Usuário:Bad Boy97/BTWB

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
The Born This Way Ball Tour
Concerto mundial de Lady Gaga
Álbum associado Born This Way
Data de início 27 de Abril de 2012
Data de fim 11 de Fevereiro de 2013
Partes 6
N.º de apresentações 98 no total:
16 na Ásia
17 na Oceânia
33 na Europa
22 na América do Norte
8 na América do Sul
2 em África
Receita USD 183.9 milhões
(USD 189.08 milhões em 2017)
Cronologia de turnês de Lady Gaga
The Monster Ball Tour
(2009 — 11)
ArtRave
(2014)

Antecedentes e desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Em Março de 2010, em entrevista à MTV do Reino Unido, Gaga afirmou que havia começado a trabalhar no seu terceiro álbum de estúdio e que já havia terminado de escrever o tema central do mesmo.[1] Três meses depois, em entrevista à Rolling Stone, afirmou que o seu segundo disco já estava concluído, mas não seria lançado até 2011. "Eu tenho trabalhado nisto há meses, e sinto fortemente que foi concluído agora. Alguns artistas levam anos. Mas eu não. Foi rápido, pois escrevo todos os dias..."[2] Em uma entrevista em Setembro, ela disse que "o álbum é o melhor trabalho perfeito que alguma vez fiz e estou muito animada com isso."[3] Durante o lançamento do segundo single do álbum em Fevereiro de 2011, "Judas", a cantora confirmou numa entrevista que iria embarcar em uma digressão no ano seguinte, de modo a a divulgar o álbum, visitando países da América Latina pela primeira vez, marcando assim a sua terceira digressão mundial.[4][5] Gaga, primeiramente, anunciou-a a 19 de Fevereiro de 2011, durante a primeira noite da terceira manga da The Monster Ball Tour. Ela afirmou que queria que esta digressão fosse uma continuação da Monster Ball, e deu um possível nome: The Born This Way Ball: The 3rd Monster Ball.[6] "O mais importante é que o espírito da Monster Ball não está morto, a Monster Ball vai continuar vivendo no meio do concerto novo, a ideia da Monster Ball nas minhas digressões será para sempre recordada — nós apenas iremos fazer uma espécie de evolução das variações sobre este tema: a ideia de todos os fãs se reunirem e se alegrarem sobre suas identidades, é isso que a Monster Ball propõe. É, essencialmente, como uma pintura que já criamos juntos, eu não quero fazer uma nova pintura. Eu só quero criar o próximo episódio da série, se isso faz algum sentido. Eu nunca serei o tipo de artista que diz o nome do próximo álbum e da digressão e pronto."[7] Em Novembro de 2011, o produtor DJ White Shadow revelou que Gaga "estava a fazer preparações para a próxima viagem", complementando que o seu objectivo para o ano seguinte seria "continuar a preparar o espectáculo, a mostrar as novas canções".[8] Fernando Garibay, que colaborou com a artista no extended play (EP) The Fame Monster em 2009, sentiu que Born This Way era um dos seus "momentos mais pessoais". O produtor opinou que "o álbum era o mais pessoal, devido aos detalhes que estão incorporados, a quantidade de paixão e emoção dela e da sua equipa. Cada música era uma história em torno do tema Born This Way. Estamos entusiasmados agora, depositando tudo na digressão e expressando numa apresentação ao vivo." Garibay também afirmou que os concertos nesta nova fase seriam mais exagerados.[9]

