Esporte Interativo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de TV Esporte Interativo)
Ir para: navegação, pesquisa
Esporte Interativo
TopSports Venture S/A
Esporte-interativo.png
Tipo Rede de televisão comercial
País  Brasil
Fundação 20 de janeiro de 2007 (7 anos)
Pertence a TopSports
Proprietário TopSports (80%)
Turner Broadcasting System (20%)
Presidente Edgar Diniz
Cidade de origem Bandeira do Município do Rio de Janeiro.png Rio de Janeiro, RJ
Sede Bandeira do Município do Rio de Janeiro.png Rio de Janeiro, RJ
Estúdios Bandeira do Município do Rio de Janeiro.png Rio de Janeiro, RJ
São Paulo São Paulo, SP
Slogan Esporte Interativo, Emoção que o Brasil merece.
Formato de vídeo 480i (SDTV)
1080i (HDTV)
Canais irmãos Esporte Interativo Nordeste
Cobertura Nacional
Nome(s) anteriore(s) TV Esporte Interativo
Página oficial EsporteInterativo.com.br
Disponibilidade aberta e gratuita
Analógico
Digital
Disponibilidade por satélite
Claro TV
Canal 48
Oi TV
Canal 116 (Sat. Amazonas)
Canal 166 (HD) (Satélite SES-6)
Vivo TV
Canal 466
Star One C1
3669 MHz @ 4686 Ksps, Vertical (SDTV)
Star One C2
4170 MHz (980 MHz Banda L), Vertical (Analógico)
Disponibilidade por cabo
Oi TV
Canal 71 (Barbacena, Poços de Caldas e Uberlândia)
Canal 116 (Belo Horizonte e Rio de Janeiro)
CaboNNet
Canal 18 (Tupã)
Canal 50 (Penápolis)
Canal 57 (Assis)
Cabo Telecom
Canal 206
Canal 815 (HD)
Cabovisão
Canal 41
BVCi
Canal 20
TBL
Canal 02
TCM
Canal 52
MultiPlay Telecom
Canal 151
Supercabo TV
Canal 19 (Caratinga)
Canal 69 (Viçosa)
Porto Seguro TV a Cabo
Canal 23
Jundicabo TV
Canal 31
TV Litorânea
Canal 24
Costa do Sol
Canal 703
MasterCabo
Canal 99
ORM Cabo
Canal 157
Canal 657 (HD)

O Esporte Interativo ou EI é um canal de televisão brasileiro com 100% de sua programação dedicada a cobertura de diversas modalidades esportivas, sobretudo o Futebol.

Histórico[editar | editar código-fonte]

O Esporte Interativo iniciou como um projeto nas TV's abertas, Band, RedeTV! e TV Cultura exibindo o Campeonato Europeu de Futebol.[1]

Em 2007, o canal Esporte Interativo foi fundado como rede, inicialmente, só era transmitida no Rio de Janeiro sendo atualmente transmitida para todo o país através de canais UHF, satélite e operadoras de TV além de alcançar outras plataformas, como internet e celular. Os destaques de sua programação são a exibição de jogos de diversos campeonatos europeus de futebol e a cobertura dos principais eventos e atletas olímpicos brasileiros. Sua primeira exibição aconteceu no dia 20 de janeiro de 2007, com a transmissão ao vivo do jogo entre Chelsea e Liverpool, pelo Campeonato Inglês, com narração de André Henning e com comentários de Vitor Sérgio Rodrigues.

No ano de 2011, eventos FIFA, como, Copa do Mundo Sub-17, Copa do Mundo Sub-20, Copa do Mundo de Futebol Feminino, Copa do Mundo de Futebol de Areia e Mundial de Clubes foram transmitidos pelo canal.

O Grupo detém os direitos de transmissão da Liga dos Campeões da Europa, da final da Copa do Rei, da NFL, da Copa Africana de Nações, da Liga Europa, entre outras competições.

