Saltar para o conteúdo

Chicken Little

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Chicken Little
Chicken Little
Pôster original
No Brasil O Galinho Chicken Little
Em Portugal Chicken Little
 Estados Unidos
2005 •  cor •  81 min 
Género
Direção Mark Dindall
Roteiro
  • Steve Bencich
  • Ron J. Friedman
  • Ron Anderson
História
  • Mark Dindall
  • Mark Kennedy
Baseado em Chicken Little (1943) de Henny Penny
Elenco
Lançamento
  • Estados Unidos 4 de novembro de 2005
  • Brasil 11 de novembro de 2005
  • Portugal 17 de novembro de 2005
Idioma inglês
Orçamento US$ 150 milhões[1]
Receita US$ 314,4 milhões

Chicken Little (bra: O Galinho Chicken Little[2]; prt: Chicken Little[3]) é um filme de animação estadunidense de 2005, dos gêneros comédia, aventura e ficção científica, dirigido por Mark Dindall, com roteiro levemente baseado na fábula Henny Penny.

Distribuído pela Walt Disney Pictures e Buena Vista, o filme tem recursos animação digital (CGI).

Chicken Little é a segunda adaptação da fábula Henny Penny pela Disney, sendo o primeiro um curta de animação de 1943 feito durante a Segunda Guerra Mundial.[4] O filme também é o último filme de animação da Disney feita antes de John Lasseter ser nomeado chefe de criação da Disney Animation, e o último filme da Disney lançado sob a égide "Walt Disney Feature Animation".[5]

O roteiro foi escrito por Steve Bencich e Ron J. Firedman, a produção do filme foi de Peter Del Vecho e Randy Fullmer, a trilha sonora de John Debney, Billy Martin e Jeremy Sweet e a edição de Dan Molina. O filme foi animado nos quartéis-generais da Disney em Burbank, na Califórnia. Foi a primeira animação em CG da Disney. O filme arrecadou US $ 314 milhões no mundo inteiro.

Na cidade de Oakey Oaks, Chicken Little (Galinho em português) toca o sinal do colégio e manda que todos corram por suas vidas! Toda a cidade fica em pânico. Por isso, todos se acalmam para perguntar ao galinho o que há de errado, e ele explica que um pedaço do céu havia caído em sua cabeça quando ele estava sentado perto de uma árvore na praça da cidade. Ninguém pode, porém, encontrar o tal pedaço, agora. O pai de Galinho, Seu Pedro Galo, envergonhado com a situação, assume que este pedaço do céu seja alguma fruta que tenha caído na cabeça do filho.Com isso, o Galinho vira alvo de piada da cidade.

Um ano depois, os únicos amigos do Galinho são tão alvos de piada quanto ele mesmo. Abby Mallard, que é chamada de Pata Feia por causa de seus dentinhos, Raspa do Tacho, que é extremamente grande apesar de ser o menor de sua família e Peixe Fora da Água que usa um capacete cheio de água e não fala. Todos foram alvo de piadas de Raposa Rosa e sua amiga Gansa Pança, fazendo com que Galinho entre em uma briga com ambas, que termina com Galinho acionando, acidentalmente, o alarme de incêndio do ginásio da escola, o que piora ainda mais a sua imagem.

O Galinho se junta à equipe de beisebol do colégio numa tentativa de retomar sua reputação e o orgulho de seu Pedro Galo. Ao conseguir uma vitória, tudo parece começar a ir bem. No entanto, naquela noite, um objeto luminoso cai novamente em sua cabeça, e ele o reconhece como um pedaço do céu. Ele rapidamente chama seus amigos para ajudá-lo.

Quando Peixe aperta um botão na parte traseira do objeto, esse sai voando de volta para o céu, levando Peixe junto. Parece ser parte da camuflagem de uma espaçonave de alienígenas, parte de uma invasão. Cabe ao Galinho e seus amigos ajudarem o dia.

A invasão é, na verdade, o mal-entendido dos dois alienígenas que estavam procurando por seu filho Kirby e atacaram somente por preocupação. Para a missão ter muito sucesso, o galinho percebe que tem que encontrar e devolver o alienígena perdido para salvar sua cidade, então o Galinho e seu pai começam fazer sua missão de entregar o seu amigo Kirby aos alienígenas chamados de Murilo e Tina.

As criticas do filme foram negativas, conquistando 33% no Rotten Tomatoes levando o conceito: "Em seu primeiro empreendimento CGI não-Pixar, a Disney gasta mais esforço na apresentação técnica do que na elaboração de um enredo original".[6]

Trilha sonora

[editar | editar código-fonte]
Chicken Little
Chicken Little
Trilha sonora de Vários artistas
Lançamento 1 de novembro de 2005 (2005-11-01)
Gênero(s) Pop, Rhythm and blues
Duração 39:05
Idioma(s) Inglês
Gravadora(s) Walt Disney Records
Produção John Debney
Cronologia de Vários artistas
Home on the Range
(2004)
Meet the Robinsons
(2007)

O álbum da trilha sonora contém músicas de uma vasta gama de artistas, alguns veteranos musicais, como Patti LaBelle e Diana Ross, assim como outros. Exclusivamente para um filme de animação da Disney. A trilha sonora foi lançada em 1 de novembro de 2005.

Lista de faixas

Referências

  1. «Chicken Little (2005)». Box Office Mojo. Consultado em 22 de outubro de 2009 
  2. «O Galinho Chicken Little». Brasil: CinePlayers. Consultado em 18 de julho de 2020 
  3. «Chicken Little». Portugal: SapoMag. Consultado em 18 de julho de 2020 
  4. Willman, Chris (17 de março de 2006). "Chicken Little". Entertainment Weekly
  5. O'Hehir, Andrew (13 de julho de 2011). "Can "Winnie the Pooh" save Disney from Pixar?". Salon
  6. «Chicken Little». www.rottentomatoes.com. 4 de novembro de 2005. Consultado em 22 de janeiro de 2016 
  7. Bolt, G-FORCE, Chicken Little e Meet the Robinsons 3D Blu-ray. Página visitada em 9 de outubro de 2012
  8. CineClick. Formato Blu-Ray chega ao Brasil. Página visitada em 9 de outubro de 2012
Ícone de esboço Este artigo sobre personagens, revistas ou outros assuntos da Disney é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Precedido por
Home on the Range
Lista de filmes da Disney
2005
Sucedido por
Meet the Robinsons