Olavo Leite de Bastos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Kafunga)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Olavo Leite de Bastos
Nascimento 7 de agosto de 1914
Niterói
Morte 17 de novembro de 1991 (77 anos)
Belo Horizonte
Cidadania Brasil
Ocupação futebolista

Olavo Leite de Bastos, mais conhecido como Kafunga (Niterói, 7 de agosto de 1914Belo Horizonte, 17 de novembro de 1991) foi um jogador de futebol brasileiro.

Kafunga jogou pelo Clube Atlético Mineiro entre os anos de 1935 a 1954, sendo o atleta que vestiu a camisa do alvinegro durante mais tempo. Foi contratado pelo Atlético por chamar a atenção numa partida em que defendia a Seleção Fluminense. Tornou-se comentarista das Redes Bandeirantes e TV Alterosa (SBT Minas) com frases famosas como "vapt-vupt", "não tem coré-coré", "gol barra limpa", etc.

Depois mudou seu nome, para concorrer em eleições, para Olavo Leite Kafunga Bastos. Nas eleições municipais ocorridas em 23 de novembro de 1947, Kafunga foi eleito, com a ajuda da torcida do Galo[1]. Vale lembrar que o atleta era um dos futebolistas mais conhecidos de toda Minas Gerais, se destacando por muitos anos como um excelente arqueiro e também fazendo parte da Seleção Mineira.

Kafunga foi, durante as décadas de 1930 e 1940, considerado o melhor goleiro de Minas Gerais e um dos melhores do Brasil, tendo diversas atuações destacadas dentro do estado das alterosas e também em partidas interestaduais[2].

Títulos[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um futebolista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.