Ao passar pelo México em 2011, Gaga confirmou que realizaria uma nova digressão no ano seguinte para divulgar Born This Way, passando pela América Latina pela primeira vez. Em Novembro seguinte, o produtor DJ White Shadow afirmou que a cantora estaria "fazendo [preparativos] para a próxima parte de digressões". Fernando Garibay, frequente colaborador da artista, explicou o conceito da digressão: "Born This Way foi o álbum mais pessoal e íntimo [da cantora, devido à] quantidade de detalhes que foram inclusos neste disco, a emoção da cantora e da sua equipa [...] cada canção conta uma história que enaltece o tema de Born This Way. Agora estamos muito contentes por colocar isto em uma digressão, podendo expressar tudo em uma grande nível através de interpretações ao vivo." Em contraste com a digressão posterior, Garibay afirmou que os concertos da nova seriam mais exagerados. Arthur Fogel, director executivo da Live Nation Global Touring, explicou que a "última digressão estabeleceu [Gaga] como uma das maiores artistas mundiais, e penso que esta será uma extensão disso mesmo, particularmente considerando que iremos à países em que ela nunca esteve, como a América Latina".

"Eu tenho planos, ela vai estar no topo das minhas tarefas do próximo ano, mas eu tenho que começar a ensaiar até ao final deste ano. Isso é o que eu faço. É hora para outra maratona. Se você está correndo uma maratona, e você está prestes a cruzar a linha de chegada, você não para e diz, 'Oh, uma vez que (eu) cruzá-la, acabou'. Você corre tão rápido quanto pode para chegar lá o mais rápido possível. Então eu acho que, para mim, é sobre quantas maratonas posso correr? Quantos sonhos eu posso fazer acontecer? Agora, não para mim, mas para os meus fãs."
— Gaga em entrevista ao jornal britânico The Sun.[10]

Descrito como uma "imagem omnisciente" e adjectivado como "bizarro" pela revista Billboard,[11], o cartaz promocional, revelado a 7 de Fevereiro de 2012, apresenta o rosto de Gaga pairando sobre nuvens escuras, com toques de coloração roxa e turquesa.[12] A cantora também está retratada na imagem em ponto pequeno, ao lado de seus dançarinos masculinos na frente de um castelo medieval.[11][13] A primeira e segunda parte da digressão foram anunciadas no dia seguinte, revelando que Gaga iria actuar em territórios como Coreia do Sul, Hong Kong e Singapura.[11] Foram anunciadas mais datas a 15 de Fevereiro, desta vez incluindo a Oceania, e 10 de Abril para as da Europa.[14] Os concertos da cantora em África e na América Latina foram confirmadas a 18 de Junho e 6 de Agosto, respectivamente. A 5 de Setembro, foram publicadas mais datas nos Estados Unidos e Canadá. Posteriormente, foram confirmados os artistas Zedd, Lady Starlight, The Darkness e DJ Madeon como os artistas de abertura da digressão.

A parte europeia foi anunciada em Março de 2012, que consistia em 21 datas ao longo de um período de 2 meses, iniciando na Bulgária e concluindo na Espanha.[15] Posteriormente, Zedd, produtor alemão de música electrónica, foi declarado como atracção de abertura para a parte asiática da digressão,[16] enquanto Lady Starlight e a banda de glam rock britânica The Darkness, ambos colaboradores de longa data, foram abordados como atracções de abertura para a parte europeia. No seu website oficial, a banda afirmou estar "honrada por anunciar a sua adição ao conjunto para apoiar a digressão Born This Way Ball de Lady Gaga em 2012."

As datas para América Latina foram anunciadas a 6 de Agosto de 2012 através do Twitter. Houve duas datas na América do Norte e mais quatro na América do Sul, com mais a serem adicionadas.

