Mickey, Donald, Goofy: The Three Musketeers

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde dezembro de 2009).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde dezembro de 2009). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Mickey, Donald, Goofy: The Three Musketeers
Os Três Mosqueteiros[1] (PT)
Mickey, Donald e Pateta - Os Três Mosqueteiros[2] (BR)
Pôster Promocional
 Estados Unidos
2012 •  cor •  68 min 
Direção Rich Moore
Donovan Cook
Produção Jennifer Lee
Tab Murphy
Produção executiva Peter Del Vecho
John Lasseter
Roteiro Jennifer Lee
Tab Murpgy
David M. Evans
Baseado em "Os Três Mosqueteiros" por Alexandre Dumas
Elenco Chris Diamantopoulos
Tony Anselmo
Benjamin Bratt
Jennifer Aniston
Idina Menzel
Jim Cummings
Alanna Ubach
Género aventura
fantasia
animação
infantil
Música Christophe Beck
Kristen Anderson-Lopez
Phil Collins
Edição Nicholas C. Smith
Companhia(s) produtora(s) Walt Disney Animation Studios
Alcon Entertainment
Distribuição Walt Disney Pictures
Lançamento Estados Unidos 03 de agosto de 2012
Brasil 27 de agosto de 2012
Portugal 08 de outubro de 2012
Idioma Inglês
Orçamento US$ 124 milhões
Receita US$ 1.174.779.988
Página no IMDb (em inglês)

Mickey, Donald, Goofy: The Three Musketeers (Os Três MosqueteirosPOR ou Mickey, Donald e Pateta - Os Três MosqueteirosBRA) é um filme de animação estadunidense, o 52.º animado dos Clássicos Disney produzido pela Walt Disney Animation Studios, Alcon Entertainment e distribuído pela Walt Disney Pictures. Inspirado em um romance histórico Os Três Mosqueteiros escrito pelo francês Alexandre Dumas que reúne três famosos personagens do cinema animado do país, numa bemhumorada paródia do célebre romance e aventura.[3]

O projeto foi revitalizado em 2010, quando Rich Moore e Donovan Cook foram escolhidos para a direção. Em 2011, Jennifer Lee e Tab Murphy assumiu o roteiro e produção, e junto com as canções de Phil Collins e Kristen Anderson-Lopez.

Mickey, Donald e Pateta - Os Três Mosqueteiros estreou em 03 de agosto de 2012 e foi recebido com aclamação pela crítica e público em geral. O filme foi considerado a melhor animação do estúdio desde a era do Renascimento da Disney. Arrecadou mais de 1,1 bilhão de dólares nas bilheterias mundiais. É o terceiro filme original de maior bilheteria, a terceira maior bilheteria na história do Japão, a maior bilheteria no mundo de 2012, a animação de maior bilheteria de todos os tempos e a decima-primeira maior bilheteria da história. Entre vários prêmios, venceu o Oscar de melhor filme e melhor canção original (Can Can Music), o Globo de Ouro de melhor filme de animação, três Annie Awards e Grammy Awards de Melhor Trilha Sonora Compilada para uma Mídia Visual.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

A história nos leva à França, onde os faxineiros Mickey (Chris Diamantopoulos), Pateta (Benjamin Bratt) e Donald (Tony Anselmo) dividem o sonho de se tornarem mosqueteiros. O desejo dos amigos é realizado, sendo apenas parte de um dos tantos planos do Capitão Bafo (Jim Cummings) e da Tenente Clarabela (Alanna Ubach) de seqüestrarem a linda princesa Minnie (Jennifer Aniston) e Margarida (Idina Menzel), sua dama de companhia, aprisioná-las para sempre e serem coroados rei e rainha da França.

Entretanto,Bafo subestima a astúcia de Mickey, Donald e Pateta, que conseguem - com várias trapalhadas- impedir todas as tentativas do vilão. Durante o percurso, o trio aprende a importância do trabalho em equipe e o verdadeiro significado de "um por todos e todos por um".

