Saltar para o conteúdo

Acne: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Etiqueta: Ligações internas removidas
Linha 14: Linha 14:
Às vezes, os poros bloqueados se infeccionam aparecendo bolhas cheias de [[pus]]. Muito comumente se coça ou espreme essas bolhas, causando o agravamento da [[infecção]] e deixando [[cicatriz]]es ou [[mancha]]s.
Às vezes, os poros bloqueados se infeccionam aparecendo bolhas cheias de [[pus]]. Muito comumente se coça ou espreme essas bolhas, causando o agravamento da [[infecção]] e deixando [[cicatriz]]es ou [[mancha]]s.


==
== Manifestações clínicas ==
'''A acne é caracterizada pelo aumento de prostitutas de guimaraes''' ! [[secreção]] de [[sebo]] pelas glândulas sebáceas, em conjunto com o acúmulo de células mortas no orifício do [[folículo pilossebáceo]], obstruindo o poro da pele. Isto impede a saída de sebo pelo orifício. O acúmulo de sebo libera algumas substâncias que irritam a pele, causando inflamação, e é um meio propício para as bactérias se desenvolverem - notadamente, a ''[[Propionibacterium acnes]]''.

As lesões da acne surgem, na maioria dos casos, no rosto. Surgem também, com menor freqüência, nas [[costas]], [[peito]], [[ombro]]s e [[braço]]s.
puta
Em seu processo de desenvolvimento a acne adquire diversas formas, representadas a seguir em grau de desenvolvimento e gravidade:

[[Ficheiro:Teenager-with-acne.jpg|thumb|190px|left|Um adolescente de 16 anos com acne na bochecha.]]
=== Tipos de lesões ===
* Seborréia: é o excesso de secreção sebácea que ocorre no rosto e tronco. A pele se torna oleosa e brilhante e com aparente dilatação do orifício de saída do folículo pilossebáceo. Ainda que as pessoas que desenvolvem a doença produzam maior quantidade de sebo que os não afetados, a intensidade da acne nem sempre está relacionada com a intensidade de seborréia. Uma medida para impedir o excesso de produção sebácea é o uso de [[retinóide]]s tópicos e [[isotretinoína]]; tais medicamentos interferem no tamanho e produção de sebo das glândulas sebáceas.

* Comedão: é a lesão mais característica da acne. O comedão fechado é de difícil visualização, sendo uma elevação cutânea de cor embranquecida ou amarelada. O comedão aberto - popularmente conhecido como cravo - costuma não ser elevado. No entanto, pode se apresentar como uma pequena elevação dura de cor preta, devido à oxidação da superfície do sebo.

* Pápula: é a inflamação do comedão, que se torna avermelhado e aumenta de tamanho de 1 a 4 milímetros. É dolorosa e se desenvolve principalmente do comedão fechado. O comedão aberto se inflama quando manipulado sem [[assepsia]].

* Pústula: é a evolução da pápula, com elevação da pele em uma bolsa de pus de profundidade variável, acompanhada de coceira e dor.

* Nódulo: é uma lesão profunda, coberta por pele normal que evolui até a inflamação e termina com a formação de cicatrizes.

* Cicatriz: as cicatrizes podem ser atróficas, hipertróficas ou [[queloide]]s. Os quelóides se apresentam como inchaços bem delimitados, porém de formato irregular de cor rosa a vermelho escuro.

[[Ficheiro:HairFollicle.jpg|thumb|Folículo piloso]]


== Conseqüências da acne ==
== Conseqüências da acne ==

Revisão das 15h21min de 4 de outubro de 2010

Acne
Acne
Acne na testa de um jovem na puberdade
Especialidade dermatologia, medicina geral e familiar
Classificação e recursos externos
CID-10 L70.0
CID-9 706.1
CID-11 1892393023
OMIM 604324
DiseasesDB 10765
MedlinePlus 000873
eMedicine derm/2
MeSH D000152
A Wikipédia não é um consultório médico. Leia o aviso médico 

Acne é uma doença inflamatória da pele. A sua frequência é maior na adolescência, quando o nível elevado de hormonas sexuais causa o aumento da secreção de sebo pelas glândulas sebáceas, provocando o aparecimento de espinhas, bolhas e pontos negros principalmente no rosto, costas, peito e ombros.

Às vezes, os poros bloqueados se infeccionam aparecendo bolhas cheias de pus. Muito comumente se coça ou espreme essas bolhas, causando o agravamento da infecção e deixando cicatrizes ou manchas.

==

Conseqüências da acne

A acne, conforme o tipo das lesões, pode causar cicatrizes em alguns casos, e é esta a sua única conseqüência visível a longo prazo. Suas conseqüências mais preocupantes são, na verdade as psicológicas. Ocorre, conforme o grau, grande redução da auto-estima, vergonha de sair de casa e depressão. O pior é que a acne geralmente aparece na adolescência, quando as pessoas tendem a ser mais inseguras socialmente.

Alvos, em alguns casos, de discriminação, as pessoas acometidas pela doença em elevado grau buscam, em vários casos, o isolamento social. A acne atinge a vida social do indivíduo profundamente, pois é justamente na fase da adolescência em que se desenvolvem as relações sociais e o amadurecimento emocional e psicológico. Por esses motivos, é aconselhável, além do tratamento físico, o acompanhamento psicológico do paciente, para que saiba lidar com a doença e não se afaste do meio social.