Nos esportes olímpicos, o Esporte Interativo lidera o projeto "Brasil de Ouro", nascido da sua parceria com o Ministério do Esporte, o COB – Comitê Olímpico Brasileiro e o CPB – Comitê Paraolímpico Brasileiro. Como parte do projeto, o Esporte Interativo divulga e promove o esporte olímpico e paraolímpico brasileiro em sua programação.

Segundo dados da própria empresa, suas imagens chegam a mais de 20 milhões de domicílios no Brasil, transmitindo conteúdo esportivo durante toda sua programação. Além disso, o canal entra em rede com uma série de emissoras em todo o Brasil. A rede é também conhecida por manter uma série de ferramentas de marketing interativas como perfís em redes sociais da Internet e uma loja virtual.

Em 20 de agosto de 2012, o canal Esporte Interativo lançou o Esporte Interativo Plus, uma nova plataforma de conteúdo online que possibilita ao usuário assistir a programação da emissora 24 horas por dia ao vivo ou, se preferir, no sistema on demand, onde pode assistir qualquer programa em qualquer momento. Conheça mais alguns benefícios do EI Plus:

Caso tenha mais de um evento passando ao vivo, o usuário pode escolher qual assistir, o usuário pode pausar e voltar a transmissão Ao Vivo

Assista a programas antes mesmo destes passarem na TV, conteúdos extras da programação, produzidos exclusivamente para o EI Plus, integração com redes sociais e um grande catálogo de videos que podem ser assistidos quantas vezes quiser.

O acesso ao Esporte Interativo Plus pode ser feito por meio do site http://www.esporteinterativoplus.com.br. O usuário pode experimentar este produto por 1 mês grátis. A partir do segundo mês, será cobrada uma taxa mensal de R$ 9,90. Mas caso não queira seguir usando o EI Plus, o usuário pode cancelar a assinatura quando quiser.

Para assistir todo o conteúdo, basta fazer um cadastro simples e rápido, e ter acesso de qualquer PC ou MAC conectado a internet banda larga. Em breve, o Esporte Interativo Plus estará disponível em Smartphones, Tablets e TVs conectadas.

Em 10 de outubro de 2012, o canal Esporte Interativo e o Yahoo Brasil lançaram um único portal com o objetivo de unir seus conteúdos online , Em Vídeos dos melhores momentos da programação da emissora vão complementar as notícias do Yahoo. com o objetivo em assumir em um ano a vice-liderança em mídia digital esportiva no país antes da Copa do Mundo de 2014. A redação do Yahoo Esporte Interativo passa a contar com uma grande equipe de jornalistas, incluindo repórteres, apresentadores, blogueiros e colunistas.

Junto com a parceria, o Yahoo! Brasil começa a vender a anunciantes o projeto de cobertura da Copa do Mundo de 2014 em parceria com o Esporte Interativo.

Em janeiro de 2012, a TopSports lançou canal alternativo chamado Esporte Interativo Nordeste, para a transmissão de todas as partidas (em especial, quando há partidas com o mesmo horário). Até o inicio do torneio, a empresa só acertou apenas com três operadoras (sendo uma em âmbito nacional e outras duas situadas no Rio Grande do Norte).[2]

Acontecimentos[editar | editar código-fonte]

Entrada da Turner Broadcasting System como sócia[editar | editar código-fonte]

Em 8 de junho de 2013, Lauro Jardim da revista Veja anunciou que a Turner Broadcasting System seria sócia majoritária do canal e que o anúncio sairia em breve.[1] Dois dias após, a empresa norte-americana anunciou a aquisição de 20% do canal, fazendo com que a Turner ocupasse duas de sete cadeiras do Conselho de Administração do canal. O grupo americano Turner adquiriu parte do canal Esporte Interativo. A negociação custou cerca de R$ 80 milhões. Para a realidade do mercado, o valor investido pela Turner é considerado alto, mas atende a uma necessidade direta da empresa por conteúdo esportivo brasileiro.

