The Three Caballeros

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde setembro de 2018). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
The Three Caballeros
Caixinha de Surpresas[1] (PT)
A Caixinha de Surpresas[2]
 (PT)
Você Já Foi à Bahia?[3][4] (BR)
Cartaz original do filme
 Estados Unidos
1944 •  cor •  72 min 
Direção Norm Ferguson
Produção Walt Disney
Roteiro Homer Brightman
Ernest Terrazas
Ted Sears
Bill Peet
Ralph Wright
Elmer Plummer
Roy Williams
William Cottrell
Del Connell
James Bodrero
Elenco Clarence Nash
José Oliveira
Joaquin Garay
Aurora Miranda
Género filme de animação
filme musical
filme infantil
Música Ray Gilbert
Edward H. Plumb
Paul Smith
Charles Wolcott
Edição Donald Halliday
Companhia(s) produtora(s) Walt Disney Pictures
Distribuição RKO Pictures
Lançamento México 21 de dezembro de 1944 (premiere na Cidade do México)
Estados Unidos 3 de fevereiro de 1945 (premiere em Nova York)
Brasil 4 de fevereiro de 1945
Estados Unidos 22 de fevereiro de 1945 (estréia nacional)
Portugal 24 de dezembro de 1945
Idioma língua inglesa
língua espanhola
língua portuguesa
Receita US$ 3,355,000 [5]
Site oficial
Página no IMDb (em inglês)

The Three Caballeros é um filme estadunidense de animação produzido pela Disney em 1944. É o sétimo filme de animação dos estúdios Disney, sendo dirigido por Norm Ferguson. Clyde Geronimi, Jack Kinney e Bill Roberts atuaram como diretores de sequências.

O filme leva a uma aventura pela América Latina combinando live-action com animação e possui uma série de segmentos estrelando Pato Donald abrindo presentes de aniversário de seus amigos latino-americanos. O primeiro presente é um projetor de cinema, pelo qual Donald assiste ao desenho "Aves Raras" (The rare birds) sobre pássaros curiosos da América do Sul. Um dos apresentados é o Aracuã, ave de comportamento tresloucado que faz outras aparições aleatórias durante o resto do filme e que apareceu em quadrinhos brasileiros com o nome de "Folião". O segundo é um livro sobre o Brasil, entregue por Zé Carioca; e o terceiro é uma "pinhata", trazida por Panchito.

Segmentos do filme[editar | editar código-fonte]

Este filme possui sete segmentos com um tema central: presentes de aniversário dados a Pato Donald pelos seus amigos latino-americanos.

O Pinguim Friorento[editar | editar código-fonte]

Um pinguim chamado Pablo (Paulinho na dublagem brasileira), está descontente com as condições de frio do Pólo Sul e decide ir para terras mais quentes (parte de "Aves Raras").

O Burrico Voador[editar | editar código-fonte]

É a aventura de um Gauchinho na Argentina e seu jumento voador (parte de "Aves Raras").

Bahia[editar | editar código-fonte]

É a viagem através de um livro escrito sobre Salvador da Bahia, a antiga capital do Brasil. Zé Carioca leva o Pato Donald a conhecer lugares turísticos e também a dança local. Donald se apaixona pela cantora Aurora Miranda (em live action, cantora real interagindo com as animações) que interpreta a canção "Os Quindins de Iaiá".

Las Posadas[editar | editar código-fonte]

É a história de um grupo de crianças mexicanas que celebravam véspera de Natal, em procissão, reencenando a viagem de Maria e José em busca de um lugar para passar a noite e ir de casa em casa até que alguém oferece hospedagem e uma participação num festa que inclui, entre outras coisas, a quebra da piñata.

Mexico: Pátzcuaro, Vera Cruz e Acapulco[editar | editar código-fonte]

Panchito guia o giro pelo México de Donald e Zé Carioca, a bordo de um poncho voador. Muitas danças e canções são ouvidas enquanto Donald perde o controle ao sobrevoar as praias e se encantar pelas mulheres locais.

You Belong To My Heart[editar | editar código-fonte]

É a combinação de famosa canção inglesa (em espanhol, "Solamente una vez") cantada por Dora Luz tendo o céu noturno da Cidade do México como pano de fundo.

Donald's Surreal Reverie[editar | editar código-fonte]

É o culminar de Donald romântico que recebe vários beijos. Donald e uma garota mexicana (Carmem Molina) dançam ao som de "La Sandunga", depois a mesma mulher conduz cactos que dançam "Jesusita en Chihuahua", canção típica revolucionária, novamente em uma cena que combina ação real ao vivo com animação. De repente, um novo cenário se apresenta com Panchito, Zé Carioca e Donald tendo que lidar com um touro bravo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

A cantora e atriz Aurora Miranda.