Tratamentos

Existem muitos produtos no mercado para tratar a acne, muitos deles sem que os efeitos tenham sido comprovados cientificamente. Contudo, uma combinação de tratamentos pode reduzir muito a gravidade da acne na maioria dos casos. Os tratamentos que são mais efetivos devem ser acompanhados de perto por um dermatologista porque possuem uma maior possibilidade de efeitos colaterais. Deve-se consultar um médico especializado para escolher qual tratamento utilizar, principalmente quando utilizados em combinação. Alguns tratamentos que se mostraram efetivos:

Esfoliação da pele

A esfoliação da pele pode ser feita tanto de maneira mecânica quanto através de substâncias químicas como o peróxido de benzoíla e ácido salicílico. Elas atuam prevenindo o acúmulo de células mortas e também ajudam na desobstrução de poros afetados. Dentre os tratamentos tópicos, o peróxido de benzoíla e o ácido salicílico são as medicações mais eficientes. No entanto, o uso deles não pode ser exagerado, correndo o risco de trazer mais oleosidade ainda à pele.

Antibióticos tópicos e orais

A aplicação de antibióticos na região afetada, utilizando-se cremes e loções a base de eritromicina e ácido fusídico pode ser bastante eficaz. Eles atuam matando as bactérias - notadamente, P. acnes - que se alojam no orifício do folículo piloso. Há também antibióticos orais, que são utilizados em casos mais graves e têm efeito melhor.

O uso de antibióticos tem se tornado menos eficiente na medida em que bactérias P. acnes resistentes têm se tornado mais comuns. A acne geralmente irá reaparecer em alguns dias após o fim do tratamento tópico e algumas semanas após o oral.

Tratamento hormonal

Nas mulheres, é possível a aplicação de tratamento hormonal, que consiste na ingestão de contraceptivos orais (hormônios femininos) que neutralizam os efeitos de excessos de hormônios masculinos. Homem também tem controlador hormonal. Existe preconceito relativamente a este facto.

Retinóides tópicos

Os retinóides tópicos são mais eficientes que as esfoliações e os antibióticos sozinhos, os retinóides agem na normalização do ciclo de vida das células do folículo, dissolvendo e prevenindo a formação de comedões. O ácido retinóico, principamente quando combinado com a eritromicina costuma ser bastante eficaz para o tratamento da acne. O adapaleno que tem menores efeitos colaterias costuma trazer menores resultados. Estão relacionados à vitamina A (retinóides significa semelhantes ao retinol - que é justamente o nome químico da vitamina A).

Retinóides orais

Consiste na ingestão diária de retinóides como a isotretinoína durante um período de 6 a 8 meses. A isotretinoína tem se mostrado muito eficiente; no entanto, pode causar efeitos colaterais perigosos. Por isto, só deve ser utilizada no tratamento da acne severa ou muito resistente.

O tratamento requer um acompanhamento médico bem próximo de um dermatologista devido justamente aos efeitos colaterais (os quais podem ser graves). Os efeitos colaterais mais comuns são a desidratação da pele e sangramentos nasais (conseqüentes da desidratação da mucosa nasal). Há relatos de que a substância possa prejudicar o fígado dos pacientes. Por esse motivo, é fundamental que os pacientes façam exames de sangue antes e durante o tratamento. Existem alguns relatos que comprovam que a droga pode gerar depressão. A droga também pode causar graves defeitos em fetos se as mulheres se submeterem ao tratamento antes ou durante a gravidez como defeitos na face, nas orelhas, no coração e no sistema nervoso do feto. Por essa razão o tratamento das mulheres é acompanhado por métodos contraceptivos ou abstinência sexual.

Agentes básicos

Algumas soluções inorgânicas de caráter básico, como o bicarbonato de sódio (NaHCO3) têm se mostrado eficazes no controle da oleosidade da pele em aplicações tópicas seguidas. Como o sebo nada mais é que um conjunto de ácidos gordos, estas substâncias aplicadas agem na neutralização destes ácidos, formando sais orgânicos que não servem de alimento para as bactérias e não têm aspecto oleoso.

Auto-hemoterapia

Muitas pessoa relatam ter conseguido a eliminação das espinhas atraves de um tratamento não reconhecido pela anvisa chamado, Auto-hemoterapia, que consiste na recolha de sangue a partir de um vaso sanguíneo, e administração desse sangue por via intramuscular à própria pessoa, O sangue, tecido orgânico, em contato com o músculo, tecido extra-vascular, desencadeia uma reação de rejeição do mesmo, estimulando assim, a medula óssea a produzir celulas chamadas Macrófagos que comem bacterias, celulas mortas, virus, e outros eliminando assim todo tipo de infecções uma delas seria a espinhas.É normal começarem a coçar.

Clareamento

A acne costuma deixar a pele com manchas vermelhas, uma boa opção para acelerar o clareamento dessas manchas seria usando técnicas como luz intensa pulsátil ou produtos como ácido retinóico e hidroquinona combinados ou ácido glicólico e ácido kójico combinados, essa combinação tem menores efeitos colaterais.

Cicatrizes

A acne pode levar o rosto a ter cicatrizes, principalmente quando as espinhas são espremidas, pode-se tratar essas cicatrizes com várias técnicas como dermoabrasão (lixamento cirúrgico), preenchimento cutâneo, luz intensa pulsátil e peeling médio ou profundo com laser ou com ácidos como o retinóico, tricloroacético e fenol, dependendo do grau da cicatriz.

Cura

Embora existam métodos que levem à sua diminuição ou extinção, não existe uma cura específica, pois a acne não é uma doença específica. Sendo uma doença com base em outros eventos, a sua cura tem ramificações, daí a existência de metodologias. Reconhece-se o peróxido de benzoíla eficaz contra a bactéria da acne, que normalmente diminui com a idade, acabando depois dos 20 anos. Em casos especificos, ela pode surgir mesmo depois da adolescência, desencadeada por um desequilíbrio hormonal, mais comumente apresentado em mulheres.


Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Acne