Gaga avaliou a digressão como uma "ópera pop electro-metálica"; "um conto sobre o Ínicio, o génesis do Reino da Fama. Sobre como fomos nascidos e como vamos morrer a celebrar." Os ensaios de dança ocorreram por aproximadamente um mês. Em Fevereiro de 2012, ela revelou que iria revelar designs feitos para o cenário da Born This Way Ball no Twitter. Gaga desvendou um sketch do design do palco, desenhado pela própria em conjunto com a sua equipa criativa Haus of Gaga. "Estou tão excitada. A Haus vem trabalhando tão arduamente, mal podemos esperar para que vocês possam ver!!", escreveu no Twitter. O palco foi completado em poucos meses e foi inspirado em um castelo gótico medieval, apresentando torres de vigilância, esculturas intricadas e uma passarelle grande para que pudesse interagir com o público. Levou cerca de quinze trailers — com 53 pés (16.15 metros) de comprimento — para mover o castelo para o palco. A área cercada pela passarelle foi descrita pela cantora como "The Monster Pit". "The Monster Pit é de admissão geral apenas, e os Little Monsters [...] destrancam-na ao chegarem à arena ou estádio. A entrada para The Monster Pit é relegada [...] para os fãs que chegarem cedo, aguardaram toda noite, [...] vestidos para o 'Baile'. Todas as noites a Haus of Gaga irá escolher fãs da The Monster Pit para que lhes acompanhem aos bastidores para que me conheçam! Estes bilhetes não são mais caros. Nenhum código de vestuário. Born This Way significa que tudo vai."

Como parte de uma campanha promocional que teve lugar nas semanas precedendo a digressão, sketches de quatro trajes desenhados por Giorgio Armani foram divulgados à imprensa. Armani havia anteriormente contribuído com trajes para Gaga na 52.ª cerimónia dos prémios Grammy, e novamente nos seus concertos da The Monster Ball Tour.

Cancelamento[editar | editar código-fonte]

O concerto agendado para 3 de Junho de 2012 na cidade de Jakarta, Indonésia, foi cancelado por protestos por parte de grupos religiosos daquele país.

A 9 de Fevereiro de 2013, surgiram especulações sobre a saúde da cantora por parte da imprensa. Três dias depois, Gaga anunciou o cancelamento de quatro concertos norte-americanos nas cidades de Chicago, Detroit e Ontario, pois padecia de sinusite. Tais concertos seriam remarcados brevemente. A cantora comentou que havia ocultado a doença da sua equipa na expectativa de que pudesse ficar rapidamente curada, contudo, já estava impossibilitada de se locomover naquele momento. No dia seguinte, a Haus of Gaga emitiu um comunicado de imprensa no qual informava que a artista necessitaria de uma cirurgia devido à um desgaste do labrum na região da anca. A Live Nation tomou a decisão de cancelar todos os concertos remanescentes da digressão para que Gaga pudesse melhorar o mais rápido possível. Além disso, informou ainda que iria reembolsar o dinheiro das pessoas que haviam adquirido os bilhetes para assistir aos concertos a partir de 14 de Fevereiro. Fogel descreveu a situação como "uma enorme decepção para a artista, seus fãs e todas as pessoas envolvidas na digressão [...] e para a minha equipa."

"Monstros, [vocês] me deram muita força. Tudo isto aconteceu tão rápido, mas quando chegou o momento de enfrentar, senti-me reflectindo sobre muitas das histórias e experiências que vocês compartilham comigo acerca das vossas vidas. Conhecer-vos nos bastidores, ler as vossas cartas, vendo-vos comunicar com fanáticos de todo o mundo para formar uma comunidade que se apoia entre si. Vocês fizeram minha mente pairar por completo. Quando fui levada à sala de cirurgia hoje, pensei em toda a dor e perseverança, vossas situações únicas com as suas famílias, os ambientes escolares, problemas de saúde, falta de habitação, a luta pela identidade. Às vezes vocês são tão valentes que fico assustada. Me questiono como é que isso foi possível. Do mesmo jeito que digo a mim mesma que estou viva, estou a viver o meu sonho, e este é apenas um percalce no meu caminho. Estou agradecida porque isto é temporário, e para alguns não é. Vocês mudaram a minha vida. Vos amos e estou muito orgulhosa de ser parte das vossas vidas. Se vocês o podem fazer, então eu também posso, e se nos mantivermos unidos, podemos superar qualquer obstáculo."
— Texto publicada por Gaga após a sua cirurgia como agradecimento aos fãs por lhe terem apoiado.