Música[editar | editar código-fonte]

A música da parte mexicana foi escrita pelo compositor mexicano Manuel Esperón, que compôs para quase 540 filmes na Era de Ouro do Cinema Mexicano. Walt Disney, depois de ver seu sucesso em filmes mexicanos, o chamou pessoalmente para participar de The Three Caballeros. A música principal da parte mexicana é "Ay, Jalisco, no te rajes!", uma das canções mais famosas de Esperon.

Canções[editar | editar código-fonte]

  • José de Oliveira, Aloysio de Oliveira e Nestor Amaral - Você já foi à Bahia?
  • Nestor Amaral - Na Baixa do Sapateiro (Baía)
  • Aurora Miranda, José Oliveira, Aloysio de Oliveira e Nestor Amaral - Os Quindins de Iaiá
  • Joaquin Garay, Clarence Nash e José Oliveira - Los Tres Caballeros
  • Carlos Ramírez - Mexico
  • Felipe Gil e Trío Calaveras - Lilongo
  • Dora Luz - You Belong To My Heart
  • Dora Luz e Clarence Nash - Zadunga

A da parte brasileira conta com diversas composições de autores conhecidos tais como Ari Barroso ("Na baixa do sapateiro" ou "Baía" e "Os quindins de Iáiá"), Dorival Caymmi (não creditado, "Você já foi à Bahia?" ou "Have You Ever Been to Baía?", cantada por Zé Carioca) além de João de Barro.

Lançamento[editar | editar código-fonte]

O filme teve sua premiere na Cidade do México em 21 de Dezembro de 1944, sendo lançado nos EUA em 3 de Fevereiro de 1945, no Brasil em 4 de Fevereiro de 1945 e em Portugal dia 24 de Dezembro do mesmo ano. The Three Caballeros foi re-lançado nas salas norte-americanas em Abril de 1977.

Em 1982 foram lançados os primeiros VHS e Betamax do filme. Pela coleção Disney Classic Collection outro VHS foi lançado em 1991, seguido de outro lançamento com VHS e Laserdisc em Outubro de 1994.

O primeiro DVD do longa foi lançado em Abril de 2000, outro DVD também foi lançado em 2008 pela coleção Classic Caballeros.

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Oscar 1946 (EUA)[6][7]

Recepção[editar | editar código-fonte]

O filme recebeu críticas positivas dos críticos.No Rotten Tomatoes o Tomatometer é de 87% com uma classificação média de 6.8/10.

Outras mídias[editar | editar código-fonte]

Uma das cenas do antigo Mickey Mouse Revue apresenta Donald, José e Panchito no show, interpretando a música-tema do filme. Na fila do PhilharMagic do Mickey, há um pôster para o "Festival de los Mariachis", que também apresenta os três protagonistas.

Eles também aparecem em alguns dos resorts temáticos da Disney, como o Disney's Coronado Springs Resort, onde se encontram topiárias do trio, e o All-Star Music Resort da Disney, onde uma fonte representando o trio é a peça central da Calypso Pool.

O grupo musical fictício Alvin and the Chipmunks (também conhecido Alvin e os Esquilos) fez um cover da canção título, "The Three Caballeros", para álbum de Disney-temático When You Wish Upon a Chipmunk de 1995; no entanto, a The Walt Disney Company não patrocinou nem endossou o álbum em que a canção foi incluída.

Em fevereiro de 2001, José e Panchito apareceram no episódio "The Three Caballeros", com a voz de Carlos Alazraqui (Panchito) e Rob Paulsen (José carioca). Em 2015, também faz uma aparição no episódio ¡Feliz Cumpleaños!" de Mickey Mouse como artistas no aniversário do Mickey. A dupla apareceu mais tarde no episódio "Mickey's Perfecto Day" de Mickey and the Roadster Racers, no qual eles são ex-colegas de banda de Donald, que fazem um show com Margarida depois que Donald não pode participar.

Em abril de 2007, o filme tornou-se a base para um passeio no pavilhão mexicano no Walt Disney World Epcot chamado Gran Fiesta Tour Starring The Three Caballeros.[8]

Juntamente com muitos outros personagens da Disney, Panchito, José e Donald aparecem no passeio atualizado It's Small World na Disneylândia durante a seção que retrata o México.

Em 9 de junho de 2018, uma nova série animada de 13 episódios chamada Legend of the Three Caballeros foi produzida pela Disney Interactive com foco em aventuras e foi lançado no aplicativo DisneyLife nas Filipinas,[9] em novembro do ano, Zé Carioca e Panchito aparecem no episódio "The Town Where Everyone Was Nice!" da segunda temporada do reboot de DuckTales.[10][11]


Portal A Wikipédia tem os portais:

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre personagens, revistas ou outros assuntos da Disney é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Precedido por
Saludos Amigos
Lista de filmes de animação da Disney
1940
Sucedido por
Música, Maestro!