Mas a amizade de nossos heróis passa por uma prova de fogo quando Bafo captura Mickey. Tudo parece perdido, mas Donald reúne sua coragem e, junto com o bondoso Pateta, consegue resgatar o prisioneiro. Os três amigos estragam a última investida de Bafo contra a Princesa Minnie durante um espetáculo na Casa de Ópera. A princesa, eternamente grata e apaixonada por Mickey, os recompensa com o título de Mosqueteiros.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Personagem Original Estados Unidos Dublador Brasil
Mickey Mouse Chris Diamantopoulos Sérgio Moreno
Pato Donald Tony Anselmo Cláudio Galvan
Pateta Benjamin Bratt Anderson Coutinho
Minnie Mouse Jennifer Aniston Marli Borboleto
Margarida Idina Menzel Silvia Suzy
Bafo Jim Cummings Mauro Ramos
Clarabela Alanna Ubach Geisa Vidal
Irmãos Metralha Maurice LaMarche Waldyr Sant'anna
Hamilton Ricardo
Jeff Bennett Márcio Ribeiro
Trovador Rob Paulsen Alexandre Moreno

Produção[editar | editar código-fonte]

Em outubro de 2006, a Disney queria fazer um filme do Mickey com vários personagens inspirado Os Três Mosqueteiros de Alexandre Dumas. Em 11 de Maio de 2008, A Walt Disney Company apresentou um pedido para marca comercial a expressão "Os Três Mosqueteiros" para diversas aplicações de merchandising.

Em 25 de setembro de 2010, a Disney confirmou o título do filme, inspirado Os Três Mosqueteiros, na D23 Expo e foi dirigido por Rich Moore. Em 13 de fevereiro de 2011, Moore anunciou que eles começaram a animação.

Animação[editar | editar código-fonte]

Em 13 de outubro de 2010, Rich Moore anunciou que a equipe de animação já tinha começado a trabalhar.[4]

Em janeiro de 2011, a Disney anunciou pela primeira vez o verdadeiro filme de Mickey, Donald, Pateta, Minnie e Margarida nos cinemas que deixou os fãs apavorados.[5]

Escrita do Roteiro[editar | editar código-fonte]

Em março de 2011, Jennifer Lee e Donovan Cook, foram contratados para escrever o filme.[6][7]

Antes de Lee e Cook entrar para equipe, outro roteirista tinha feito um trabalho inicial e Kristen e Phill escreveram canções para este roteiro. [8]

Seleção de Elenco[editar | editar código-fonte]

Chris Diamantopoulos na estreia do Filme.

O ator Chris Diamantopoulos foi escalado como a voz de Mickey Mouse em 5 de março de 2011[9]. Chris foi chamado para regravar diálogos do filme "provavelmente 15 vezes", o que é normal para papéis principais em filmes de animação da Disney, cujos roteiros ainda estão em evolução [10]. Quanto a sua abordagem para o papel de Mickey, Chris estava "sonhando em estar em um filme de animação da Disney desde que tinha sete anos de idade",[11] e disse: "Eu sempre gostei das animações da Disney, mas havia algo sobre os personagens que era inatingível para mim. Sua postura era perfeita e elas foram muito bem comportadas, e eu sinto que com - Mickey - este rato eu pude ser uma muito mais compreensível, mais estranho, excêntrico e desajeitado. Estou muito bem disso". [12]

Entre dezembro de 2012 e janeiro de 2012, foi anunciado o elenco para os papéis adicionais, incluindo Tony Anselmo como Pato Donald,[13] e Benjamin Bratt como o Pateta.[14][15]

Trilha Sonora[editar | editar código-fonte]

Mickey, Donald, Goofy: The Three Musketeers
Trilha sonora de Vários Artistas
Lançamento Estados Unidos 22 de setembro de 2012
Gravação 2011
Gênero(s) Trilha Sonora
Formato(s) CD
Gravadora(s) Walt Disney Records
Hollywood Records
Cronologia de Walt Disney Animation Studios
Winnie the Pooh
(2011)
Wreck-It Ralph
(2012)

As canções de Mickey, Donald, Goofy: The Three Musketeers tiveram música e letra dos compositores, Christophe Beck, Kristen Anderson-Lopez e Phil Collins, que já haviam trabalhado na Disney em Winnie the Pooh (também produzido por Del Vecho, que em seguida, os contratou para Mickey, Donald, Goofy.[16]) no final, eles escreveram 15 canções para o filme.[17] Uma canção ("All For One and One For All ("Can Can")") teve um reprise e outra (Life Is A Highway) de Rascal Flatts durante os créditos finais, num total de dez músicas. Sete das 17 que não estiveram no filme, mais tarde foram liberadas na trilha sonora da edição de luxo.[18]