A Turner é dona dos canais CNN, Cartoon, TNT, Boomerang, entre outros, e vai precisar de suporte no Brasil para a cobertura de eventos como a Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíadas. A Turner está atenta ao avanço de sua concorrente, a Fox, que vem crescendo com o Fox Sports. Com este novo acordo o EI poderá iniciar a mudança do sinal para alta definição.[3]

Esporte Interativo Nordeste HD[editar | editar código-fonte]

A emissora anuncia no dia 5 de agosto de 2013 no programa Conexão Nordeste, seu 1º investimento depois que a Turner virou sua sócia, o canal Esporte Interativo Nordeste, que será pago, exclusivo em conteúdo nordestino e será 100% em HD. E o canal já terá em sua programação a Copa do Nordeste. Também foram comprados os campeonatos Alagoas, Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí, Paraíba, Maranhão e Sergipe. O canal também contará com programas de debate e cobertura do futebol local. A data de estreia da nova emissora será em dezembro.

Inicio das Transmissões em HD[editar | editar código-fonte]

O Esporte interativo iniciou suas transmissões em HD em novembro de 2013. Toda produção, onteúdo dos programas, videografismo e GCS será feito através do sistema VIZRT. No dia 18 de novembro de 2013 o EI estreou a sua nova central de controle em HD. O canal já está produzindo todos os seus programas em alta definição e com um novo videografismo, que a partir de agora serão feitas no sistema VIZRT, de altíssima tecnologia.[4]

Perdas de Campeonatos[editar | editar código-fonte]

No final da temporada 2009-10, faltando apenas 3 rodadas para o fim do Campeonato Italiano a emissora perdeu os direitos de exibir a competição, tempo depois acabou perdendo os direitos do Campeonato Inglês.

Em 2011 foi a vez da NBA sair do canal. Logo depois perdeu também os direitos da Copa Africana de Nações.

Na temporada 2012-13 o canal perdeu os direitos do Campeonato Argentino, Campeonato Português e Campeonato Alemão.

No momento o canal está buscando opções.

Liga dos Campeões da Europa[editar | editar código-fonte]

O torneio mais importante da Europa, é transmitido todas as terças de jogo, e jogos gravados de Manchester United, Barcelona, Milan, Chelsea e Real Madrid, a final não é exibida ao vivo e em 2011 a emissora renovou os direitos cedidos pela Rede Globo até 2015, o campeonato é transmitido desde 2009-10. A partir de 2012-13 passa a também a mostrar um programa com o resumo do que, de melhor acontece na competição.

Em 28 de outubro de 2014, foi anunciado que o canal garantiu com exclusividade na TV Fechada a transmissão do torneio no próximo triênio (2015/2016 - 2017/2018), desbancando a principal concorrente e atual detentora dos direitos, a ESPN Brasil (que havia feito um acordo com a Globosat para adquirir os direitos). [5] [6] [7]

Copa do Nordeste[editar | editar código-fonte]

O Esporte Interativo adquiriu por 10 anos os direitos de transmissão da Copa do Nordeste e profissionais nos sete estados foram contratados especialmente para este evento e tera transmissão de todos os jogos para clientes; Claro TV, Cabo Telecom e TCM, com a adição de 2 canais similares (Esporte Interativo Nordeste e Esporte Interativo Nordeste 2). Já nas parabólicas serão transmitidos 2 jogos por rodada.

Copa Verde[editar | editar código-fonte]

O Esporte Interativo também adquiriu a competição que envolve as equipes da Região Norte, Centro-Oeste e Espírito Santo, tendo a final da competição, inclusive, dividindo com o Space[8] .