Dave Brooks, chefe da redacção do Venues Today, estimou que a Live Nationa estaria a perder milhões de dólares por conta da promoção feita para os concertos nos meios de comunicação. Segundo a Billboard, antes de completar as apresentações restantes, a maioria dos bilhetes comprados estavam esgotados. Se a digressão tivesse ido até ao fim, haveria superado os 200 milhões de dólares arrecadados, tornando-se na décima quinta digressão mundial mais rentável de sempre. O cancelamento dos 21 concertos restantes custou a devolução de cerca de 25 milhões de dólares em bilhetes comprados.

Alinhamento de faixas[editar | editar código-fonte]

O alinhamento seguinte representa apenas as faixas cantadas no primeiro concerto em Los Angeles. Não representa todas as datas da digressão, podendo canções ter sido substituídas por outras ou até mesmo não cantadas em concertos seleccionados.[17]

Notes
  • Em datas seleccionadas, Gaga interpretou a canção não-lançada "Princess Die".
  • Nos dois concertos em Londres, Gaga cantou uma versão de "Imagine" de John Lennon.[18]

Concertos[editar | editar código-fonte]

A segguinte tabela mostra os concertos com a sua respectiva data cidade, país, local, artista de abertura, bilhetes vendidos, quantidade de bilhetes disponíveis e fundos.

