirigido ao mestre de obra.

Argentina[editar | editar código-fonte]

Em 2008, inaugurou seu primeiro local em San Martín. Depois abriu em filiais em Córdoba, La Prata, San Justo, Malvinas Argentinas, Tortuguitas, Vicente López e Villa Tesei.

Uruguai[editar | editar código-fonte]

A Sodimac do Uruguai está localizada no Bulevar José Batlle y Ordóñez (Sayago, Montevideo) ao lado do hipermercado Devoto Hnos.

A empresa também tem um local na Avenida Engenheiro Luis Giannattasio no quilômetro 16, próximo ao Hipermercados Géant e em novembro de 2016 abriu outro local na Rota 39, esquina com Luis A. de Herrera em Maldonado.

Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil, o grupo Falabella é dono, desde 2013, do formato Sodimac Homecenter, Sodimac Dicico, Sodimac Constructor, além das lojas Dicico, o qual opera 53 lojas no estado de São Paulo.

A Sodimac Homecenter oferece em um só lugar tudo o que o cliente precisa em produtos e serviços para melhorar e renovar seu lar, desde materiais de construção até objetos de decoração.

A Sodimac Constructor tem foco nos profissionais do setor de construção, entregando os melhores materiais com preços baixos sempre.

A Sodimac Dicico é um modelo de lojas inédito e exclusivo para o mercado brasileiro, que unifica todos os diferenciais da Sodimac e da Dicico, varejista paulista que completa 100 anos. São lojas compactas e de vizinhança, localizadas próximas aos locais onde os clientes moram ou trabalham.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Categoria no Commons
Wikidata Base de dados no Wikidata