Voo Bristow 56C

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Voo Bristow 56C
Acidente aéreo
Voo Bristow 56C
O helicóptero acidentado flutuando após a amaragem
Sumário
Data 19 de janeiro de 1995 (29 anos)
Causa Atingido por um raio resultando em amaragem
Local 11,1 quilômetros (6 milhas) a sudoeste da plataforma de petróleo Brae Alpha no Mar do Norte
Coordenadas 58° 42′ 00″ N, 1° 18′ 00″ L
Origem Aeroporto de Aberdeen, Aberdeen, Escócia,  Reino Unido
Destino Plataforma de petróleo Brae Alpha, campo petrolífero Brae, Mar do Norte
Passageiros 16
Tripulantes 2
Sobreviventes 18 (todos)
Aeronave
Modelo França Eurocopter AS332L Super Puma "Cullen"
Operador Reino Unido Bristow Helicopters
Prefixo G-TIGK

O voo Bristow Helicopters 56C foi um voo de helicóptero que voou entre Aberdeen e a plataforma de petróleo Brae Alpha no Mar do Norte. Em 19 de janeiro de 1995, o helicóptero AS 332L Super Puma que fazia esta rota, registrado como G-TIGK e denominado Cullen, foi atingido por um raio. O voo transportava 16 trabalhadores do petróleo de Aberdeen para uma plataforma de petróleo no campo de petróleo de Brae. Todas as 18 pessoas a bordo sobreviveram.

Tripulação[editar | editar código-fonte]

O comandante do voo foi Cedric Roberts (44). Ele estava com a Bristow Helicopters Ltd desde 1974. Ele era um piloto muito experiente, com mais de 9.600 horas de voo em seu currículo. O primeiro oficial foi Lionel Sole (39). Sole estava na Bristow Helicopters Ltd desde 1990. Ele tinha mais de 3.100 horas de voo em seu currículo.[1]

Voo, incidente e investigação[editar | editar código-fonte]

No caminho à plataforma petrolífera Brae Alpha, o helicóptero passou por mau tempo e foi atingido por um raio. Isso causou graves danos ao rotor da cauda. Embora o helicóptero tenha conseguido mancar por mais alguns minutos, o rotor de cauda finalmente falhou completamente e o piloto foi forçado a realizar uma autorrotação de emergência no mar agitado. Os flutuadores de emergência do helicóptero permitiram que os passageiros e a tripulação fossem evacuados para um bote salva-vidas. Apesar das ondas altas e do mau tempo, todas as pessoas a bordo do voo foram resgatadas pelo navio Grampian Freedom.

O relâmpago foi isolado na tempestade e pode ter sido induzido pelo helicóptero voando através da nuvem. A investigação do incidente também revelou problemas potenciais com o material composto de fibra de carbono com design de tira de latão dos rotores, o que tornava as pás do rotor sujeitas a explosões e danos causados por raios..

Na cultura popular[editar | editar código-fonte]

Os eventos do voo Bristow 56C foram apresentados em "Helicopter Down" ("Helicóptero ao Mar" no Brasil[2]), um episódio da 3ª temporada (2005) da série de TV canadense Mayday (chamada Air Emergency and Air Disasters nos EUA e Air Crash Investigation no Reino Unido e em outros lugares ao redor do mundo).

Notas[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas (em inglês)[editar | editar código-fonte]