Data Cidade País Local Artista de abertura Participação Fundos
Ásia[19]
27 de Abril de 2012 Seoul Coreia do Sul Seoul Olympic Stadium Zedd 51,684 / 51,684 USD 3,084,172
2 de Maio de 2012 Hong Kong AsiaWorld–Arena 51,613 / 51,613 USD 7,893,195
May 3, 2012
May 5, 2012
May 7, 2012
May 10, 2012 Saitama Japan Saitama Super Arena 96,550 / 96,550 $18,339,701
May 12, 2012
May 13, 2012
May 17, 2012 Taipei Taiwan TWTC Nangang Exhibition Hall 22,173 / 22,173 $4,274,243
May 18, 2012
May 21, 2012 Manila Philippines Mall of Asia Arena 18,915 / 18,915 $1,275,387
May 22, 2012
May 25, 2012 Bangkok Thailand Rajamangala National Stadium 41,478 / 41,478 $4,299,376
May 28, 2012 Singapore Singapore Indoor Stadium 30,952 / 30,952 $4,744,331
May 29, 2012
May 31, 2012
Oceania[20]
June 7, 2012 Auckland New Zealand Vector Arena Lady Starlight 34,367 / 34,367 $3,669,324
June 8, 2012
June 10, 2012
June 13, 2012 Brisbane Australia Brisbane Entertainment Centre 31,326 / 31,326 $4,289,453
June 14, 2012
June 16, 2012
June 20, 2012 Sydney Allphones Arena 54,774 / 54,774 $7,563,088
June 21, 2012
June 23, 2012
June 24, 2012
June 27, 2012 Melbourne Rod Laver Arena 60,031 / 60,031 $8,169,642
June 28, 2012
June 30, 2012
July 1, 2012
July 3, 2012
July 7, 2012 Perth Burswood Dome 32,046 / 32,046 $3,696,277
July 8, 2012
Europe[21]
August 14, 2012 Sofia Bulgaria Armeets Arena The Darkness
Lady Starlight
8,705 / 8,705 $489,708
August 16, 2012 Bucharest Romania Piaţa Constituţiei 22,602 / 22,602 $627,303
August 18, 2012 Viena Austria Wiener Stadthalle 13,826 / 13,826 $1,213,814
August 21, 2012 Vilnius Lithuania Vingio Parko Estrada 14,853 / 14,853 $1,004,182
August 23, 2012 Riga Latvia Mežaparka Lielā Estrāde 12,974 / 12,974 $587,997
August 25, 2012 Tallinn Estonia Tallinn Song Festival Grounds 16,191 / 16,191 $1,011,992
August 27, 2012 Helsinki Finland Hartwall Arena 19,793 / 19,793 $2,043,247
August 28, 2012
August 30, 2012 Stockholm Sweden Ericsson Globe 27,447 / 27,447 $2,848,530
August 31, 2012
September 2, 2012 Copenhagen Denmark Parken Stadium 27,819 / 27,819 $2,223,471
September 4, 2012 Cologne Germany Lanxess Arena 25,123 / 25,123 $2,312,695
September 5, 2012
September 8, 2012 London England Twickenham Stadium 101,250 / 101,250 $10,714,991
September 9, 2012
September 11, 2012 Manchester Manchester Arena 15,543 / 15,543 $1,795,795
September 15, 2012 Dublin Ireland Aviva Stadium 37,005 / 37,005 $3,523,340
September 17, 2012 Amsterdam Netherlands Ziggo Dome 26,375 / 26,375 $2,462,977
September 18, 2012
September 20, 2012 Berlin Germany O2 World 11,968 / 11,968 $1,138,313
September 22, 2012 Paris France Stade de France 70,617 / 70,617 $6,367,305
September 24, 2012 Hanover Germany TUI Arena 10,816 / 10,816 $1,075,831
September 26, 2012 Zürich Switzerland Hallenstadion 26,626 / 26,626 $3,035,010
September 27, 2012
September 29, 2012 Antwerp Belgium Sportpaleis 33,539 / 33,539 $2,948,685
September 30, 2012
October 2, 2012 Milan Italy Mediolanum Forum 10,753 / 10,753 $1,119,536
October 3, 2012 Nice France Palais Nikaia 13,169 / 13,169 $1,088,012
October 4, 2012
October 6, 2012 Barcelona Spain Palau Sant Jordi 16,934 / 16,934 $1,705,685
North America[22]
October 26, 2012 Mexico City Mexico Foro Sol The Darkness
Lady Starlight
37,260 / 37,260 $2,666,769
October 30, 2012 San Juan Puerto Rico José Miguel Agrelot Coliseum 21,262 / 21,262 $2,242,937
October 31, 2012
November 3, 2012 San José Costa Rica Estadio Nacional de Costa Rica 29,014 / 29,014 $1,661,029
South America[23]
November 6, 2012 Bogotá Colombia Estadio El Campín The Darkness
Lady Starlight
30,546 / 36,335 $2,465,994
November 9, 2012 Rio de Janeiro Brazil Parque dos Atletas 26,167 / 26,167 $2,218,846
November 11, 2012 São Paulo Estádio do Morumbi 43,137 / 43,137 $4,293,859
November 13, 2012 Porto Alegre FIERGS Parking Lot 9,918 / 9,918 $923,379
November 16, 2012 Buenos Aires Argentina River Plate Stadium 45,007 / 45,007 $3,988,565
November 20, 2012 Santiago Chile Estadio Nacional de Chile 42,416 / 42,416 $2,849,707
November 23, 2012 Lima Peru Estadio Universidad San Marcos 36,163 / 36,163 $1,732,732
November 26, 2012 Asunción Paraguay Jockey Club 26,481 / 26,481 $1,107,371
Africa[23]
November 30, 2012 Johannesburg South Africa FNB Stadium The Darkness
Lady Starlight
56,900 / 56,900 $3,270,764
December 3, 2012 Cape Town Cape Town Stadium 39,527 / 39,527 $2,285,389
Europe[23]
December 6, 2012 Bærum Norway Telenor Arena The Darkness
Lady Starlight
14,566 / 14,566 $1,748,812
December 9, 2012 Saint Petersburg Russia SKK Peterburgsky 11,127 / 11,127 $1,434,499
December 12, 2012 Moscow Olimpiyskiy 19,522 / 19,522 $4,022,660
North America[24][25]
January 11, 2013 Vancouver Canada Rogers Arena Madeon
Lady Starlight
30,054 / 30,054 $2,891,441
January 12, 2013
January 14, 2013 Tacoma United States Tacoma Dome 14,185 / 14,185 $1,258,450
January 15, 2013 Portland Rose Garden 8,853 / 8,853 $791,496
January 17, 2013 San Jose HP Pavilion 11,465 / 11,465 $1,498,246
January 20, 2013 Los Angeles Staples Center 24,412 / 24,412 $3,082,251
January 21, 2013
January 23, 2013 Phoenix US Airways Center
January 25, 2013 Las Vegas MGM Grand Garden Arena
January 26, 2013
January 29, 2013 Dallas American Airlines Center
January 31, 2013 Houston Toyota Center
February 2, 2013 St. Louis Scottrade Center
February 4, 2013 Kansas City Sprint Center
February 6, 2013 Saint Paul Xcel Energy Center
February 8, 2013 Toronto Canada Air Canada Centre 24,874 / 24,874 $3,414,886
February 9, 2013
February 11, 2013 Montreal Bell Centre
Total 1,692,693 / 1,698,482 $174,586,690

