Saltar para o conteúdo

Bafo de Onça: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 6: Linha 6:
|img-tam =
|img-tam =
|descr =
|descr =
|nome = João Bafo de Onça
|nome = Allan Bafo de Onça
|idade =
|idade =
|nascimento =
|nascimento =
Linha 23: Linha 23:
|ultima aparição = ''Mickey, Donald, Goofy: The Three Musketeers'' (2004)
|ultima aparição = ''Mickey, Donald, Goofy: The Three Musketeers'' (2004)
}}
}}
'''João Bafo de Onça''' (abreviado '''Bafo'''; em [[Portugal]]: '''Pete Bafo de Onça'''; no original: '''Black Pete/Pete''') é um [[personagem]] dos [[quadrinhos]] e [[desenho animado|desenhos animados]] de [[Walt Disney]]. É mais conhecido como arqui-inimigo do rato [[Mickey]] e como [[ladrão]] de bancos, ora enfrentando Mickey e ora o [[Pato Donald]] e [[Tio Patinhas]]. Junto com o [[Mancha Negra]], os [[Irmãos Metralha]] e outros, compõe a vilania de [[Patópolis]]. Bafo ainda é casado com [[Tudinha]] e seu parceiro em alguns roubos é o [[Escovinha (Disney)|Escovinha]]. Aparece em vários desenhos do Pato Donald como antagonista antipático.
'''Allan Bafo de Onça''' (abreviado '''Bafo'''; em [[Portugal]]: '''Pete Bafo de Onça'''; no original: '''Black Pete/Pete''') é um [[personagem]] dos [[quadrinhos]] e [[desenho animado|desenhos animados]] de [[Walt Disney]]. É mais conhecido como arqui-inimigo do rato [[Mickey]] e como [[ladrão]] de bancos, ora enfrentando Mickey e ora o [[Pato Donald]] e [[Tio Patinhas]]. Junto com o [[Mancha Negra]], os [[Irmãos Metralha]] e outros, compõe a vilania de [[Patópolis]]. Bafo ainda é casado com [[Tudinha]] e seu parceiro em alguns roubos é o [[Escovinha (Disney)|Escovinha]]. Aparece em vários desenhos do Pato Donald como antagonista antipático.


Bafo surgiu em [[1925]], no filme de animação feito por Walt Disney, ''Alice Solves the Puzzle''. Em [[1927]] passa a vilão contracenando com o [[Coelho Osvaldo]]. No ano seguinte, já enfrentava Mickey como seu chefe maligno em ''[[Steamboat Willie]]''.
Bafo surgiu em [[1925]], no filme de animação feito por Walt Disney, ''Alice Solves the Puzzle''. Em [[1927]] passa a vilão contracenando com o [[Coelho Osvaldo]]. No ano seguinte, já enfrentava Mickey como seu chefe maligno em ''[[Steamboat Willie]]''.

Revisão das 21h39min de 15 de agosto de 2013

 Nota: Para Para a expressão "bafo de onça" (mau hálito), veja Halitose.


Allan Bafo de Onça
Informações gerais
Primeira aparição Alice Solves the Puzzle (1925)
Última aparição Mickey, Donald, Goofy: The Three Musketeers (2004)
Informações pessoais
Origem  Estados Unidos
Língua original Inglês
Residência Várias
Informações profissionais
Dublagem Brasil Mauro Ramos
Portugal Luís Marcarenhas
Aparições
Série(s) Turma do Mickey
Filme(s) A Goofy Movie (1995), O Conto de Natal do Mickey (1983) e Mickey, Donald, Goofy: The Three Musketeers (2004)

Allan Bafo de Onça (abreviado Bafo; em Portugal: Pete Bafo de Onça; no original: Black Pete/Pete) é um personagem dos quadrinhos e desenhos animados de Walt Disney. É mais conhecido como arqui-inimigo do rato Mickey e como ladrão de bancos, ora enfrentando Mickey e ora o Pato Donald e Tio Patinhas. Junto com o Mancha Negra, os Irmãos Metralha e outros, compõe a vilania de Patópolis. Bafo ainda é casado com Tudinha e seu parceiro em alguns roubos é o Escovinha. Aparece em vários desenhos do Pato Donald como antagonista antipático.

Bafo surgiu em 1925, no filme de animação feito por Walt Disney, Alice Solves the Puzzle. Em 1927 passa a vilão contracenando com o Coelho Osvaldo. No ano seguinte, já enfrentava Mickey como seu chefe maligno em Steamboat Willie.

Bafo de Onça, inicialmente, era um urso, passando a ser um gato, em 1928.[carece de fontes?] É também o personagem em contínuo, mais antigo da Disney.

Em A Turma do Pateta, Bafo não é vilão, é um vizinho de Pateta, casado com Peg e tendo os filhos PJ (Pete Junior) e Matraca.

Fora os desenhos e histórias, Bafo foi mascote da Marinha Mercante americana durante a Segunda Guerra Mundial e foi vilão nos videogames Mickey Mousecapade, Disney's Magical Quest, Mickey Mania, World of Illusion e Kingdom Hearts II

Primeiras histórias

Os primeiros quadrinhos com o Bafo de Onça foram "Death Valley", publicados nos EUA em 1 de abril de 1930. Esta história foi publicada no Brasil na revista "Mestres Disney" 3, em 2005, com o título "O Vale Da Morte".[1]

Já a primeira história criada no Brasil foi "O Elefante Destrombado", publicada na revista "Zé Carioca" 971, de 1970.[2]

O verdadeiro nome do Bafo é Clodovil P. Pedrosa.[3]

Nomes em outros idiomas[4]

Referências

  1. «Inducks». Consultado em 3 de janeiro de 2011 
  2. O Elefante Destrombado. «Inducks». Consultado em 3 de janeiro de 2011 
  3. «EsquiloScans». Consultado em 9 de agosto de 2013 
  4. «Inducks». João Bafo de Onça. Consultado em 3 de janeiro de 2011 

Ligações externas