Campeonato Estadual[editar | editar código-fonte]

Em 2014 a Esporte Interativo transmitirá via Esporte Interativo Nordeste a transmissão de 7 estaduais do Nordeste, são eles:

Campeonato Brasileiro Série C[editar | editar código-fonte]

O Campeonato Brasileiro da Serie C que começa no dia 26 de abril, vai ser transmitido pelo canal do Esporte Interativo. O anúncio foi feito durante a final da Copa do Nordeste na vitória do Sport sobre o Ceará no primeiro jogo final da Copa do Nordeste. Com isso, a emissora se junta à TV Brasil e SporTV como detentoras dos direitos de transmissão da competição em 2014. Com isso, a Esporte Interativo vai transmitir 2 jogos por rodada do campeonato, 1 jogo que foi transmitido na Esporte Interativo foi o clássico Paraibano Botafogo Futebol Clube 3 - 2 Treze Futebol Clube.

WWE[editar | editar código-fonte]

No dia 23 de fevereiro de 2011, a WWE e o Esporte Interativo fecharam um contrato de um ano para transmissão do Monday Night Raw, com as transmissões iniciando no dia 2 de março do mesmo ano.no meio do ano. O RAW é apresentado por Luis Felipe Freitas, os locutores são Marco Alfaro e Roberto Figueroa. Os programas são exibidos com pouco mais de 1 semana de atraso em relação aos Estados Unidos. O Friday Night SmackDown não está mais sendo exibido pelo canal, mas está na Rede TV! todos os Domingos às 22:00, também narrado pela dupla de comentarista Marco Alfaro e Roberto Figueroa.

Além disso, o Esporte Interativo está exibindo os Pay-Per-Views da WWE pelo site oficial do Esporte Interativo. No dia 5 de março de 2013 em uma transmissão do Monday Night Raw, o Esporte Interativo anunciou que passaria a transmitir todas as Segundas-feiras o WWE Main Event[9] ,a primeira edição foi transmitida no dia 11 de março de 2013.[10] [11]

MMA[editar | editar código-fonte]

A partir do mês de março de 2012 começa a transmitir eventos de MMA são os seguintes: BAMMA, M-1 Global, It's Showtime, Cage Rage e Bellator Fighting Championships [12] ; Em 2014, o trabalho cresceu e a empresa adquiriu os direitos de 4 dos 5 maiores eventos do planeta, que são eles: Bellator, WSOF, ONE FC e Legacy. Transmitindo, desde então, lutas ao vivo toda as sexta-feiras e sábados, totalizando mais de 60 eventos por ano, e um programa especializado sobre MMA na sexta-feira, o Planeta Nocaute, a emissora se afirmou como a principal geradora de conteúdos de lutas do Brasil.

A força da emissora junto aos conteúdos de lutas não se resumem ao cenário internacional. No Brasil, a emissora é parceira dos maiores eventos do país, como WOCS e Bitetti Combat, com uma lista de 8 eventos brasileiros de MMA. Um recorde na história da TV brasileira, que dá outros rumos para o esporte no país.

NFL e Super Bowl[editar | editar código-fonte]

Em janeiro de 2012, a emissora adquiriu os direitos exclusivos do Superbowl , a grande final do futebol americano, maior evento esportivo realizado nos Estados Unidos. O acordo garantiu a transmissão das finais de 2012 e 2013 com exclusividade na TV aberta. Alem do Super Bowl, a emissora garantiu o direito de transmitir o Pro Bowl e o programa NFL Game Day.[13] Especulou-se em 2014 que a Redetv também transmitiria o futebol americano em sua totalidade assim como faz o Esporte Interativo desde 2012. A ideia seria aproveitar o crescimento e o engajamento dos fãs de futebol americano para iniciar a exibição dos jogos. Por outro lado, os empecilhos eram a longa duração das partidas e o valor elevado para a compra dos direitos de transmissão. [14]

Uefa Europa League[editar | editar código-fonte]

Em Junho de 2012 adquire os direitos da Uefa Europa League, transmitindo rodada dupla toda Quinta-feira além de transmitir com exclusividade na televisão brasileira a decisão desta competição.[15]

Web rádio[editar | editar código-fonte]