Cancelled shows[editar | editar código-fonte]

List of cancelled concerts, showing date, city, country, venue and reason for cancellation
Date City Country Venue Reason
June 3, 2012 Jakarta Indonesia Gelora Bung Karno Stadium Security measures[26]
February 13, 2013 Chicago United States United Center Hip injury[27]
February 14, 2013
February 16, 2013 Auburn Hills The Palace of Auburn Hills
February 17, 2013 Hamilton Canada Copps Coliseum
February 19, 2013 Philadelphia United States Wells Fargo Center
February 20, 2013
February 22, 2013 New York City Madison Square Garden
February 23, 2013
February 25, 2013 Washington, D.C. Verizon Center
February 27, 2013 Boston TD Garden
March 2, 2013 University Park Bryce Jordan Center
March 3, 2013 Uncasville Mohegan Sun Arena
March 6, 2013 Brooklyn Barclays Center
March 7, 2013
March 10, 2013 Nashville Bridgestone Arena
March 11, 2013 Atlanta Philips Arena
March 13, 2013 Tampa Tampa Bay Times Forum
March 15, 2013 Sunrise BB&T Center
March 16, 2013 Miami American Airlines Arena
March 18, 2013 Greensboro Greensboro Coliseum
March 20, 2013 Tulsa BOK Center

