Instituto Estadual de Pesos e Medidas (São Paulo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo - IPEM-SP é uma autarquia estadual vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo. O IPEM-SP é órgão delegado do INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, autarquia federal que compõem o Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Sinmetro).

O IPEM-SP foi criado em 1967 especialmente para executar as atividades delegadas pelo então Instituto Nacional de Pesos e Medidas, que mais tarde daria origem ao Inmetro. Nos primeiros anos de atividade o Instituto limitava a sua atuação à fiscalização dos instrumentos de medir mais comuns: Balanças, pesos, taxímetros, metros comerciais e bombas de combustível eram verificados a ver se estavam medindo corretamente e se cumpriam a “legislação metrológica”.

Com o tempo as atribuições do IPEM-SP foram crescendo em diversidade, complexidade e importância. Hoje o Instituto verifica uma grande variedade de instrumentos e sistemas de medição, além de fiscalizar produtos sujeitos à certificação obrigatória da conformidade.

O IPEM-SP possui uma bem equipada sede administrativa, um moderno complexo de laboratórios metrológicos e dezessete delegacias regionais, quatro delas na Capital e as demais espalhadas pelo interior do Estado de São Paulo. Conta com mais de cento e oitenta  equipes compostas por técnicos e por especialistas em metrologia e qualidade, responsáveis pelas atividades de fiscalização e, também, pela prestação de serviços de calibração e de avaliação voluntária da conformidade.

A Ouvidoria do IPEM-SP, uma das pioneiras no Estado de São Paulo, atende diariamente às reclamações e denúncias dos consumidores, esclarece as suas dúvidas e registra sugestões e elogios pelo telefone 0800-013-15-22. Também é possível recorrer à Ouvidoria do IPEM-SP por carta, pelo e-mail ouvidoria@ipem.sp.gov.br ou pessoalmente, à rua Santa Cruz, 1922 - Vila  Gumercindo - São Paulo - SP. CEP: 04122-002.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.