Em 1º de setembro de 2012 Estreou a Rádio Arquibancada Oi, projeto de rádio web unindo a operadora de telefonia fixa e móvel e o Esporte Interativo. A ideia é fazer transmissões de futebol específicas para os torcedores dos grandes clubes de futebol do país, onde serão transmitidos os jogos ao vivo no site http://arquibancadaoi.esporteinterativo.com.br/index.html com locução realizada de torcedor para torcedor que pretende levar muito mais emoção as transmissões do jogos dos 12 principais clubes do pais, O projeto ainda conta com a interatividade simultânea dos ouvintes através de comunidades especificas dos determinados estados no Facebook Arquibancada Oi Carioca, Gaúcho, Mineiro e Paulista.

1º de abril de 2013 o Esporte Interativo estreia sua nova grade de programação, novo logo, novos programas e cenários entre eles são novo Caderno de Esportes, agora com bancada com a apresentação do narrador André Henning que terá a Mariana Fontes ao seu lado, e a estreia do Novo programa do Jorge Kajuru, o Incrível Kajuru, novo Dois toques, o programa Zico na área passa ser semanal, WWE Main Event e muito mais.

Parcerias[editar | editar código-fonte]

O Esporte Interativo teve parcerias com a NGT, TV União e Gazeta.

Sinal[editar | editar código-fonte]

Equipe[editar | editar código-fonte]

Integrantes[editar | editar código-fonte]

  • Alexandre Gimenes
  • Aline Dale
  • Aline Nastari
  • André Henning
  • Anderson Moura
  • André Cavallari
  • Bruna Victoria
  • Bruno Formiga
  • Bruno Seixas
  • Celso Bottinazzo
  • Clara Albuquerque
  • Danielle Esperon
  • Eduardo Álvarez
  • Fábio Medeiros
  • Felipe Rolim
  • Fred Caldeira
  • Getúlio Vargas
  • Gilberto Mendes
  • Gustavo Coelho
  • Henrique Lima
  • Jorge Iggor
  • Leonardo Baran
  • Lívia Mendonça
  • Luis Felipe França
  • Luis Felipe Freitas
  • Mariana Fontes
  • Mauro Petti
  • Melissa Garcia
  • Monique Danello
  • Octávio Neto
  • Pedro Maranhão
  • Radamés Lattari
  • Raphão Martins
  • Raiam dos Santos
  • Ricardo Abreu
  • Rogério Tadeu
  • Vitor Costa
  • Vitor Sergio Rodrigues

Ex-integrantes[editar | editar código-fonte]

  • Adriano Santos
  • Allan Leibovici
  • Ana Luiza Real
  • Aurora Bello
  • Bárbara Coelho
  • Bruno Fonseca
  • Caca Oliveira
  • Chris Araripe
  • Daniela Boaventura
  • Edílson Amaral
  • Felipe Santos
  • Felipe Mussa
  • Fernanda Gentil
  • Henrique Marques
  • Jorge Delou
  • Jorge Kajuru
  • Kelly Dias
  • Larissa Erthal
  • Luan Knaya
  • Luiz Felipe Prota
  • Luciana Antunes
  • Lucilene Caetano
  • Mauricio Trilha
  • Mauro Beting
  • Paula Alvim
  • Paula Varejão
  • Rafael Araldi
  • Rafael Oliveira
  • Rafael Queiroga
  • Rafael Ribeiro
  • Renato Zanata
  • Roberta Barroso
  • Rodrigo Vianna
  • Sandro Miranda
  • Téo José
  • Thayssa Bravo
  • Victor Machado
  • Zeca Richa
  • Zico
  • Wilson Pimentel

Programas[editar | editar código-fonte]

