Cencosud

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Cencosud S.A. é uma rede de supermercados do Chile.[1] , que compete atualmente com o Grupo Pão de Açúcar e Walmart no setor de varejo.[2] [3] [4]

Adquiriu na década de 2010 as redes Cardoso e Mercantil Rodrigues.[5]

No Brasil possui as redes GBarbosa, Mercantil Rodrigues, Perini, Bretas e Prezunic.[6] No país, a Cencosud é a sexta maior empresa varejista do país, segundo ranking do Ibevar em 2012.

Subsidiárias[editar | editar código-fonte]

Abaixo segue as subsidiárias do grupo Cencosud.

Bretas[editar | editar código-fonte]

Bretas de Belo Horizonte.

Bretas é uma rede de supermercados e hipermercados que surgiu no município brasileiro de Santa Maria de Itabira, interior do estado de Minas Gerais. Em 2010 foi adquirida pela chilena Cencosud, que anunciou a compra da rede por R$ 1,35 bilhão.[7]

Sua primeira loja foi aberta na década de 1950, em Santa Maria de Itabira. Sua ampliação pelo país deu-se na década de 80, após a inauguração da filial em Timóteo. Atualmente concentra suas lojas em importantes cidades de Minas Gerais, da Bahia e de Goiás.[8] .

G.Barbosa[editar | editar código-fonte]

Cencosud de Aracaju.

G. Barbosa é uma rede brasileira de supermercados e hipermercados fundada no estado de Sergipe em julho de 1955.

A principio tratava-se de uma mercearia que vendia secos e molhados, no centro da capital Aracaju.

Em 1961, a primeira filial foi aberta no município sergipano de Tobias Barreto e em 1963, o primeiro supermercado do grupo, focado nas classes de menor poder aquisitivo foi inaugurado em Aracaju.

No início da década de 80, o GBarbosa chegou ao interior da Bahia, com a criação da filial na cidade de Esplanada.

Em outubro de 2000, a marca estreou na capital da baiana, Salvador. Nesse mesmo ano a rede passou a comercializar produtos Farmacêuticos através das Farmácias GBarbosa.

Em agosto de 2006, a rede supermercadista se estabeleceu na capital de Alagoas, onde hoje conta com cinco unidades.

Desde novembro de 2007, a rede nascida e criada em Sergipe passou a ser comandada pela varejista chilena Cencosud.

Em 2011, a rede deu continuidade ao crescimento e se estabeleceu na cidade de Fortaleza com mais 05 lojas no formato de supermercado.

Atualmente a rede acumula mais de 150 estabelecimentos distribuídos entre Supermercados, Hipermercados, Eletro Shows e Farmácias nos estados de Sergipe, Bahia, Alagoas, Ceará (através da aquisição da rede local SuperFamília) e Pernambuco além de empregar mais de 12.000 colaboradores.

Dados de 2010 apontam a rede como a quarta maior rede de supermercados do país.[9]

Prezunic[editar | editar código-fonte]

Cencosud do Rio de Janeiro.

Prezunic é uma rede de supermercados do Rio de Janeiro que conta atualmente com 30 lojas.

O Prezunic nasceu de uma ideia do Joaquim. Gente que se propôs a encarar esse desafio, alguns inclusive deixando empregos promissores para trabalhar em um projeto novo, mas no qual acreditavam, simplesmente porque era pautado no respeito ao ser humano e no lema Muito Prazer.

O lançamento da rede Prezunic foi no dia 2 de novembro de 2001, em evento que reuniu os principais fornecedores. Naquela época, a administração da rede, atualmente no Recreio, funcionava no Rio Office, na Barra da Tijuca, e a Central de Distribuição, que desde 2005 está instalada no Mercado São Sebastião, ficava na Fazenda Botafogo.

A primeira loja - Benfica - foi inaugurada no dia 13 de maio de 2002, em homenagem a Nossa Senhora de Fátima, santa do SR Joaquim (o dono). Nesse primeiro ano de funcionamento do Prezunic para o grande público, sete lojas foram inauguradas - além de Benfica, Senador Camará, Catumbi, Freguesia, Pechincha, Recreio e Campo Grande. Com a loja do Recreio, o Prezunic passa a atender um novo mercado consumidor, de maior poder aquisitivo.