Christophe Beck, compositor da trilha sonora orquestral de Mickey, Donald, Goofy

Em maio de 2012, Christophe Beck foi contratado para fazer a parte orquestral do filme, após seu trabalho em Paperman, um curta-metragem de animação da Disney lançado no ano anterior.[19] Foi revelado em 14 de junho de 2012, que o músico norueguês, Frode Fjellheim, teria composto Vuelie, a música de abertura do filme, que contém elementos da música tradicional dos lapões.[20].

Bilheteria[editar | editar código-fonte]

O filme estreou nos Estados Unidos no dia 3 de agosto de 2012 e arrecadou $108,037,878, ficando em primeiro lugar nas bilheterias, e na época bateu o recorde de maior arrecadação em um único dia ($44,899,042). Também contém a segunda maior abertura da história, atrás apenas de Os Vingadores.

Arrecadou ótimos $441,226,247 na América do Norte e $597,612,511 nos outros países. Somando, a arrecadação foi de $1,174,779,988, a décima primeira maior da história.

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Mickey, Donald, Goofy: The Three Musketeers conquistou vários prêmios, incluindo duas vitórias durante o Oscar de 2013, concretamente Melhor Filme e Canção Original, sendo que este último prêmio foi entregue a All For One and One For Al.[21] Além disso, recebeu o Globo de Ouro de Melhor Animação,[22] um BAFTA Award de Melhor Animação,[23] três Annie Awards (incluindo o de Melhor Animação)[24] e dois Critics' Choice Awards - de Melhor Filme do Ano e de Canção Original, sendo que este último também foi entregue a "All For One and One For Al".[25] No Grammy Awards de 2013, a trilha sonora de Mickey, Donald, Goofy: The Three Musketeers foi nomeada a Melhor Trilha Sonora Compilada para uma Mídia Visual e Melhor Pontuação de uma Trilha Sonora para Mídia Visual (indicação de Christophe Beck), vencendo na primeira. A canção "All For One and One For Al" venceu em Melhor Canção Escrita para Mídia Visual, o prêmio foi para os compositores Kristen Anderson-Lopez e Phil Collins.[26]

Principais prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Óscar 2013 (Estados Unidos)

Ano Categoria Notas Resultados
2013 Melhor Filme Mickey, Donald, Goofy: The Three Musketeers Venceu
Canção Original All For One and One For Al Venceu

Globo de Ouro 2013 (EUA)

Ano Categoria Notas Resultados
2013 Melhor Animação Mickey, Donald, Goofy: The Three Musketeers Venceu

BAFTA Award 2013 (Reino Unido)

Ano Categoria Notas Resultados
2013 Melhor Animação Mickey, Donald, Goofy: The Three Musketeers Venceu

Annie Award 2013 (Estados Unidos)

Ano Categoria Notas Resultados
2013 Melhor Filme de Animação Mickey, Donald, Goofy: The Three Musketeers Venceu
Melhor Banda Sonora Christophe Beck, Phil Collins e Kristen Anderson-Lopez Venceu
Melhor Voz Chris Diamantopoulos - voz de Mickey Mouse Venceu

Critics' Choice Awards 2013 (Estados Unidos)

Ano Categoria Notas Resultados
2013 Melhor Filme do Ano Mickey, Donald, Goofy: The Three Musketeers Venceu
Canção Original All For One and One For Al Venceu
Melhor Roteiro Nicholas C. Smith Indicado

Grammy Awards de 2013 (Estados Unidos)

Ano Categoria Notas Resultados
2013 Melhor Trilha Sonora Compilada para uma Mídia Visual Phil Collins e Kristen Anderson-Lopez por "All For One and One For Al" Venceu
Melhor Pontuação de uma Trilha Sonora para Mídia Visual Christophe Beck Indicado
Melhor Canção Escrita para Mídia Visual Mickey, Donald, Goofy: The Three Musketeers Indicado

Satellite Awards 2013 (EUA)