  • NFL
  • Febre de Bola
  • Caderno de Esportes
  • Jogando em Casa
  • Barça TV
  • Rossonero
  • Manchester TV
  • Chelsea TV
  • Real Madrid TV
  • TV Fla
  • Santástico
  • Vasco TV
  • Grande Esporte Interativo
  • TV Cruzeiro
  • TV São Paulo
  • Boletim de Ouro
  • Quadro de Medalhas
  • Via Esporte
  • Fim de Papo
  • O Incrível Kajuru
  • Kajuru Pergunta
  • Zico na Área
  • Área de Ação
  • WWE
  • Dono da Bola
  • Zoação E.C.
  • Dois Toques
  • Nocaute
  • Hora do Jogo
  • Planeta Nocaute
  • Na Curva do S
  • Conexão Nordeste

Programas que já foram exibidos[editar | editar código-fonte]

  • Brahmeiro F.C.
  • Paixão F.C.
  • Esporte S.A.
  • TM Brasil
  • Entrando em Campo
  • Kajuru Sem Controle
  • Mundo Motor
  • Planeta Tênis
  • Prorrogação
  • Lance de Craque
  • Rei da Mesa

Slogans[editar | editar código-fonte]

  • Agora, muito mais emoção! (2007-2008)
  • Aqui a emoção não para! (2008-2009)
  • Sem Limite para a sua emoção! (2009)
  • Rio 2016, o Esporte Interativo apoia. E você? (2009)
  • Esporte Interativo, os craques da Copa jogam aqui! (2009-2010)
  • Sem limite para a sua emoção! (2010)
  • Paixão ao alcance de todos! (2010)
  • Esporte Interativo, 5 anos torcendo junto com você! (2012)
  • Esporte Interativo, Nordestino de coração! (2013)
  • Esporte Interativo, O Nordeste merece. (2013)
  • Esporte Interativo, Emoção que o Brasil merece. (2013- atualmente)

Referências

  1. a b Vaquer, Gabriel (8 de junho de 2013). Warner vira sócia da TV Esporte Interativo; entenda NaTelinha Universo Online/Ne10. Visitado em 11 de junho de 2013.
  2. http://br.esporteinterativo.yahoo.com/noticias/spt--esporte-interativo-anuncia-transmiss%C3%B5es-da-primeira-rodada-da-copa-do-nordeste-002330348.html
  3. Barbosa, Ana Carolina (10 de junho de 2013). Turner torna-se sócia do Esporte Interativo Tela Viva Converge Comunicações. Visitado em 11 de junho de 2013.
  4. Esporte Interativo estreia nova produção em HD (19 de novembro de 2013).
  5. Flavio Ricco. Esporte Interativo conquista os direitos da Liga dos Campeões na TV paga Universo Online. Visitado em 29 de outubro de 2014.
  6. Revista: Esporte Interativo tira Champions League da ESPN Terra Networks. Visitado em 29 de outubro de 2014.
  7. Erich Beting. Esporte Interativo leva Liga dos Campeões na TV fechada Maquina do Esporte. Visitado em 29 de outubro de 2014.
  8. Na Telinha (24/03/2014). Space fecha parceria com Esporte Interativo para finais de campeonatos. Visitado em 27/04/2014.
  9. http://pt.wikipedia.org/wiki/WWE_Main_Event
  10. http://pt.wikipedia.org/wiki/WWE_Main_Event
  11. WWE launches in Brazil (em Inglês) WWE (2011-02-23). Visitado em 2011-02-23.
  12. Esporte Interativo adquire direitos do Bellator Fighting Championships - Mídia Esporte (17 de março de 2012)
  13. http://natelinha.uol.com.br/noticias/2012/01/09/tv-esporte-interativo-adquire-direitos-do-superbowl-094824.php
  14. http://wp.clicrbs.com.br/primetime/2014/01/10/nfl-pode-ser-exibida-por-mais-um-canal-aberto-em-2014/?topo=13,1,1,,10,13
  15. Esporte Interativo e Terra transmitirão a UEFA Europa League entre 2012 e 2015 - Mídia Esporte (11 de novembro de 2011)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]