Notas de rodapé

  1. Montgomery, James (26 de Março de 2010). «Lady GaGa: "My Next Album Will Be My Best Yet"» (em inglês). MTV Networks / Viacom Media. Consultado em 19 de Abril de 2010. Cópia arquivada em 19 de Agosto de 2012 
  2. Michaels, Sean (23 de Junho de 2010). «Lady Gaga's new album 'finished'». The Guardian Online (em inglês). Guardian Media Group. Consultado em 23 de Junho de 2010 
  3. Vena, Jocelyn (17 de Setembro de 2010). «Lady Gaga Says Born This Way 'Will Piss People Off'» (em inglês). MTV Networks / Viacom Media. Consultado em 18 de Setembro de 2012 
  4. Oliviera, Thiago (22 de Janeiro de 2012). «Lady Gaga e Madonna podem vir ao Brasil em 2012». Virgula. UOL. Consultado em 4 de Março de 2012 
  5. «Lady Gaga revela detalles de su gira por Latinoamérica» (em espanhol). Noticias Caracol. 31 de Janeiro de 2012. Consultado em 4 de Março de 2012 
  6. [http://ladygaga.wikia.com/wiki/The_Born_This_Way_Ball «Born This Way Ball Tour»] Verifique valor |url= (ajuda) (em inglês). Gagapedia. Consultado em 24 de Julho de 2011 
  7. Waddell, Ray (8 de Fevereiro de 2012). «Lady Gaga Announces 'Born This Way Ball' Tour». Billboard (em inglês). Nielsen Business Media, Inc.  Parâmetro desconhecido |acessdoata= ignorado (ajuda);
  8. Vena, Jocelyn (28 de Novembro de 2011). «Lady Gaga 'Doing Prep' For Tour, Next Album» (em inglês). MTV (MTV Networks). MTV News. Consultado em 4 de Março de 2012 
  9. Vena, Jocelyn (8 de Dezembro de 2011). «Lady Gaga's Born This Way Tour Will Be 'Exaggerated'» (em inglês). MTV (MTV Networks). MTV News. Consultado em 4 de Março de 2012 
  10. Maloney, Alison (16 de Março de 2012). «Ghostly Gaga goes gothic». The Sun (em inglês). Sun Publishing Company. Consultado em 24 de Março de 2012 
  11. a b c Ray Waddell (8 de Fevereiro de 2012). «Lady Gaga Announces 'Born This Way Ball' Tour» (em inglês). Billboard. Consultado em 4 de Março de 2012 
  12. Vena, Jocelyn (8 de Fevereiro de 2012). «Lady Gaga Drops Tour Poster, Fashion Film» (em inglês). MTV Networks / Viacom Media. Consultado em 4 de Março de 2012 
  13. Jocelyn Vena (8 de Fevereiro de 2012). «Lady Gaga Drops Tour Poster, Fashion Film» (em inglês). Consultado em 4 de Março de 2012 
  14. Giles Hardie (5 de Fevereiro de 2012). «Lady Gaga announces more dates» (em inglês). Brisbane Times. Consultado em 4 de Março de 2012 
  15. Maloy, Sarah (10 de abril 2012). «Lady Gaga Announces European 'Born This Way' Tour Dates». Prometheus Global Media. Consultado em 2 de outubro de 2012  Parâmetro desconhecido |produção= ignorado (ajuda)
  16. «Lady Gaga confirms tour dates». The Belfast Telegraph. Independent News & Media. April 10, 2012. Consultado em 2 de outubro de 2012  Verifique data em: |data= (ajuda)
  17. «Lady Gaga Kicks Off Her Born This Way Ball in North America». Rolling Stone. January 12, 2013. Consultado em January 12, 2013. Cópia arquivada em January 13, 2013  Verifique data em: |acessodata=, |arquivodata=, |data= (ajuda)
  18. «Lady GaGa, The Darkness at 'Born This Way Ball' – Review». Digital Spy. September 10, 2012. Consultado em January 9, 2013. Cópia arquivada em October 20, 2012  Verifique data em: |acessodata=, |arquivodata=, |data= (ajuda)
  19. Asia box score:
  20. Oceania box score:
  21. Europe box score:
  22. North American box score:
  23. a b c «Billboard Boxscore». New York. Billboard. 124 (51). January 5, 2013. ISSN 0006-2510. Consultado em January 7, 2013. Cópia arquivada em January 7, 2013  Verifique data em: |acessodata=, |arquivodata=, |data= (ajuda)
  24. «LADY GAGA ANNOUNCES THE NORTH AMERICAN LEG OF THE BORN THIS WAY BALL!». ladygaga.com. September 18, 2012. Consultado em March 1, 2016. Cópia arquivada em March 3, 2016  Verifique data em: |acessodata=, |arquivodata=, |data= (ajuda)
  25. North America box score:
  26. Lutfia, Ismira. «Lady Gaga Cancels Jakarta Concert». Jakarta Globe. Consultado em June 18, 2012. Cópia arquivada em June 30, 2012  Verifique data em: |acessodata=, |arquivodata= (ajuda)
  27. «Lady Gaga cancels tour, will have hip surgery». CNN. February 15, 2013. Consultado em March 18, 2013. Cópia arquivada em March 28, 2013  Verifique data em: |acessodata=, |arquivodata=, |data= (ajuda)