A Marca do Zorro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja A Marca do Zorro (desambiguação).
The Mark of Zorro
O Sinal do Zorro (PT)
A marca do Zorro (BR)
 Estados Unidos
1940 •  p&b •  94 min 
Direção Rouben Mamoulian
Roteiro John Taintor Foote
Garrett Fort
Bess Meredyth
Baseado em "The Curse of Capistrano", de Johnston McCulley
Elenco Tyrone Power
Basil Rathbone
Linda Darnell
Género aventura
Idioma inglês e espanhol
Página no IMDb (em inglês)

The Mark of Zorro (br: A marca do Zorro; pt: O Sinal do Zorro) é um filme estadunidense dirigido em 1940 por Rouben Mamoulian e produzido por Raymond Griffith e Darryl F. Zanuck.

A história é baseada no romance The Curse of Capistrano (em português: A maldição de Capistrano), de Johnston McCulley, publicada em 1919 na revista pulp All-Story Weekly. Essa pequena e despretensiosa história introduziu a figura do herói mascarado nas aventuras cinematográficas.

A obra é essencialmente um remake da versão de 1920, um filme mudo estrelado por Douglas Fairbanks.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

O enredo se passa na Califórnia, no século 19. Don Diego, filho de um rico fazendeiro, após uma temporada para estudos na Espanha volta e se depara com a miséria do povo, imposta pelo Governador Quintero.

Diego resolve defender o povo e para isso veste capa e máscara negras, intitulando-se Zorro, um fora-da-lei — sem que ninguém saiba sua identidade secreta. Durante a luta, ele se apaixonará pela sobrinha do governador, Lolita, e terá de enfrentar o maléfico assecla dele, o Capitán Pasquale.

Versão original[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: The Mark of Zorro (1920)

O filme é um remake do filme mudo homônimo de sucesso estrelado por Douglas Fairbanks, Sr. e Noah Beery, Sr. Nessa produção de 1920 foi apresentada a icônica roupa preta do Zorro, posteriormente incorporada por Johnston McCulley em livros posteriores do herói. O filme 1920 foi o primeiro de uma série popular de filmes de ação estrelando o espadachim Fairbanks, que já até então, aparecia em comédias.

Elenco principal[editar | editar código-fonte]

Conexões com O Batman[editar | editar código-fonte]

É esse o filme que o jovem Bruce Wayne (Batman) foi ver com seus pais quando criança, na noite do assassinato deles. Nas histórias da DC Comics, "Zorro" é sempre citado como o grande herói de Wayne, influenciando mais tarde a criação de Batman. Em The Dark Knight Returns, de Frank Miller, Bruce não consegue mais ver esse filme sem perder a calma.

Há discrepâncias em relação a qual versão Bruce assistiu: Em The Dark Knight Returns é aludida a versão estrelada por Tyrone Power, enquanto numa história escrita por Alan Grant é citado o filme de Douglas Fairbanks. Na época Pré-Crise era comum o Batman da Terra 1 (Era de Prata) referir-se à versão de 1940 e o Batman da Terra 2 (Era de Ouro) referir-se ao filme de 1920.

Batman surgiu nos quadrinhos antes de 1940, então o autor Bob Kane foi influenciado pela versão de Fairbanks: há semelhanças entre os dois heróis como nas roupas, nas cavernas usadas como esconderijo e no uso de identidades secretas.

Applications-multimedia.svg A Wikipédia possui o
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.