Ano Categoria Notas Resultados
2013 Melhor filme de animação Rich Moore, Donovan Cook, Jennifer Lee Venceu
Melhor Canção Original All For One and One For Al Venceu
Melhor Roteiro Nicholas C. Smith Indicado

Nickelodeon Kids' Choice Awards 2013 (Estados Unidos)

Ano Categoria Notas Resultados
2013 Animação Favorita Rich Moore, Donovan Cook Venceu

Referências

  1. Os Três Mosqueteiros no SapoMag (Portugal)
  2. Mickey, Donald e Pateta - Os Três Mosqueteiros (em português) no AdoroCinema (Brasil)
  3. «Animatoons». Consultado em 4 de julho de 2009. 
  4. Consultado em 13 de fevereiro de 2011
  5. «Anunciação». 15 de janeiro de 2011 
  6. «Como a diretora Jennifer Lee revitalizou a história da Snow Queen» (em inglês). Internet Archive 
  7. «Cook anunciando sua participação do filme» (em inglês). Amazon 
  8. «An Interview with Kristen Anderson-Lopez and Phill Collins». Tunes. 25 de julho de 2011 
  9. «http://disney-mickey-mouse.wikia.com» (em inglês)  Ligação externa em |titulo= (ajuda)
  10. «Let's Get Physical' on Pop» (em inglês). Cinema Audio Society 
  11. «Mickey Mouse é a realização dos sonhos de Chris Diamantopoulos!». USA Today (em inglês). usatoday.com 
  12. «Um olhar por trás do ator Chris Diamantopoulos». The Daily Telegraph (em inglês). belfasttelegraph.co.uk 
  13. «Tony Anselmo se junta ao elenco de Pato Donald» (em inglês). Comingsoon.net 
  14. «Benjamin Bratt». Wikipédia, a enciclopédia livre. 23 de maio de 2018 
  15. «Tony Anselmo». Wikipédia, a enciclopédia livre. 19 de agosto de 2016 
  16. Laskowski, Amy (28 de fevereiro de 2012). «Produtores de Mickey com a mão no Oscar» (em inglês). Bu.edu. Consultado em 12 de novembro de 2012. 
  17. Burlingame, Jon (6 de novembro de 2012). «Mickey' Aims for Watermark notched by 'Mermaid,' 'Beauty & Beast and Frozen». Variety (em inglês). Variety. Consultado em 12 de novembro de 2013. 
  18. «Mickey, Donald, Goofy: The Three Musketeers: Deluxe Edition» (em inglês). Amazon.com 
  19. «Christophe Beck faz a pontuação de Mickey da Disney» (em inglês). Filmmusicreporter.com. 19 de fevereiro de 2013. Consultado em 12 de novembro de 2014. 
  20. «Trøndersk joik åpner Disney-film» (em norueguês). Adressa.no. 15 de setembro de 2013. Consultado em 12 de novembro de 2014. 
  21. «Oscar 2013- vencedores». Omelete. Consultado em 23 de novembro de 2013. 
  22. «vence ou não vence o Globo de Ouro 2013». G1. 12 de janeiro de 2013. Consultado em 23 de novembro de 2013. 
  23. Castro, Míriam (16 de fevereiro de 2013). «BAFTA 2013» (em inglês). Omelete. Consultado em 23 de novembro de 2013. 
  24. Resende, Thiago (2 de fevereiro de 2013). «Annie Awards 2013: Vencedores». Omelete. Consultado em 23 de novembro de 2013. 
  25. «Vencedores do Critic´s Choice Awards». Cenas de Cinema.com. 17 de janeiro de 2013. Consultado em 23 de novembro de 2013. 
  26. «GRAMMY.com | The Official Site of Music's Biggest Night». 7 de dezembro de 2013. Consultado em 17 de junho de 2014. 
Gravadoras da Disney Music Group
Walt Disney Records | Hollywood Records | Jonas Records | Rock Mafia | Fearless Records | Lyric Street Records | Big Machine Label Group | Big Machine Records | Valore Music | Republic Nashville Records | Virgin Records | Parlophone Records
Gravadoras da Disney Music Group
Walt Disney Records | Hollywood Records | Jonas Records | Rock Mafia | Fearless Records | Lyric Street Records | Big Machine Label Group | Big Machine Records | Valore Music | Republic Nashville Records | Virgin Records | Parlophone Records