Em julho de 2003, foi aberta a loja de Jaurú e, em 2004, cinco novas lojas entraram em operação - Magalhães Bastos, Caxias Centenário, Vista Alegre, Olaria e Engenho Novo. O Prezunic já havia conquistado o público consumidor e a proposta inicial de se tornar uma grande empresa e não apenas uma empresa grande começava a se concretizar.

Em 2005, mais sete lojas são inauguradas - Cidade de Deus, Caxias Centro, Itaóca, Fonseca, Campinho, Nilópolis e Taquara. Em menos de três anos, o Prezunic chegava a sua 20ª loja e com fôlego e vontade para enfrentar novos desafios e muito prazer para levar a novos mercados. Assim, em 2006, outras sete lojas começam a funcionar - Cachambi, Padre Miguel, Penha, Ilha do Governador, Méier, Icaraí e Vilar dos Teles.

Um antigo sonho, ainda na fase de desenvolvimento do projeto que fez nascer o Prezunic, era atender o mercado da Zona Sul. Havia, inclusive, naquela época, um espaço em Botafogo que seria transformado em loja, mas que mais tarde mostrou-se inapropriado.

Mas, o sonho não foi esquecido. Em dezembro de 2007, em amplo espaço na Avenida General Polidoro, onde havia funcionado uma concessionária de veículos, foi inaugurada a 28ª loja do Prezunic, que representa um marco para a empresa, por ser a primeira na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Em 18 de setembro de 2008, o Prezunic inaugurou mais uma loja. A 29º loja da rede de supermercados fica em Guadalupe, e funciona num Shopping, ao lado de mais de 40 estabelecimentos comerciais de moda feminina e masculina, de eletrodomésticos e utilidades para o lar, drogaria, perfumaria, sapataria, de celulares, de sportwear e muito mais, além de um deliciosa e variada praça de alimentação.

Em novembro de 2009, O Prezunic inaugurou a sua 30ª loja em Santa Cruz, em 2011 foi inaugurada a loja 31, na Barra da Tijuca (em frente ao novo viaduto). Num futuro muito próximo, será inaugurada a loja de Itaboraí. Será a terceira filial fora da cidade do Rio de Janeiro.

Foi eleita pelo Great Place to Work Institute (GPTW) como uma das cem melhores empresas para se trabalhar no Brasil.[1]

O Prezunic foi criado pela Família Cunha, antiga dona dos Supermercados Dallas, Rainha e Continente que haviam sido vendidos ao Grupo Francês Carrefour, a propósito de implantar a sua marca de bairro Champion (marca esta que não deu muito certo no Brasil), com isso, a Família Cunha começou a adquirir algumas das maiores lojas do Champion, e implantar uma nova marca, o Prezunic.

No dia 26/11/2011 a rede Prezunic foi vendida para a rede Cencosud, que assumiu o controle da empresa em 02/01/2012 criando assim o braço forte carioca da rede chilena.

Mercantil Rodrigues[editar | editar código-fonte]

Fachada da filial da rede em Feira de Santana, Bahia.

Mercantil Rodrigues é rede de Hipermercado e Atacado, subsidiária da Cencosud . Atua na Bahia, Minas Gerais e em Sergipe. Foi fundada no final dos anos 60 por Zenildo e Gilberto Rodrigues.[10]

Posteriormente, inaugurou seu primeiro hipermercado em Minas Gerais na cidade de Janaúba, depois que a Cencosud anuncia a compra da rede.

Hipermecados da Mercantil Rodrigues[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. CENCOSUD
  2. Economía y Negocios (2007-12-17). Asociación con Wong pavimenta ingreso de Cencosud a Perú.
  3. Valor Futuro (2007-11-11). GBarbosa, el nuevo brazo de Cencosud en Brasil.
  4. Supermercados Cardoso (2011-08-09). Comunidado Oficial.
  5. Rede Cencosud lança processo seletivo para trainee
  6. Conheça o Mercantil Rodrigues, acessado em 8 de novembro de 2011
  7. Vanessa Dezem (15 de outubro de 2010). Cencosud compra rede de supermercados Bretas. Valor Online. Página visitada em 16 de julho de 2011.
  8. Silvia Miranda (15 de julho de 2011). Hipermercado no Melo Viana deverá gerar 300 empregos. Jornal Diário do Aço. Página visitada em 16 de julho de 2011.
  9. Exame - Pão de Açúcar é o maior supermercado varejista do Brasil
  10. Pelo sítio oficial

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.